No Inverno frio de 2011


[in CBC.ca/KIDS]

Inverno, s. m. estação do ano entre o Outono e a Primavera, caracterizada pelo frio e pela chuva. Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora.
Deixo-vos um game apropriado. É uma animação flash fornecida pela CBC-Canadá, que está num site com materiais de divulgação científica e outros tantos games.

Podem jogar em versão gigante clicando
AQUI

Público - 1983|2010 - Cresceu o IDH de Portugal

Público - Portugal 1983|2010O país mudou muito, mas nem sempre para melhor

Portugal, 1983. Quando os enviados do Fundo Monetário Internacional largaram a Portela para planear a ajuda financeira ao país, não puderam viajar de auto-estrada. Nas ruas de Lisboa ou no vale do Ave puderam ainda ver sinais de arcaísmo na sujidade e nos buracos do asfalto, no perfil da economia, na qualidade dos serviços públicos, na inexistência de uma elite suficientemente ampla para situar Portugal no eixo do modelo europeu



Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. A verdadeira riqueza das nações - 2010 (PNUD)


SEBENTA 9º ANO- unidade 1 - PAÍSES DESENVOLVIDOS VS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

Nos últimos relatórios do desenvolvimento humano (2010, 2009) Portugal tem descido nos valores de IDH (o indicador de desenvolvimento por excelência) e a litoralização deste desenvolvimento agravou-se (centrado no eixo Setúbal-Braga)

Mas crescemos muito e fizemos a transição de um «pais não desenvolvido» para um país de «desenvolvimento humano muito elevado»

União Europeia dos 27 - para estudar

Para os mais distraídos, e porque isto dos «países» é coisa do sétimo ano ou anos anteriores, os posts em baixo são dedicados à União Europeia.

Não esquecer: em todos os testes de geografia vou pedir a localização dos países europeus (e que se comece pela UE27..!). Uma doidice mas tem de ser...

União Europeia dos 27 - A lista dos 27


Ver em europa.eu/abc/european_countries

União Europeia dos 27


Ver em europa.eu/abc/european_countries



Ver em ...



O mapa oficial da União Europeia dos 27 e, em baixo, o GOOGLE EARTH para ajudar a pesquisar. Façam zoom para ler os nomes dos países e suas principais cidades.

Auschwitz-Birkenau


View Larger Map

Imagens de satélite de Auschwitz-Birkenau um antigo grupo de campos de concentração nazi localizados no sul da Polónia.

Em 2002, a UNESCO classificou as ruínas de Auschwitz-Birkenau como Património da Humanidade.

Público - Henryk Górecki

Público - O compositor que devolveu a espiritualidade à música: Henryk Górecki


Ver em youtube.com/watch?v=miLV0o4AhE4

documentário Ruas da Amargura


Ver em youtube/REALFICCAO

O género documentário é um dos pontos da nossa excelência. Aqui um excerto do trabalho de Rui Simões - Ruas da Amargura. Um excelente trabalho, o filme; uma péssima realidade, as nossas ruas.

A Real Ficção é uma referência e tem canal em youtube.com/user/realficcao.

Imagino que corresse o filme livremente na net e o seu público seria gigante... Lamento-me não o poder ver na totalidade, nem poder levá-lo aos meus alunos de Acção Social.

Excelente, muito excelente é a nota final.

Público - O ensino profissional que funciona

Público - Uma escola criada por empresas onde os alunos não têm problemas de emprego


Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA). O estabelecimento de ensino acaba de celebrar 20 anos e fica em Sines, à entrada da vila. 
A escola prepara os alunos para o mercado de trabalho e a maioria tem saídas profissionais e ofertas de emprego mal termina a formação, assegura o director da ETLA, Joaquim Marques. 
Cerca de 35 por cento continuam para o ensino superior. "Quando os empregadores nos pedem diplomados, não temos ou não temos os melhores, porque esses prosseguem os estudos", revela. Muitos tentam conciliar o superior com o primeiro emprego; outros começam a trabalhar e depois entram no superior; e há ainda quem, não tendo terminado o curso, se comprometa a fazê-lo e entre no mercado de trabalho, acrescenta Joaquim Marques. "Há cursos em que os pedidos são mais do que os diplomados", diz. Um exemplo é o curso de Química Tecnológica. O mercado não precisa de engenheiros, mas de técnicos, reforça.


