filmando a revolução: "Os Índios da Meia-Praia"


Ver em YOUTUBE/Continuar a viver (Indios da meia praia)



Continuar a Viver ou os Índios da Meia-Praia (António da Cunha Teles, 1976)

Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia é um documentário português de António da Cunha Teles.
[Filmado em 1974-75] A obra é um misto de filme etnográfico e de cinema militante, prática corrente no cinema português da década de setenta.

Sinopse:

A Meia-Praia é uma comunidade piscatória do Algarve nas imediações de Lagos.
Depois da Revolução dos Cravos, nos dois anos que se seguiram, viveu-se nesse local uma experiência exemplar : como o apoio do SAAL ( Serviço de Apoio Ambulatório) as velhas casas são substituídas por habitações de pedra e os habitantes lançam-se no projecto de uma cooperativa de pesca.
Surgem dúvidas e contradições em consequência do «desgaste que um projecto de tal empenho implica»
Ver em wikipedi/Continuar a viver


Neste filme um velho pescador diz:

"- Dantes estávamos mal, agora estamos pior mas estamos mais contentes."

dia da terra - earth day

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O Dia da Terra tem raízes no activismo ambiental norte americano e não é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Contudo em 2009, a ONU designou 22 de Abril o Dia Internacional da Mãe Terra e celebra no Equinócio da Primavera o Dia da Terra.

Com datas comemorativas distintas, os dois "Dia da Terra" tem em comum a "preocupação ambiental e o esgotamento dos recursos não renováveis".

petróleo em Portugal: trabalho para duas alunas do 10º4




















ESFMP - No 10º4 a coisa já está combinada com a Maria C. e a Sara R.
Iremos aproveitar um esquecimento e transformá-lo numa oportunidade para «voltar a trás» nas matérias» e actualizar apontamentos:



A (terrível) questão energética em Portugal e a sua (hipotética) solução:


Portugal tem reservas de energia que podem resolver a sua dependência do petróleo convencional.
Trata-se do Shale Gas. 


Este tipo de gás está a ganhar terreno nos Estados Unidos e sabe-se que Portugal também pode ter condições para explorar este recurso que se apresenta agora como uma alternativa energética consistente.

Avanços tecnológicos recentes permitiram ultrapassar uma série de barreiras que tornavam a extracção do shale gás financeiramente viável. 

O shale gás encontra-se a grandes profundidades, entre os 600 e os 3000 metros.
As formações deste gás prolongam-se por vários quilómetros de extensão e a única forma de acompanhar essas camadas de subsolo é através da perfuração horizontal, uma técnica que é complementada pela fraturação hidráulica que consiste na "estimulação do reservatório através da injeção de água a grande pressão, químicos e areia para criar porosidade e impermeabilidade artificialmente", explica Diogo Rosa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.


O shale gás em Portugal está presente no Bombarral, Cadaval e Alenquer

o melhor ensino do mundo: filosofia, os clássicos gregos e o saber fazer




António Câmara - Fundador e CEO da Ydreams e Professor da Universidade Nova de Lisboa

1. Os melhores alunos do mundo estudam o quê? O que faz a diferença?
2. O que têm as melhores escolas do mundo que outras não têm?

Aconteceu na Fundação Calouste Gulbenkian (09/07/2010). Excerto do Seminário "Inovação e Empreendedorismo Social".

nota:
Ver totalidade da conferência em http://youtu.be/MUd3lkllHSA

o truque das mães chinesas: no Reino Unido os melhores alunos são chineses


Ver em Youtube/VDTeodoro "As mães tigre Chinesas", Panorama BBC, 2012.


"As Mães Tigre Chinesas", Panorama BBC, 2012. 

Nos exames nacionais do Reino Unido, as crianças chinesas são o grupo étnico que obtém melhores resultados e mais notas máximas.

Neste documentário, revela-se o segredo para tais resultados: fazem exercícios escolares todos os dias, têm as tardes preenchidas com trabalhos de casa, aulas de música, desporto e explicações.

As mães chinesas estão a dar o seu melhor para que os seus filhos tenham sucesso na vida.

As melhores escolas do mundo estão na Finlândia




A Finlândia é líder mundial em matéria de ensino. 

As habilidades dos adolescentes finlandeses em matemática, ciências e leitura são classificadas como as melhores entre os 40 países mais ricos do mundo (OCDE).

O Programa para a Avaliação de Estudantes Internacionais, PISA, é uma avaliação trienal de alunos com 15 anos nos principais países industrializados, organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, OCDE.
Em 2000, o PISA enfatizou a alfabetização de leitura.
Em 2003, a incidência recaiu na matemática e resolução de problemas.
Em 2006 deu-se especial atenção às ciências naturais.

