tipologia de desastres naturais e mapa de desastres ambientais


Para ver mapa SIG, clicar em hisz.rsoe.hu/alertmap


CLASSIFICAÇÃO DOS DESASTRES NATURAIS:  

(I) CAUSA: EÓLICA  
• (A) vendavais ou tempestades;
• (B) vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
• (C) vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
• (D) tornados e trombas d'água.


(II)CAUSA: TEMPERATURAS EXTREMAS  
• (A) ondas de frio intenso;
• (B) nevadas;
• (C) nevascas ou tempestades de neve;
• (D) aludes ou avalanches de neve;
• (E) granizos;
• (F) geadas;
• (G) ondas de calor;
• (H) ventos quentes e secos.


(III) CAUSA: INCREMENTO DAS PRECIPITAÇÕES HÍDRICAS E INUNDAÇÕES
• (A) enchentes ou inundações graduais;
• (B) enxurradas ou inundações bruscas;
• (C) alagamentos;
• (D) inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar.


(IV) CAUSA:REDUÇÃO DAS PRECIPITAÇÕES HÍDRICAS
• (A) estiagens;
• (B) secas;
• (C) queda intensa da humidade relativa do ar;
• (D) incêndios florestais.


(V) CAUSA: SISMOLOGIA E VULCANOLOGIA
• (A) terremotos, sismos e/ou abalos sísmicos;
• (B) maremotos e tsunamis
• (C) actividade vulcânica


(VI) CAUSA: GEOMORFOLOGIA, O INTEMPERISMO, A EROSÃO E A ACOMODAÇÃO DO SOLO
• (A) escorregamentos ou deslizamentos;
• (B) quedas, tombamentos e/ou rolamentos de rochas e/ou matacões1
• (C) erosão linear, sulcos, ravinas e voçorocas;
• (D) erosão marinha;
• (E) erosão fluvial, desbarrancamento de rios e fenômenos de terras caídas;
• (F) soterramento por dunas.


(VII) CAUSA : DESEQUILÍBRIOS NA BIOCENOSE
• (A) pragas animais;
• (B) pragas vegetais



Fonte:
Castro, Antônio Luiz Coimbra de,
"Desastres Naturais" In Manual de Desastres, Vol. I
Brasília – Ministério da Integração Nacional, Secretaria de Defesa Civil, 2003

como fazer a capa de um trabalho escolar



COMO FAZER UMA CAPA DE UM TRABALHO ESCOLAR   

nota: Usar uma imagem/desenho na capa de um trabalho não é obrigatório. Aliás, mais vale não a incluir porque, por norma, é sempre algo foleiro, demagógico e nada pertinente.

Eco-Ruas em Arraiolos e criação de mapas webSIG no nono ano de geografia






MAPAS PARA USAR NO DIA DA ECO-ESCOLA E SUAS ECO-ACTIVIDADES: 

Na escola vamos ter o institucional içar da bandeira do Eco-escolas, discurso da directora, associação de estudantes, representantes do município de Arraiolos e, trabalho com os alunos das Brigadas de Identificação e Saneamento (com pessoal do 8ºA) e trabalho de Identificação e Recenseamento (com o pessoal do 9ºB).



"ECO-RUAS EM ARRAIOLOS": TRABALHO DE PESQUISA PARA AULAS DE GEOGRAFIA COM O 9ºB:

Primeiro. Vamos criar mapas  em pdf com os arruamentos da vila de Arraiolos (Toponímia e números de polícia) e diverso equipamento urbano; na escalas geográficas de 1/2000 e também 1/3000.
Hoje (06-01-2017), todos os grupos de trabalho escolheram 3 ou mais mapas diferentes para usar no trabalho de campo e guardaram a sua versão em PDF.

Segundo. Na próxima terça feira os alunos do 9ºB irão mapear os piores SPOTS de lixo jogado à rua enquanto as Brigadas do 8ºA irão actuar devidamente equipados na localização e supressão (simbólica, claro).

Terceiro. Faremos (o 9ºB fará) Foto-reportagem dos eventos do dia da Eco-Escola e suas actividades: com cada grupo a fotografar os spots de lixo urbano e a actuação das Brigadas do 8ºA.

Quarto. Pesquisaremos e debateremos (o 9ºB pesquisará) as melhores Propostas para resolver o problema do lixo jogado à rua (um problema nacional que também existe em Arraiolos).