Uma rara excepção. Certamente a estória desta notícia não se aplica à maioria dos actuais cursos profissionais mas há o potencial da coisa.

Por norma mal entendidos acerca das estratégias de ensino, ausência de recursos materiais adequados e, sobretudo, uma logística pouco funcional têm como consequência uma desadequação deste tipo de ensino em relação ao tipo de alunos que o procuram.

***

No caso da minha escola, a secundária Severim de Faria em Évora, tenho testemunhado o caso exemplar do Curso Profissional de Animador Sociocultural. Um curso com alguma tradição e, melhor ainda, com um processo de estágios e um trabalho de motivação de alunos muito bons - elogios para os professores Maria do Anjo e António Cravo.

Estes professores, responsáveis por este curso e pelo seu processo de estágios, têm conduzido um trabalho de qualidade com as instituições do concelho e, parte mais difícil, um trabalho de qualidade ao longo dos anos.

Várias vezes fiquei de boca aberta com os milagres operados em alunos desmotivados (com "percursos escolares" complicados e para os quais eu próprio perdera a paciência) mas que obtiveram, no final do caminho, um emprego que os redimiu ou, nos casos mais dedicados, optaram por seguir estudos superiores.

Michel Giacommeti

conhecer Portugal com Michel Giacometti


Ver em youtube.com/watch?v=q0hypSHnR_A

Em 22 de Novembro (2010) o Público e a RTP iniciam uma colecção inevitável para conhecermos um Portugal extinto nos últimos 20 anos.

É o trabalho do etnomusicólogo Michel Giacometti (1929-1990). Uma colecção de 39 documentários que apresenta o primeiro levantamento exaustivo em filme das práticas musicais do povo português.

Em cima um excerto. Um povo de "Gente bonita" dizia a National Geographic numa reportagem nos começos do século XX e ainda jovem e cantadeira mostram as imagens em 1970.

Na década de 60 tudo começou a mudar e foi um país e uma cultura a envelhecer, literalmente, e em acelerado processo de desaparecimento que Michel Giacometti documentou.


Nota:
Perguntasse alguém "Do que trata a Geografia no ensino secundário?" e a resposta passaria obrigatoriamente por estas matérias.

Público - China fez o maior censo demográfico do mundo

Público - Maior censo da história reflecte China urbana e envelhecida

Entre 1 e 10 de Novembro, 6 milhões de funcionários estiveram a recolher informações para o maior censo alguma vez realizado em todo o mundo.

A China é um país de 1.295 milhões de habitantes (número apurado pelo censo de 2000) Em 1953 eram 594 milhões quando o primeiro censo foi feito).

No último estudo, de 2000, concluiu-se que 64 por cento da população vivia nas zonas rurais. Mas estimativas da ONU apontam para que este ano haja já uma repartição praticamente igual.

É provável que os resultados apontem para a verdadeira dimensão de alterações demográficas como a queda no número de jovens, o aumento de velhos e um declínio da população activa, num país onde as pensões estão pouco asseguradas e o cuidado dos idosos fica a cargo dos filhos (grande parte das vezes, do único filho).

uma vida digna em Portugal - o tema do desenvolvimento humano


Ver em Lista do youtube/Geografismos: geo-9.1 desenvolvimento humano

Volto a re-repetir este post para o 9ºD. É o documentário apresentado no nono ano e para o qual pedi a redacção de relatório e guardá-lo para avaliação (é mais um «anexos»). Na aula anterior ao teste visionámos a primeira parte, fica para vcs o restante.

Já sabem que a informação mais politiqueira não deverá constar no relatório

governar com sentido de humor


Ver em www.http://tsf.sapo.pt/blogs/governosombra/default.aspx

O nosso humor. O melhor programa de humor português.

conhecer Portugal contemporâneo


Ver em http://videos.sapo.pt/P27GrToZcGEfyUASBadJ

Plano Inclinado com o convidado Alexandre Soares dos santos.

