como avaliar alunos no secundário


Podem baixar o Excel para usarem nas vossas autoavaliações: https://drive.google.com/file/d/10PYGbIu5dGThJGKN78_KOljG11aOtENT/view?usp=sharing





1.  Para a Aprendizagem Essencial designada por «CONHECIMENTOS» deve ser usada uma Avaliação Quantitativa numa escala 0 a 20 valores. Nas restantes 6 Áreas pode ser usada Avaliação Qualitativa (nível 1 a 5): Insuficiente (nível 1 e 2); Suficiente (nível 3); Bom (nível 4); Muito Bom (nível 5).

2.  Os instrumentos de avaliação a utilizar nas diferentes Áreas de Competência serão preferencialmente: RELATÓRIOS, TRABALHOS DE PESQUISA, TESTES AVALIAÇÃO ou outros a informar aquando da sua calendarização no início de cada período.
3.  Cabe ao professor em cada turma calendarizar e decidir que instrumentos de avaliação a usar e quais as «ÁREAS DE COMPETÊNCIAS» que estes devem avaliar. Se um instrumento de avaliação contiver mais do que uma Área de Competência, deverá o mesmo informar as respetivas escalas de avaliação e a pontuação obtida em cada Área de Competência.
4.  De acordo com o Critérios Gerais de Avaliação, aprovado em conselho Pedagógico, a nomenclatura a utilizar nos Testes, Fichas de avaliação e Trabalhos Individuais e/ou de Grupo será a seguinte: Insuficiente: 0-9,4 valores (Nível 1 e 2); Suficiente: 9,5-13,4 valores (Nível 3); Bom: 13,5-17,4 valores (Nível 4); Muito Bom: 17,5-20 valores (Nível 5).

5.  De acordo com o Critérios Gerais de Avaliação, aprovado em conselho Pedagógico, o “Domínio das aprendizagens (Conhecimentos e Capacidades)” tem a ponderação obrigatória de 80% no 3º Ciclo e 90% no Secundário; o “Domínio comportamental (Atitudes e Comportamentos)” tem a ponderção obrigatória de 20% no 3º Ciclo e 10% no Secundário.

6.  Contributo da Geografia para os princípios enunciados no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”:

A)   Linguagens e textos: Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). 

(B)   Informação e comunicação: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica. 

(C)   Raciocínio e resolução de problemas: Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica, proveniente de trabalho de campo (observação direta) e diferentes fontes documentais (observação indireta) e sua mobilização na elaboração de respostas para os problemas estudados.

(D)   Pensamento crítico e pensamento criativo: Investigar problemas ambientais, ancorados em guiões de trabalho e questões geograficamente relevantes (o quê, onde, como, porquê e para quê).

(E)   Relacionamento Interpessoal: Cooperar. Trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede. Identificar-se com o seu espaço de pertença, valorizando a diversidade de relações que as diferentes comunidades e culturas estabelecem com os seus territórios, a várias escalas.

(F)   Desenvolvimento pessoal e autonomia: Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

(G)   Bem-estar, saúde e ambiente: Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.


(I) Saber científico, técnico e tecnológico: Identificar-se com o seu espaço de pertença, valorizando a diversidade de relações que as diferentes comunidades e culturas estabelecem com os seus territórios, a várias escalas.