As autoestradas marítimas poderão servir, no futuro, como elemento determinante para sustentar o sistema portuário e logístico, desenvolver a economia e captar investimento direto estrangeiro. A Figura 4A representa a carga transportada nos principais portos portugueses e da UE, em 2012, e a Figura 4B representa a localização desses portos.
1. De acordo com as Figuras 4A e 4B, os portos da UE que movimentaram mais de 100 milhões de toneladas de carga, em 2012, estão localizados
(A) na Holanda, na Bélgica e na Alemanha.
(B) na França, no Reino Unido e na Dinamarca.
(C) na Bélgica, na França e no Reino Unido.
(D) na Dinamarca, na Alemanha e na Holanda.
2. Em 2012, de acordo com a Figura 4A, os portos de _______ e de Lisboa movimentaram, em conjunto, mais de _______ % do total da carga transportada em Portugal.
(A) Sines … 65
(B) Leixões … 65
(C) Sines … 55
(D) Leixões … 55
3. A elevada concentração de portos europeus na proximidade do Mar do Norte explica-se, entre outros fatores, pela
(A) exclusividade na descarga de combustíveis fósseis provenientes da Rússia.
(B) acessibilidade aos principais portos de mercadorias da América do Sul.
(C) facilidade de acesso ao mercado sul-asiático através do Canal de Suez.
(D) proximidade aos principais mercados consumidores da União Europeia.
4. A rede de autoestradas do mar, que integra a Rede Transeuropeia de Transportes, tem como dois dos seus principais objetivos
(A) reduzir o preço unitário dos produtos transportados e melhorar a acessibilidade às regiões do centro da União Europeia.
(B) reduzir o preço unitário dos produtos transportados e melhorar a acessibilidade aos países do Médio Oriente.
(C) reduzir o congestionamento rodoviário e melhorar a acessibilidade às regiões periféricas e insulares da União Europeia.
(D) reduzir o congestionamento rodoviário e melhorar a acessibilidade aos países mais desenvolvidos do continente americano.
5. O porto de Sines beneficia de um conjunto de condições naturais que justificam a sua localização, como, por exemplo,
(A) a reduzida profundidade das águas e a proteção, proporcionada por um tômbolo, da ondulação de NW.
(B) a elevada profundidade das águas e a proteção, proporcionada por um cabo, da ondulação de NW.
(C) a elevada profundidade das águas e a proteção, proporcionada por uma baía, da ondulação de SW.
(D) a reduzida profundidade das águas e a proteção, proporcionada por uma laguna, da ondulação de SW.
6. Do ponto de vista ambiental, as faixas marítimas de proteção e as zonas terrestres de proteção estão vulneráveis à existência de portos de grande dimensão, pelo facto de estes contribuírem para
(A) diminuir a biodiversidade marinha e impedir a erosão na base das arribas da faixa costeira.
(B) alterar a configuração das praias e aumentar o pH das águas marinhas.
(C) impedir a deposição de sedimentos e intensificar o crescimento de algas.
(D) reduzir o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e destruir a paisagem costeira natural.
VER CORRECÇÃO