FERRAMENTA ESSENCIAL PARA ESTUDAR E CONHECER ARRAIOLOS:

O endereço http://sig.municipioarraiolos.pt é um portal SIG, um Sistema de Informação Geográfica elaborado em 2015 pelo Município de Arraiolos, em software de código aberto e gratuito [free and open source software]. Consultar em http://sig.municipioarraiolos.pt

Trata-se de um caso muito singular em Portugal - e um caso único entre os 59 municípios que compõem a Região Alentejo (NUT II) que só a excelência e capacidade dos seus fazedores pode explicar.

Muito completo e eficaz. Útil para obtermos os diversos instrumentos de gestão territorial de Arraiolos - sobretudo o seu plano Director Municipal (PDM).


O portal tem como objetivo disponibilizar, ao público em geral, um leque diversificado de informação geográfica, baseada em cartografia digital e em documentação alfanumérica complementar, nomeadamente sobre alguns aspetos biofísicos e sociais do Concelho de Arraiolos. 


Para tirar dúvidas sobre este portal SIG-Arraiolos convem usar este GUIA PRÁTICO DE FAQ:
http://sig.municipioarraiolos.pt/help.pdf
O espaço aéreo do Atlântico Norte

Esta visualização mostra o tráfego aéreo no Atlântico Norte durante um período de 24 horas num dia médio de agosto de 2013 e mostra os 2524 vôos que durante este período, dos quais 1.273 passam pela área Shanwick OCA.


exemplos de levantamentos funcionais e uso do google earth










exemplos de "Levantamento Funcional de um Centro Histórico"

Proponho aos alunos de geografia a discussão do trabalho de campo conduzido no centro histórico de Leiria em 2012 e publicado em 2013. Trata-se de excertos consultados em Levantamento Funcional do Centro Histórico da Cidade de Leiria ‐ Área Comercial. Um trabalho produzido pela equipe do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística ‐ Gabinete de Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Leiria.

Em seguida a listagem dos elementos a ter em conta:



Elementos da análise funcional de um Centro Histórico – ou de uma Área Comercial   


1) Delimitação da área de estudo - Delimitação da área comercial do Centro Histórico (na Planta de ruas).




2) Levantamento das funções existentes nos edifícios de habitação e nos mistos:
2.1) Tabela do "Levantamento funcional dos pisos superiores nos edifícios mistos e todos os pisos nos edifícios de habitação":
  • Localização: Rua/largo; Nº de polícia; Frente (metros); Montra (metros); Piso
  • Tipo de ocupação: Habitação; Comércio; Serviços; Devolutos
  • Totais por edifício (Habitação; Comércio; Serviços; Devolutos)
  • Pisos devolutos (quantidades)
  • Ocupação do edifício predominante (percentagem da ocupação)
2.2) Recolha de Imagens/Fotos por rua.


3) Plantas:

  • Planta de Delimitação da área de estudo
  • Planta de Localização das habitações ao nível dos pisos acima do rés do chão
  • Planta de Localização dos comércios e serviços ao nível dos pisos acima do rés do chão
  • Planta de Estado de ocupação dos edifícios
  • Planta de Localização dos edifícios totalmente devolutos
  • Planta de Agrupamento de ruas por proximidade geográfica



Tabela com o "Levantamento funcional dos pisos superiores nos edifícios mistos e todos os pisos nos edifícios de habitação".




Tabela com o "Levantamento funcional dos pisos superiores nos edifícios mistos e todos os pisos nos edifícios de habitação" e Recolha de Imagens/Fotos por rua. A foto é de uma página impressa do Levantamento Funcional do Centro Histórico da Cidade de Leiria ‐ Área Comercial. Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística ‐ Gabinete de Reabilitação Urbana, 2013.


como analisar um gráfico?





Vamos escrever um texto acerca de um gráfico. O que fazer?  

Primeiro. Um primeiro parágrafo onde identificamos o nosso gráfico com TEMA e LOCAL (referência geográfica) e DATA (a época ou período de anos).
Por vezes as figuras/gráficos nos testes ou manuais estão acompanhadas por um título - devemos completá-lo; devemos, também, referir a legenda (relacionar cores com nomes) e o título de cada variável (eixo de x e eixo de y) e as suas unidades de medida (valores absolutos, percentagens, graus centigrados, etc) se necessário.

Segundo. Um segundo parágrafo a identificar a principal evolução dos dados e o seu ritmo/padrão de progressão e a época ou período de anos onde ocorre: Crescimento positivo, nulo, negativo (descrevendo os factores que causam tal «crescimento»). O ritmo/padrão desse crescimento pode ser lento, rápido ou muito rápido (por vezes as evoluções dividem-se em 2 ou mais fases que devemos descrever).

