Ponte 25 de Abril




Aberta ao tráfego em 6 de Agosto de 1966, o seu comprimento total é de 2278 metros entre os maciços de amarração situados nas margens norte e sul e um vão central de 1013 metros.

Possui ainda hoje a mais longa viga de rigidez contínua, e a fundação da sua torre sul é a mais profunda em todo o mundo (82m). Continua a ser a única ponte suspensa do mundo de grandes dimensões simultaneamente rodoviária e ferroviária.

O pilar da torre norte assenta numa falha sísmica somente descoberta no exacto momento em que se procedia à construção das fundações de suporte ao pilar, facto que esteve na origem do acidente que vitimou os mergulhadores-operários que ali operavam.





Trata-se de uma obra de risco que obriga a verificações técnicas regulares (instrumentação) por parte do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ).

Para conhecerem quem está encarregado de vigiar a adequação da ponte aos riscos sísmicos e outos podem visitar estes links: o do LNEC e ISQ.

Inspecção subaquática aos pilares da Ponte 25 de Abril arranca na próxima semana - Local - PUBLICO.PT

Oito mergulhadores e três técnicos vão estar, a partir da próxima semana, de olhos postos na parte submersa dos pilares em que assenta a Ponte.

Os mergulhadores vão procurar sinais de erosão ou fendas junto aos pilares, problemas que poderiam provocar ou contribuir para a queda da ponte.


Vento é o principal inimigo da ponte:

Não é o rio Tejo, mas sim o vento, a principal preocupação de quem monitoriza a Ponte 25 de Abril. Um especialista em estruturas contactado pelo PÚBLICO admite que o tabuleiro, sustentado por cabos metálicos, é a parte mais vulnerável da travessia, devido ao vento transversal.

Não obstante a falha sísmica sobre a qual assenta o pilar da torre norte, as fundações não devem ser motivo de grande preocupação, pelo que a realização de inspecções subaquáticas a cada 20 anos pode ser suficiente.
nos posts em baixo as matérias de geografia para estudar para o próximo teste... as dicas foram escritas de rompante e sem sequência mas na aula falaremos com todo o pormenor.

testes no nono ano

1- MAPEAR 8 PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA
2- PAPEL MILIMÉTRICO-CONSTRUIR GRÁFICO IDH-PEGADA ECOLÓGICA
3- DEFINIÇÃO-FÓRMULA IDH
4- DEFINIÇÃO-FÓRMULA PEGADA ECOLÓGICA
5- MAPEAR 10 PAÍSES COM MAIS ELEVADA PEGADA ECOLÓGICA
6- MAPEAR 10 PAÍSES COM IDH MUITO ELEVADO
7- OBJECTIVOS DO MILÉNIO: "ERRADICAR A FOME E A POBREZA EXTREMA":
- MAPEAR 3 PAÍSES COM VALORES ELEVADOS
- MAPEAR 3 PAÍSES COM VALORES REDUZIDOS
- COMENTÁRIO-SÍNTESE A ESTE OBJ. DO MILÉNIO
8- ANÁLISE DO GRÁFICO: "EVOLUÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA"

testes no oitavo ano: o que estudar

1- MAPEAR 8 PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA
2- PAPEL MILIMÉTRICO-CONSTRUIR GRÁFICO IDH-RNB PER CAPITA
3- DEFINIÇÃO-CLASSIFICAR IDH
4- MAPEAR 10 PAÍSES COM MAIS ELEVADO IDH
5- MAPEAR 10 PAÍSES COM MENOR IDH
6- FLUXOS MIGRATÓRIOS NA ACTUALIDADE
7- MIGRAÇÕES EM PORTUGAL NA ACTUALIDADE
8- CONSEQUÊNCIAS DAS MIGRAÇÕES NAS ÁREAS DE CHEGADA
9- CIDADES: PAISAGENS RURAIS E URBANAS
10- DEFINÇÃO DE CIDADE
11- MAPEAR AS 6 MAIORES MEGACIDADES EM 2009

estamos lixados


Ver em RELATÓRIO PLANETA VIVO 2010

A evolução da Pegada Ecológica. Um gráfico a analisar e treinar para os testes do nono ano de geografia e perceber porque estamos a destruir o planeta.

A Pegada ecológica em 2010 (calculada com valores de 2007): a humanidade usou o equivalente a 1,5 planetas para criar os recursos naturais que usamos e para absorver os resíduos que produzimos.
Isto significa que agora a Terra leva um ano e seis meses para regenerar o que usamos em um ano.

Consequência: Transformando recursos naturais em resíduos mais rapidamente do que os resíduos podem ser transformados novamente em recursos, vivemos uma situação de sobrecarga ecológica, esgotando os recursos dos quais a vida humana e a biodiversidade dependem.

Os números: Em 2007, a Pegada Ecológica era de 18 mil milhões de hectares globais (gha), ou seja, 2,7gha por pessoa. No entanto, a Biocapacidade da Terra em 2007 foi de apenas 11,9 mil milhões de gha, ou 1,8 gha por pessoa.
Nas turmas de oitavo e nono ano andámos a mapear países à mão, com papel vegetal (a melhor forma dos meter na cabeça...).

"Países desenvolvidos" e "Países em vias de desenvolvimento" é um conceito que varre toda a geografia ensinada do oitavo ano para cima. Convem ir à fonte (o IDH publicado todos os anos pela ONU-PNUD) e ultrapassar a fase «conversa de café»...

Curiosamente, todos os anos tenho alunos surpreendidos por Portugal ser um país muito desenvolvido...

os 42 países muito desenvolvidos - o IDH de 2010


Fonte: PNUD-PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (2010). Relatório de Desenvolvimento Humano 2010 – A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano.

Portugal naposição 40 de um universo de 192. Não estamos mal mas podíamos estar muito melhor ("custos de oportunidade" diz-se em economia). Para o próximo ano, quando a ONU publicar os dados deste anos de crise em Portugal iremos descer.

os países mais desenvolvidos do mundo em 2010


Fonte: PNUD-PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (2010). Relatório de Desenvolvimento Humano 2010 – A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano.


Nota:
A ONU conta com 192 países membros desde 2006 (Taiwan e Vaticano não o são).

mapa mundo para mapear os 42 países muito desenvolvidos em 2010


Ver e ampliar
Fonte: Wikimedia Commons. Created by Aris Katsaris

o dinheiro que há no mundo...

A riqueza produzida em 2010, medida pelo Produto Interno Bruto



Ver em THE WORLD FACTBOOK


Ver em THE WORLD FACTBOOK

A ONU reconhece a existência de 192 países.

a riqueza que cada habitante da Terra produziu em 2010



Ver em THE WORLD FACTBOOK



Ver em THE WORLD FACTBOOK

Público - China em 2010 passou a ser a segunda maior economia do mundo

Público - China ultrapassou o Japão em 2010 e passou a ser a segunda maior economia do mundo



Os E.U.A. são a maior economia do mundo: em 2010 o seu volume de riqueza produzida (PIB) foi de 14,6 biliões de dólares (biliões à portuguesa, milhões de milhões).

O PIB da China atingiu a soma de 5,8 biliões de dólares.

O Japão é a terceira maior potência económica do mundo: o seu produto interno bruto (PIB) foi 5,5 biliões de dólares.


Nas últimas aulas de geografia comentámos quais os países mais ricos e outras questões de geopolítica... aqui fica a confirmação