Como citar textos e fazer referências bibliográficas - A norma APA Citation Style para escolas básicas e secundárias

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Como fazer referências bibliográficas e citar textos
- A norma APA Citation Style

1. Como identificar os livros, filmes, internet e mapas usados num trabalho escolar? - A bibliografia.
2. Como identificar os textos copiados dos livros consultados? - As citações.

A norma APA citation style é o padrão mais comum usado pela comunidade internacional das ciências e ciências sociais. Este breve guia usa os dados da 6ª edição do Manual of the American Psychological Association publicado em 2008.
As regras aqui usadas não seguem a Norma Portuguesa NP 405-1 (1994), a qual define as regras bibliográficas para Portugal (mas que tem custos elevados e acesso muito limitado…).



1. COMO ESCREVER A BIBLIOGRAFIA:

AUTOR – DATA - TÍTULO DO LIVRO - TÍTULO DO ARTIGO - TÍTULO DO JORNAL – VOLUME – PÁGINAS – LOCALIDADE – EDITORA - DIVERSOS.
Nota: devemos seguir esta ordem, contudo, consoante as pesquisas feitas, simplifica-se consoante os casos seguintes:


LIVROS CONSULTADOS:
Autor. (Ano). Título do livro. Localidade: Editora.


COELHO, J. P. (1969-1971). Dicionário de literatura: literatura portuguesa. Vol. 2. Porto: Figueirinhas.

LIVROS DE INSTITUIÇÕES:
Instituição. (Ano). Título do livro. Localidade: Editora.

Nota: Associações, empresas, instituições, organismos do estado e organizações são considerados autores quando não existe um autor individual.

American Psychological Association. (1972). Ethical standards of psychologists. Washington, DC: APA.


CAPÍTULOS DE LIVROS:
Autor. (Ano). Título do capítulo do livro. In Autor (Ed.), Título do livro (pp.– pp.).

Shun, I. (1998). The invention of the martial a
rts: Kanao Jigorao and Kaodaokan judo. In S. Vlastos (Ed.), Mirror of modernity: Invented traditions of modern Japan (pp. 163-173).


ARTIGOS DE ENCICLOPÉDIAS:
Autor. (Ano). Título do artigo da enciclopédia. In Título da enciclopédia. (Volume, Páginas). Localidade: Editora.

MURCHO, Desidério. (2001). Regras da dedução natural. In Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos. (Vol. 1, pp. 630-634). Lisboa: Gradiva.

ARTIGOS DE JORNAIS OU REVISTAS DE IMPRENSA:
Autor. (Ano). Título do Artigo. Título do jornal. Data. Páginas.
CRATO, Nuno. (2004, 20 Março). Primavera em Constância. Expresso: Actual, 38-40.

ANTOLOGIA OU COMPILAÇÃO DE ENSAIOS DE DIVERSOS AUTORES:
Autor. (Ano). Título do Ensaio. In Editores (Eds.), Título do livro. (Páginas). Localidade: Editora.

Bjork, R. A. (1989). Retrieval inhibition as an adaptive mechanism in human memory. In H. L. Roediger & F. I. M. Craik (Eds.), Varieties of memory & consciousness (pp. 309-330). London: Routledge.

FILMES:
Nome do realizador. (Realizador). (Ano). Título do filme [Filme]. Localidade: Produtora.

KUBRICK, S. (Realizador). (1980). The Shining [Filme]. E.U.A: Warner Brothers.


FILMES NA INTERNET / YOUTUBE:
Nome do realizador. (Data). Título do filme [Ficheiro de video]. Em “url do site”.

NORTON, R. (4 de Novembro de 2006). How to train a cat to operate a light switch [Ficheiro de video].
Em  http://www.youtube.com/watch?v=Vja83KLQXZs


INTERNET PESQUISADA:
Autor. (Ano). Título do artigo. Consultado em “data”. No site “nome do site”: “url do site”.


CRATO, Nuno. (2003). O eduquês e a pedagogia romântica nunca existiram (Jornal de Letras, 27/11/2003). Consultado em: 14-01-2005.
No site Personal Links and Documents (Homepage):  http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Recortes/EduquesNuncaExistiu.htm


LIVROS NA INTERNET:
Autor. (Ano). Título do livro. Em “url do site”.

