enguiços tic


Em cima de mim anda o azar informático: dois arranjos nos portáteis (a 40€ cada), a pen com os materiais da escola está escangalhada (mas já recuperei aqui e acolá os ficheiros), nas aulas tudo tode corre mal (da ficha eléctrica à coluna de som ou projector) na escola as impressoras são o fim do mundo (até agora adiei 3 testes) 3e há vírus em todo o lado e, finalmente, o portátil do grupo de geografia está cada vez mais estúpido

well..

recursos do subsolo português

Organizei uma colecção de videos sobre minas, pedreiras e a exploração do subsolo português. Não é nada exaustivo nem completo, mas apenas umas imagens mobilizadoras.

youtube.com/view_play_list?p=8FA9E9262689BEFA

Universidade de Évora - 450




No clip em cima: Joseph Levi e Jorge Araújo debatem a Universidade na Universidade de Évora numa emissão do Câmara Clara.

Joseph Levi, professor de Língua e Cultura portuguesas na Universidade de Hong Kong, e Jorge Araújo, reitor da Universidade de Évora, conversaram sobre a irradiação da língua portuguesa no mundo e sobre para que serve (afinal) a Universidade. O filósofo Fernando Savater ajuda à conversa com uma ideia optimista e o Câmara Clara sai de estúdio e vai até à belíssima Sala dos Actos da Universidade de Évora. A razão é de peso: em 2009 contam-se 450 anos desde que esta universidade foi fundada.

space invaders como prometido

invaders

Hoje, o António colocou-me uma complicadas questão sobre a existência humana nos últimos 25 anos e sobre a qual me desculpei com o bom argumento de "falaremos no fim da aula". É claro que o António não ficou para uma "explicação final" mas ficou comigo a problemática:
- Se sou dos tempos dos Scorpions e se aprecio tal género...

Apenas soprei um curto - Sim, e foi muito mau... De facto, apenas me ocorre o quanto demorado e custoso foi acompanhar as «Baladas» dos Scorpions (por todo o lado, todo o meu tempo de escola secundária, como se fossem uns «brain invaders»). Lembro-me que no Oposto, no outro lado, tinha o Nick Cave e a onda do RockRendezVous que corria nos Opostos das Baladas. Mas agora, como explicar o que está lá atrás?
youtube.com/watch?v=tFVUojBfHZI&feature=channel

instantes

Há a urgência de postar alguns materiais para o 10º e 9º anos e Profissionais. Mas, não consegui evitar uma olhadela pelo mundo. Ainda não li mails mas vi à pressa comentários a posts antigos. O mail está por ver (há duas ou três semanas). Mas é tudo num instante... ;)

nota:
Um enorme Obrigado a Emília Miranda do

netescrita.blogspot.com

darwin, 200 anos depois




No clip em cima: José Feijó e Maria de Sousa debatem sobre a vida e a obra de Darwin numa emissão do Câmara Clara.

Na próxima quinta-feira, dia em que Charles Darwin faria 200 anos, inaugura na Fundação Calouste Gulbenkian a maior exposição do mundo sobre o naturalista que revolucionou a Ciência.

200 anos lá atrás


Em 1809 Fevereiro começou com a proclamação de Junot de que a Casa de Bragança tinha deixado de governar em Portugal. Todo o território português passou a ser governado em nome de Napoleão.

Já em 1808 muitas foram as cidades [portuguesas] pilhadas pelos franceses como Lisboa, Porto ou Coimbra. Frei Manuel do Cenáculo testemunhou o saque da cidade [de Évora] pelas tropas francesas comandadas pelo general Loison. O que não pode ser levado foi destruído ou vandalizado. O Estado Maior das tropas napoleónicas instalou-se no paço episcopal e alguns dos oficiais procederam à destruição de muitos livros, manuscritos, imagens de marfim e de madeira dourada e ao furto de numismas raros, romanos, godos, árabes e portugueses, sobretudo de oiro e prata.

Ao mesmo tempo, Charles Darwin, o naturalista britânico, nasce em Shrewsbury a 12 de Fevereiro de 1809 para mudar o mundo.

biologia e geologia - ferramentas no ensino


Nuno Miguel Pires Correia é professor com imensos materiais e ferramentas on-line.
O seu espólio é absolutamente útil e completo para os seus alunos - mapas, filmes, pdfs, esquemas, etc.

