Inverno cosy

[in CBC.ca/KIDS]

Inverno, s. m. estação do ano entre o Outono e a Primavera, caracterizada pelo frio e pela chuva. Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora.

Desde as 12h04m de 21 de Dezembro que estamos no Inverno. Deixo-vos um game apropriado. É uma animação flash fornecida pela CBC-Canadá, que está num site com materiais de divulgação científica e outos tantos games.

Podem jogar em versão gigante clicando AQUI

Noite fria. É Natal




Previsão para 4ª Feira, 24 de Dezembro de 2008

Céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado por nuvens altas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de leste. Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada.


Frio. Frio porque uma massa de ar frio com altas pressões barométricas estacionou nestes dias na Europa Ocidental e permitiu um dia sem nuvens e muito frio.

Natal

Bom Natal. Escrevo-vos com doces à volta e festa ao fundo.
Que bom o calor destes dias frios.

Avaliação na Severim de Faria

Aproveito estes dias de avaliação para esboçar uma pergunta simples:
O que vale a Severim de Faria?

É sem dúvida uma escola da velha guarda - "démodé" como se costuma dizer. O que sendo uma raridade é um bem sem preço e cria e em mim uma profunda empatia.

Aqui não encontro infantilização entre alunos como noutras escolas já encontrei.
Para pais e alunos a mais valia da Severim começa no ambiente de segurança e afabilidade: ainda é com espanto que vejo nos corredores as mochilas abandonadas por umas horas sem medos dos roubos ou o bom clima de cavaqueira no portão da escola. Mais, a escola mantêm-se aberta noite fora e nunca dei conta de dificuldades.

Os alunos são excelentes. Independentemente de feitios e afectos é possível manter uma conversa com toda a gente. E há uma misturada de idades entre secundário e 3º ciclo muito simpática.

Os professores são eficazes e sem malabarismos pedagógicos confiam no trabalho dos seus pares mantendo uma relação de respeito mútuo - a melhor vantagem de todas.

Outra boa coisa é a direccção da escola, o Executivo ou lá como se diz. Eficaz e discreto. Passo meses e meses sem os ver ou ouvir o que é uma vantagem incomensurável. Não duvido que são o elo decisivo para explicar o sucesso da Severim.

No caso do meu grupo disciplinar - Geografia - as condições de trabalho são óptimas: uma sala de trabalho ampla e confortável de onde raramente saio. Apenas tenho um grande lamento: não tenho um projector com protátil e acesso à net nas salas de aula (contínuo a dar aulas com giz e um manual roscofe).

Festa na sala

Ontem à tarde houve festa com o pessoal do Profissional de Turismo. Com pena não fui, mas uma reuniãozita de avaliação do 10ºSE obrigava-me a lançar notas e rever papelada.
É claro que um coro de vozes protestou um
"- Ainda ficas pior que o outro"
e eu, que ia na pressa, mal dormido e sem almoçar, apenas aleguei em minha defesa que ficara a fazer umas certas e determinadas coisas.

Ufff

Finalmente as reuniões de avaliação sumativa. O que quer dizer descanso após uns quinze dias de aulas e avaliações, muitas avaliações, almoços a sandes e umas quase-directas para avaliar os materiais que a maior parte dos meus caros alunos pediu para entregar em prazos mais alargados - para a próxima, porque não podemos viver de adiamenteos, os prazos vão ser mais curtinhos.

Mapa do frio




Esta carta sinóptica de superfície é de 2 de Dezembro e explica a bela coexistência do frio e do sol. Procurem o Anticiclone e a perturbação frontal que nos deu as chuvadas de ontem em Portugal Continental - um chocolate para quem apontar o dedo para os sítios certos.


nota:
O nosso Instituto de Meteorologia produziu a carta sinóptica em cima e é uma das ferramentas essenciais para ensinar geografia. A ele voltaremos em breve.

Imagens do nosso frio



Massa de ar frio com altas pressões barométricas a permitir céu limpo de nuvens.
Se clicarem nesta imagem após 2 de Dezembro irão ver o estado do tempo actualizado do dia do vosso clique.