Terceiro. Identificar/situar os valores máximos e os valores mínimos (indicando os valores exactos que se podem ler na escala graduada dos eixos.

Para treinar para o teste, deixo esta questão:
Caracteriza o crescimento da População portuguesa entre 2010 e 2012




o sistema de informação geográfica de Arraiolos








FERRAMENTA ESSENCIAL PARA ESTUDAR E CONHECER ARRAIOLOS:

É um portal SIG, um Sistema de Informação Geográfica elaborado em 2015 pelo Município de Arraiolos, em software de código aberto e gratuito [free and open source software]. Consultar em http://sig.municipioarraiolos.pt

Trata-se de um caso muito singular em Portugal - e um caso único entre os 59 municípios que compõem a Região Alentejo (NUT II) que só a excelência e capacidade dos seus fazedores pode explicar.

Muito completo e eficaz. Útil para obtermos os diversos instrumentos de gestão territorial de Arraiolos - sobretudo o seu plano Director Municipal (PDM).


O portal tem como objetivo disponibilizar, ao público em geral, um leque diversificado de informação geográfica, baseada em cartografia digital e em documentação alfanumérica complementar, nomeadamente sobre alguns aspetos biofísicos e sociais do Concelho de Arraiolos. 


Para tirar dúvidas sobre este portal SIG-Arraiolos convem usar este GUIA PRÁTICO DE FAQ:
http://sig.municipioarraiolos.pt/help.pdf

na Nazaré, as ondas gigantes de sábado passado




Epic conditions on the first big swell of the season 2016/2017 in Nazaré, Portugal.
With many riders, from Portugal, Spain, Russia, America, Brazil and other countries.


Footage: Lumix GH4, Metabones Speed Boster x0.64, Canon 100-400mm, Canon 24-105mm

construção de um gráfico em papel milimétrico


9C nr04 Fábio 2013-2014


9C nr20 Rita 2013-2014



O IDH E O RNB PER CAPITA  

Quais os países mais desenvolvidos do mundo?
Os países mais produtivos ou mais ricos serão os mais desenvolvidos?

As fotos são de trabalhos feitos por alunos dos nonos anos em 2013-2014. Este ano fizemos uma versão mais simples (porque as Metas Curriculares reorganizaram as matérias e o tempo de trabalho).

Este ano não calhou tirar fotos mas o 9ºB fez hoje um teste de avaliação com os 5 países com maior classificação de IDH-2015. Quando receber os trabalhos (os afamados "Anexos" do primeiro período) irei publicar uma foto de 2015.

o desenvolvimento humano nos últimos anos


9C nr14 Luís Vieira


9C nr15 Filipe Glória



Fonte: Human Development Index Report, 2015



EVOLUÇÃO DOS PAÍSES MUITO DESENVOLVIDOS: O IDH EM 2013 E 2015:

Quais os países mais desenvolvidos do mundo na actualidade?

As fotos são das aulas com os nonos anos de 2013-2014 em Arraiolos. Foi o meu primeiro ano em Arraiolos e, tal como agora com o meu 9ºB de 2016-2017, fizemos o mapeamento dos países muito desenvolvidos.

Este ano pouco mudou. Os dados mais recentes são de 2015 e nada mudou com os «melhores» países do mundo para viver.

as NUTS 2013 entraram em vigor no ano anterior mas não temos dados estatísticos agregados disponíveis para estudar






Em 2015 entrou em vigor uma nova divisão regional em Portugal – NUTS 2013  

As novas unidades territoriais para fins estatísticos servem de suporte à recolha, organização e divulgação de informação estatística regional a nível europeu. A nova divisão regional (NUTS 2013) começou a ser aplicada pelo Sistema Estatístico Nacional e Europeu a 1 de janeiro de 2015 (a meio do ano lectivo passado).


O que mudou nos novos mapas?  

As NUTS III passaram de 30 para 25 unidades territoriais, agora designadas de «unidades administrativas».
Essas unidades administrativas correspondem às "Entidades Intermunicipais", "Região Autónoma dos Açores" e "Região Autónoma da Madeira".
Quanto às NUTS I e II, esta nova versão de 2013 não implicou alterações, tendo apenas a designação da NUTS II "Lisboa" passado para "Área Metropolitana de Lisboa".

Assim, actualmente, os 308 municípios de Portugal agrupam-se em 25 NUTS III, 7 NUTS II e 3 NUTS I.













