Semana de avaliações

Esta semana que começa será dedicada às avaliações. Não esqueçam os vossos cadernos e trabalhos. É altura de combinarmos o que estudar para os próximos momentos de avaliação.

10ºSH - 11ºSH2 - Notas do 4º teste

Notas do 10ºSH

aluno 01: 10,0
aluno 02: 06,6
aluno 03: 11,9
aluno 04: 17,0
aluno 05: não frequenta
aluno 06: 15,7
aluno 07: 08,8
aluno 08: não fez
aluno 09: 11,3
aluno 10: 11,6
aluno 11: 13,0
aluno 12: 15,4
aluno 13: 15,3
aluno 14: 05,7
aluno 15: 12,0
aluno 16: 05,1
aluno 17: 11,4
aluno 18: 14,7
aluno 19: 08,9
aluno 20: 09,2
aluno 21: não frequenta
aluno 22: não frequenta
aluno 23: não frequenta

aluno 24: 14,2
aluno 25: 09,1
aluno 26: 11,5
aluno 27: 12,3
aluno 28: não frequenta
aluno 29: 12,6
aluno 30: 12,5


Notas do 11ºSH2

aluno 04: 06,8
aluno 23: 08,2
aluno 24: 06,5

A maior central de energia solar




Situada no deserto da Austrália, esta usina de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar eletricidade a partir de uma fonte não poluente.

O maior projeto de produção de energia solar do planeta está sendo tocado em [localizado em] Mildura, no meio do deserto australiano.

Uma torre de 1 quilômetro de altura por 130 metros de diâmetro, que será a mais alta construção do mundo quando ficar pronta, em 2009, será erguida no centro de um imenso painel solar, de 20 quilômetros quadrados.

Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 quilômetros por hora na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.

O gigantismo do projeto dá uma idéia de quanto fontes renováveis como o sol e os ventos começam a merecer atenção e se tornar viáveis. O filme é de aproximadamente 3 minutos e vale a pena ser visto.

In http://www.youtube.com/watch?v=tbpAPHa56nA

Filmes sobre energias, tecnologias e ambientalismo




Esta é a colecção de videos do geografismos sobre «Tecnologias e Ecologia» - uma playlist com filmes sobre energias alternativas e etc encontradas no youtube.

Talvez os meus alunos do 10º ano de geografia tenham algumas ideias para o trabalho do terceiro período dedicado à «Valorização da energia solar».

Educação pelo Desenvolvimento, Ambiente, Paz e Não Violência no Bioterra


Preparei um dossier Educação pelo Desenvolvimento, Ambiente, Paz e Não Violência no BIOTERRA que pretendo o mais extenso possível, como que um MANIFESTO COMUM, alertando os leitores do meu blogue que existem imensas possibilidades para a Paz e Cooperação Ambiental e quantas associações disponiveis a nivel local,regional e global empenhadas neste espírito.

Já agora agradeço a maior divulgação deste dossier e se colegas seus tiverem páginas pessoais e/ou blogues me escrevam para trocarmos os links. Teria muito gosto ainda de enriquecer o dossier com contributos.
Um abraço e Paz a todos os seres viventes

Informação de João Soares, BIOTERRA

Recebi esta nota informativa e com gosto a divulgo. O blog BIOTERRA faz desde sempre um esforço regular e árduo na defesa da educação ambiental.

Os testes do meu 10-11º de geografia

O raio do tempo não chega para terminar a classificar os vossos testes. Hoje, por exemplo, já estamos no fim da tarde e ainda não tive uma aberta para lhes pegar.

E, ainda hoje, tenho de engendrar os planos detalhados para o vosso «trabalho de fundo» para o terceiro período - A Valorização da Energia Solar; valorização da energia solar em Évora e no país.

De caminho um voto de bom estudo para as avaliações noutras disciplinas - Boa Sorte !!

