O Parque de Natureza de Noudar - Barrancos, Portugal
Parque de Natureza de Noudar
Situado a cerca de 8 km de Barrancos, Alentejo, o Parque de Natureza de Noudar surge na sequência da aquisição da Herdade da Coitadinha, pela EDIA em 1997, com o objectivo de desenvolver nesta propriedade um projecto de compensação pela perda de habitats a nível dos ecossistemas de montado, galerias ripícolas e matagais mediterrânicos, provocados pela construção da barragem do Alqueva.
Os valores naturais presentes no Parque de Natureza de Noudar, nomeadamente o montado de azinho, justificaram a sua aquisição e são, também, responsáveis pela sua inclusão na Rede Natura 2000.
A Parque de Natureza de Noudar forma um continuum ecológico com áreas protegidas em Espanha, com as quais faz fronteira, nomeadamente com os "Parque Natural Sierra de Aracena y Picos de Aroche", "Parque Natural de la Sierra Norte" e "Parque Natural Sierra de Hornachuelos".
Filme "Angulos Complementares - PN de Noudar 2009"
Filmado em DV (anamórfico) 576i50
Câmara / editor: Ricardo Guerreiro
Cobertura vídeo do evento "Angulos Complementares 2009".
O projecto visava juntar fotógrafos de natureza numa região confinada de Portugal com o objectivo de capturar o seu "Espírito" em cerca de três dias.
Blog do Projeto: anguloscomplementares.blogspot.com
buracos muito assustadores e perigosos
Ver mapa maior
SKINHOLES (SUMIDOUROS) EXISTEM NO MUNDO INTEIRO:
Sinkholes podem surgir instantaneamente a qualquer momento, em qualquer lugar, sem aviso - um desastre natural particularmente perigoso que não pode ser evitado facilmente.
São causados pela lenta erosão inevitável.
Sinkholes aparecem em qualquer parte do mundo. São especialmente vulneráveis os lugares cujo subsolo tem giz, calcário ou outros estratos rocha solúvel, e, simultaneamente, sujeitos a eventos climáticos extremos que possam causar elevadas precipitações e consequentes inundações.
GUATEMALA
Na Cidade da Guatemala, em 2010, com 18 metros de lado, um sumidouro de 30 metros de profundidade abriu-se e envolveu uma fábrica de três andares - como se um verme gigante tivesse escavado um túnel por baixo do centro da cidade.
LISBOA
Surgem por causas menos dramáticas, mas ainda assim mortais. Normalmente uma ruim rede de esgotos que vaza para um subsolo arenoso ou calcário e que irá corroer o solo, fazendo com que estradas ou casas entrem em colapso. Problema típico de países com orçamentos limitados para a manutenção de equipamentos.
FLORIDA, EUA
A Flórida sofre particularmente do mal dos buracos. Aproximadamente 15.000 buracos em todo o estado. O problema parece estar piorando: metade dos buracos registados desde 1964, ocorreu nos últimos 3 anos - considera-se que é a geologia cársica (feita de calcário) da Flórida a causa.
No ano passado, em Tampa, Jeffrey Bush, 36 anos de idade, foi engolido por um buraco enquanto estava deitado na cama em casa, fazendo manchetes em todo o mundo. Seu corpo nunca foi recuperado.
VENEZUELA
O sumidouro venezuelano Sima Humboldt com 352 metros de largura é tão vasto, que contém o seu próprio ecossistema da floresta na parte inferior separada da selva mais amplo acima.
MÉXICO
No México, um legado do asteróide que atingiu a atual Península de Yucatán e matou os dinossauros são os característicos cenotes - sumidouros na camada de calcário que podem ser mais de cem metros de profundidade, expondo aquíferos subterrâneos e fornecendo belos locais para espeleologia e mergulho em cavernas.
No tempo dos Maias, os cenotes eram por vezes dedicados locais de sacrifício.
a maior cidade do Brasil corre perigo de seca absoluta
A MEGACIDADE DE SÃO PAULO
São Paulo, no sudeste do Brasil, é a maior cidade da América do Sul e a sétima maior região metropolitana do mundo com mais de 21 milhões de habitantes. E é, também, o motor por trás do estado mais rico do Brasil, responsável por 1/3 do PIB do país.
As reservas de água de São Paulo contêm apenas 5% da sua capacidade original. A cidadepode enfrentar o "colapso" se não chover em breve.
