QUESTIONAR O ACTUAL CONFINAMENTO Entrevista a António Ferreira, médico internista e professor na Universidade do Porto: "[Confinamentos] provocam o aumento da mortalidade não Covid, da morbilidade, da incidência de vários tipos de doenças, incluindo doenças mentais.” (...) “Uma pandemia combate-se através do rastreamento sistemático dos casos e do isolamento das pessoas infetadas”, explicou. Ler: https://www.dn.pt/pais/confinamento-e-recolher-obrigatorio-inuteis-e-prejudiciais-defende-internista-do-sao-joao-13048365.html |
ganhar 5000 euros e compreender como Portugal se industrializou e cresceu
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COMO FAZER: 1º Ver página do concurso: https://alfredodasilva150anos.pt/concurso-escolas 2º Ler/Baixar a «Biografia de Alfredo da Silva», fundador do Grupo CUF (gratuitamente disponibilizada aos alunos, professores e escolas, após registo). 3. Ler/Baixar as «Regras do concurso». 4. Ler/Baixar as «FAQ do concurso» 5. Os critérios para a seleção dos trabalhos: a) O rigor histórico e a fidelidade à verdade; 6. As bolsas de estudo terão os seguintes valores: 1.º classificado: bolsa de 5000 euros 7. Objectivos do trabalho (parâmetros mínimos): 1. O conhecimento da vida de um dos maiores industriais e empresários portugueses, bem como das suas iniciativas, dos empreendimentos que criou e dos que lhe sucederam; 8. No Classroom de cada turma haverá materiais e aconselhamento metodológico para alunos a concurso. |
hierarquia dos centros urbanos, redes urbanas e territórios marginais - o caso português
11º ANO

In Complexidade dos sistemas urbanos metropolitanos opõe-se ao resto do país (INE 2004)
Hierarquia dos centros urbanos, redes urbanas e territórios marginais
Neste estudo de 2004 a análise da rede urbana nacional serve para os dias de hoje e temos a vantagem de ler uma síntese boa para o estudo em Geografia A.
Análise deste mapa de «Áreas de influência e marginalidade funcional»:
Tese principal:
1. Acentuada bipolarização da rede urbana portuguesa (Lisboa e Porto).
2. Fraca coesão territorial, notando-se a existência de territórios marginais à rede urbana no interior/fronteira
A rede urbana assimétrica extrema:
Um conjunto de freguesias, localizadas sobretudo no interior Norte e Centro e no território serranio entre o Alentejo e o Algarve, que registam elevados índices de marginalidade funcional.
Esta desintegração torna-se visível, por exemplo, pelo facto de, em áreas muito próximas de centros urbanos com áreas de influência para funções especializadas, e mesmo em alguns casos para funções muito especializadas, se encontrarem freguesias com marginalidade funcional muito forte (veja-se, por exemplo, a situação de Trás-os-Montes).

In Complexidade dos sistemas urbanos metropolitanos opõe-se ao resto do país (INE 2004)
Hierarquia dos centros urbanos, redes urbanas e territórios marginais
Neste estudo de 2004 a análise da rede urbana nacional serve para os dias de hoje e temos a vantagem de ler uma síntese boa para o estudo em Geografia A.
Os centros urbanos apresentam-se como nós territoriais, concentrando funções estruturantes na organização [...] das populações que residem para além dos seus limites.
Foi estabelecida uma hierarquia de centros urbanos que depende do número de funções e tipo de funções aí disponíveis. [Este centros estão] organizados em redes [...] de relações de dependência que implicam a mobilidade das populações na busca de bens e serviços.
Análise deste mapa de «Áreas de influência e marginalidade funcional»:
Tese principal:
1. Acentuada bipolarização da rede urbana portuguesa (Lisboa e Porto).
2. Fraca coesão territorial, notando-se a existência de territórios marginais à rede urbana no interior/fronteira
A rede urbana assimétrica extrema:
Um conjunto de freguesias, localizadas sobretudo no interior Norte e Centro e no território serranio entre o Alentejo e o Algarve, que registam elevados índices de marginalidade funcional.
