planeta indie

Ver em pitchfork.com/

Ryan Schreiber, fundador do Pitchfork, nos seus escritórios em Brooklyn. A cada mês que passa registam-se 30 milhões de visitas ao pitchfork.com/ .

Fundado em 1995 por Ryan Schreiber, é agora a mais importante referência no jornalismo musical on-line. Excelente para visitar.

Público - A escola é conflito

Público - Directora da primeira escola pública nos rankings alerta para clima de conflito

E eu que iniciei-me no ensino em 1994, que passei por mais de uma dezena de escolas mas não passo de contratado, parece-me que nesses tempos idos, e apesar de tudo, tudo era mais justo e eficaz - aliás, basta comparar o grau de dificuldade dos exames nacionais dos últimos 20 anos com os actuais ou comparar a importância de um doutoramento na carreira de um professor com a sua condição actual.

novidades sobre o fim do mundo

Relatório Planeta Vivo - 2010 (WWF - WORLD WILDLIFE FUND FOR NATURE)


Relatório Planeta Vivo - 2010.
Em 2010 este é o mais recente e importante relatório ambiental em língua portuguesa.

Aqui se confirma que vivemos muito além dos nossos meios e que a gravidade da actual recessão económica mundial não se compara com a iminente crise de crédito ecológico

A importância deste relatório:
Descreve o actual consumo humano de recursos do planeta, a capacidade regenerativa dos recursos naturais e a biodiversidade global. Os seus mais importantes índices são a PEGADA ECOLÓGICA e o ÍNDICE PLANETA VIVO. O «Índice Planeta Vivo» reflecte o estado dos ecossistemas do planeta e a «Pegada Ecológica» mostra os efeitos das actividades humanas (consumos) no nosso planeta.

Factos:
A nível mundial, também há um défice entre o consumo da população e a capacidade de o sustentar indefinidamente. A organização não-governamental Global Footprint Network, responsável pelos cálculos da pegada ecológica, determina periodicamente em que dia a Terra já esgotou os recursos de que teoricamente dispunha num determinado ano. Em 2010, esta data foi 21 de Agosto. A partir desse dia, os recursos estão, em tese, a ser hipotecados ao futuro

Público - Estilo de vida em Portugal requer 2,5 planetas

Público - Se todos vivessem como os portugueses seriam necessários 2,5 planetas

O relatório Planeta Vivo 2010 da WWF apresenta a Pegada Ecológica de cada país - uma estimativa da superfície terrestre necessária para suportar o nível de vida de uma população.

Segundo este cálculo, cada habitante de Portugal necessita de 4,47 hectares para obter os alimentos que consome, a água que bebe, para abrigar as construções que utiliza e para absorver o dióxido de carbono que lança para a atmosfera.

A BOA NOTÍCIA:
Portugal reduziu, entre 2005 e 2007, o peso ambiental que representa para o mundo.




true blood

IDH e Pegada Ecológica


image



Um SIG (sistema de informação geográfica) interessante para trabalhar o tema ambiente e desenvolvimento sustentável.

Os factos são impressionantes. Até quando os recursos do nosso planeta Terra irão sustentar a civilização humana?





Imagens hipnóticas. Jaime Martinez devolveu à vida o velho formato gif com nuvens, árvores, mulheres a balançar em árvores. vinho e imensa magia.

Ver em bright light de Jaime Martinez

o guião de trabalho para o 2ºASC

Metodologia de Trabalho de Projecto em Área de Estudo da Comunidade - guia de instruções



Este documento é essencial. Foi já utilizado no ano anterior e a ideia é preparar as andanças dos estágios.

Nota: nestas coisas de "trabalho de projecto", cada cabeça a sua sentença e, por isso mesmo, optei por descodificar a versão oficiosa da 5 de Outubro para aplicação na Área de Projecto do 12º ano.

2ºASC e a área de estudo da comunidade

Na disciplina de AEC (Área de Estudo da Comunidade) trabalha-se os módulos 6 e 7 dedicados à juventude e o primeiro emprego na comunidade local - Évora, claro. Ainda faltam alguns documentos na pasta do SCRIBD mas já circulam nas pens dos alunos. Cliquem nos links em baixo.


denver international airport




View Larger Map

Denver International Airport (DIA) é localizado na cidade de Denver, capital do Colorado,EUA. Em 2009, o Aeroporto Internacional de Denver foi o décimo aeroporto mais movimentado do mundo com um tráfego de 50.167.485 passageiros. Foi também o quarto aeroporto mais movimentado do mundo registando 606.006 voos e servindo mais de 130 destinos ao redor do mundo. Em tamanho é o quarto maior aeroporto do mundo (140km2).

Desde a sua abertura em 1995 tem sido alvo de teorias da conspiração... cidades militares subterrâneas, campos de concentração, a sua forma de suástica, etc.

não temos

Não temos jazidas preciosas nem recursos naturais em quantidade suficiente (o território é minúsculo) , não temos nenhuma indústria que qualquer outro país não suplante facilmente, estamos envelhecidos, nasce menos de uma criança por cada par de amancebados e o estrangeiro não nos vai ajudar nos próximos 30 anos.