DICKENS, C. (1910).
A tale of two cities. Em http://books.google.com/books?id=Pm0AAAAAYAAJ


WIKIPEDIA:
Título da entrada. (s.d.). Consultado em “data”. No site Wikipedia: “url do site”.
Nota: As entradas da Wikipedia têm autoria colectiva, raramente são assinadas e são revistas frequentemente.
Logo, a referência a “Autor” e “Data” de publicação não são requeridas.

Judo. (s.d.). Consultado em 29 de Agosto de 2007. No site Wikipedia: http://en.wikipedia.org/
wiki/Judo


POST DE UM BLOG:
Autor. (Data). Título do post. Mensagem consultada em “data”. No site “nome do site”: “url do site”.

JESUS, Luís Palma de. (22 de Dezembro de 2009). O primeiro dia do Inverno de 2009. Mensagem consultada em “14 de Fevereiro de 2010”. No site “Geografismos”: “http://geografismos.blogspot.com/2009/12/o-primeiro-dia-do-inverno-de-2009.html”.

  
MAPAS (POSTER OU FOLHA DE MAPA):
Autor. (Ano). Título do mapa [formato]. Escala. Localidade: Editora.

Metsker Maps. (1979). Metsker's map of Island county, Washington [map]. (ca. 1:70,000.) Tacoma, WA: Metsker Maps.


MAPAS (FOLHA DE SÉRIE DE MAPA):
Autor. (Ano). Título do mapa [formato]. Escala. Série, Número de Folha. Localidade: Editora.

Easterbrook, D. J. (1976). Geologic map of western Whatcom County, Washington [map]. 1:62,500. Miscellaneous investigations series, map 1-854-B. Reston, VA: U.S. Geological Survey


MAPAS DE LIVROS OU ATLAS:
Autor. (Ano). Título do mapa [formato]. Escala. In Autor do Atlas ou livro. Título do Atlas ou livro. Localidade: Editora.

Magocsi, P. R. (2003). Population movements, 1944-1948 [map]. 1:8 890 000. In P. R. Magocsi, Historical atlas of central Europe(Rev. & ex. ed.) Seattle: University of Washington Press. (p. 53).


MAPAS DE REVISTAS OU PERIÓDICOS:
Autor. (Ano). Título do mapa [formato]. Escala. In Autor do Artigo. Título do Artigo. Título da revista ou periódico. Número do Volume. Página.

Clout H. (2006). Figure 2: France: Types of countryside [map].Scale not given. In Hugh Clout. Rural France in the new millennium: Change and challenge.  New Geography, 91, 207.


MAPAS NA INTERNET:
Autor. (Ano). Título do mapa [formato]. Escala. [Consultado em] Data, [No website] Nome do site. [Website:] URL do site

U.S. Fish and Wildlife Service. (2009). Cahaba River Natural Refuge [map]. 1:24 000. Consultado em: 14-01-2005. Website: http://permanent.access.gpo.gov/lps109506.


UM MAPA DO GOOGLE MAPS:
“Título do mapa (referindo a localidade). (Ano). Google Maps. Google. [Consultado em] Data, [No website] Nome do site. [Website:] URL do site

“Nooksack, WA.” (22 Apr. 2010). Google Maps. Google. Consultado em http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=Nooksack,+WA&sll=37.09024,-95.712891&sspn=51.974572,79.013672&ie=UTF8&hq=&hnear=Nooksack,+Whatcom,+Washington&ll=48.902502,-122.279034&spn=0.020452,0.038581&z=15.

  





2. COMO FAZER CITAÇÕES:

nota:
Sempre que copiamos ou referimos ideias de outros autores devemos identificar tudo como CITAÇÔES e que, na lista de BIBLIOGRAFIA, deve ser referido de forma completa.
  


CITAÇÕES CURTAS COM MENOS DE QUARENTA PALAVRAS:

É feita dentro do próprio texto que estamos a escrever; usando ASPAS, devemos indicar o AUTOR, ANO, NÚMERO DA PÁGINA. Vejam os seguintes exemplos
EXEMPLO 1:

Mendes (2003) informa-nos que em
"1536, a Bula Apostólica do Papa Paulo III estabelece definitivamente em Portugal o Tribunal do Santo Ofício" (pp.3), mas sem nos informar das custos políticos de tal decisão
EXEMPLO 2:

A autora descreve-nos como em
"1536, a Bula Apostólica do Papa Paulo III estabelece definitivamente em Portugal" (Mendes, 2003, pp.3) o Tribunal da Inquisição, mas sem nos informar das custos políticos de tal decisão.



