COMO É A ESCOLA NO BRASIL? Mãe de aluna de sete anos mata assaltante na entrada da escola. |
os 10 principais climas do mundo para o sétimo ano
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MAPA SIMPLIFICADO DOS CLIMAS DO MUNDO
Nos sétimos anos de Geografia usamos apenas 10 climas distribuídos por 3 zonas climáticas. Para os localizar temos os mapas mudos em cima.
NOTA:
O planisfério aqui apresentado com os 10 principais climas do mundo é conforme à tipologia portuguesa mais usada nas aulas de geografia do 3º ciclo.
É uma imagem editada do "Atlas Climático"(circa 2001) da editora escolar Santillana.
planisfério mudo para os alunos do nono ano
onde podemos ver a aurora neste exacto momento?


MODELO DE PREVISÃO DE AVISTAMENTO DE AURORAS EM TEMPO REAL
Estas imagens são modelos matemáticos para estimar o grau de propabilidade de vermos uma aurora e foram produzidos pelos americanos do NOAA e Space Weather Prediction Center na Universidade Johns Hopkins University, Applied Physics Lab (o guru deste projecto é Patrick Newell).
As atualizações ocorrem em períodos de 30 a 60 minutos de modo a corresponder às interacções de ventos solares superiores a 800km/h em contacto com a nossa magneto esfera (tempestades geomagnéticas).
25 4 ever

Outro País (Sérgio Trefaut, 2000) Cineastas estrangeiros famosos falam [falaram em 2000] do choque recebido há [40] anos quando desembarcaram em Portugal: a luta de classes estava nas ruas numa revolução que os deslumbrou. Chegavam da França, do Brasil, da Suécia, da Alemanha, dos EUA, da União Soviética. Aquilo que viam e sentiam tinha toques de situação extra terrestre. A última revolução romântica do século, para muitos uma impensável ameaça comunista, para outros um laboratório de sonhos e política, um espaço excitante para jovens e talentosos fotógrafos e realizadores. Pessoas como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Isserman, Santiago Alvarez, Pea Holmquist, Jean Gaumy, viajaram até Portugal e aí viveram Até a festa terminar. Este é o melhor documentário de sempre sobre o 25 de Abril. Cada sequência uma reflexão e uma história por contar, cada cena uma discussão. Este é um dos melhores documentários do mundo e, sem dúvida, o mais lúcido e bem conseguido sobre o 25 de Abril. As imagens são fantásticas. Os melhores fotógrafos do mundo estiveram em Portugal em 1974 e, com eles, 25 anos depois, fez-se um «Olhar distanciado» e, portanto, reflexivo sobre a Grande Ilusão que foi a revolução portuguesa. O que se seguiu ao golpe de estado foi uma bela e trágica ilusão. Estava tudo errado. O processo foi desde o inicio uma impossibilidade mas na qual todos acreditaram. nota: sobre o filme é leitura obrigatória: 25 de Abril – Marca Registada |
principais cadeias montanhosas de Portugal a estudar nas aulas
principais cadeias montanhosas a estudar