Post esquisito

Reparam nos dizeres bizarros deste post? É que no fim da última aula tentei escrever ao pessoal do secundário e descobri que o pc do departamento de geografia não funciona com a blogger - escrevo, escrevo e não publica nada...

7D - Notas do 4º teste

aluno 01: não frequenta
aluno 02: satisfaz bastante
aluno 03: satisfaz bastante -

aluno 04: satisfaz
aluno 05: excelente
aluno 06: não satisfaz -
aluno 07: não satisfaz -

aluno 08: excelente
aluno 09: satisfaz bastante

aluno 10: satisfaz -
aluno 11: não satisfaz
aluno 12: não frequenta
aluno 13: satisfaz bastante -
aluno 14: não frequenta
aluno 15: satisfaz bastante
aluno 16: satisfaz bastante -
aluno 17: excelente
aluno 18: não satisfaz
aluno 19: excelente
aluno 20: não satisfaz
aluno 21: satisfaz -
aluno 22: satisfaz bastante -
aluno 23: faltou
aluno 24: excelente
aluno 25: fraco
aluno 26: não satisfaz
aluno 27: não satisfaz -

aluno 28: satisfaz

7C - Notas do 4º teste

aluno 01: satisfaz
aluno 02: não satisfaz +
aluno 03: excelente
aluno 04: satisfaz bastante -

aluno 05: não satisfaz
aluno 06: satisfaz -
aluno 07: satisfaz bastante -
aluno 08: não satisfaz
aluno 09: não satisfaz +
aluno 10: satisfaz bastante -
aluno 11: satisfaz bastante +
aluno 12: satisfaz bastante

aluno 13: satisfaz +
aluno 14: não frequenta
aluno 15: fraco
aluno 16: não frequenta
aluno 17: excelente
aluno 18: satisfaz +
aluno 19: satisfaz
aluno 20: fraco
aluno 21: não frequenta
aluno 22: não satisfaz +
aluno 23: satisfaz
aluno 24: satisfaz bastante
aluno 25: satisfaz bastante

aluno 26: não frequenta
aluno 27: não satisfaz

7B - Notas do 4º de teste

aluno 01: excelente
aluno 02: excelente
aluno 03: satisfaz bastante
aluno 04: satisfaz bastante
aluno 05: excelente
aluno 06: satisfaz
aluno 07: satisfaz
aluno 08: excelente
aluno 09: satisfaz
aluno 10: excelente
aluno 11: satisfaz bastante
aluno 12: satisfaz bastante -
aluno 13: satisfaz bastante
aluno 14: satisfaz bastante

aluno 15: satisfaz
aluno 16: excelente
aluno 17: satisfaz bastante
aluno 18: satisfaz bastante
aluno 19: excelente
aluno 20: satisfaz bastante
aluno 21: excelente
aluno 22: excelente
aluno 23: satisfaz bastante
aluno 24: excelente
aluno 25: excelente
aluno 26: não satisfaz
aluno 27: satisfaz bastante -
aluno 28: satisfaz bastante

7A - Notas do 4º teste

aluno 01 : satisfaz bastante
aluno 02 : não satisfaz
aluno 03 : não satisfaz
aluno 04 : não satisfaz
aluno 05 : não satisfaz
aluno 06 : não satisfaz +

aluno 07 : satisfaz -
aluno 08 : não satisfaz
aluno 09 : satisfaz
aluno 10 : não frequenta
aluno 11 : satisfaz
aluno 12 : satisfaz
aluno 13 : não frequenta
aluno 14 : satisfaz
aluno 15 : não satisfaz
aluno 16 : não satisfaz
aluno 17 : não satisfaz +
aluno 18 : não satisfaz -
aluno 19 : satisfaz +
aluno 20 : não satisfaz -
aluno 21 : não satisfaz
aluno 22 : não satisfaz +
aluno 23 : não satisfaz

aluno 24 : satisfaz
aluno 25 : satisfaz
aluno 26 : fraco

Ausente no fim de semana

Vou estar sem net neste fim de semana. Mas terei os testes comigo, quando voltar espero publicar resultados.