Esta desintegração torna-se visível, por exemplo, pelo facto de, em áreas muito próximas de centros urbanos com áreas de influência para funções especializadas, e mesmo em alguns casos para funções muito especializadas, se encontrarem freguesias com marginalidade funcional muito forte (veja-se, por exemplo, a situação de Trás-os-Montes).
a situação energética nacional anterior à implementação das renováveis
10º ANO


nota: tep (tonelada equivalente de petróleo); Mtep: milhão de tep
Análise de gráficos para o 10ºB: desta vez, aproveito para pedir uma análise detalhada de dois gráficos (Portugal entre 1985 e 2000).
A tese genérica a retirar da análise comparada dos gráficos é esta:
Em Portugal a indústria extractiva e a indústria energética foram sectores em crise, fornecendo apenas 10% das nossas necessidades energéticas no ano 2000 (o nosso consumo de Energia Primária). Esta situação é a causa principal da nossa dependencia energética de outros países.
E com esta ideia conseguimos resumir a unidade didáctica do subsolo dedicada à energia, e, claro, podemos explorar todos os temas tratados.
Nota 1: Como analisar gráficos com algum detalhe: ver AQUI.
Nota 2: Mtep: Milhões de... Toneladas Equiparadas a Petróleo. EP: Energia Primária
nota: tep (tonelada equivalente de petróleo); Mtep: milhão de tep
Análise de gráficos para o 10ºB: desta vez, aproveito para pedir uma análise detalhada de dois gráficos (Portugal entre 1985 e 2000).
A tese genérica a retirar da análise comparada dos gráficos é esta:
Em Portugal a indústria extractiva e a indústria energética foram sectores em crise, fornecendo apenas 10% das nossas necessidades energéticas no ano 2000 (o nosso consumo de Energia Primária). Esta situação é a causa principal da nossa dependencia energética de outros países.
E com esta ideia conseguimos resumir a unidade didáctica do subsolo dedicada à energia, e, claro, podemos explorar todos os temas tratados.
Nota 1: Como analisar gráficos com algum detalhe: ver AQUI.
Nota 2: Mtep: Milhões de... Toneladas Equiparadas a Petróleo. EP: Energia Primária
geopolítica e liberdade - um relatório de pesquisa sobre os pólos mundiais da liberdade económica e liberdade política
12º ANO
RELATÓRIO DE PESQUISA Nº6: 1) QUAIS OS PAÍSES DE MAIOR LIBERDADE EM 2020? (7 QUESTÕES | 17-DEZ): 6.1 O que é o Index of Economic Freedom? 6.2 O que é a Liberdade Económica? 6.3 Quais os critérios para avaliar a Liberdade Económica? 6.4 Quais os graus de LIBERDADE? 6.5 Quais os países com maior liberdade económica? (livre + maioritariamente livre) (Tabela manuscrita). 6.6 Quais os países menos livres (reprimido + maioritariamente não livre) (Tabela manuscrita) 6.7 Qual o a Liberdade económica em Portugal? (valor e descrição para cada um dos 12 critérios) (Tabela manuscrita). 2) Consultar: "2020 Index of Economic Freedom" in https://www.heritage.org/index/heatmap 3) Fontes: 4) Enviar FOTO do trabalho produzido em aula no Classroom (cada aluno envia o seu até ao final da aula de 5ªFª). |
caracterização de dois sistemas agrários em Portugal 2020
11º ANO
RODRIGUES, Arinda; BARATA, Isabel. (2013). Geografia A 11º ano. Lisboa: Texto Editores.
Retirado do manual adoptado no 11º ano. Os dados estatísticos e a cartografia foram actualizados até ao ano de 2015.
Estas «Fichas Formativas» fazem sentido se trabalhadas em sala de aula, pelo que se supõe a adopção deste manual de Arinda Rodrigues e Isabel Barata.
REPOSIÇÃO DE AVALIAÇÕES:
Retirado do manual adoptado no 11º ano. Os dados estatísticos e a cartografia foram actualizados até ao ano de 2015.