Digo-vos já que pretendo imitar, copiar, elogiar, renovar, acompanhar, aplaudir o Nuno Correria. Aprende-se com quem faz e o Nuno deixou-me siderado - ele faz o que eu ambiciono fazer.

Vejam com atenção todos os seus links e imaginem o que é possível fazer com ferramentas à borla e sem subsídios:
blog filmes materiais biologia e geologia

governo sombra

governo sombra mas divertido

scribd - ferramentas no ensino




Do SCRIBD dizem que é o "YouTube para Documentos".
É uma ferramenta Web 2.0 decisiva, apesar de pouco usado por portugueses e, sobretudo, muito pouco usado em situações de aula.

Transforma os nossos documentos em ficheiros iPaper ultra leves que podem ser colocados num qualquer Blog como se fosse um video do YouTube mas sem alterar o documento original ;)

Tem, portanto, o potencial de levar a sala de aula para mais longe, contornando a tendência de escondermos materiais ou fecharmos os trabalhos on-line, supostamente colaborativos, a sete chaves como é o caso dos mil e um Moodles das nossas escolas.
http://www.scribd.com/people/view/69719-geografismos


Nota:
curiosamente o SCRIBD propaga-se no preciso momento em que a dita «avaliação de docentes» trava o trabalho colaborativo ou trocas de materiais entre professores

A estupidez vai à escola




Cá como nos «states» a estupidez começa na escola. É uma questão essencial e é uma questão planetária.

Equívocos pedagógicos.
Alunos com hábitos deseducados.
Alunos que fazem numa aula o que não fazem num café.
Excesso de tolerância dos professores. etc. etc. - lá como cá.

Gente da classe trabalhadora condenada a frequentar as piores escolas porque vive nos piores bairros - lá como cá não se pode escolher uma escola fora do local de residência.

O novo Google Earth


Oceanos no Google Earth





O novo Google Earth [Google Earth 5.0] é a sensação do momento. Com inúmeras funções novas Cliquem AQUI. Destaca-se um simples ocean layers com fundos oceânicos e suas batimetrias ocean floor bathymetry.

Vejam os filmes para ver o que podem fazer com a esta nova versão do programa e «Boas Viagens»!

Obama em órbita




A multidão que ovacionou Obama no National Mall no dia da Inauguration. A cerimónia aconteceu às 11h19 locais no preciso momento em que o satélite GeoEye-1 orbitava o lugar.

Para ver no Google Earth cliquem neste link KML

Crise. Amanhã de manhã






Para uso nas aulas do 10ºLH2 e 10ºSE. No começar do tema "Recursos do Subsolo" e ao fazer o balanço do estado da nação no que respeita a "recursos minerais" e "recursos energéticos" impõe-se discutir uns quantos números.

Aproveito para pedir uma análise detalhada de dois gráficos (Portugal de 1985 a 2000).

A tese genérica a retirar da análise comparada dos gráficos é esta: Em Portugal a indústria extractiva e a indústria energética são sectores em crise. A partir desta ideia começam as nossas aulas.

Um pedido de desculpa

Um pedido de desculpa aos meus alunos de Geografia - no 9ºA, 10ºLH2, 10ºSE e Curso Profissional e, também, Área de Estudo da Comunidade. O tempo e a organização dos materiais e aulas ultrapassa-me constantemente.

Há algumas pontas soltas - trabalhos que fiquei de divulgar aqui (pois é, Elsa estou atrasado) trabalhos entregues com atraso e que agora sou eu que os atraso; uns gráficos e, ainda, falta-me fazer um guião de trabalho para o pessoal do 9ºA.

Peço-vos colaboração - ainda por cima peço ! Os trabalhos em curso terão de acontecer numa base de confiança - não posso, não consigo e nem quero andar a fiscalizar todos os dias quem faz fintas, quem dribla e arrasta os trabalhos diariamente propostos. Afinal sempre tenho cento e muitos alunos...

Trabalho de Pesquisa para 10º Anos


Guião do Trabalho de Pesquisa - Os "Recursos Naturais" nos Exames Nacionais de geografia


Já temos falado deste novo trabalho de pesquisa que tem todos os seus elementos no SCRIBD_GEOGRAFISMOS.
Façam a pesquisa em www.scribd.com/people/view/69719-geografismos