em 2003 era assim


Ver em archive.org: http://www.geografismos.blogger.com.br

Foi em Santa Clara, Évora. Foi o nascer dos blogs em portugal e os meus alunos de sétimo ano criaram 77 blogs.

lá em cima


Ver em Project Excelsior

planeta Terra


Ver em European Space Agency - Agência Espacial Europeia
Geografia Física

Observo uma árvore: não se pode mover do seu lugar. Tem de suportar os rigores do clima e pode ser que uma tempestade a venha derrubar.

Se eu fosse confrontado com uma dificuldade idêntica, chorava. Mas a árvore canta. E mais bonito de tudo, é que ela canta para mim. Portanto vou aprendendo com a árvore. Não há pressa; não faz mal se tiver de esperar mil anos. Um só amor.

[extracto de correspondência enviada a Hogên Daidô por Jonas (Dinamarca) e aqui livremente adaptado]

in HOGÊN DAIDÔ
No Caminho Aberto
Assírio e Alvim, 1993
A crise da semana passada
A anterior segunda-feira passou-se em crise. A minha direcção de turma (olá 7ºB !!) entrou numa espiral de emoções, enervamentos e desabafos. Vinha aí o fim do mundo.

Por um lado, as costumeiras indisciplinas de uns quantos a prejudicar o normal funcionamento das aulas (e os professores, meus colegas, bem o dizem!) mas, por fim, também os protestos de uma mão cheia de colegas (colegas-alunos, sim, porque em aulas de Geografia quando todos nós fazemos Geografia só podemos ser colegas de Ofício): que a meia dúzia de sempre já não têm graça nenhuma com as confusões que aprontam entre si. Creio que sim, claro! Não têm graça nenhuma...

Por outro lado, aconteceu a Crise dos Piolhos. Meus caros, isto são coisa da vida, pura situação de rotina (melhor, de farmácia) que nada teria de complicado não tivesse sido o caso, ou pretexto, para andarem a repensar as vossas amizades, reformar alianças e cumplicidades de uma forma tão tumultuosa. Ou muito me engano ou ainda terão de arranjar uma ovelha negra na turma à força - Cuidado com essas descriminações e injustiças.

Obviamente a crise dos piolhos passou: foi um falso alarme!! Agora que já passou podemos dizer que não foi nada, mas os ânimos exaltaram-se e houve choros desnecessários em Estudo Acompanhado, com trocas de galhardetes: a Ana chorou emocionada com tamanhas injustiças dos seus pares, outros garantiam que iriam mudar de turma, enfim o diabo a sete..

A rapidez destes fenômenos é extraordinária. Na terça-feira seguinte já tudo era outra louça... Contudo, uma semana depois, apareceram outros dramas existenciais, pelo que vou inteirar-me dos factos.

Para além destes episódios chegou-me aos ouvidos zunzuns de que a tal «indisciplina» (ou desatenção ao trabalho) lá melhorou... a ver vamos.

3 Novembro de 2003
Cultura humanista

Foi nos tempos da Faculdade de Letras.
O Zé voltara de Israel. baixa estatura, barbas, um boné por cima da cripa e uma pronúncia a Belmonte. Cumprimentei-o. Ofereceu-me um café a contar os cêntimos, quando do fundo da sua carteira saiu um papel dobrado em quatro: a tabela periódica dos elementos.
- Para que te serve?
Diga-se que numa qualquer faculdade de Letras a alergia a números ou ciências físico-duras é um ponto de honra.
- Leio-a sempre. Cultura geral...

mim


Ver em http://replay.waybackmachine.org/http://geografismos.blogger.com.br

Quem é afinal o professor de Geografia?
Em Santa Clara, Évora, o José Bento do 7ºB decidiu dar uma ajuda numa das aulas de Área Projecto (quando aprendemos a usar o Paint do Windows e poucos sabiam usar um pc) pelo que revela-se aqui a minha imagem. Foi em 2003.

Atlas Geográficos com interesse





Atlas Geográficos actuais e credíveis

O que eu quero é que os meus alunos, pais, família e amigos façam Geografia!
Que saibam que temos à mão de semear a excelência. Que temos organismos públicos a produzir excelência e, também, a fazer geografia.