Reservatório de Jaguari - O principal reservatório que abastece de água cerca de 10 milhões de habitantes de São Paulo em 2013 (esquerda) e 2014 (direita).
35 anos a viver na rua e sempre a escrever
Na Megacidade de São Paulo, Brasil
Raimundo Arruda Sobrinho foi um sem abrigo de São Paulo, Brasil, durante quase 35 anos.
Tornou-se conhecido localmente por sentar-se no mesmo local e escrever todos os dias.
Em Abril de 2011, travou amizade com uma jovem chamada Shalla Monteiro.
Impressionada com sua poesia, quis ajudá-lo a cumprir o seu sonho de publicar um livro; Shalla criou uma página no Facebook para fixar e divulgar a escrita de Raimundo. Não poderia calcular o que aconteceu depois.
Olimpíadas de Poesia no Rio
Poesia à bruta nas favelas do Brasil
- Rio Poetry Slam
Na Grécia Antiga, quem declamasse poemas medíocres podia levar uns tabefes da audiência.
Hoje, o público costuma ser menos raivoso, mas é a ele que os praticantes do Poetry slam, competição de poesia falada, devem sua glória ou vergonha –o júri que elege o vencedor é escolhido aleatoriamente entre a plateia.
O primeiro campeonato internacional na América Latina, o Rio Poetry Slam, acontece na favela da Mangueira, no Rio de Janeiro, a partir desta Quinta-feira (13/Novembro de 2014). A final será no Domingo (16/Novembro de 2014).
Competidores de 16 países tentarão ganhar o público da terceira edição da Flupp (Festa Literária Internacional das Periferias), que começa nesta quarta-feira (12/Novembro de 2014).
O Poetry Slam
No slam, a performance dura três minutos e é proibido recorrer a acompanhamento musical ou cénico.
Apenas a palavra, resume a curadora da disputa, Roberta Estrela D'Alva: "Tem gente que diz que o slam é o esporte da poesia falada e os slammers são os atletas."
O ideal é formar novos leitores e autores na periferia das grandes cidades brasileiras.
"Uma desculpa para criar o interesse na poesia. Hoje existem mais de 500 comunidades de slam no mundo", disse Roberta Estrela D'Alva
do funk ao kuduro, da Jamaica à dinamarca
Cada um de nós deverá perguntar-se - O que fiz hoje de criativo?
Mini-documentário sobre o realizador dinamarquês Andreas Johnsen. Baseado em Copenhaga, é um documentarista, realizador e produtor que trabalha por todo o mundo.
Na turma do Vocacional fazemos a «Recensão Crítica» deste inspirado Doc.
evolução das cidades com mais de 10 milhões de habitantes
ello é mais cool do que facebook
Ello, a rede social que tem causado burburinho por repudiar anúncios e prometer não vender dados de seus usuários a outras empresas. Para seus criadores, o Facebook é o grande Mauzão dos nossos dias
o teste de Geografia para o oitavo ano
Repito o que escrevi para os sétimos anos: uma matriz descomplicada sem a linguagem em compliquês das Metas e Competências.
Nota:
Também nos oitavos anos acontece a falta de manuais e a maioritária falta de «cadernos de actividades» que o ASE não comparticipa está a complicar tudo. Nas aulas saltitamos manual fora e felizmente temos projectores como deve de ser.
Não posso dizer que «estudamos Geografia», creio que tentamos «treinar Geografia».
o teste de Geografia para o sétimo ano
Uma matriz descomplicada sem a linguagem em compliquês das Metas e Competências.
Nota:
A ainda presente falta de manuais e a maioritária falta de «cadernos de actividades» que o ASE não comparticipa está a complicar tudo. Nas aulas saltitamos manual fora e felizmente temos projectores como deve de ser.
Não posso dizer que «estudamos Geografia», creio que tentamos «treinar Geografia».
jogos de geografia de excelência - em inglês
1. Localizar países
2. Classificar países ricos e pobres
3. Cultura geral global
as principais migrações ilegais e os campos de refugiados e detenção de imigrantes na Europa do século XXI
Espanha e Itália são os países da União Europeia com os maiores fluxos de entrada da imigração clandestina
A fronteira espanhola do Enclave de Melilha em Marrocos. Uma quarta vedação, exclusivamente de arame farpado, será construída por Marrocos com fundos monetários da União Europeia.
Campos de refugiados e de detenção de imigrantes irregulares espalhados pela Europa e região do Mediterrâneo sul