o Pólo Norte da Lua
ESTA IMAGEM DA LUA QUE TEM 680 GIGAPIXEIS
Esta imagem é um mosaico de 10.581 imagens captadas pela Camera Narrow Angle (NAC) a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter (lroc.sese.asu.edu).
O mosaico cobre a região do Pólo Norte da Lua, a partir da Latitude dos 60° Norte até aos 90º Norte do pólo, e tem uma resolução de 2 metros por pixel. A parte do mosaico que contém dados de imagem ocupa 680,8 gigapixel e abrange uma área de 2.540.000 quilómetros quadrados.
As imagens individuais foram adquiridos ao longo de um período de quatro anos (2009-2014). Cada mosaico foi adquirido num +processo de colar de imagens com a mesma latitude e de uma vez a cada órbita de duas horas por mês.
O Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) é uma espaçonave com um sistema de três câmeras a bordo - duas câmeras de ângulo estreito (NACs) e que fornecem imagens na grandeza do metro e uma única Câmara Grande Angular (WAC) que fornece imagens de contexto multi-espectrais da superfície lunar.
sistema solar em 3d para mexer e ver
Ver em tela gigante www.solarsystemscope.com
PARA ESTUDAR O SISTEMA SOLAR
Com as características dos planetas. Órbitas e movimentos aparentes.
Parque do Gerês com ultra maratonas
notícias de geografia no Google+
geografismos - a origem do actual "Geografia e ensino de Geografia"
NavegaçãoAutores de página
| www.geografismos.com
|
Em 2004-2006 mantive um domínio .com e foi isto que aqui se vê.
Por graça tenho a sua recordação neste endereço: https://sites.google.com/site/geografismos/um
E, para o 2º blog do geografismos, já em 2004, encontrei agora este link: http://web.archive.org/web/20040505085631/http://www.geografismos.blogger.com.br e que tem, inclusive, os comentários dos alunos e os seus blogs - na altura, uma novidade !!
O documentário geográfico: Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo
Cliquem na imagem para ver o filme
O DOCUMÉNTÁRIO BIOGRÁFICO SOBRE A VIDA E OBRA DE ORLANDO RIBEIRO
Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo
Na comemoração do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997). Andou pelo país e pelas antigas colónias. Inseparável da sua Leica, Orlando Ribeiro fotografava tudo e, em cadernos de campo, anotava e desenhava. O seu livro Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico é das obras mais marcantes do século XX português Documentário realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes em 2010.
Tem 10.000 fotografias a preto e branco e as restantes imagens são diapositivos. Tirou-as não só em Portugal, mas nos vários países que calcorreou, desde o Brasil e México até Marrocos, Egipto e as ex-colónias, com excepção de Timor. E não só fotografava, como desenhava muito nos cadernos de campo, que depois usava como documentação. Em Portugal, as deambulações faziam-se numa carrinha 4L. "Era um carro alto, que conseguia atravessar os caminhos maus, os rios", diz Suzanne Daveau. "O Orlando conhecia a fundo Portugal. Queria mostrar-me os lugares que conhecia. Mas de vez em quando chegávamos a uma aldeia e ele dizia: "Ah, nesta aldeia nunca estive!" Ficava felicíssimo por descobrir uma coisa que não conhecia." Teresa Firmino in Público. O geógrafo que gostava de fotografia, de música e de vulcões
Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, como era conhecido na Rua da Escola Politécnica nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia em Portugal. Agora este fabuloso documentário para lá voltarmos. Podem ver e fazer o download do documetário Orlando Ribeiro porque a Lugar do Real fez serviço público cinco estrelas.
nota:
O texto de Teresa Firmino no Público é obrigatório