Actualmente contamos com dois ou três programas na televisão portuguesa que muito ajudam a compreender o nosso país. Voltarei a postar sobre o assunto.

nota:
Pela primeira vez, neste programa (aos 13:26''), ouvi um testemunho favorável ao programa NOVAS OPORTUNIDADES que deve ser considerado com atenção.

letras sem livros

30% dos estudantes de letras acham que ler é um sacrifício


A ORIGEM DAS ESPÉCIES (2010). Por ser de manhã. Consultado em 11-11-2010. http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/1265815.html

bom mas sintomático


Ver em youtube/SONYPICTURES

O filme FaceBook. Uma boa história sobre muito poder, imensa inteligência e arranjar namoradas.

Corre bem o argumento de "Muito é bom. Muito mais é melhor" mas com um senão, quando a tradução portuguesa trai o final de apoteose: o dia em que o facebook atinge o bilião de utentes. Erro simples mas sintomático do tradutor profissional: billion não é bilião. O nosso planeta nunca poderá comportar um BILIÃO de humanos, quanto mais um bilião de usários facebookianos.

Nas universidades americanas inventou-se o facebook, cá confundimos os grandes números.

o nosso mapa de sismos




Todos os dias ocorrem sismos. Este mapa da península Ibérica lista os últimos 30 dias. No topo a escala de magnitude de cada sismo por cores. Cliquem nas cores da legenda ou cliquem em cada bolha. A vermelho estão os sismos dos últimos dois dias.

Obrigado a www.joaquim.org

avaliações

202 alunos. Crise de conjuntivite (graças às «zangas» do novo ar condicionado com o novo aquecimento central). Está quase, só falta corrigir esta primeira vaga de testes.

2010: o desenvolvimento humano humano (IDH)



A partir deste ano calculamos o IDH com outros indicadores na riqueza e na educação. Os países dividem-se entre os Desenvolvidos e os Em Vias de desenvolvimento.

Os "Desenvolvidos" são os que se classificam no quartil superior de 169 países (ou seja, 25% dos 169 países classificados em 2010 com os valores mais elevados e que correspondem a 42 países) e por isso o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano muito elevado».

Os "Em Vias de Desenvolvimento" são os que se classificam nos restantes 75% dos 169 países classificados em 2010 e que correspondem a 43 países (o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano elevado»); mais 42 países (o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano médio»); mais 42 países para os últimos 25% (o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano baixo»).

2010

Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. A verdadeira riqueza das nações - 2010 (PNUD)

Público - Portugal está entre os países onde melhor se vive, mas nem por isso é feliz

Público - Portugal está entre os países onde melhor se vive, mas nem por isso é feliz

Portugal é um dos 42 países do mundo onde melhor se vive, mas os seus cidadãos não se satisfazem com este estatuto: só os eslovacos e os estónios - entre aqueles que se incluem neste restrito clube - conseguem ser mais infelizes. O certo é que, desde 1980, que o desenvolvimento humano no país tem vindo sempre a melhorar, embora, por vezes, como é o caso deste ano, não seja o suficiente para travar uma queda na tabela.

No relatório de 2010 (com dados económicos de 2008; e.g. o RNB) Portugal ocupa a 40ª posição entre 169 países

Público - O mundo, afinal, tem melhorado mais do que pensávamos

Público - O mundo, afinal, tem melhorado mais do que pensávamos




O relatório anual, o mais abrangente dos que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) começou a divulgar em 1990, conclui que a média mundial do IDH - que combina esperança de vida, instrução e rendimento - aumentou 18 por cento desde 1990 e 41 por cento desde 1970. E por isso os autores não têm dúvidas em escrever que mundo é "um lugar muito melhor hoje do que era em 1990 - ou em 1970".