As NUTS III e os dados estatísticos para trabalhar em Geografia de Portugal no ensino secundário

Os manuais não foram alterados nem o serão tão cedo. Desde janeiro de 2015 os dados estatísticos começaram a ser «agrupados» de acordo com as novas unidades territoriais, converter dados de anos anteriores para as novas fronteiras não é fácil nem rápido.
Felizmente as NUTS de nível 2 e 1 não foram alteradas. Logo, o impacto nos exames nacionais não será decisivo.

conclusão do tema agricultura portuguesa e a PAC





Nota: 
Esta é uma ficha elaborada pela docente Isabel Mota que gentilmente a cedeu para acompanhar a reportagem da SIC.


SUGESTÃO DE RESPOSTAS:   


imagens do Nós Propomos no ano 2016-2017



Momentos da pesquisa documental e trabalho de campo (entrevistas, inquéritos à população, fotografias, etc).
Foto do Projecto Nós Propomos
2015-2016, cedida pelo professor Sérgio Claudino (IGOT).



O inquérito de Avaliação Intermédia aplicado em fevereiro.
Foto do Projecto Nós Propomos 2015-2016, cedida pelo professor Sérgio Claudino (IGOT).



Um Poster informativo para apresentação na Escola.
Foto do Projecto Nós Propomos 2015-2016, cedida pelo professor Sérgio Claudino (IGOT).




Apresentação do Projeto no Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos!”, na Universidade de Lisboa, em 2 de maio de 2017. Nesse dia foram entregues certificados e distinções.
Foto do Projecto Nós Propomos 2015-2016, cedida pelo professor Sérgio Claudino (IGOT).



No verão de 2016 aconteceu uma visita ao Parlamento Europeu e países vizinhos.
Foto do Projecto Nós Propomos 2015-2016, cedida pelo professor Sérgio Claudino (IGOT).

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica em 2016/2017







OS 9 PROCEDIMENTOS QUE OS ALUNOS DEVEM DAR:  

Passo 1 
Desenvolvendo o Projeto…

Quais são os problemas locais?
(Resposta a inquérito, passeio…)


Passo 2 
Constituir grupos de trabalho.

(cerca de 4 alunos, variável)


Passo 3 
Definir o tema/problema de trabalho.

(podem reajustar posteriormente)


Passo 4 
Identificar os problemas e os desafios locais. 

(tendo presente, sempre que possível, o Plano Diretor Municipal)


Passo 5 
Fazer pesquisa documental.

(jornais, livros, internet)

Realizar o trabalho de campo.
(entrevistas, inquéritos à população, fotografias, etc)


Passo 6 
Responder a um inquérito de avaliação intermédia em fevereiro.



Passo 7 
Discutir e apresentar propostas de resolução.



Passo 8 
Final do 2º período.

Cada grupo está a finalizar o projeto/proposta

Cada projeto/proposta deve compreender:
1. Um suporte digital com (powerpoint, etc…):
  • Logotipos
  • Título, autores, turma, escola e data (2 de maio de 2017)
  • Identificação do problema
  • Informação relevante (pesquisa documental, inquéritos…)
  • Proposta de intervenção
  • Fontes
Nota: Se powerpoint, deve compreender um máximo de 20 diapositivos (10 minutos de apresentação).
2. Uma memória descritiva (cerca de 2 páginas).
3. Um poster (se possível, para apresentação na Escola).


Passo 9 
Apresentar o Projeto no Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos!”, na Universidade de Lisboa, em 2 de maio de 2017.

(convem ter um powerpoint)

Receber certificados e distinções.

a Política Agrícola Comum da União Europeia




PAC  

A Política Agrícola Comum da União Europeia (PAC) é um sistema de subsídios à agricultura e programas de desenvolvimento em áreas afins.

Foi criada em 1962 tendo como objectivos principais assegurar o abastecimento regular de géneros alimentícios e garantir aos agricultores um rendimento em conformidade com os seus desempenhos.

os países mais populosos do mundo em 2015






Esta é uma lista de países e territórios dependentes pela população, baseada na norma ISO 3166-1.
De acordo com uma estimativa separada pelas Nações Unidas, a população mundial ultrapassou 7 bilhões mil milhões em outubro de 2011.

In "Lista de países por população". Consultado na Wikipedia em 11/10/2016

quantos somos?



Contador da população para a actualidade   
Em http://www.poodwaddle.com/Stats/WorldClock.swf


5777 é o Ano Novo judaico e começa hoje



Rosh Hashaná  

O povo judeu celebra agora os dois dias de feriado de Rosh Hashana - o Ano Novo judaico que é um tempo de introspecção e arrependimento.
Este nome é atribuído pela tradição rabínica ao dia da concepção do mundo.