LISTA DE PRINCIPAIS CADEIAS MONTANHOSAS:
NO MUNDO:
1-Montanhas Rochosas
2-Apalaches
3-Andes
4-Atlas
5-Monte Quilimanjaro
6-Pirinéus
7-Alpes Escandinavos
8-Alpes
9-Alpes Apeninos
10-Alpes Dinários
11-Balcãs
12-Cárpatos
13-Cáucaso
14-Montes Urais
15-Himalaias
NA EUROPA:
1-Alpes Escandinavos
2-Alpes
3-Alpes Apeninos
4-Alpes Dinários
5-Balcãs
6-Cárpatos
7-Cáucaso
8-Montes Urais
9-Pirinéus
filmes de Geografia para usar nas aulas de Geografia
ORGANIZADO POR TEMAS:
Clima
Meio Natural
Riscos e Catástrofes Naturais
Mapas e Modos de Localização
População e Povoamento
Migrações
Atividades Económicas
Transportes e Comunicações
União Europeia
Organizações Formais e Informais
A RTP recuperou filmes das últimas décadas úteis para o estudo das paisagens, da população, das actividades económicas ou dos problemas ambientais para usarmos nas aulas de Geografia.
Nota:
Os materiais deste RTP GEOGRAFIA foram organizados de acordo com o Programa Nacional de Geografia para o 3º Ciclo anterior às actuais Metas Curriculares. Esta desactualização obriga os professores a ter algum cuidado. Sugiro usarem a ferramenta de «Pesquisa».
mapear o mundo político atual num trabalho de pesquisa com o sétimo ano
UM TRABALHO DE PESQUISA SOBRE A NORMA GEOGRÁFICA M.49 DA ONU
MAPEAMENTO DO MUNDO POLÍTICO DAS NAÇÕES UNIDAS NA ATUALIDADE
Do aluno Miguel ferreira do 7C na Escola Cunha Rivara em Arraiolos.
Para além das regras de como fazer um trabalho, os alunos precisam de situações reais.
Apesar das adversidades materiais e logísticas da sala de aula, e, de calendário, à última hora, os alunos dos sétimos anos conseguiram excelentes resultados - fica aqui a ilustração mais conseguida.
Irei usar este exemplo com as próximas turmas de sétimo ano. Um obrigado ao Miguel F.
O trabalho de pesquisa sobre a Norma M-49 da ONU - 11 mapas mudos para cartografar
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LOCALIZAÇÃO DE PAÍSES E MACRO REGIÕES GEOGRÁFICAS
Para fazermos este trabalho de pesquisa foi entregue a cada aluno uma colecção de mapas mudos e a listagem oficial de países existentes na actualidade
O bjectivo é usarmos o Google Maps ou, na pior das hipóteses, o manual de geografia.
Os alunos devem localizar e legendar os países nos mapas mudos (e colorir as regiões geográficas com uma cor para cada região).
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Podem baixar os documentos aqui:
2018 ANO-07 - REGIÕES E PAÍSES - mapas mudos
https://drive.google.com/file/d/1qOjLa0iWMMUUekphsC9oJfd1qBBMH8Pd/view?usp=sharing
REGIÕES GEOGRÁFICAS NO MUNDO (NORMA UN M.49) - 2018
https://drive.google.com/open?id=1pY-SCRBPGDY1_fjOtxBUqncM6v92cEnS
tempestade a caminho: o anticiclone dos Açores posicionado na península ibérica impedirá a chuva por pouco tempo
PRESSÃO ATMOSFÉRICA; VENTO E SUA DIRECÇÃO E INTENSIDADE
Nota:
As 3 cartas sinópticas acima linkadas foram obtidas numa muito pluviosa semana da Primavera de 2018 (15-16/Abril de 2018)
como construir um gráfico termopluviométrico em papel milimétrico ?
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O QUE É UM GRÁFICO TERMOPLUVIOMÉTRICO? - DEFINIÇÃO SIMPLES:
Um gráfico termopluviométrico representa a temperatura e a precipitação registadas num local, ao longo de um ano.
Cada clima tem um gráfico termopluviométrico típico.
LEGENDA:
Linha vermelha representa os valores da temperatura média mensal.
Barras azuis representam a precipitação acumulada (total) de cada mês.
Letras: cada letra é a inicial do nome de cada mês.
COMO CONSTRUIR O GRÁFICO?
1) Usamos uma tabela estatística com valores de uma estação meteorológica: temperatura T(ºC) e precipitação P(mm).
2) Usamos um algoritmo (conjunto de instruções que dirá qual o tamanho e aspecto do gráfico). Nas fotos em baixo escolheu-se o seguinte algoritmo:
- Meses: 0,5cm=1mês
- T(ºC): 1cm=10ºC
- P(mm): 1cm=20mm
[nota: O valor de P é sempre o dobro de T]
Agradecimentos:
As imagens são trabalho da professora Susana Barreiros com os seus alunos que tem imensos documentos-resumos de geografia na sua conta no SlideShare.
O video é do professor Carlos Gomes que no seu canal também explica como fazer um destes gráficos em Excel.
PARA TREINAR O NOSSO TESTE DE GEOGRAFIA NO SÉTIMO ANO:
OS DADOS PARA ARRAIOLOS E SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA (ÉVORA 2004)