Nos 135 países com dados completos [desde 1970] e que representam 92 % da população do planeta, a esperança de vida aumentou de 59 para 70 anos, a escolarização de alunos do ensino básico e secundário passou de 55 % em 1970 para 70 % em 2010 e o produto interno bruto (PIB) duplicou e ultrapassa a média dos dez mil dólares.

IDH 2010: Portugal desceu de 34º para 40º

Posição -  País
1º Noruega
2º Austrália
3º Nova Zelândia
4º Estados Unidos
5º Irlanda
6º Liechtenstein
7º Países Baixos
8º Canadá
9º Suécia
10º Alemanha
11º Japão
12º Coreia do Sul
13º Suíça
14º França
15º Israel
16º Finlândia
17º Islândia
18º Bélgica
19º Dinamarca
20º Espanha
21º Hong Kong
22º Grécia
23º Itália
24º Luxemburgo
25º Áustria
26º Reino Unido
27º Singapura
28º República Checa
29º Eslovênia
30º Andorra
31º Eslováquia
32º Emirados Árabes Unidos
33º Malta
34º Estônia
35º Chipre
36º Hungria
37º Brunei Darussalam
38º Qatar
39º Barém
40º Portugal

imagens do trabalho geográfico: os testes de avaliação

Ver em youtube/GEOGRAFISMOS

Video de um teste de geografia de 7º ano. Um termopluviométrico em papel milimétrico. O barulho que se ouve é o da escola, na sala silêncio e calor.
Bons alunos apesar da confusão arruaceira que era a Secundária Luísa de Gusmão em Lx.

Nesta turma recordo um aluno muito sério, batalhador e que ajudava os pais numa loja da Almirante Reis, aliás, a família vivia no local de trabalho; no começo do ano mal dominava o português, no final fez geografia com distinção (na imagem podemos ver o seu dicionário de português-mandarim).

Este ano já frequentam a faculdade. Bons estudos e bom trabalho para todos, este é o meu «amarcord».

[dicionário breve de] imagens do trabalho geográfico



A imagem é dos meus tempos de estágio numa escola dita problemática na Amadora mas com uma orientadora cinco estrelas: Dulce Garrido. Competência profissional, serenidade e sempre, sempre no «caminho do bem».

Hoje encontrei uma imagem desses tempos. Um aluno desenha o «perfil topográfico» de uma das vertentes da escola. Até hoje ainda não consegui disponibilidade para repetir esta «tradição» do trabalho geográfico. Enfim, coisas do meu Amarcord

jogo fácil da Europa para testes de geografia


Ver em sheppardsoftware.com/Europe/Europe_travel_G0_double2.html

Teste de geografia no oitavo ano e teste de geografia no nono ano
Para treinar ao longo da semana a localização dos países europeus.

Lista de outras versões seleccionadas para os meus alunos de oitavo e nono ano está aqui AQUI.

Portugal, ricos e pobres


Ver em Lista do youtube/Geografismos: geo-9.1 desenvolvimento humano

Volto a repetir este post. É o documentário apresentado no nono ano e para o qual pedi a redacção de relatório e guardá-lo para avaliação (é o 3º dos «anexos» no 9ºA). Foi hoje.

Algo irónica a preocupação da subida dos impostos nesse quase Verão de 2009. Mas o interessante para nós é a descrição sobre a situação do desenvolvimento humano em Portugal

onu e ambiente

Ver em www.protectedplanet.net


O Protected Planet.net é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA) e o International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Foto-viajar por mais de 150 mil áreas protegidas do nosso planeta com informações sobre locais onde a natureza é privilegiada.

Em Portugal registam-se, à presente data, 216 áreas de interesse ambiental.

o melhor professor do mundo







Jaime Escalante Alfonso Gutiérrez nasceu em 31 de dezembro de 1930, em La Paz, e foi provavelmente o melhor professor do mundo. Licenciado e professor na Bolívia emigrou aos 33 anos para os Estados Unidos serviu à mesa em cafés, foi cozinheiro, técnico informático e estudou à noite matemática na California State University de Los Angeles. 10 anos depois diplomou-se e começou a leccionar em Garfield uma escola de subúrbio, marginal, violenta, mal classificada e com elevado abandono escolar.