Estas «Fichas Formativas» fazem sentido se trabalhadas em sala de aula, pelo que se supõe a adopção deste manual de Arinda Rodrigues e Isabel Barata.
REPOSIÇÃO DE AVALIAÇÕES:
TEMA: Espaço rural e distintos «sistemas agrários» em Portugal na atualidade.
Procedimento: Responder a 6 questões contidas no «guia com instruções de trabalho».
LINK PARA GUIA COM INSTRUÇÕES DE TRABALHO:
https://drive.google.com/file/d/1T7AHo8S4FrUwt9rfytwEp7CKrOQ9R-NB/view?usp=sharing
Procedimento: Responder a 6 questões contidas no «guia com instruções de trabalho».
LINK PARA GUIA COM INSTRUÇÕES DE TRABALHO:
https://drive.google.com/file/d/1T7AHo8S4FrUwt9rfytwEp7CKrOQ9R-NB/view?usp=sharing
as cidades médias e as cidades intermédias em Portugal
11º ANO
A CIDADE MÉDIA E A CIDADE INTERMÉDIA
Nos anos 60 surgiu em França, nos departamentos governamentais de planeamento e economia, o conceito de Cidade Média. Nos anos 90 emergiu o conceito de Cidade Intermédia.
1. Cidades médias:
Uma classificação de centros urbanos da Comissão Europeia define como «grandes cidades» as que possuem mais de 250 000 habitantes, «cidades médias» as que possuem entre os 100 000 e os 250 000 habitantes e «cidades pequenas» as de dimensão inferior a 100 000 habitantes. [nota: Portugal tem intervalos de valores diferenciados]
DATAR (1989) – Les Villes Européennes. Maison de Geographie, Montpellier.
2. Cidades Intermédias:
2.1. É uma cidade média mas com capacidade de estabeleces relações com outras cidades do mesmo nível hierárquico articulando-se em rede. i.e., está inserida numa Rede Urbana de centros urbanos equivalentes.
EFILWIC (1994) – Visions and actions for medium-sized cities. Reports from the European orkshops of Alicante, Volos and Oviedo. European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, Dublin.
COMMERÇON, N. (1996) – Les villes moyennes, Norois, 43, n.º 171: 487-493.
WILBERG, U. (1991) – Medium-sized cities and renewal strategies, 31st RSA European Congress,vol. 1, tomo 4. Regional Science Association, Lisboa.
ONU (1963, 1964, 1970, 1971, 1973, 1974, 1980, 1983, 1987, 1992, 1993, 1994) – AnuárioDemográfico Internacional. Organização das Nações Unidas, Nova Iorque.
A CIDADE MÉDIA E A CIDADE INTERMÉDIA
Nos anos 60 surgiu em França, nos departamentos governamentais de planeamento e economia, o conceito de Cidade Média. Nos anos 90 emergiu o conceito de Cidade Intermédia.
1. Cidades médias:
Uma classificação de centros urbanos da Comissão Europeia define como «grandes cidades» as que possuem mais de 250 000 habitantes, «cidades médias» as que possuem entre os 100 000 e os 250 000 habitantes e «cidades pequenas» as de dimensão inferior a 100 000 habitantes. [nota: Portugal tem intervalos de valores diferenciados]
DATAR (1989) – Les Villes Européennes. Maison de Geographie, Montpellier.
1.1 Portugal tem classificação adequada a um país pouco urbanizado:
Contudo, os valores são mais baixos para países como Portugal e a Grécia (ambos com um baixo grau de urbanização): em Portugal, as cidades médias consideram-se as de 20 000 habitantes a 100.000 habitantes.
EC. Europe 2000+. Coopération pour l`aménagement du territoire européen. Luxemburgo: CE-Politiques Regionales de la Communauté Européenne, 1994.
2. Cidades Intermédias:
2.1. É uma cidade média mas com capacidade de estabeleces relações com outras cidades do mesmo nível hierárquico articulando-se em rede. i.e., está inserida numa Rede Urbana de centros urbanos equivalentes.
