Portugal aos olhos de Gérard Castello-Lopes




Ver em FACEBOOK/Old portugal



Portugal aos olhos de Gérard Castello-Lopes (1925 -2011):

Quem acompanhou de perto o labor fotográfico de Gérard, descreve-o como um grande tímido», daqueles que escondem a insegurança na erudição".
Estranhamente, Gérard "fala mais do que fotografa", era um "falador impenitente" e detestava o adágio segundo o qual "uma imagem vale por mil palavras" (António Barreto, sociólogo).

[M]anteve sempre uma relação aparentemente desligada com a fotografia. "Considerou-se sempre um amador de fotografia, no sentido francês do termo" (António Pedro Ferreira, foto-jornalista).


Evocando Orlando Ribeiro:
"A geografia será a imagem do mundo."
A fotografia, os arquivos fotográficos e a etnografia serão imprescindíveis. O trabalho de Gérard Castello-Lopes sobre Portugal é de conhecimento obrigatório.

2 comentários:

. disse...

Contemplava o mundo como uma criança, como uma primeira vez. Detestava o adágio de uma imagem valer por mil palavras, pois dizia e bem que, quem o diz ainda não experimentou ler os grandes escritores como Miguel Torga, Hugo Gonçalves, valter hugo mae entre outros e aquilo é impossivel de por numa fotografia. Adorei este site. Abraço João Domingues

Luís Palma de Jesus disse...

Obrigado.

Chego a casa tarde e cheio de fome, procurando posts etiquetados com «Portugal» para mostrar amanhã aos alunos; leio-o sem esperar e soube-me mesmo bem !!
Obrigado e um abraço.