Em 1982, os seus alunos candidataram-se ao exame avançado chamado Advanced Placement (AP), um programa de estudos mais exigente que o estritamente necessário para concluir o ensino secundário. Todos passaram e, em 18 alunos, sete receberam a nota máxima. Os examinadores suspeitaram de fraude e obrigaram os que quisessem manter as suas notas a fazerem de novo o exame. As notas foram confirmadas. A partir daí, as aulas do professor Escalante passaram a atrair centenas de estudantes. Os alunos vinham mais cedo e tinham lições suplementares aos sábados.

Em 1988, 443 alunos fizeram os exames avançados do College Board; 266 passaram. O "sistema educativo" reagiu e dificultou desde sempre o trabalho de Escalante. Os sindicatos tentaram proibi-lo de fazer "horas extraordinárias" e os teóricos da educação da Califórnia opuseram-se a que tivesse estudantes a mais nas suas aulas. Escalante faleceu em Abril de 2010.

Ver em Jaime Escalante, Inspiration for a Movie, Dies at 79. THE NEW YORK TIMES (2010/04/01)

humanidades

Ver em www.elpais.com/especial/mario-vargas-llosa/

Muito interessante este dossier do El Pais sobre o Nobel Mario Vargas Llosa

humanidades


Ver em www.babelio.com/apostrophes

440 filmes do Apostrophes. Um programa de culto criado por Bernard Pivot e essencial para entendermos os fazedores da cultura francesa no século XX.

Um link a pensar nos alunos fascinados, dedicados e a viver as humanidades*


*boas leituras e boa faculdade

hindi zahra


Ver em youtube.com/watch?v=U3ZsBimsaUc

fike em Évora




Ver em www.fikeonline.net

As memórias do Sr. Ananias José Pardal, um dos últimos fotógrafos “À la minuta” de Évora. Este documentário recorda e regista todo o processo fotográfico desta técnica, enquanto revela o contexto sociocultural da época retratada.

Filmes em Évora no festival FIKE.

Destaco o documentário "A la Minuta" de Vitor Moreira. Obrigado ao pessoal do FIKE e aos nossos realizadores. Obrigado ao Cine Clube do Páteo do Salema - Cineclube da Universidade de Évora e SOIR Joaquim António de Aguiar

Público - Em 2009 a pobreza ameaçou sobretudo as famílias monoparentais e casais com três ou mais filhos

Público - Um em cada cinco portugueses vivia em privação material em 2009




O pior é que aqueles números já estão desactualizados, segundo o padre Jardim Moreira, da Rede Europeia Antipobreza, e vão ficar ainda mais quando as medidas de austeridade inscritas no próximo Orçamento do Estado saírem do papel.

Ontem o Instituto Nacional de Estatística publicou o relatório «Sobre a Pobreza, as Desigualdades e a Privação Material em Portugal» (INE 2010).

Amanhã no 9D já irei divulgar excertos desta publicação (o assunto da unidade é desenvolvimento e crescimento económico).

tendas e tribalismo lá em casa








Ideia cinco estrelas para pais e filhos. Este movimento tribalista devia ser divulgado enfaticamente pelo Plano Nacional de Leitura. Copiem o que é bom e boas leituras.

Ver em booooooom.com

aulas de geografia de nono e oitavo ano

Publiquei no SCRIBD/GEOGRAFISMOS resumos das matérias em curso nas turmas de oitavo e nono ano de geografia.


Quatro pontos:

Foram escritos cumprindo à risca a estrutura do Currículo Nacional de Geografia.

Os dados e os mapas são os mais actuais e credíveis que se possam obter.

As fontes destes dados incluem links e, portanto, é possível aos alunos de excelência explorar os assuntos como deve de ser e para além do meu acompanhamento.

