Objeto de avaliação
01. A prova tem por referência os documentos curriculares em vigor (Programa de Geografia A e Aprendizagens Essenciais) * e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada, incidindo não só sobre o conhecimento de conteúdos curriculares, mas também sobre a forma como estes são mobilizados através de processos cognitivos.
02. Uma vez que os fenómenos geográficos têm causas e consequências de âmbito territorial, a prova pode envolver a análise de fenómenos num âmbito multiescalar.
03. De acordo com os documentos curriculares em vigor, a prova recorre a informação atualizada, nacional e internacional. São exemplos dessa informação os dados respeitantes à PAC e ao Acordo de Parceria 2014-2020 (Portugal 2020), entre outros.
04. Sempre que for solicitada a identificação de unidades territoriais ao nível NUTS III, será considerada a divisão em vigor desde janeiro de 2015.
05. Os documentos curriculares em vigor indicam, para cada tema, uma lista de conceitos que, devido à dinâmica atual do espaço geográfico, deve ser considerada numa perspetiva de permanente (re)construção.
* Nota: De acordo com o estipulado no ponto 6 da página 6 da Carta de Solicitação ao IAVE, I.P. n.º 1/2018, de 2 de novembro, a interseção entre as AE e os demais documentos curriculares tem em consideração as AE relativas ao 10.º ano de escolaridade utilizadas como referenciais curriculares de base pelas escolas que integraram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, ao abrigo do Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho, e as AE em vigor para o 11.º ano de escolaridade
Caracterização da prova
06. Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como textos, tabelas, gráficos, mapas, figuras, fotografias e imagens de satélite.
07. As respostas aos itens podem requerer a mobilização articulada de aprendizagens relativas a mais do que um dos temas do programa.
08. A prova inclui itens de seleção (por exemplo, escolha múltipla) e itens de construção (resposta curta, restrita e extensa).
09. A prova apresenta uma distribuição semelhante entre os temas do 10.º e do 11.º anos.
10. A distribuição da cotação pelos temas respeita a relevância curricular sugerida nos documentos curriculares em vigor.
11. A prova é cotada para 200 pontos.
Material
12. Como material de escrita, apenas pode ser usada caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta.
13. As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).
14. É permitida a utilização de régua, de esquadro e de transferidor.
15. Não é permitida a utilização de calculadora.
16. Não é permitido o uso de corretor.
Duração
17. A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.