CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Educação Ambiental


CIDADANIA | EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CALCULAR TEMPERATURAS E AQUECIMENTO GLOBAL EM PORTUGAL

Na Secundária de Arraiolos fIzemos "Cidadania e Desenvolvimento" nas aulas de Geografia A e MACS. Desta vez quisemos saber como anda o nosso Aquecimento Global e fizemos uma Pesquisa IPMA com análise da evolução das Temperaturas Médias Anuais na Normal Climatológica 1991-2020 para Portugal. Visitar página em www.geografia-ensino.com/cidadania-educação-ambiental.

In https://www.ipma.pt/pt/oclima/series.longas





O QUE É A NORMAL CLIMATOLÓGICA?

Chama-se normal climatológica de e um elemento climático em um local o valor médio correspondente a um número de anos suficiente para se poder admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) fixou para este fim 30 anos começando no primeiro ano de cada década (1901-30, ..., 1931-1960, 1941-1970, ..., 1961-1990, 1971-2000).

Os apuramentos estatísticos referentes a estes intervalos são geralmente designados por Normais Climatológicas (sendo, nomeadamente as normais de 1931-1960 e 1961-1990 consideradas as normais de referência).

As Fichas Climatológicas disponíveis no IPMA, I.P., fornecem, para a estação climatológica selecionada, os valores mensais e os valores anuais de alguns dos principais parâmetros climáticos sob a forma de gráficos e Tabela: valores médios da temperatura máxima e mínima do ar; precipitação; insolação; vento; valores extremos da temperatura máxima e mínima do ar.

Fonte: 
Definições e pesquisa baseadas nos dados e metadados de "Séries longas" das "Normais Climatológicas" do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). In https://www.ipma.pt/pt/oclima/series.longas/?loc=Continente&type=raw

Norma Geográfica M49 das Nações Unidas: em 2024 existem 193 países

9º Ano 10º Ano 11º Ano


 Fonte: Norma UN M.49 (standard M.49). Revista em 31 Outubro de 2013.

A Norma M49 da Divisão de Estatística das Nações Unidas divide o mundo em Regiões Geográficas.

O esquema é utilizado na análise estatística, relatórios e documentação científica produzida pela ONU - veja-se o caso do Relatório do Desenvolvimento Humano, publicado todos os anos e que é a nossa «Bíblia» para compreender o mundo actual.

Desde Janeiro de 2015 a ONU reconhece a existência de 193 países.
Contudo, a mesma ONU admite, em documentação distinta, a existência de 194 ou 195 países (considerando-se por vezes o Vaticano e os Territórios Palestinianos como estados soberanos).
Fonte: Norma M49 das Nações Unidas 

Em baixo a lista com os países em azul; os territórios em negrito e sem tradução.


a sociologia que se faz nas universidades portuguesas

DISSERTAÇÕES MESTRADO





TESES DOUTORAMENTO

os artigos publicados na revista Análise Social do ICS

ICS - Instituto Ciências Sociais