Alguns mapas e imagens estão em inglês; um facto tratado nas aulas e que é incontornável se queremos acompanhar a tempo o que de melhor há no mundo - aliás, diz-me a experiência que a maioria dos alunos está muito à vontade com o inglês usado nos sites de jogos, redes sociais e etc.

resumos para o teste de geografia de nono ano

SEBENTA 9º ANO- unidade 1 - PAÍSES DESENVOLVIDOS VS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

resumos para o teste de geografia de oitavo ano

SEBENTA 8º ANO - unidade 1 - POPULAÇÃO

riqueza e desenvolvimento humano em Portugal

Ver em Lista do youtube/Geografismos: geo-9.1 desenvolvimento humano

O documentário a ver no nono ano. É obrigatório redigir um relatório e guardá-lo para avaliação (é o 2º dos «anexos» de nono ano).

Algo irónica a preocupação da subida dos impostos nesse quase Verão de 2009. Mas o interessante para nós é a descrição sobre a situação do desenvolvimento humano em Portugal

os mapas das portagens recordistas


Ver em elmundo.es


Ver em estradas.pt

Mapas das primeiras portagens das SCUTS - a sigla SCUT é uma abreviatura de "Sem Custo para os UTilizadores".

Procurei no google maps ou google earth a rede SCUT mas apenas consegui os mapas em pdf nas Estradas de Portugal. Têm uma leitura simples mas no terreno deve ser um pouco confuso.

Se o esforço de divulgar o funcionamento destas portagens passasse pela disponibilização da sua localização no google maps já não seria mau de todo.

Na Galiza a imprensa tenta explicar como entrar em Portugal.

planeta indie

Ver em pitchfork.com/

Ryan Schreiber, fundador do Pitchfork, nos seus escritórios em Brooklyn. A cada mês que passa registam-se 30 milhões de visitas ao pitchfork.com/ .

Fundado em 1995 por Ryan Schreiber, é agora a mais importante referência no jornalismo musical on-line. Excelente para visitar.

Público - A escola é conflito

Público - Directora da primeira escola pública nos rankings alerta para clima de conflito

E eu que iniciei-me no ensino em 1994, que passei por mais de uma dezena de escolas mas não passo de contratado, parece-me que nesses tempos idos, e apesar de tudo, tudo era mais justo e eficaz - aliás, basta comparar o grau de dificuldade dos exames nacionais dos últimos 20 anos com os actuais ou comparar a importância de um doutoramento na carreira de um professor com a sua condição actual.

novidades sobre o fim do mundo

Relatório Planeta Vivo - 2010 (WWF - WORLD WILDLIFE FUND FOR NATURE)


Relatório Planeta Vivo - 2010.
Em 2010 este é o mais recente e importante relatório ambiental em língua portuguesa.

Aqui se confirma que vivemos muito além dos nossos meios e que a gravidade da actual recessão económica mundial não se compara com a iminente crise de crédito ecológico

A importância deste relatório:
Descreve o actual consumo humano de recursos do planeta, a capacidade regenerativa dos recursos naturais e a biodiversidade global. Os seus mais importantes índices são a PEGADA ECOLÓGICA e o ÍNDICE PLANETA VIVO. O «Índice Planeta Vivo» reflecte o estado dos ecossistemas do planeta e a «Pegada Ecológica» mostra os efeitos das actividades humanas (consumos) no nosso planeta.

Factos:
A nível mundial, também há um défice entre o consumo da população e a capacidade de o sustentar indefinidamente. A organização não-governamental Global Footprint Network, responsável pelos cálculos da pegada ecológica, determina periodicamente em que dia a Terra já esgotou os recursos de que teoricamente dispunha num determinado ano. Em 2010, esta data foi 21 de Agosto. A partir desse dia, os recursos estão, em tese, a ser hipotecados ao futuro

Público - Estilo de vida em Portugal requer 2,5 planetas

Público - Se todos vivessem como os portugueses seriam necessários 2,5 planetas

O relatório Planeta Vivo 2010 da WWF apresenta a Pegada Ecológica de cada país - uma estimativa da superfície terrestre necessária para suportar o nível de vida de uma população.

Segundo este cálculo, cada habitante de Portugal necessita de 4,47 hectares para obter os alimentos que consome, a água que bebe, para abrigar as construções que utiliza e para absorver o dióxido de carbono que lança para a atmosfera.