A escola ideal

Antes do almoço o professor Galopim de Carvalho lembrou-nos o óbvio - a dificuldade da escola actual está na atitude de aversão ao estudo, ao esforço e ao mérito; é inconcebível um aluno não esforçar-se por ser melhor, não tentar superar-se a si mesmo.

Galopim de Carvalho

No passado dia 7 de Março o geólogo e professor Galopim esteve no aniversário da nossa Severim de Faria.

Gostei do nosso dia e, sobretudo, da visita e do almoço, seguido de aula prática no Alto de S. Bento a que não pude ir - creio tratar-se de uma área de afloramento granítico, ou coisa parecida.

Não menos importante foi a comemoração do dia da escola não implicar as patetices do costume: baldas às aulas, actvidades «lúdicas» e infinitas cartolinas coloridas. Prefiro um dia como este. Com um convidado ou acção de qualidade, parca em festividades mas útil para a escola e cidade.

A atitude correcta perante o «erro»

Nos meus emails um aviso da editora Porto Editor: "Linha de Rigor é um serviço online que tem como objectivo permitir que professores, alunos, pais, encarregados de educação e público em geral comuniquem eventuais incorrecções ou imprecisões que encontrem nas edições escolares da Porto Editora."

É publicidade, obviamente, e é um acessório com aparente ar de inutilidade. Mas muito, muito útil - aliá, venham mais «pubilicidades» desta laia...

Acontecem erros frequentes - inclusivé em manuais escolares. E como os manuais são, apesar de tudo, a ferramenta universal das salas de aula portuguesas é decisivo este serviço. É que perante o «erro» o importante é a sua «correcção».


nota:
Recebi um mail muito interessante do Miguel Fernandes sobre erros relacionados com meridianos e semimeridianos cometidos por mim e mais uns quantos manuais escolares. Espero publicar em breve uma informação mais completa.

Oxalá



Cais palafítico da Carrasqueira, no Estuário do Sado, em clip dos Madredeus.

nota: 
Chama-se genericamente «Palafita» ao edificado em áreas de cheia ou inundação e cuja função é evitar o alagamento dos cômodos internos. Suportando-se numa plataforma montada sobre caibros e estacas, a habitação é geralmente confeccionada em madeira e ramos entrançados. Em algumas regiões do mundo o piso é revestido com barro para possibilitr o uso do fogo no seu interior.

Os meus dias são assim

Lá nos idos de 1987 aconteceram Os Dias de Madredeus, Free Pop e Coisas Que Fascinam. Os seus sons, força e estética deixaram marcas na minha cabeça, coração e ouvidos, bem como no resto do mundo.

Agora, encontro no youtube imagens dos Madredeus e a impressão desses tempos surge num emotivo «armacord». É o Deus-Tempo, esse tempo-que-passa e que sendo deus antigo ora é terrível e vingativo, ora terno e generoso.

O Pomar das Laranjeiras - Açores com Madredeus

Silêncio - Açores com Madredeus

"Eu desci o que devo fazer?"

Li esta excelente questão num comentário às notas intercalares que aqui publiquei.

Primeiro - desdramatizar: é natural que ao longo do ano haja descidas e subidas, sobretudo se estivermos a meio de um período de avaliações; preocupante é a descida para a negativa e não fazer nada para voltar à positiva.

Segundo - lutar: lutar por subir sempre; trabalhar muito, cumprir as tarefas pedidas, dominar as matérias; outros momentos de avaliação não faltarão até ao final do ano (cadernos, tpc's, testes, trabalho na aula e comportamento) para provar que merecemos uma boa nota. Aliás, na próxima aula temos teste escrito...



nota:
O pedido de esclarecimento do meu aluno pode ser lido em http://geografismos.blogspot.com/2007/02/7d-avaliao-intercalar-do-2-perodo.html