SOCIOLOGIA Identidade e Representação Social


POLÉMICA | O QUE É UMA MULHER?
_0 DOCUMENTÁRIO WHAT IS A WOMAN?_

Na Secundária de Arraiolos fazemos "Sociologia". Os objectivos, procedimentos, trabalhos e avaliações constam no CLASSROOM. Aqui deixamos um exemplo ilustrativo. O que queremos é conhecer um pouco do atual debate sociológico feito com os Problemas Sociais mais significativos. Exploramos fontes primárias e literatura da especialidade.

Mapa mental do excerto vídeo do documentário "What is a Woman?"
Clicar na imagem para aumentar



O que é uma Representação Social?

O contributo do sociólogo post-marxista Pierre Bourdieu para o entendimento do conceito Representação Social: 

1. **Habitus** – São disposições adquiridas ao longo da vida que influenciam a maneira como os indivíduos percebem e representam o mundo. As representações sociais não surgem do nada, mas refletem posições sociais e experiências prévias. 

2. **Campo Social** – Cada área da sociedade (educação, política, arte) possui regras e significados próprios, que influenciam as representações compartilhadas pelos indivíduos dentro desse campo. 

3. **Capital Simbólico** – Certas representações sociais são legitimadas e valorizadas, enquanto outras são desvalorizadas, dependendo do poder simbólico de quem as produz e difunde. 


 ### Exemplo na Perspetiva de Bourdieu: 
- A **representação social da escola** não é neutra; varia conforme a classe social. Para a elite, a escola é um espaço natural de reprodução do seu capital cultural, enquanto para as classes populares pode ser vista como um espaço de imposição de normas e valores distantes da sua realidade. 

 Em resumo, para Bourdieu, as representações sociais não são apenas construções coletivas de significado, mas também reflexos das relações de poder e das estruturas sociais que determinam quem pode impor uma determinada visão da realidade.
A SENSAÇÃO DE FRIO OU CALOR - MISERY INDEX

O MISERY INDEX EM METEOROLOGIA 

Este indicador meteorológico desenvolvido pelo pessoal do Earth Null mede a sensação térmica de frio ou calor pois combina Temperatura, humidade e Vento.

Por tradição, nas aulas de Geografia em Portugal, usa-se o habitual conceito «Sensação Térmica» (ou «Temperatura aparente»). 

E «sensação térmica» é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, o que é bem diferente da temperatura real medida numa estação meteorológica, ou seja, a temperatura medida por um termómetro a 60cm do chão e colocado á sombra, dentro de um «abrigo meteorológico. 

Assim, a «sensação térmica» entende-se como um indicador subjetivo que mistura Temperatura, Humidade e a velocidade do Vento

Actualmente existem mais de 160 diferentes métodos criados para calcular a «sensação térmica», não existindo instrumentos meteorológicos para a medir (cf. https://www.weather.gov/epz/wxcalc_heatindex).

a geografia que se faz nas universidades portuguesas

DISSERTAÇÕES MESTRADO





TESES DOUTORAMENTO