Muito obrigado

Ando cansado. Mas ao chegar a casa li uns mails e uns comentários recentes que me deixaram radiante e com força para fazer melhor. Muito obrigado ao Livre de Ponto que já conhecia e ao Georden que é uma revelação e uma coluna de links ligados à geografia para explorar com muito vagar.

Ambos os sites são muito interessantes e a justificar uma escrita mais atenta.

link: http://livredoponto.wordpress.com/
link: http://georden.blogspot.com/

As notas dos testes

Publiquei tardiamente as notas do primeiro teste de geografia.
Servirá para o "balanço estatístico": sentir o pulso ao trabalho feito e saber se estamos «fora do tom».

nota:
Lembro pais e alunos dos sétimos anos que existe um teste corrigido em 100% para fotocopiar e comparar - aprende-se com quem faz bem, não é?...

10ºSH e 11ºSH2 notas do primeiro teste

Alunos do 10ºSH

aluno 01: 09,4
aluno 02: 08,9
aluno 03: 08,4

aluno 04: 13,4
aluno 05: não frequenta
aluno 06: 12,7
aluno 07: 12,3
aluno 08: 11,6
aluno 09: 09,6
aluno 10: 13,7
aluno 11: 13,1
aluno 12: 15,4
aluno 13: 16,7
aluno 14: 06,3
aluno 15: 12,9
aluno 16: 07,1
aluno 17: 07,6

aluno 18: 13,6
aluno 19: 14,7
aluno 20: 11,0
aluno 21: não frequenta
aluno 22: não frequenta
aluno 23: não frequenta
aluno 24: 14,1
aluno 25: 09,1
aluno 26: 08,9

aluno 27: 11,5
aluno 28: não frequenta
aluno 29: 05,5
aluno 30: recém chegado--
...


Alunos do 11ºSH2

aluno o4: 04,6
aluno 23: 04,4
aluno 24: 05,5

7A notas do primeiro teste

aluno 01: não satisfaz
aluno 02: não satisfaz

aluno 03: satisfaz
aluno 04: não satisfaz
aluno 05: não satisfaz
aluno 06: satisfaz bastante
aluno 07: satisfaz
aluno 08: satisfaz bastante
aluno 09: satisfaz
aluno 10: transferido
aluno 11: satisfaz bastante
aluno 12: não satisfaz
aluno 13: transferido
aluno 14: satisfaz
aluno 15: satisfaz bastante
aluno 16: não satisfaz
aluno 17: satisfaz
aluno 18: não satisfaz
aluno 19: satisfaz bastante
aluno 20: satisfaz
aluno 21: não satisfaz
aluno 22: satisfaz
aluno 23: satisfaz
aluno 24: satisfaz bastante
aluno 25: não satisfaz
aluno 26: satisfaz

7B notas do primeiro teste

aluno 01: excelente
aluno 02: satisfaz
aluno 03: satisfaz bastante
aluno 04: satisfaz
aluno 05: satisfaz
aluno 06: satisfaz
aluno 07: não satisfaz
aluno 08: satisfaz bastante
aluno 09: satisfaz bastante
aluno 10: excelente

aluno 11: satisfaz
aluno 12: satisfaz
aluno 13: excelente
aluno 14: excelente
aluno 15: satisfaz
aluno 16: satisfaz
aluno 17: satisfaz
aluno 18: satisfaz bastante
aluno 19: satisfaz bastante

aluno 20: satisfaz
aluno 21: satisfaz bastante
aluno 22: satisfaz
aluno 23: satisfaz bastante
aluno 24: satisfaz
aluno 25: satisfaz
aluno 26: satisfaz
aluno 27: satisfaz
aluno 28: satisfaz