CITAÇÕES SUPERIORES A QUARENTA PALAVRAS:

É feita fora do texto que estamos a escrever, criando-se um "BLOCO DE CITAÇÃO" numa LINHA ABAIXO, com uma tabulação avançada de CINCO ESPAÇOS e SEM ASPAS.
EXEMPLO 1:
Mendes (2003) declara o seguinte:
Porém, o edifício tinha dimensões reduzidas para a função que lhe estava atribuída, como se pode deduzir pela correspondência trocada entre D. João III, O Cardeal D. Henrique, Inquisidor Geral do Reino (1539-1580), e a Câmara de Évora, sugerindo ao Rei a mudança dos açougues para otro local, e a integração do templo romano no Tribunal do santo Ofício. (pp.3)

Optando por não relacionar questões de política local com as iniciais condições precárias do Santo tribunal. Contudo, será apenas em 1555, o Município pediu o levantamento de uma planta da zona para estudar a possibilidade de mudar os açougues para outro local.

eyes open





Metereologia e Metereologia espacial, hoje

Como vai o planeta Terra na sua viagem astral?

como avaliar a apresentação de trabalhos de geografia


Formulário aqui em scribd.com/Avaliar-trabalhos-e-apresentacoes-orais-Geografia-10Ano


Recebi ontem o primeiro trabalho e fiquei preocupado - excesso de leveza
Ponho em palavras e números a minha própria papelada para assustar - estava oralmente combinado mas nada como um post público ;-)


OBJECTIVOS MÍNIMOS DO TRABALHO DE RECENSÃO CRÍTICA DA SÉRIE DOCUMENTAL "PORTUGAL, RETRATO SOCIAL" (RTP 2007): 

1. Capa e índice

2. Tarefa A: Redacção da recensão crítica da série documental “Portugal, Retrato Social” (2007)
VERSÃO COMPLETA (≈60 minutos)

2. Tarefa B: Redacção da recensão crítica da série documental “Portugal, Retrato Social” (2007)
VERSÃO PARCIAL (≈10 minutos)

3. Projecção de excertos do documentário

4. Apresentação oral na sala de aula

Nota:
O trabalho é feito em pares. Os nomes constantes na capa do trabalho são a indicação válida da constituição do grupo de trabalho. Situações irregulares ou descoordenação na sua feitura respeitam somente aos alunos que têm sempre a possibilidade de trabalhar individualmente ou constituir outros grupos.
A organização e paginação do trabalho é considerada aquela que o mesmo tinha quando entregue em mãos ao professor.



PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE RECENSÃO CRÍTICA DA SÉRIE DOCUMENTAL "PORTUGAL, RETRATO SOCIAL" (RTP 2007): 

1. Organização – 10 pontos
Paginar com sequência e organizar correctamente títulos e subtítulos se necessário; evitar a confusão ou a contradição.

2. Estrutura e quantidade de dados – VERSÃO COMPLETA - 140 pontos
Cumprimento da “estrutura de trabalho” adequada à recensão do documentário visionado na sua TOTALIDADE (≈60 minutos):
- Identificação do Documento Consultado (10)
- Resumo do documento Consultado (30)
- Cronograma ou Descrição (90)
- Análise crítica (opinião) do aluno (10)

2. Estrutura e quantidade de dados – VERSÃO SIMPLIFICADA - 80 pontos
Cumprimento da “estrutura de trabalho” adequada à recensão do documentário visionado em PARTE (≈10 minutos):
- Identificação do Documento Consultado (5)
- Resumo do documento Consultado (20)
- Cronograma ou Descrição (50)
- Análise crítica (opinião) do aluno (5)

3. Ausência de erros grosseiros – 5 pontos
Correcção científica adequada ao programa da disciplina.

4. Qualidade da escrita – 5 pontos
Frases completas, pontuação; parágrafos compreensíveis; legibilidade.

5. Apresentação Oral – 40 pontos
- Materiais (informações) apresentados (30)
- Argumentação e linguagem (5)
- Postura (5)

6. Penalização do calendário não cumprido
(não deve ultrapassar o último dia de entrega; a penalização na “classificação do trabalho” é função do atraso tido na entrega do trabalho)

Parque Nacional de Yosemite, EUA

















YOSEMITE NATIONAL PARK

Localizado nas montanhas da Serra Nevada, estado da Califórnia, EUA.

Geologicamente o parque caracteriza-se pela presença de rocha granítica e algumas rochas mais antigas. Há aproximadamente 10.000.000 de anos, a Serra Nevada sofreu uma elevação, tendo-se depois basculado (inclinado) o que levou a que as suas encostas ocidentais ficassem com declives ligeiros e as orientais com declives mais acentuados. Esta elevação resultou na formação de desfiladeiros profundos e estreitos.

