nem todos os países mudam a sua hora legal







HORÁRIO DE VERÃO E HORÁRIO DE INVERNO: ADIANTAR OU ATRASAR A HORA

Em 2015, dos 195 países reconhecidos pela ONU, hoje, apenas 82 adiantam 1 hora (calhou 29 de Março, mas a regra é proceder à alteração entre o Sábado e o Domingo).
113 Países não mudam a sua hora legal.


"Daylight Saving Time":

Tudo começou em 1916 nos EUA. O objectivo foi poupar energia. O nome oficial da iniciativa: “Daylight Savings Time” (DST). Foi pensado por Benjamin Franklin para poupar velas... em 1784. Mas só seria implementado em 1916 para poupar recursos durante a Primeira Guerra Mundial. Acabaria por ser recuperado depois da crise do petróleo de 1973 e por transformar-se em diretiva europeia em 1981.

Em 2011 eram 110 os países que mudavam a hora duas vezes por ano. Antes, na Europa a Islândia e a Rússia foram a excepção. Na Rússia, não adoptaram este "Daylight Saving Time" porque estudos terão concluído que a hora de inverno deixava o povo deprimido, contribuindo para um aumento da taxa de suicídios. Dmitri Medveded, o então presidente russo, afirmou no início de 2011 que o país viveria sempre no horário de verão.

Actualmente, nos EUA esta prática começa a perder o encanto: os estados do Arizona e Havai não mudam os ponteiros do relógio durante o ano; o Utah poderá abandonar igualmente a mudança da hora.


Quem teve a ideia?

Um dos Founding Fathers dos Estados Unidos: Benjamin Franklin. O norte-americano escreveu um artigo — “Economical Project for Diminishing the Cost of Light” — para o Journal de Paris, em 1784, no qual defendia a importância de mudar a hora para gerar poupanças. Mas a ideia só andou para a frente graças a um londrino — William Willett –, que, no entanto, não conseguiu convencer os governantes do país com o panfleto “The Waste of Daylight”, em 1907. O jovem Winston Churchill apoiou a teoria, mas ela não chegou ser aprovada.

Com a Primeira Guerra Mundial a Alemanha e o império Austro-Húngaro optaram pela tese de Willett. O Reino Unido e a França anunciaram poucos dias depois a mesma decisão. Em 1916 foi a vez da Rússia e dos Estados Unidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

PORQUE OCORREM AS AVALANCHES DE NEVE?
A avalanche é um deslizamento de uma grande massa de neve ao longo da encosta de uma montanha. Estes fenómenos registam-se sobretudo na primavera e quando as temperaturas se tornam mais amenas. A neve funde-se e forma-se uma película de água que escorre entre o solo e a camada de neve, deixando de aderir, a neve descola e precipita-se a grande velocidade pela encosta, podendo atingir vários km/h e destruindo tudo à sua passagem. As avalanches podem também ocorrer após grandes chuvadas, pois a neve saturada de água torna-se demasiado pesada e despega-se.

Quando a neve fresca não adere bem às paredes, a simples passagem dos esquiadores pode provocar uma avalanche. Por vezes acontecem grandes desastres, com por exemplo, no Peru em 1970 onde a cidade de Yungay ficou completamente destruída por uma avalanche que provocou a morte de 30.000 pessoas. As maiores avalanches ocorrem nos Alpes e Himalaias.



O mar é azul. Porquê?
O mar é azul porque reflete o céu. No entanto, o mar nem sempre é azul. Por vezes parece ter a cor verde-azulada, ou verde ou mesmo um conjunto de cores indiferenciadas. Estas cores são devidas em parte ao reflexo das nuvens, mas são causa das várias partículas minerais ou orgânicas em suspensão na água.



Quando há instabilidade atmosférica com trovoada e relâmpagos, posso falar ao telefone?
Se um raio atingir a linha telefónica no exterior da residência, a descarga elétrica prolonga-se por todas as extensões de linha e pode atingir quem estiver a falar ao telefone. Devemos ficar longe do telefone, no interior de uma casa, no decorrer de uma trovoada.



A precipitação cai em gotas, granizo e flocos de neve. Porquê?
O tipo de precipitação, sólida (granizo e neve) ou líquida (chuva e chuvisco) depende do ambiente térmico em que foi gerada. Podemos dizer que a precipitação sob a forma de neve ocorre quando a temperatura ambiente é muito baixa (igual ou inferior a 0ºC). A chuva e o granizo estão associados ao crescimento vertical da nuvem e pelos movimentos de subida e descida que ocorrem no seu interior.



FUSO HORÁRIO GMT OU UTC?
GMT ou Greenwich Mean Time (Hora Média em Greenwich) é a hora no meridiano que atravessa o laboratório astronómico da cidade de Greenwich no Reino Unido. UTC ou Coordinate Universal Time (Tempo Universal Coordenado) é um padrão internacional de tempo equivalente à GMT. Zero (0) UTC corresponde à meia-noite em Greenwich, England, situada na longitude zero.

Como se sustentam as nuvens no céu?
A atmosfera é composta por 21% de oxigénio e 78% de nitrogénio. A molécula destes gases é mais pesada que a molécula da água. Deste modo, a atmosfera tem a capacidade de armazenar o vapor de água. No caso específico das nuvens a sua composição é composta por partículas de água ou micro partículas de gelo (dependendo da altitude).

Estas partículas de água ou gelo conseguem ficar em suspensão na atmosfera graças à união com os higrometeoros, que são partículas sólidas (poeiras, sais, etc) mais leves que o ar, também em suspensão na atmosfera.

Anónimo disse...


Em 2013 no programa “Prós e Contras” aconteceu um debate sugestivo: “Mudar o país ou mudar de país?” Portugal, a exemplo da maioria das nações europeias, vivia uma crise grave. Os convidados do dia eram jovens empreendedores, que estavam lá para relatar a sua experiência. Um deles foi Martim Neves, um estudante de 16 anos que, aos 15, criou uma marca de roupa chamada “Over it”. O seu produto foi um sucesso, e já… exportava.



A História é simples:
Apresentavam-se exemplos de empreendedorismo e Martim falava sobre determinação, vontade de fazer coisas e de motivação para a mudança e para a acção. Apresentava o seu caso de sucesso... uma marca de roupa chamada "Over it" que, surgiu da vontade de estar na moda a preços suportáveis e que em menos de um ano, está a ganhar mercado on-line e off-line, com encomendas até no estrangeiro.

A certa altura é ridiculamente interrompido por uma convidada, Raquel Varela, doutorada, investigadora em pós-doutoramento na U. Nova... Não era de esperar que o Martim, um jovem do Secundário conseguisse entrar num debate sociológico consigo. Ele teve uma ideia e colocou em prática... e tem vontade de continuar, e isto é ser empreendedor, não há que lhe cortar os sonhos... hoje apenas o Martim, amanhã quem sabe, uma cadeia de lojas!


Empreendedor é quem sabe identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

O termo "Empreendedorismo" foi criado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945: o empreendedor é aquele que possui habilidades para saber produzir e reunir recursos financeiros; que, constantemente, busca novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.

Na origem esteve o termo «Entrepreneurship» (circa 1920) oriundo do francês entrepreneur (circa 1850)