7C notas do primeiro teste

aluno 01: satisfaz bastante
aluno 02: fraco
aluno 03: excelente
aluno 04: satisfaz
aluno 05: satisfaz
aluno 06: satisfaz bastante
aluno 07: satisfaz
aluno 08: satisfaz
aluno 09: satisfaz
aluno 10: satisfaz
aluno 11: satisfaz
aluno 12: satisfaz
aluno 13: satisfaz bastante
aluno 14: satisfaz
aluno 15: fraco
aluno 16: não satisfaz
aluno 17: satisfaz bastante
aluno 18: satisfaz
aluno 19: satisfaz bastante
aluno 20: não satisfaz
aluno 21: transferido
aluno 22: satisfaz bastante
aluno 23: satisfaz bastante

aluno 24: não satisfaz
aluno 25: não satisfaz

aluno 26: satisfaz bastante
aluno 27: não satisfaz

7D notas do primeiro teste

aluno 01: não satisfaz
aluno 02: satisfaz
aluno 03: satisfaz
aluno 04: satisfaz
aluno 05: satisfaz bastante
aluno 06: satisfaz
aluno 07: satisfaz
aluno 08: satisfaz bastante
aluno 09: satisfaz bastante
aluno 10: não satisfaz
aluno 11: não satisfaz

aluno 12: transferido
aluno 13: satisfaz
aluno 14: não satisfaz
aluno 15: satisfaz
aluno 16: satisfaz
aluno 17: satisfaz bastante

aluno 18: satisfaz
aluno 19: satisfaz
aluno 20: não satisfaz
aluno 21: não satisfaz

aluno 22: satisfaz
aluno 23: não satisfaz
aluno 24: satisfaz
aluno 25: não satisfaz
aluno 26: satisfaz
aluno 27: não satisfaz
aluno 28: não satisfaz

Ensinar com filmes



"The University of California, Berkeley is the preeminent public research and teaching institution in the nation. From classic literature to emerging technologies, the curricula of our 130 academic departments span the wide world of thought and knowledge."

BERKELEY, University of california. (2006) UC Berkeley on Google Video. Consultado em 22-11-2006. No site UC Berkeley on Google Video. Website: http://video.google.com/ucberkeley.html

O texto é do UC BERKELEY ON GOOGLE VIDEO que conheci via PONTO MEDIA


A Universidade da Califórnia em Berkeley é umas das melhores do mundo e tem uma página no Google Video com a gravação integral de algumas aulas.

Vejam, por exemplo, esta lição fantástica de Física cujo o tema é "Física Para Futuros Presidentes - Átomos e Calor" do professor Richard A. Muller [AQUI].

Uma lição fantástica de Física e outra de Pedagogia...

Exames nacionais

Deixei na loja das fotocópias diversos exames nacionais de geografia e respectivos critérios de correcção oficiais.

Fotocopiem, treinem e divulguem. Daqui a uns tempos iremos reservar aulas para coleccionar questões, caçar as respostas nos manuais e afins, e, treinar as melhores estratégias de resposta

Testes corrigidos para fotocopiar

Este ano lembrei-me do óbvio. Irei deixar na «loja das fotocópias» um ou mais testes feitos pelos alunos e corrigidos com a nota de 100% (ou outros com notas muito elevadas).

Sugeri que todos deveriam ir lá tirar uma cópia e comparar com o seu próprio teste. Que levem estes bons testes para casa e descubram, ou treinem, em conjunto com os seus pais, as melhores formas de escrever e estudar.

A intenção é aprender com quem faz bem, descobrir o que nos faltava fazer para passar de um BOM para um EXCELENTE.

Caça ao erro do professor

Às aulas de correcção de um teste escrito chamo-lhes "Caça ao Erro do Professor": entrego os testes; digo, em voz alta, as notas de cada um; esclareço pequenos nadas; cada aluno faz a sua correcção em folha à parte para agrafar ao teste; no fim, dito uma correcção prefeita para todos.

A ideia deste «trabalho» é descobrir omissões ou erros do professor de forma a subirmos a nota (às vezes descemos...). O aluno vai confrontar apontamentos e manual para provar que merece mais uns pontos. Há anos que procedo desto modo e é um sucesso (modéstia à parte).

Informações - datas dos testes

As datas dos testes para todo o ano lectivo encontram-se no caderno dos alunos, na aula nº 1 de geografia.

