a rede ferroviária de Portugal em 2018

11º ANO



 



Observatório do Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes. (2018). Ecossistema Ferroviário Português – 2012-2016. Publicado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) 

Caracterização geral:

A rede ferroviária portuguesa em exploração tem uma extensão total de 2.546Km. 
Considerando a área e a população residente de Portugal Continental, a rede apresenta uma densidade de 0,029Km/Km2 e 0,25Km/1000Hab. 

Por outro lado, existe aproximadamente 7Km de estradas da Rede Rodoviária Nacional15 por cada quilómetro de via férrea. 

Em termos de tipologia, a rede é maioritariamente em via única (76,1%). 

No que respeita a via dupla (22,0%), a rede compreende, genericamente, as linhas do Norte, de Braga e de Cascais, bem como alguns troços das linhas de Sintra, de Cintura, do Minho, do Alentejo e do Sul. 

Quanto à via múltipla (geralmente quádrupla) (1,9%), existe em troços das linhas do Norte (Braço de Prata – Azambuja16), de Sintra (Sete Rios – Cacém), de Cintura (Sete Rios – Roma-Areeiro) e do Minho (Campanhã – Contumil). 

No que respeita à bitola da via, a rede envolve na sua quase totalidade (95,6%) via larga (i.e., bitola ibérica, de 1668mm), resumindo-se a via estreita (i.e., bitola métrica, de 1000mm) (4,4%) à Linha do Vouga e ao troço remanescente da Linha do Tua, explorado pelo Metro Ligeiro de Mirandela e, entretanto, desclassificada da Rede Ferroviária Nacional. 

No que concerne a eletrificação, 64,9% da rede é eletrificada. Da rede não eletrificada (35,1%) – que compreende exclusivamente troços em via única – destacam-se a totalidade da Linha do Leste e troços significativos das linhas do Minho, do Douro, do Oeste e do Algarve.