7º1 - 7º2 - 7º3 - 8º5 - 8º6 - 10º4: propostas de avaliação


7º1
0-100 %
1-5 valores
1P
2P
3P
1P
2P
3P
ALUNOS
1
72
72

4
4

2






3
51
50

2
3

4
75
76

4
4

5
91
90

5
5

6
85
82

4
4

7
87
87

5
5

8
66
65

4
3

9
48
51

3
3

10
35
41

2
2

11
62
58

3
3

12
92
92

5
5

13
92
91

5
5

14
33
32

2
2

15
64
67

3
3

16
89
89

4
5

17
97
98

5
5

18
53
54

3
3

19






20
67
68

3
4

21
63
59

3
3

22
67
66

3
3

23
67
66

3
3

24
86
86

4
5

25
44
48

2
3

26
27
29

2
2

27
71
67

4
3

28



1


29

57


3

67,4
67,0
3,38
3,58

1ºPER
2ºPER
5
5
7
4
7
4
3
8
11
2
5
3
25
25




7º2
0-100 %
1-5 valores
1P
2P
3P
1P
2P
3P
ALUNOS
1
52
50,7

3
3

2
80
69,9

4
4

3
95
97,0

5
5

4
91
93,0

5
5

5
18
22,2

2
2

6
72
70,7

4
4

7
54
61,6

3
3

8
93
92,9

5
5

9
63
63,1

3
3

10
85
83,8

4
4

11
86
89,2

4
5

12
89
87,5

5
5

13
61
49,7

3
3

14
55
49,1

3
3

15
71
76,8

4
4

16
92
91,1

5
5

17
72
68,7

4
4

18
94
93,4

5
5

19
74
78,4

4
4

20
86
84,0

4
4

21
50
57,9

3
3

22
76
66,8

4
3

23
74
78,4

4
4

24
60
59,7

3
3

25
87
77,6

4
4

26
56
49,2

3
3

27

24,3

2

28

26,3


2

72,4
71,6
3,85
3,85

1ºPER
2ºPER
5
6
7
4
11
9
3
8
9
2
2
3
27
28



7º3
0-100 %
1-5 valores
1P
2P
3P
1P
2P
3P
ALUNOS
1
90
93

5
5

2
80
83

4
4

3
61
67

3
3

4
83
86

4
4

5
68
76

3
4

6
89
82

5
4

7
74
80

4
4

8
72
72

4
4

9






10
82
85

4
4

11






12
77
82

4
4

13
54
56

3
3

14
76
69

4
4

15
37
45

2
2

16
77
80

4
4

17
61
57

3
3

18
81
84

4
4

19






20
54
57

3
3

21
66
65

3
3

22
48
56

3
3

23
49
66

3
3

69,0
72,0

3,60
3,60

1ºPER
2ºPER

5
2
1

4
9
11

3
8
7

2
1
1

20
20









8º5
0-100 %
1-5 valores
1P
2P
3P
1P
2P
3P
ALUNOS
1






2
88
89

4
5

3
61
65

3
3

4
56
57

3
3

5
63
71

3
4

6
64
66

3
3

7
54
41

3
2

8
76
77

4
4

9
57
58

3
3

10
34
48

2
3

11
40
40

2
2

12
88
90

4
5

13
46
40

2
2

14
63
66

3
3

15
37
36

2
2

16
70
70

4
4

17
50
51

3
3

18
54
62

3
3

19
62
65

3
3

20
78
81

4
4

21
66
65

3
3

22
87
88

4
5

23
86
89

4
5

24
54
56

3
3

62,3
64,0
#DIV/0!
3,13
3,35
#DIV/0!

1ºPER
2ºPER

5
0
4

4
7
4

3
12
11

2
4
4

23
23









8º6
0-100 %
1-5 valores
1P
2P
3P
1P
2P
3P
ALUNOS
1
67
69

3
4

2
55
59

3
3

3
92
92

5
5

4
26
33

2
2

5
76
76

4
4

6
85
86

4
4

7
51
43

3
2

8
51
54

3
3

9
68
68

3
4

10
68
67

3
3

11
53
54

3
3

12
85
81

4
4

13
40
51

2
3

14
66
63

3
3

15
63
62

3
3

16
55
50

3
3

17
36
44

2
2

18
71
72

4
4

19
79
84

4
4

20
88
84

4
4

21
49
53

3
3

22
39
52

2
3

61,95
63,48
#DIV/0!
3,18
3,32
#DIV/0!

1ºPER
2ºPER

5
1
1

4
6
8

3
11
10

2
4
3

22
22













10º4
VALORES
1P
2P
3P
ALUNOS
1



2
15
14

3



4



5



6
12
13

7
15
14

8
18
18

9
15
14

10



11



12
15
14

13
15
13

14
14
14

15



16



17
15
13

18
17
16

19



20
16
15

21
17
16

22
12
9

23



24
14
13

25
14
14

26



27
16
16

28
17
17

29
18
18

30
10
9

15,00
14,21






1ºPER
2ºPER

17-20
5
3

14-16
12
10

10-13
2
4

8-9
2

0-7

19
19


10º4: propostas de avaliação


10º4
VALORES
1P
2P
3P
ALUNOS
1



2
15
14

3



4



5



6
12
13

7
15
14

8
18
18

9
15
14

10



11



12
15
14

13
15
13

14
14
14

15



16



17
15
13

18
17
16

19



20
16
15

21
17
16

22
12
9

23



24
14
13

25
14
14

26



27
16
16

28
17
17

29
18
18

30
10
9

15,00
14,21

1ºPER
2ºPER
17-20
5
3
14-16
12
10
10-13
2
4
8-9
2
0-7
19
19

9º6 - CMA

No CEF a avaliação é feita por módulos. Uma coisa à parte. Em 15 alunos temos 2 negativas. Todos os alunos têm páginas online com os trabalhos feitos na disciplina de CMA. O Curso CEF aqui na ESFMP é um case-study. Tudo funciona bem e nunca tive na minha vida de professor um curso profissional tão bem organizado. Postarei sobre o assunto em breve.

a melhor universidade do mundo em 2012


View Larger Map

Qual a melhor Universidade do mundo?
É o CALTECH em Los Angeles, Califórnia (EUA)


Quais os melhores lugares para estudar em 2012?
A maioria está nos EUA. Consultem a lista  publicada pela Times Higher Education 

O relatório do ranking 2011-2012 mostrou a relação das 400 melhores universidades do mundo. Foram usados 13 critérios agrupados por: relação professor/aluno, percentual de doutorados, internacionalização (número de professores e alunos estrangeiros), pesquisa (desenvolvimento de produtos e produção de conhecimento) e citações.

Portugal não tem nenhuma universidade entre as 400 mais cotadas.
Brasil tem a Universidade de São Paulo (USP) na 178ª posição e a Universidade de Campinas (UNICAMP) na 294ª posição do ranking.

As universidades da Ásia Oriental continuam a melhorar a sua posição de ano para ano.


nota:
Ver em timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2011-2012

lisboa

equinócio de 2012


Solstícios
e Equinócios
entre 2002 e 2017
data e hora TUC - Tempo Universal Coordenado)
Ano Equinócio

Março
Solstício

Junho
Equinócio

Setembro
Solstício

Dezembro
Dia Hora Dia Hora Dia Hora Dia Hora
2002 20 19:16 21 13:24 23 04:55 22 01:14
2003 21 01:00 21 19:10 23 10:47 22 07:04
2004 20 06:49 21 00:57 22 16:30 21 12:42
2005 20 12:33 21 06:46 22 22:23 21 18:35
2006 20 18:26 21 12:26 23 04:03 22 00:22
2007 21 00:07 21 18:06 23 09:51 22 06:08
2008 20 05:48 20 23:59 22 15:44 21 12:04
2009 20 11:44 21 05:45 22 21:18 21 17:47
2010 20 17:32 21 11:28 23 03:09 21 23:38
2011 20 23:21 21 17:16 23 09:04 22 05:30
2012 20 05:14 20 23:09 22 14:49 21 11:11
2013 20 11:02 21 05:04 22 20:44 21 17:11
2014 20 16:57 21 10:51 23 02:29 21 23:03
2015 20 22:45 21 16:38 23 08:20 22 04:48
2016 20 04:30 20 22:34 22 14:21 21 10:44
2017 20 10:28 21 04:24 22 20:02 21 16:28

O Equinócio em Março. Começou a Primavera!

Equinócio: do latim "Aequinoctium", “noite igual”, refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. 


Ocorre duas vezes por ano quando a posição aparente do Sol no céu atinge o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste seus extremos norte).


Acontece sempre nos meses de Março e Setembro (o dia e hora exactos variam de um ano para outro).


O Planeta Terra no Equinócio (Setembro em baixo e Março em cima) e Solstício (Junho à esquerda e Dezembro à direita).




o que fazer na próxima semana

Na última semana de aulas (Uau!) mal teremos tempo para:
Verificar os Cadernos Diários e fazer a Auto-avaliação

Porque são os Cadernos importantes?
São a prova material do trabalho feito pelo aluno em aula

Como são avaliados os cadernos?
Se existem ou não; se estão completos ou não (totalmente, muito, medianamente ou pouco completos)

Porquê a auto-avaliação?

A lei portuguesa impõe a sua obrigatoriedade mas não refere em que moldes deve ser feita.
Por mim deve ser feita de modo informado e nunca por palpites. Ou seja, os alunos sabem que notas obtiveram e qual o seu peso na avaliação sumativa. Usámos o Excel e procedemos (o aluno mais o professor) a alguma rectificação caso haja algum engano.

Vantagens do Excel na auto-avaliação?
O aluno observa claramente quais as «zonas» mais quentes e o que pode fazer para manter ou melhorar a nota. Ainda por cima dá para fazer simulações assustadoras... Nos últimos anos tenho usado este procedimento e a quantidade de "trabalhos por entregar" diminuiu drasticamente.

nota:
Verifiquem em posts anteriores as grelhas de avaliação (em Excel) por mim usadas. tentem preenchê-las para fazerem uma justa auto-avaliação

durante esta semana tudo conta

Já toda a gente sabe mas vale a pena repetir:
Organizar e entregar ao professor os «Anexos»!
São os trabalhos pedidos ao longo do segundo período lectivo. Foram preparados em aula e finalizados em casa pelo que não vale a pena alguém alegar que não teve tempo para os não fazer.

Identifiquem os trabalhos com nome, turma e ano. Coloquem tudo numa pasta ou micas transparentes ou deixem estar que eu próprio agrafo a papelada.

quase no fim

Quase no fim do 2º Período e fiquei de cama.
Domingo e 2ªfeira foram perdidos e as avaliações dos testes ficaram enroladas.

Estou cansado.

oito de março: dia internacional de girls with electric guitars


Ver em YOUTUBE/Cibelle
Veja bem, meu bem
Vou te contar, me escute bem

Que o meu amor esteve aqui

Pois se conformar não leva a nada, não Não leva a algum lugar O amor não é ficar A esperar Você precisa poder se entregar Você tem que poder se apaixonar Mas para isso você vai ter que mudar E amar alguém Você precisa amar alguém Você precisa amar E esse alguém é ......você

8 de Março - Dia internacional da mulher.
Dia internacional de girls with electric guitars

8/3


Ver em brightlightbrightlight.com

os «anexos» e os cadernos e as férias a chegar

Na próxima semana de aulas todos os alunos, 7º1 7º2 7º3 8º5 8º6 e 10º4 devem entregar-me em mão os trabalhos (relatórios, mapas, gráficos ou fichas de exercícios). São os já lendários «Anexos».

Na semana seguinte irei verificar as provas do trabalho feito em aulas: os cadernos! porque já sabem qual é o meu lema: Estudar é escrever.

Portugal


Ver em YOUTUBE/AdrenalineAddicted

avaliação sumativa no décimo ano de geografia


Ver em SCRIBD/geografismos

Como calcular as notas de final de ano ou de cada período? (é a avaliação sumativa...)
Este EXCEL foi pensado para os alunos de Geografia da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Almada; outras escolas, outros critérios e pesos.

"diferentes pesos": a importância de cada critério de avaliação no total da avaliação; esta importância expressa -se em percentagem.

micro satélites proba: small is beautiful

.

Ver em YOUTUBE/ESA Portugal

Têm o tamanho de uma máquina de lavar e fornecem informações precisas para a observação da Terra ou sobre o Sol. São micro satélites. Nesta categoria de peso-pluma, a Europa opera a gama de micro satélites Proba.

como calcular a classificação final em geografia


Ver em SCRIBD/GEOGRAFISMOS

Como calcular a avaliação sumativa em geografia? Façam o download do ficheiro em formato XLS e vejam quais os itens que vale a pena apostar para melhorar as vossas notas.

nota: Quando não entregam os «anexos» (a coleccção de trabalhos feitos ao longo de cada período) ou não mostram os vossos cadernos (prova do trabalho e participação nas aulas) a classificação nestes itens será sempre zero.

testes de recuperação na próxima semana

alunos do 7º1nº 9, nº 10, nº 14
alunos do 7º2nº 5, nº 14
alunos do 7º3nº 15, nº 22
alunos do 8º5nº 7, nº 10, nº 11, nº 13, nº 15
alunos do 8º6nº 4, nº 7, nº 13, nº 17, nº 21, nº 22
no 9º6sendo um curso CEF os procedimentos de avaliação têm outro ritmo
no 10º4teste normal; turma com maior número de aulas, logo maior número de avaliações por comparação com o ensino básico.

Estes testes são excepcionais e destinam-se aos alunos em riscos de chumbar o ano. As suas classificações finais, se o ano lectivo terminasse agora, na primeira semana de Março, seriam negativas.