O sucesso da Finlândia, nas pesquisas PISA, chamou à atenção internacional para o sistema escolar do país, uma vez que outras avaliações internacionais aqui produziram resultados semelhantes.
Na imprensa alemã, por exemplo, foram publicados quase 300 artigos sobre o sistema escolar finlandês nos últimos tempos.
Milhares de professores e outros educadores deslocaram-se à Finlândia para verem com os seus próprios olhos.

Fonte:
http://www.finlandia.org.pt/Public/Default.aspx

os bloqueios da escola portuguesa



"- [T]enho alunos de 12º ano que não sabem ler. Não sabem ler! Não sabem... Soletram ainda..." (Cf. 1:30)
Breve resenha dos bloqueios do sistema de ensino português.

matemática na gulbenkian: finalmente o video


Watch live streaming video from fcglive at livestream.com


Ter muitas ideias, e a coragem de deitar quase todas fora
Dinis Pestana, Universidade de Lisboa 

Foi nas férias da Páscoa a conferência de Dinis Pestana, e estivemos lá.
Dinis Pestana é Professor Catedrático e um dos melhores comunicadores de Matemática, e, o melhor explicador e divulgador de Estatística em Portugal.
Página pessoal: www.ceaul.fc.ul.pt/mbr.html?membro=dinis.pestana@fc.ul.pt

O melhor livro em português para estudar estatística foi escrito por Dinis Pestana:
"Introdução à Probabilidade e Estatística", vol. I (with S. F. Velosa), 4th ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.

Gulbenkian - Matemática, a Ciência da Natureza

Ciclo Conferências: Matemática, a Ciência da Natureza
15 Fev 2012 a 12 Dez 2012
18:00 Aud. 2. Entrada livre 
Transmissão directa nos espaços adjacentes.
Transmissão online compatível com IPHONE | IPAD | Android: http://www.livestream.com/fcglive

Quarta, 15 Fevereiro 2012, 18:00
Trazer o céu para a terra
Henrique Leitão, Universidade de Lisboa

Quarta, 28 Março 2012, 18:00
Ter muitas ideias, e a coragem de deitar quase todas fora
Dinis Pestana, Universidade de Lisboa

Quarta, 18 Abril 2012, 18:00
Geometria com dobras de papel: como o origami bate Euclides
Ana Rita Pires, Cornell University

Quarta, 16 Maio 2012, 18:00
Como rodopia um pião, e porquê
Eduardo Marques de Sá, Universidade de Coimbra

Quarta, 6 Junho 2012, 18:00
A Teoria do Caos: de Homer Simpson ao futuro do Planeta
M. Paula Serra de Oliveira, Universidade de Coimbra

Quarta, 24 Outubro 2012, 18:00
A linguagem secreta do Universo
José Natário, Universidade Técnica de Lisboa

Quarta, 14 Novembro 2012, 18:00
Trigamia intelectual: Poincaré, Hamilton e Perelman
André Neves, Imperial College

Quarta, 12 Dezembro 2012, 18:00
A Matemática, o Universo e tudo o resto
Jorge Buescu, Universidade de Lisboa

Consultar gulbenkian.pt/matematica2012

visita de estudo à Serra de Aire e Candeeiros

Ver em Google/maps


Ver em Youtube/TVEscape

Visita de estudo do alunos da Fernão Mendes Pinto, Almada | ESFMP

sobre a nossa visita de estudo ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros


Ver mapa maior .


Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros


O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, com uma área de aproximadamente 35.000 hectares, ocupando mais de dois terços do Maciço Calcário Estremenho que é a mais importante zona calcária de Portugal, abrangendo as duas serras que lhe dão o nome (Serras de Aire e Candeeiros) e ainda o planalto de Santo António e o planalto de São Mamede.

O parque ocupa uma larga extensão, abrangendo diversos municípios: Alcobaça e Porto de Mós no Distrito de Leiria e Alcanena, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém no Distrito de Santarém.

Cerca de 24000 habitantes residem na área do Parque, mas concentrados na periferia, em pólos de indústria têxtil e curtumes, enquanto que a população rural começa a escassear. Possui, ainda, das poucas salinas de origem não marinha existentes em Portugal.






António Frazão 

António Frazão faz-nos o favor de guiar na nossa visita de estudo e dar a conhecer um pouco do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Em Outubro de 2011, António Frazão, dirigente da Cooperativa "Terra Chã", esteve no Programa Sociedade Civil na RTP2 para apresentar a Rota dos Pastores.


visita de estudo com os oitavos anos

Relatório saída de campo


Para usar na Visita de Estudo à Serra de Aire e Candeeiros e às Salinas de Rio Maior

Façam o favor de retirar o identificativo do cimo das páginas - que serve apenas para identificar a autoria destes docs na net.

É só preencher. As instruções estão no próprio documento. Na aula explicarei melhor, até já.


Geografia e Ciências Naturais: visita de estudo do alunos da Fernão Mendes Pinto, Almada | ESFMP

Portugal



Cristiana Miranda, realizadora; Filipe Santos professor e coordenador da área de Empreendedorismo Social no INSEAD; Bárbara Cruz, professora de yoga.