1.000.000 de anos verificou-se uma acumulação de neve e gelo, formando glaciares. A espessura do gelo no vale de Yosemite pode ter chegado aos 1200 metros durante o início do período glaciar.

fomos ao "Alfabeto do Desenvolvimento" - exposição na Biblioteca da Cunha Rivara


















Alfabeto do Desenvolvimento

Alfabeto do Desenvolvimento é, assim, uma proposta de olhares reflexivos sobre o mundo e também fragmentos diversos de história recente. Cada letra abre uma porta para um tema, apresentado por um investigador e, em leituras autónomas, por um jornalista e um fotógrafo, permitindo assim cruzar três perspectivas e diferentes formas de formar, informar, comunicar, influenciar. A escolha dos 26 temas para as 26 letras não é inocente, ela procura abarcar um conjunto de elementos de diferentes naturezas, que por vezes se cruzam ou contradizem, mas que balizam a nossa vida colectiva.

É um risco assumido por três organizações com distintas missões e naturezas – uma ONG, a ACEP, uma associação de desenvolvimento local, a IN LOCO e um centro de investigação universitário, o CEsA – que se propuseram criar um espaço, alimentado por muitos outros, de olhar diferentemente para o seu terreno de pensamento e acção comum, seja ele geográfico ou temático: o desenvolvimento.




Exposição na Biblioteca da Cunha Rivara em Parceria com a associação O Monte

Aconteceu em colaboração com o Agrupamento o Monte e esteve patente na biblioteca da escola sede a exposição "Alfabeto do Desenvolvimento" (10-14 Fevereiro 2014).
Ver os materiais expostos em http://projectoalfabeto.wix.com/desenvolvimento

A biblioteca que tem excelente ambiente de trabalho e anda sempre em actividades tem um blog para vermos o que se vai fazendo: http://biblioblogarraiolos.blogspot.pt
Fotografias aqui: biblioblogarraiolos-mais-momentos-da-exposicao.html

meteoro caíu na Rússia há um ano atrás





Ver mapa maior








Ver em nasa.gov/mission_pages/asteroid20130215





15 de Fevereiro de 2013: o meteorito Tcherbakoul


entrada de um meteoro na atmosfera terrestre transformou-o numa bola-de-fogo que cruzou os céus do Sul dos Urais (Rússia) e veio a explodir sobre a cidade de Chelyabinsk, ferindo mais de 1.000 pessoas, derrubando paredes e estilhaçando as janelas da região. Ao longe, uma explosão maciça foi filmada.

Estima-se que o meteoro era uma rocha espacial com cerca de 17 metros de largura, pesava cerca de 10.000 toneladas e viajava a 64.373 km/h quando explodiu. O poder da explosaão estimou-se em cerca de 500 mil toneladas de TNT (mais de 30 bombas nucleares de igual capacidade à bomba nuclear de Hiroxima).

O meteoro entrou na atmosfera da Terra e explodiu sobre Chelyabinsk às 09:20 de 14 de Fevereiro de 2013 (fuso horário do lugar) ou 03:20 (hora GMT).

O meteoro ofuscou brevemente o sol durante o evento, que ocorreu poucas horas antes de uma outra rocha espacial muito maior (o Asteróide 2012 DA14, com cerca de 150 metros de largura) ter efectuado um sobrevoo muito próximo, mas com direcção oposta ao do meteoro Tcherbakoul da Rússia.


nota:
A maioria dos feridos sofreu cortes quando vidraças de prédios se estilhaçaram por conta do impacto.

David Bowie no espaço: Chris Hadfield, Mario e Fafa na International Space Station - ISS




David Bowie Space Oddity 1969 Full Album
Ouvir em http://youtu.be/jGvR7GC2erE

Lado A
# Título
1. "Space Oddity"  
2. "Unwashed and Somewhat Slightly Dazed"  
3. "(Don't Sit Down)"  
4. "Letter to Hermione"  
5. "Cygnet Committee"  
Lado B
# Título
1. "Janine"  
2. "An Occasional Dream"  
3. "Wild Eyed Boy From Freecloud"  
4. "God Knows I'm Good"  
5. "Memory of a Free Festival"  

Qual é a maior lixeira do mundo? R.: É o Oceano Pacífico!