2.2. A definição proposta pela União Europeia reforça a ideia da cidade intermédia como uma entidade local capaz de gerar qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável.
CE (1997) – The EU Compendium of Spatial Planning Systems and Policies. Luxembourg.
EFILWIC (1994) – Visions and actions for medium-sized cities. Reports from the European orkshops of Alicante, Volos and Oviedo. European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, Dublin.
COMMERÇON, N. (1996) – Les villes moyennes, Norois, 43, n.º 171: 487-493.
WILBERG, U. (1991) – Medium-sized cities and renewal strategies, 31st RSA European Congress,vol. 1, tomo 4. Regional Science Association, Lisboa.
ONU (1963, 1964, 1970, 1971, 1973, 1974, 1980, 1983, 1987, 1992, 1993, 1994) – AnuárioDemográfico Internacional. Organização das Nações Unidas, Nova Iorque.
a importância dos registos de aula
7º ANO
Ver exemplo de um caderno de 7º ano: https://pt.scribd.com/document/95777915/Caderno-de-geografia-do-7%C2%BA-ano-2011-2012-Escola-Secundaria-Fernao-Mendes-Pinto
OS CADERNOS DE GEOGRAFIA
Nos primeiros tempos achei-os irrelevantes nas avaliações. Eu próprio, enquanto aluno, usava folhas soltas dobradas no bolso porque sempre seria mais interessante procurar por conteúdos e autores pertinentes ou manter uma boa discussão em sala de aula.
Mas o caderno escolar tem as suas vantagens. Obriga o aluno à escrita e ao consequente momento de concentração. É prova material do trabalho feito pelo professor em sala de aula. Por outro lado, nos últimos 19 anos vi crescer exponencialmente o número de «leitores» desinteressados bem como o número de alunos que raramente, muito raramente escrevem. E, se levar os alunos à Leitura é uma excelente iniciativa, melhor será levá-los à escrita - o mais complicado e belo processo de inteligência.
É sobretudo isto. Obrigar o aluno à escrita, ao silêncio do trabalho.
OS CADERNOS DE GEOGRAFIA
Nos primeiros tempos achei-os irrelevantes nas avaliações. Eu próprio, enquanto aluno, usava folhas soltas dobradas no bolso porque sempre seria mais interessante procurar por conteúdos e autores pertinentes ou manter uma boa discussão em sala de aula.
Mas o caderno escolar tem as suas vantagens. Obriga o aluno à escrita e ao consequente momento de concentração. É prova material do trabalho feito pelo professor em sala de aula. Por outro lado, nos últimos 19 anos vi crescer exponencialmente o número de «leitores» desinteressados bem como o número de alunos que raramente, muito raramente escrevem. E, se levar os alunos à Leitura é uma excelente iniciativa, melhor será levá-los à escrita - o mais complicado e belo processo de inteligência.
É sobretudo isto. Obrigar o aluno à escrita, ao silêncio do trabalho.
