2011 March 11 05:46:23 UTC. Magnitude 8.9 - NEAR THE EAST COAST OF HONSHU, JAPAN

.


Ver em earthquake.usgs.gov/earthquakes


A 11 de Março de 2011 um sismo (magnitude preliminar 8,9) perto da costa leste de Honshu, no Japão, ocorreu como resultado da pressão sobre a falha localizada no limite da zona de subducção da placa de interface entre a placa tectónica do Pacífico e a placa tectónica da América do Norte.



Ver em earthquake.usgs.gov/earthquakes



Na latitude do terremoto, a placa do Pacífico move-se aproximadamente para o oeste em relação à placa da América do Norte a uma velocidade de 83 mm/ano.

A localização, a profundidade e o mecanismo focal do sismo de 11 de Março são consistentes com o facto deste evento ter ocorrido numa falha e associado ao movimento de subducção ao longo desta fronteira de placas.

Este foi o maior sismo da história do Japão [rectificado: magnitude de 8,9] e foi precedido por uma série de foreshocks nos últimos dois dias (com início em 9 de Março e com [rectificado] magnitude de 7,2; continuando com mais 3 terramotos superiores a magnitude 6 no mesmo dia).


nota posterior:
O USGS rectificou a magnitude em 9,0

2 comentários:

Estou a controlar-te! disse...

para além d'"aquele abraço" manda também algum rigor científico aos teus alunos:
8,9 é a MAGNITUDE e não a intensidade!

Luís Palma de Jesus disse...

Descontando o aspecto psicótico e mal-educado, eis um contributo útil.

Creio que o anónimo do «controle» terá notado o uso correcto do termo «magnitude» ao longo deste post... mas enfim... sempre dá algum jeito alguma «revisão técnica».

nota: os posts dedicados aos temas das humanidades e c. sociais permitem-lhe, concerteza, comentários mais azedos - imagine lá que até uso CIA Worldfactbook etc. etc.; ou os erros de português (nunca revejo o que escrevo)...

Enfim... enfim...