A BOA NOTÍCIA:
Portugal reduziu, entre 2005 e 2007, o peso ambiental que representa para o mundo.




true blood

IDH e Pegada Ecológica


image



Um SIG (sistema de informação geográfica) interessante para trabalhar o tema ambiente e desenvolvimento sustentável.

Os factos são impressionantes. Até quando os recursos do nosso planeta Terra irão sustentar a civilização humana?





Imagens hipnóticas. Jaime Martinez devolveu à vida o velho formato gif com nuvens, árvores, mulheres a balançar em árvores. vinho e imensa magia.

Ver em bright light de Jaime Martinez

o guião de trabalho para o 2ºASC

Metodologia de Trabalho de Projecto em Área de Estudo da Comunidade - guia de instruções



Este documento é essencial. Foi já utilizado no ano anterior e a ideia é preparar as andanças dos estágios.

Nota: nestas coisas de "trabalho de projecto", cada cabeça a sua sentença e, por isso mesmo, optei por descodificar a versão oficiosa da 5 de Outubro para aplicação na Área de Projecto do 12º ano.

2ºASC e a área de estudo da comunidade

Na disciplina de AEC (Área de Estudo da Comunidade) trabalha-se os módulos 6 e 7 dedicados à juventude e o primeiro emprego na comunidade local - Évora, claro. Ainda faltam alguns documentos na pasta do SCRIBD mas já circulam nas pens dos alunos. Cliquem nos links em baixo.


denver international airport




View Larger Map

Denver International Airport (DIA) é localizado na cidade de Denver, capital do Colorado,EUA. Em 2009, o Aeroporto Internacional de Denver foi o décimo aeroporto mais movimentado do mundo com um tráfego de 50.167.485 passageiros. Foi também o quarto aeroporto mais movimentado do mundo registando 606.006 voos e servindo mais de 130 destinos ao redor do mundo. Em tamanho é o quarto maior aeroporto do mundo (140km2).

Desde a sua abertura em 1995 tem sido alvo de teorias da conspiração... cidades militares subterrâneas, campos de concentração, a sua forma de suástica, etc.

não temos

Não temos jazidas preciosas nem recursos naturais em quantidade suficiente (o território é minúsculo) , não temos nenhuma indústria que qualquer outro país não suplante facilmente, estamos envelhecidos, nasce menos de uma criança por cada par de amancebados e o estrangeiro não nos vai ajudar nos próximos 30 anos.

Em que é que somos realmente bons? Ora pensem. Todo o português sabe fazer pelo menos uma das seguintes coisas:

a) Plantar couves, batatas e vinha.
b) Caçar
c) Pescar
d) Falar

Não estamos habituados a cindir o átomo, desenhar aviões, inventar remédios milagrosos ou escrever manuais de filosofia. [...] A susbsistência ficará assegurada. É melhor uma cave com batatas do que várias contas a descoberto.

Em Mar Salgado
.

Um conselho de boa administração, na boa tradição dos mandamentos do Confúcio aos mandarins.

próximas matérias de estudo


Tenho usado o meu tempo a produzir materiais para as aulas.
A minha ideia é misturar aulas à maneira antiga (enfim, retrógradas e com imensos apontamentos) com as mais recentes ferramentas on-line.

Nas minhas deambulações encontrei este extraordinário e genial gráfico vem do courtney owu. É a transição demográfica ocorrida nos países desenvolvidos. Simples, não é?

equinócio: fim do verão começo do outono

[imagem flash in USA Today]

O Outono [Fall] começou este ano com o Equinócio de 23 de Setembro - madrugada de hoje. Até ao próximo Equinócio em Março os dias serão mais pequenos do que as noites. Cliquem nas palavras Spring, Summer, Fall, Winter.

aulas de geografia de oitavo ano



Para o oitavo ano tenho um site. Espero que gostem.

aulas de geografia de nono ano



E mais um site para as aulas de geografia de nono ano. Espero que gostem.

os meus alunos

Quatro nonos anos, três oitavos anos e um curso profissional de 11ºano. Durante esta semana faremos as apresentações.

