AS COMEMORAÇÕES DE ABRIL DE 1974 E A MEMÓRIA DA ÉPOCA
Em 2020 as comemorações de Abril estão no auge da polémica devido ao estado de emergência COVID e consequente proibição de ajuntamento de pessoas no espaço público ou mesmo em recintos fechados.
Por mim a memória dos anos 70 é para comemorar festejando, sobretudo, com as caras bonitas da época.
05m48: Modelos de biquíni tiram fotografias de grupo, nadam na piscina e bronzeiam-se ao sol nas espreguiçadeiras do hotel.
07m56: Depoimento de candidata sobre as razões que a levaram a concorrer; vista em movimento de praia e da Praça de Touros no Campo Pequeno; misses assistem a espetáculo de tourada e aplaudem as exibições dos cavaleiros, forcados e toureiros.
10m17: Misses visitam a Câmara Municipal de Lisboa (CML), com trajes típicos das suas regiões de origem, são recebidas pelo Coronel António da Silva Sebastião, presidente da CML, passeiam de carruagem puxada a cavalos pelo Rossio, Praça dos Restauradores, Avenida da Liberdade e Praça do Marquês de Pombal.
12m37: Concorrentes batem palmas e cantam durante a viagem de regresso ao hotel; depoimento de candidata sobre a vontade de se tornal modelo profissional; misses desfilam de biquíni no interior do hotel.
14m44: Atuação de rancho folclórico à qual as misses assistem; participantes dançam na pista de dança, visitam propriedade rural, fazem passeio de barco durante o qual acenam e envia beijos à população, descem de carrinha com a ajuda de homens, desfilam de braço dado com toureiros em praça de touros, e assistem às exibições de cavaleiro, grupo de forcados e toureiros, entre os quais Ricardo Chibanga, que no final as acompanham de braço dado.
19m15: Misses participam em refeição comunitária (piquenique/churrasco), juntamente com os cavaleiros e toureiros, e dançam danças populares; concorrentes entram no Casino do Estoril, percorrem os bastidores até chegarem ao auditório onde vai decorrer o concurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário