greve ao Clima dá trabalho nas aulas de Geografia







“Por que deveríamos estudar para um futuro que em breve não existirá se ninguém fizer nada para salvá-lo?  

As alterações climáticas são a maior crise alguma vez enfrentada pela civilização humana. É um sinal de alarme total, o ponto de apoio para uma nova etapa na luta global pela justiça climática. Além da Rebelião contra a Extinção e do By2020 We Rise Up, já ocorrem greves climáticas estudantis em mais de uma dezena de países: Bélgica, Escócia, Inglaterra, Suécia, Suíça, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, Itália, Canadá. Portugal anunciou a sua, a 15 de Março, em conjunto com vários outros países. 
As alterações climáticas são a maior crise alguma vez enfrentada pela civilização humana, com risco previsto de, mesmo em cenários conservadores, serem destruídas muitas das bases materiais que permitiram o surgimento da civilização (estabilidade das estações, da disponibilidade de recursos e previsibilidade de futuro), e a própria dimensão das populações humanas (dependentes da produção agrícola e da produtividade marinha que estão em mutação pela modificação dos regimes hídricos, climáticos e pela profunda alteração de temperatura e pH dos oceanos).
In https://www.publico.pt/2019/02/12/ciencia/opiniao/greve-clima-onda-justica-climatica-invade-escolas-1861507

Inspirados pela jovem Greta, estudantes portugueses vão faltar às aulas em nome do clima no dia 15 de Março.

Por cá, vamos ouvir com atenção e lidar com 2 clássicos do activismo ambiental e debater prioridades e formas globais de proteger o Ambiente: o mítico documentário Cowspiracy (2014) e uma ultra afamada  TED Talk de Allan Savory de 2013.

Será um Trabalho de Pesquisa maneiro.





AS FONTES DE INFORMAÇÃO:  

O tema é explosivo e facilmente surgem informações incorrectas ou truncadas (por isto o acesso ao dr. Google é interdito). Apenas poderemos utilizar as fontes nomeadas no guião de trabalho (para além das notícias sobre o evento de 15 de Março surgidas na imprensa portuguesa, temos os 2 filmes disponíveis online).

Os 2 filmes fizeram história e marcam o debate actual (sobretudo o Cowspiracy de 2014). Apesar das imensas insuficiências dos seus dados (quase nunca referenciam as suas «estatísticas» ou creditam os seus referees), valem, contudo, por si e pelos factos e argumentos que introduziram no debate político e social, e, por sintetizarem as posições mais significativas do debate científico.








DO QUE SE FALA QUANDO FALAMOS DE DEFESA DO AMBIENTE ?  

Vamos depurar ao essencial o debate: por um lado os argumentos contra os combustíveis fósseis e a criação de gado, no campo oposto os argumentos que privilegiam a luta contra a desertificação via o pastoreio tradicional renovado.

Ficarão de fora o tema dos «microplásticos» e, à escala do individuo, o tema da adopção do Veganismo - o estudo de caso das biografias Veganas e biografias de Ex-Veganos ficará para o pessoal do 11º ano abordar no 3º período de aulas.