A melhor aluna do secundário

É perfeccionista em todos os aspectos. Até no aprender. Resultado: 20 de média no secundário, concluído na escola Coelho e Castro (em Fiães, Santa Maria da Feira) e 19,4 no acesso ao ensino superior.

Ana Catarina Gomes tem 18 anos, vive em Lourosa (Feira) e estuda Medicina no Porto. É a mais recente vencedora do Prémio Nacional José Pinto Peixoto, que distingue o aluno que em cada ano lectivo conclua o secundário com a melhor classificação e a ele concorra.

...

A rotina é pesada, mas Ana Catarina não se queixa. Está permanentemente ocupada, dorme poucas horas por dia. Sai habitualmente de casa às seis da manhã e por vezes só volta a abrir a porta à uma da madrugada. Estudante de Medicina, membro da tuna da universidade, frequenta um curso livre de piano na Escola Superior de Música do Porto, estuda canto, pratica natação, sai com os amigos ao fim-de-semana, gosta de ir ao cinema, não passa um dia sem Internet. "Faço mil coisas ao mesmo tempo. Sei que estou sempre a pisar o limite, porque não quero perder nada. Não consigo estar quieta", admite.

O ano lectivo passado não foi muito diferente. Acabou o 12.º com nota máxima, terminou o curso de Música e de Piano na Academia de Paços de Brandão, frequentava um grupo de teatro amador, praticava natação. E quando as aulas acabaram decidiu tirar a carta de condução em dois meses para poder ir para a faculdade. "Foi um ano de loucos."

PÚBLICO. (09-12-2006). "Aluna premiada pelas notas no secundário não vê televisão e vive «sempre a pisar o limite»". Consultado em 09-12-2006. No site PUBLICO.PT. Website: http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?id=111507&sid=12301