Informações - teste adiado

A turma 7A tem o seu 2º teste escrito adiado para 4 de Dezembro. Porque seria precipitado realizar o teste na próxima aula, ainda assim, será um teste bem elementar e simples...

A explicação para a «simplicidade» nas matérias reside em questões estruturais:
- porque geografia tem apenas um bloco de aulas por semana (13 blocos no primeiro período, se o professor nunca faltar...)
- porque há dois testes escritos no primeiro período
- porque há diversos «temas programáticos» a cumprir no sétimo ano e o ano só tem 33 blocos de aulas previstos
- porque o «ritmo de aprendizagem» da aula tem de ser mediano para não sacrificar inúmeros alunos que não sabem escrever, ler ou contar com facilidade...

Informações - o direito à informação

Nas turmas de sétimo ano enviei um recado para os pais, via caderno diário, a explicar a minha ausência, acrescida de uma explicação verbal mais detalhada da minha impossibilidade de vir à escola. Este tipo de «informações» não são obrigatórias, mas julgo que pais e alunos merecem tal cuidado.

Re-Regresso

O tempo foge depressa. Com dificuldade resolvi a tempo as avaliações intercalares do primeiro período: os testes escritos de geografia já foram entregues, as avaliações qualitativas para a dita «avaliação intercalar» foram dadas aos directores de turma - em cima do prazo de entrega, mas enfim...

Apesar dos meus alunos já conhecerem as suas notas, irei postar os resultados de todos.

Monstros e poesia



Theo Jansen faz arte e poesia. Theo jansen é um artista plástico e escultor cinético que constrói obras gigantes parecidas com esqueletos de bichos mas capazes de caminharem ao aproveitarem a força do vento. "The walls between art and engineering exist only in our minds" - é o dito de Theo.

Monstros do ar




"Since about ten years Theo Jansen is occupied with the making of a new nature. Not pollen or seeds but plastic yellow tubes are used as the basic matierial of this new nature. He makes skeletons which are able to walk on the wind. Eventualy he wants to put these animals out in herds on the beaches, so they will live their own lives."

STRANDBEEST (2006) "Animaris Rhinoceros Transport". Consultado em 06-10-2006. No site Strandbeest. Website: http://www.strandbeest.com/index.html

O texto é do STRANDBEEST que conheci via A BARRIGA DE UM ARQUITECTO

Ciência doida

Os Prémios IgNobel são o inverso dos Prémios Nobel. São atribuídos por uma das melhores universidades do mundo, a Universidade de Harvard. Este ano os vencedores foram ovacionados com aviões de papel e os prémios entregues por verdadeiros laureados Nobel.

Há 15 anos a revista de humor Annals of Improbable Research decidiu distinguir trabalhos que façam «primeiro rir e depois pensar» - uma maneira inteligente de dizer que a ciência não se faz apenas de sucessos e de descobertas relevantes para a humanidade, mas também de trabalhos que roçam o irrelevante e o acessório.

O IGNOBEL DA PAZ DE 2006:

Howard Stapleton foi premiado com o IgNobel da Paz por ter inventado um aparelho, chamado Mosquito, que emite um som de alta-frequência que pode ser ouvido por quase todas as pessoas com menos de 20 anos e por poucos com mais de 30. O som foi aproveitado para irritar jovens. Apresenta-se como a solução para o eterno problema de reuniões indesejadas de jovens em centros comerciais, lojas e outros sítios onde causem problemas.

Howard Stapleton deu um primeiro uso ao «Mosquito» como "repelente de adolescentes" e, mais tarde, acabou a usar a mesma tecnologia para vender "toques de telemóvel não audíveis pelos professores".

Oração ao tempo


[Imagem de Sónia Melo]

Inverno de 2003

O Geografismos surgiu como ligação a setenta e um blogs de alunos de Geografia de sétimo ano. Começámos o trabalho no Inverno de 2003, na escola de Santa Clara (antigo Convento), Évora.