Em que é que somos realmente bons? Ora pensem. Todo o português sabe fazer pelo menos uma das seguintes coisas:

a) Plantar couves, batatas e vinha.
b) Caçar
c) Pescar
d) Falar

Não estamos habituados a cindir o átomo, desenhar aviões, inventar remédios milagrosos ou escrever manuais de filosofia. [...] A susbsistência ficará assegurada. É melhor uma cave com batatas do que várias contas a descoberto.

Em Mar Salgado
.

Um conselho de boa administração, na boa tradição dos mandamentos do Confúcio aos mandarins.

próximas matérias de estudo


Tenho usado o meu tempo a produzir materiais para as aulas.
A minha ideia é misturar aulas à maneira antiga (enfim, retrógradas e com imensos apontamentos) com as mais recentes ferramentas on-line.

Nas minhas deambulações encontrei este extraordinário e genial gráfico vem do courtney owu. É a transição demográfica ocorrida nos países desenvolvidos. Simples, não é?

equinócio: fim do verão começo do outono

[imagem flash in USA Today]

O Outono [Fall] começou este ano com o Equinócio de 23 de Setembro - madrugada de hoje. Até ao próximo Equinócio em Março os dias serão mais pequenos do que as noites. Cliquem nas palavras Spring, Summer, Fall, Winter.

aulas de geografia de oitavo ano



Para o oitavo ano tenho um site. Espero que gostem.

aulas de geografia de nono ano



E mais um site para as aulas de geografia de nono ano. Espero que gostem.

os meus alunos

Quatro nonos anos, três oitavos anos e um curso profissional de 11ºano. Durante esta semana faremos as apresentações.

Um abraço esmagador para todos.

a nova escola secundária severim faria

O meu ano escolar começou na última segunda-feira. A escola está nova e óptima só não tem é internet, pc´s nem video-projectores; mas isto são pequenos pormenores. Voltarei, ora essa, a usar os meus equipamentos - não será por dá cá aquela palha que as aulas de geografia serão menos interessantes...

Aliás tenho uma ou outra surpresa para este ano.

retorno

finalmente umas palavras após tanto tempo.

voltar à escola

Semana pós-Páscoa. Regresso com imensos posts em atraso.
Faltam oito semanas para o fim do ano lectivo, há imenso por fazer e o tempo é pouco, muito pouco.

Um super Muito Ok para todos

voar








Região de Informação de Voo de Lisboa (RIV):
O tráfego aéreo teve um acentuado crescimento na última década. No ano de 2002, o total de movimentos IFR (Instrument Flight Rules) controlados foi de 330.420.

Em Portugal qualquer coisa que voe é controlado pelas Regiões de Informação de Voo sob responsabilidade portuguesa (RIV de Lisboa e RIV de Santa Maria). As suas «armas» são os Centros de Controlo (Lisboa e Santa Maria) e as Torres de Controlo dos Aeroportos (Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores), servindo-se de radares, estações de comunicações e rádio-ajudas.
À RIV cabe prestar serviços de controlo de rota na totalidade da região, bem como de controlo de aproximação aos aeroportos.





Quando um qualquer avião com destino Lisboa entra no nosso Espaço Aéreo Nacional passará do Controlo Regional de Lisboa que o monitoriza em «altitude de cruzeiro» (entre os 9km e os 11km), para o Controlo de Aproximação de Lisboa, momento em que inicia os procedimentos de «aproximação à pista» via radar.

Seguirá sempre por um corredor aéreo (veja-se a planta de Lisboa onde está assinalado num tom azulado). O uso destes «corredores» faz-se não só aqui, como ao longo de todo o voo, e suscita muitas vezes grande congestionamento de tráfego aéreo em alguns pontos. São momentos complicados para os controladores porque têm de manter o tráfego separado com distâncias mínimas (as separações verticais serão aqui de 1000 pés -300 metros- as laterais de 5 a 10 milhas náuticas).

Por fim o avião é transferido para o Controlo do Aeroporto de Lisboa que o encaminhará até ao parqueamento final, via torre de controlo.





O tráfego comercial opta por «altitudes económicas»: o ar em altitude é mais rarefeito, oferecendo menor resistência ao avanço, logo gasta-se menos combustível. Actualmente as altitudes mais procuradas situam-se entres 30 e 35 mil pés; e porque as separações verticais entre aeronaves são de 1000 pés, o Controlo Regional tem, muitas vezes, grande dificuldade em satisfazer as pretensões iniciais dos pilotos quanto aos níveis de voo pretendidos.


A geografia do Aereoporto de Lisboa responde a duas grandes necessidades:

(1) Situa-se na cota de 100 metros (altitude) no único espaço sem declives junto à cidade (se bem que rodeado por habitações, quando inaugurado localizava-se na periferia). Em toda a sua área os declives são mínimos, e, obviamente, a sua extensa pista não tem nenhuma inclinação.

(2) Está «desenhado» em forma de um «quatro» devido aos ventos dominantes na cidade: a pista principal tem o sentido Sul-Norte (S-N) pois as aeronaves precisam de aterrar contra o vento que na maior parte do tempo sopra de norte. Para os dias em que se registe variação de sentido dos ventos há uma outra pista: sentido Sudeste-Noroeste (SE-NO) pois verifica-se ser a direcção mais comum logo a seguir à predominante.


nota:
Esta foto-reportagem foi escrita na Primavera de 2004 na versão «blogger-brasil» do geografismos que infelizmente foi apagada pela Globo, empresa detentora do espaço blogspot brasileiro. Foi com os alunos de Santa Clara, Évora