Estes Atlas são óptimos. Alguns estão em inglês... Ok estudamos inglês. Ok usamos dicionário.
Para já ficamos a saber onde e como existe a excelência.

o trabalho nas aulas de geografia de sétimo ano

Caderno de geografia do 7º ano - 2011-2012 | Escola Fernão Mendes Pinto, Almada


Parabéns à Ana do 7º2 | Escola secundária Fernão Mendes Pinto

Este é um caderno excelente.
Fica aqui o exemplo para quem ainda não entendeu como devemos organizar os apontamentos e os trabalhos em sala de aula (há mais do que isto mas chamo-lhe «Anexos» e é apresentado à parte, em Anexo! ao caderno).



nota:
Um caderno é importante?
R.: organiza o estudo, lista os temas tratados em aula e é a prova material do que se fez, ou não fez, na sala de aula

trabalhos de excelência no 7º ano de geografia

Países e regiões geográficas em 2012 - Trabalho de Pesquisa 7º ano avaliado



PARABÉNS AOS MEUS ALUNOS DE 7º ANO:
Todos os alunos do sétimo ano fizeram um trabalho de pesquisa semelhante ao que aqui se publica. Tivemos inúmeros 100% e foram bem merecidos: 23 mapas à mão, 192 países, 22 regiões geográficas e, pelo menos, 3 tabelas estatísticas para estes dados todos...

Ficará na net este exemplo para ajuda e motivação de futuros alunos de sétimo ano.


nota sobre este Trabalho de Pesquisa:
Quando digo Pesquisa, digo, enfim... «pesquisa orientada» porque a questão das fontes credíveis e pesquisas livres na net recomenda prudência, e nem eu teria o tempo necessário para confirmar «pesquisas não orientadas»).
Entre Janeiro e Maio fomos dando-lhe uns toques. O guião que serviu de suporte ao trabalho está aqui: http://www.scribd.com/doc/78400322


o melhor professor do mundo








Na pior escola dos EUA, entre gangues e marginais, o melhor professor de matemática do mundo

Jaime Escalante nasceu em La Paz, Bolívia (1930) e foi provavelmente o melhor professor do mundo.
Licenciado e professor de matemática na Bolívia emigrou aos 33 anos (1963), por perseguição política, para os Estados Unidos.

Serviu à mesa em cafés, foi cozinheiro, técnico informático e estudou à noite matemática na California State University de Los Angeles.

Aos 43 anos diplomou-se e começou a leccionar em Garfield uma escola de subúrbio, marginal, violenta, mal classificada e com elevado abandono escolar.



Em 1982, com 52 anos, candidatou os seus alunos a um exame de matemática avançada chamado Advanced Placement (AP), um programa de estudos mais exigente que o estritamente necessário para concluir o ensino secundário. Todos passaram e, em 18 alunos, sete receberam a nota máxima.

Os examinadores suspeitaram de fraude e obrigaram os que quisessem manter as suas notas a fazerem de novo o exame. As notas foram confirmadas. A partir daí, as aulas do professor Escalante passaram a atrair centenas de estudantes. Os alunos vinham mais cedo e tinham lições suplementares aos sábados.

Em 1988, com 58 anos, 443 alunos fizeram os exames avançados do College Board; 266 passaram. O "sistema educativo" reagiu e dificultou desde sempre o trabalho de Escalante. Os sindicatos tentaram proibi-lo de fazer "horas extraordinárias" e os teóricos da educação da Califórnia opuseram-se a que tivesse estudantes a mais nas suas aulas. Escalante faleceu em Abril de 2010.

Ver em Jaime Escalante, Inspiration for a Movie, Dies at 79. THE NEW YORK TIMES (2010/04/01)

ensinar: o melhor professor de ciências




Acontece no Brasil.
O Professor Pachecão é comunicação total. Pelo que pesquisei na net há imensa exigência e balbúrdia nas suas aulas e um jeito muito brasileiro no à vontade.

Um fenómeno pouco recomendável para outros professores, sobretudo, aqui, em Portugal:
a) porque certamente um E.E. imporia a devida queixa quanto a pedagogias;
b) porque a "comunicação total" do Pachecão será sempre uma farsa se copiada.

Questão imediata:
Estas aulas não são um convite ao tumulto? Os alunos trabalharão com seriedade nestas aulas?