Ver em CNN: Mapping a floating swath of plastic waste

O maior depósito de lixo do mundo está localizado no meio do Oceano Pacífico e tem o dobro do tamanho dos EUA.

Esta lixeira é caracterizada como uma sopa de plástico, devido às altas concentrações de plásticos descartáveis ​​que foram presos por correntes oceânicas em espiral do Giro do Pacífico Norte.

Charles Moore, oceanógrafo americano, descobriu o vórtice de lixo em 1997 por acaso.

O que é o Suspicious Observers? Um Boletim diário de Metereologia e Metereologia Espacial



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    Aderiu em 02/05/2011


buracos muito assustadores e perigosos














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SINKHOLES EXISTEM NO MUNDO INTEIRO:

Sinkholes podem surgir instantaneamente a qualquer momento, em qualquer lugar, sem aviso - um desastre natural particularmente perigoso que não pode ser evitado facilmente.
São causados ​​pela lenta erosão inevitável.

Sinkholes aparecem em qualquer parte do mundo. São especialmente vulneráveis os lugares cujo subsolo tem giz, calcário ou outros estratos rocha solúvel, e, simultaneamente, sujeitos a eventos climáticos extremos que possam causar elevadas precipitações e consequentes inundações.



GUATEMALA
Na Cidade da Guatemala, em 2010, com 18 metros de lado, um sumidouro de 30 metros de profundidade abriu-se e envolveu uma fábrica de três andares - como se um verme gigante tivesse escavado um túnel por baixo do centro da cidade.


LISBOA
Surgem por causas menos dramáticas, mas ainda assim mortais. Normalmente uma ruim rede de esgotos que vaza para um subsolo arenoso ou calcário e que irá corroer o solo, fazendo com que estradas ou casas entrem em colapso. Problema típico de países com orçamentos limitados para a manutenção de equipamentos.


FLORIDA, EUA
A Flórida sofre particularmente do mal dos buracos. Aproximadamente 15.000 buracos em todo o estado. O problema parece estar piorando: metade dos buracos registados desde 1964, ocorreu nos últimos 3 anos - considera-se que é a geologia cársica (feita de calcário) da Flórida a causa.
No ano passado, em Tampa, Jeffrey Bush, 36 anos de idade,  foi engolido por um buraco enquanto estava deitado na cama em casa, fazendo manchetes em todo o mundo. Seu corpo nunca foi recuperado.


VENEZUELA
O sumidouro venezuelano Sima Humboldt com 352 metros de largura é tão vasto, que contém o seu próprio ecossistema da floresta na parte inferior separada da selva mais amplo acima.


MÉXICO
No México, um legado do asteróide que atingiu a atual Península de Yucatán e matou os dinossauros são os característicos cenotes - sumidouros na camada de calcário que podem ser mais de cem metros de profundidade, expondo aquíferos subterrâneos e fornecendo belos locais para espeleologia e mergulho em cavernas.
No tempo dos Maias, os cenotes eram por vezes dedicados locais de sacrifício.








ter motivação: a vida não pára




terceiro capítulo de uma série de histórias inspiradoras de pessoas que decidiram não deixar o tempo passar em vão. Afinal, a vida não para.
Realização: Ortobras
Produção: Batuca e Alba Arte

eyes open, no fear


Meteorologia e riscos naturais nas aulas do 7º ano de geografia

Ontem dizia aos meus alunos o que é um bom professor de geografia. Nesse instante o SO fazia mais um Boletim Diário e dava, assim, um exemplo do que deveria ser o trabalho de um docente da nossa disciplina - nada como ensinar com o Exemplo.

eyes open. no fear






RELATÓRIO DIÁRIO DO ESTADO DO TEMPO E FENÓMENOS NATURAIS EXTREMOS

- O que é um bom professor de geografia? 
Se aqui o vosso setor fosse um excelente professor, estes videos seriam PT-BR porque feitos na Cunha Rivara. Amanhã vou explicar o video com detalhe.

O SO faz um jornal diário extraordinário. Aprendemos todos, portanto.

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geografia para as aulas de 7º ano - clima, estado do tempo e fenómenos naturais extremos


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Informações recolhidas semanalmente em sala de aula através de «Observação directa» e consulta de:

Google Earth: com activação das camadas «Clima» e «Sol».
Painel Global: www.painelglobal.com.br e www.painelglobal.org
Instituto Português do Mar e da Atmosfera: www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica, www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.mapa e www.ipma.pt/pt/geofisica/sismologia