geopolítica e conhecimento - um relatório de pesquisa sobre os pólos mundiais da ciência e investigação
12º ANO
RELATÓRIO DE PESQUISA Nº5: 1) QUAIS OS PAÍSES FAZEDORES DE PRÉMIOS NOBEL? (5 QUESTÕES | 26-NOV): 1.1 O que é o Prémio Nobel? (características e objectivos) 1.2 Histórico breve das atribuições. (desde 1901) 1.3 Porque é tão importante vencer um Nobel? (opinião) 1.4 Quais os países/cientistas com Nobel? (lista de países ordenada por número de atribuições) 1.4.1 Criar TABELA manuscrita: PAÍS; Domínio do Conhecimento (não incluir Nobel da Paz); Ano; nome do Laureado,1.5 Qual o padrão geográfico da localização das melhores universidades do mundo? (pesquisar mapas) 2) Consultar: "The Nobel Prize" in https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes 3) Fontes: 4) Enviar FOTO do trabalho produzido em aula no Classroom (cada aluno envia o seu até ao final da aula de 5ªFª). |
na última semana
O COLAPSO DA ARGENTINA Após oito meses de confinamento radical a economia da Argentina colapsou. |
O FIM DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO O debate e análise pública dos dados COVID-19 é perigoso. |
geopolítica e conhecimento - um relatório de pesquisa sobre os pólos mundiais de produção intelectual
12º ANO
1) RELATÓRIO DE PESQUISA Nº4: ONDE FICAM AS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO EM 2020? (6 QUESTÕES | 17-NOV): 1.1 Quais os critérios para ser uma universidade de excelência? 1.2 Quais as melhores 25 universidades do mundo? (localização: país e cidade) 1.3 Quais os rankings internacionais de avaliação universitária (os 3 mais referenciados)? 1.4 O que é a IVY LEAGUE? 1.5 Qual o padrão geográfico da localização das melhores universidades do mundo? 1.6 CARACTERIZAÇÃO DAS 12 MELHORES UNIVERSIDADES 1) nome, 2) Consultar: "World University Rankings 2021" in https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2021/world-ranking 3) Fontes: 3.1. https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2021/world-ranking 3.2. https://en.wikipedia.org/wiki/ Times_Higher_Education_World_University_Rankings 4) Enviar FOTO do trabalho produzido em aula no Classroom (cada aluno envia o seu até ao final da aula de 5ªFª). |
geopolítica e desenvolvimento - um relatório de pesquisa para o 12B
12º ANO
1) RELATÓRIO DE PESQUISA Nº3: ONDE FICAM OS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS DO MUNDO EM 2020? (5 QUESTÕES|10-NOV) 1.1 Quais as dificuldades de identificar um País Desenvolvido? 1.2 O que é a IDH? 1.3 Quantos países desenvolvidos há no mundo? (Tabela manuscrita) 1.4 Como comparar o IDH de cada país? (Captura de tela do gráfico SIG do IDH) 1.5 Qual a evolução do IDH de cada um desses países? (Captura de tela do gráfico SIG do IDH) 2) Consultar: "Relatório do Desenvolvimento Humano 2019" in https://www.adcoesao.pt/content/relatorio-do-desenvolvimento-humano-2019 3) Fontes: 3.1. http://www.cnedu.pt/content/noticias/internacional/hdr_2019_pt.pdf 3.2. https://www.adcoesao.pt/content/relatorio-do-desenvolvimento-humano-2019 3.3. [MAPA] https://ourworldindata.org/human-development-index 3.4. [GRÁFICO] http://hdr.undp.org/en/data |
o melhor da vida urbana e da humanidade
11º ANO
Ver IDH_2019 a seguir
11B - RELATÓRIO DE PESQUISA PARA INICIAR A UNIDADE «ÁREAS URBANAS E SUAS DINÂMICAS INTERNAS». MAPEAR AS 25 CIDADES DE ELEVADA QUALIDADE DE VIDA EM 2020 Baseado na reportagem da revista Monocle: "Quality of Life Survey: top 25 cities, 2019" CANAL: Monocle Films https://youtu.be/Xx2opfxCg5k OBJECTIVOS: 1. Google Maps: 2. Comentar: |
Ver IDH_2019 a seguir
o segundo Trabalho de Pesquisa do 12B em geopolítica actual
12º ANO
As fontes de informação são fornecidas no decorrer das aulas e não são aceites referências bibliográficas não reconhecidas nem confiáveis. Assim, sugiro não proceder a «pesquisas livres» na internet porque não é aceitável trabalhos sem indicação de fontes bibliográficas ou com fontes não reconhecidas nem confiáveis.
As fontes de informação são fornecidas no decorrer das aulas e não são aceites referências bibliográficas não reconhecidas nem confiáveis. Assim, sugiro não proceder a «pesquisas livres» na internet porque não é aceitável trabalhos sem indicação de fontes bibliográficas ou com fontes não reconhecidas nem confiáveis.
Este post continua com o CALENDÁRIO detalhado das actividades de pesquisa.