Suponho que sim. Alunos a preparem-se para exames nacionais de acesso à universidade, são sempre alunos motivados. A entrega total do professor Pacheco e os seus bons truques fazem o resto.

vídeos absolutamente incríveis sobre o professor Pachecão e as suas aulas:
A última aula. No Colegio Rui Barbosa, Belo Horizonte.
Biografia. Entrevista com o "Professor Pachecão" no Programa DNA em 2011.

o problema da poluição é porque o mundo é redondo




Lula cita Freud, lembrando que a humanidade não controla as intempéries.
Também explica que o problema da poluição é porque o mundo é redondo. Se fosse quadrado ou retangular seria diferente.

"Mas como o mundo gira, a responsabilidade é de todos"



O video já é antigo e reporta uma conferência proferida pelo, então, Presidente do Brasil.
Actualmente, Lula já não dirige o Brasil. Mas, ainda assim, fiquei de boca aberta com esta fantástica aula de geografia.


Brasil é um país extraordinário.
Mil e um recursos, mil e um pontos de interesse, uma potência económica (é BRIC e é dos G20) e mil e um paradoxos. Um país extraordinariamente fantástico que acolheu com extraordinário sossego a mais extraordinária lição de geografia proferida pela mais alta figura do estado.

É um clip histórico: um dos melhores apanhados políticos de sempre e uma referência no ensino da geografia. Uma pausa e um sorriso nas nossas angústias quotidianas.

as últimas matérias do oitavo ano de geografia


Ver em YOUTUBE/geografismos: geo-8.6 redes e meios de transporte e telecomunicações


Visionamento de documentários e relatórios de leitura (recensão crítica):

Como combinado, peço um relatório de 3 dos documentários existentes nesta lista de videos:
   DOC nº5: Tráfego aéreo civil no mundo durante 24 horas (2008)
   DOC nº10: Ships catastrophous
   DOC nº19: World's Craziest Highways


Para a semana acontecem as ultimas aulas úteis de geografia. Será a ocasião para entregarem-me os famosos «anexos» (actividades, exercícios, etc) e mostrarem-me os vossos cadernos (prova material do nosso trabalho em sala de aula ;)

jogo de geografia para encaixar países europeus no lugar certo



Para passar o tempo...
Este jogo de geografia é o melhor dos melhores para aprendermos a localização de países europeus.

Portugal

DIRECTOR: ANZE PERSIN
DOP: PAULO ARES
EDITOR: PEDRO RIBEIRO
PRODUCTION COMPANY: WWW.LXFILMES.COM
POST-PRODUCTION: WWW.THEMOTIONSTUDIO.TV
MUSIC: RODRIGO LEÃO
ORIGINAL 5 ELEMENTS IDEA & SCRIPT CONSULTANT: DIAMANTINO FERREIRA
CLIENT: PARQUEEXPO


a 7 minute film made for the portuguese pavilion at world exposition expo shanghai 2010.
shot entirely with canon 5d, 7d and a set of zeiss prime lenses. post-produced in aftereffects.
will run for 6 months at the portuguese pavilion, with 3 million expected visitors.

Um extraordinário exemplo do melhor que se tem feito em vídeos promocionais de Portugal!
Foi em 2010, no tempo da Expo Xangai.





Portugal

geografia no oitavo ano: 3 filmes, 1 visita de estudo

.

Ver em YOUTUBE/geografismos: geo-visita de estudo - 2012- serra de aire



Lista de filmes para alunos do oitavo ano que não fizeram a Visita de estudo à Serra de Aires e Candeeiros.

O objectivo é entregar o relatório de «visionamento de filmes» (vejam post anterior).

relatório para visionamento de documentários

Relatório recensão crítica de documento


Para os alunos do oitavo ano que não estiveram na Visita de Estudo à Serra de Aire e Candeeiros e Salinas de Rio Maior

Quem não foi à visita de estudo tem 3 filmes sobre o Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros.
Vejam e façam o relatório tal como costumámos fazer. Cliquem no link do SCRIBD para baixar um exemplar

É só preencher. As instruções estão no próprio documento. Na aula explicarei melhor, até já.


Geografia e Ciências Naturais: visita de estudo do alunos da Fernão Mendes Pinto, Almada | ESFMP

filmes para aulas de oitavo ano de geografia



Ver em YOUTUBE/Geografismos - geo-8.5 actividades económicas


Lista de filmes dedicados às aulas de oitavo ano de geografia. O tema é "Actividades Económicas" (Unidade 5).

Na última semana visionámos em aula 3 filmes aqui listados. A tarefa é entregar o correspondente "Relatório de recensão crítica" (será mais um "Anexo", o terceiro, a entregar no final deste período lectivo).