Portugueses sem fronteiras

Nos bancos da escola, apesar dos maus exemplos da nossa «escola», muitos alunos preparam-se para fazerem um «futuro muito ok». - e sei porque sei, porque muitos foram meus alunos aqui, em Almada, Lisboa ou em Évora. 


Alunos empenhados num mundo melhor porque mais informado...

Portugal




O Portugal de Miguel Esteves Cardoso

2006: o lendário Miguel Esteves Cardoso em entrevista ao historiador Rui Ramos.

Com ironia e olhar distanciado q.b., MEC [MEC - Miguel Esteves Cardoso] lista e caracteriza os «padrões de cultura» da actual sociedade portuguesa.

A conversa corre como se MEC procurasse traçar o perfil de uma sociedade ideal (mas portuguesa!) com os fragmentos mais defeituosos dessa mesma sociedade.

Portugal




Documentário GeoPortugal

Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca, na Grande Área Metropolitana do Porto, à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida. 

Em 2009 a RTP2, a UNESCO e a Farol de Ideias produziram este documentário sobre o património geológico de Portugal e o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável.


GeoPortugal é um documentário escrito por Ivo Costa, com imagem de Tiago Mendes e Sérgio Morgado com edição de Marco Miranda e realização de Arminda Sousa Deusdado.

Portugal




Portugal visto do ar em HD.

Imagens obtidas num voo FPV sobre o  Farol da Ponta do Albarnaz em Ponta Delgada, Ilha das Flores, nos Açores.

Inaugurado em 1925, é o farol mais ocidental da Europa. Foi erguido no extremo noroeste da ilha, no alto da falésia, orientado à direcção de onde provinha a maior parte do tráfego marítimo da época.

Portugal




Portugal visto em HD.

Imagens time lapse da ilha da Madeira obtidas pelo fotógrafo Ian Swarbrick.
Ver em imagesfromthewild.ch

A ilha da Madeira é de origem vulcânica, o seu clima é subtropical com extensa flora exótica. É uma das maiores da Macaronésia.


Nota:
Macaronésia designa os vários grupos de ilhas no Atlântico Norte: Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde, e mais uma extensa faixa costeira do Noroeste da África, fronteira a esses grupos de ilhas, que se estende desde o Marrocos até ao Senegal.

Orlando Ribeiro - documentário sobre o mais importante geógrafo de portugal



Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo

Na comemoração do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997).

Andou pelo país e pelas antigas colónias. Inseparável da sua Leica, Orlando Ribeiro fotografava tudo e, em cadernos de campo, anotava e desenhava.
O seu livro Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico é das obras mais marcantes do século XX português

Documentário realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes em 2010.



Tem 10.000 fotografias a preto e branco e as restantes imagens são diapositivos.
10.000 fotografias tiradas não só em Portugal, mas nos vários países que calcorreou, desde o Brasil e México até Marrocos, Egipto e as ex-colónias, com excepção de Timor.
E não só fotografava, como desenhava muito nos cadernos de campo, que depois usava como documentação.

Em Portugal, as deambulações faziam-se numa carrinha 4L. "Era um carro alto, que conseguia atravessar os caminhos maus, os rios", diz Suzanne Daveau.

"O Orlando conhecia a fundo Portugal. Queria mostrar-me os lugares que conhecia. Mas de vez em quando chegávamos a uma aldeia e ele dizia: "Ah, nesta aldeia nunca estive!" Ficava felicíssimo por descobrir uma coisa que não conhecia."

Teresa Firmino in Público. O geógrafo que gostava de fotografia, de música e de vulcões


Quando, em 1911, Orlando Ribeiro nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, como era conhecido na Rua da Escola Politécnica nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia em Portugal. Agora este fabuloso documentário para lá voltarmos.

Podem ver e fazer o download do documetário Orlando Ribeiro porque a Lugar do Real fez serviço público cinco estrelas.


nota:
O texto de Teresa Firmino no Público é obrigatório

trabalho de pesquisa para o sétimo ano


O documento TEM LINK DIRECTO AQUI
GRELHA DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO


Ver em SCRIBD/GEOGRAFISMOS

Como calcular a avaliação sumativa em geografia? Façam o download do ficheiro em formato XLS e vejam quais os itens que vale a pena apostar para melhorar as vossas notas.

nota: Quando não entregam os «anexos» (a coleccção de trabalhos feitos ao longo de cada período) ou não mostram os vossos cadernos (prova do trabalho e participação nas aulas) a classificação nestes itens será sempre zero.


GRELHA DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO


Ver em SCRIBD/geografismos

Como calcular as notas de final de ano ou de cada período? (é a avaliação sumativa...)
Este EXCEL foi pensado para os alunos de Geografia da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Almada; outras escolas, outros critérios e pesos.

"diferentes pesos": a importância de cada critério de avaliação no total da avaliação; esta importância expressa -se em percentagem.