Um abraço esmagador para todos.

a nova escola secundária severim faria

O meu ano escolar começou na última segunda-feira. A escola está nova e óptima só não tem é internet, pc´s nem video-projectores; mas isto são pequenos pormenores. Voltarei, ora essa, a usar os meus equipamentos - não será por dá cá aquela palha que as aulas de geografia serão menos interessantes...

Aliás tenho uma ou outra surpresa para este ano.

retorno

finalmente umas palavras após tanto tempo.

voltar à escola

Semana pós-Páscoa. Regresso com imensos posts em atraso.
Faltam oito semanas para o fim do ano lectivo, há imenso por fazer e o tempo é pouco, muito pouco.

Um super Muito Ok para todos

voar








Região de Informação de Voo de Lisboa (RIV):
O tráfego aéreo teve um acentuado crescimento na última década. No ano de 2002, o total de movimentos IFR (Instrument Flight Rules) controlados foi de 330.420.

Em Portugal qualquer coisa que voe é controlado pelas Regiões de Informação de Voo sob responsabilidade portuguesa (RIV de Lisboa e RIV de Santa Maria). As suas «armas» são os Centros de Controlo (Lisboa e Santa Maria) e as Torres de Controlo dos Aeroportos (Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores), servindo-se de radares, estações de comunicações e rádio-ajudas.
À RIV cabe prestar serviços de controlo de rota na totalidade da região, bem como de controlo de aproximação aos aeroportos.





Quando um qualquer avião com destino Lisboa entra no nosso Espaço Aéreo Nacional passará do Controlo Regional de Lisboa que o monitoriza em «altitude de cruzeiro» (entre os 9km e os 11km), para o Controlo de Aproximação de Lisboa, momento em que inicia os procedimentos de «aproximação à pista» via radar.

Seguirá sempre por um corredor aéreo (veja-se a planta de Lisboa onde está assinalado num tom azulado). O uso destes «corredores» faz-se não só aqui, como ao longo de todo o voo, e suscita muitas vezes grande congestionamento de tráfego aéreo em alguns pontos. São momentos complicados para os controladores porque têm de manter o tráfego separado com distâncias mínimas (as separações verticais serão aqui de 1000 pés -300 metros- as laterais de 5 a 10 milhas náuticas).

Por fim o avião é transferido para o Controlo do Aeroporto de Lisboa que o encaminhará até ao parqueamento final, via torre de controlo.





O tráfego comercial opta por «altitudes económicas»: o ar em altitude é mais rarefeito, oferecendo menor resistência ao avanço, logo gasta-se menos combustível. Actualmente as altitudes mais procuradas situam-se entres 30 e 35 mil pés; e porque as separações verticais entre aeronaves são de 1000 pés, o Controlo Regional tem, muitas vezes, grande dificuldade em satisfazer as pretensões iniciais dos pilotos quanto aos níveis de voo pretendidos.


A geografia do Aereoporto de Lisboa responde a duas grandes necessidades:

(1) Situa-se na cota de 100 metros (altitude) no único espaço sem declives junto à cidade (se bem que rodeado por habitações, quando inaugurado localizava-se na periferia). Em toda a sua área os declives são mínimos, e, obviamente, a sua extensa pista não tem nenhuma inclinação.

(2) Está «desenhado» em forma de um «quatro» devido aos ventos dominantes na cidade: a pista principal tem o sentido Sul-Norte (S-N) pois as aeronaves precisam de aterrar contra o vento que na maior parte do tempo sopra de norte. Para os dias em que se registe variação de sentido dos ventos há uma outra pista: sentido Sudeste-Noroeste (SE-NO) pois verifica-se ser a direcção mais comum logo a seguir à predominante.


nota:
Esta foto-reportagem foi escrita na Primavera de 2004 na versão «blogger-brasil» do geografismos que infelizmente foi apagada pela Globo, empresa detentora do espaço blogspot brasileiro. Foi com os alunos de Santa Clara, Évora