O protesto acrescentado
O protesto dos professores desfilou em Lisboa. Muito de acordo mas creio que falta protestar muito mais.
Avaliação para progressão na carreira... progressão na carreira limitada por quotas... São os argumentos fortes declarados à imprensa, os argumentos com mais barulho. Argumentos válidos mas que valem ninharias perante factos gravíssimos silenciados ao longo dos últimos anos.
Professores nómadas cujos contratos são feitos mês a mês, professores com salários irrisórios, sem direito à adse, sem direito a assistir filhos doentes. Professores sujeitos ao desemprego caso não sejam avaliados neste caos.
Que todos lessem
Nos posts em baixo deixei os materiais para o primeiro trabalho de pesquisa em Geografia de 10º ano.
Em boa verdade o que eu desejo é que toda a gente lesse as duas melhores obras on-line de geografia de Portugal - o Atlas de Portugal e o Atlas do Ambiente. O resto são pretextos.
Em boa verdade o que eu desejo é que toda a gente lesse as duas melhores obras on-line de geografia de Portugal - o Atlas de Portugal e o Atlas do Ambiente. O resto são pretextos.
Trabalho de pesquisa no 10º ano - Como fazer
Guião do Trabalho de Pesquisa - Atlas de Portugal e Atlas do Ambiente
Não esquecer que podem usar zoom ou ver a totalidade deste documento em folha à parte (procurar botão no canto direito do visualizador).
Os mapas do Atlas do Ambiente
Este é um exemplo dos mapas que devem procurar para o trabalho de pesquisa.
É uma colecção que podem encontrar em:
http://www.flickr.com/photos/lp-earth/sets/72157608675719639/detail/
Atlas de Portugal (parte 1) - Um país de área repartida
Este é o primeiro pdf do Atlas de Portugal produzido pelo IGP - Instituto Geográfico Português e pelo SNIG - Sistema Nacional de Informação Geográfica.
É uma obra decisiva. Para facilitar a sua consulta aqui na escola ou em casa optei por integrar os pdf's no SCRIBD.
Trabalho de pesquisa no 10º ano
Reuni para consulta os pdfs do Atlas de Portugal no SCRIBD.
O pessoal dos décimos anos deve consultar os primeiros 4 documentos do Atlas para o trabalho de pesquisa do 1º Período. O guião está na reprografia da nossa escola e também aqui no blog.
Para ver os 19 pdf's do Atlas cliquem em:
http://www.scribd.com/people/view/69719-geografismos
Na loja dos trezentos
Creio ser a norma em Geografia: cada professor tem a seu cargo próximo de 300 (trezentos) alunos.
O horário completo de um professor de geografia exige, por norma, leccionar a 11 turmas, 28 alunos cada - excepto se tivermos umas dezenas de anos de serviço como efectivo e haja, então, uns descontos na quantidade de turmas. A quantidade imensa de papelada de que toda a gente se queixa é sempre multiplicada por +/- 300. É algo estúpido.
Se neste ano tive a sorte de leccionar apenas para 91 alunos tenho, contudo, um bric-à-braque de matérias e disciplinas (em dois cursos distintos nem manual há e é suposto andarmos muito na rua, próximos do «real», em trabalhos de pesquisa). É impossível trabalhar.
Como se sabe nas lojas dos trezentos não há grande qualidade.
O horário completo de um professor de geografia exige, por norma, leccionar a 11 turmas, 28 alunos cada - excepto se tivermos umas dezenas de anos de serviço como efectivo e haja, então, uns descontos na quantidade de turmas. A quantidade imensa de papelada de que toda a gente se queixa é sempre multiplicada por +/- 300. É algo estúpido.
Se neste ano tive a sorte de leccionar apenas para 91 alunos tenho, contudo, um bric-à-braque de matérias e disciplinas (em dois cursos distintos nem manual há e é suposto andarmos muito na rua, próximos do «real», em trabalhos de pesquisa). É impossível trabalhar.
Como se sabe nas lojas dos trezentos não há grande qualidade.
Correu bem porque tive sorte
O sucesso inicial deste geografismos aconteceu nos dois primeiros anos (em Santa Clara, Évora, e na EBI da Charneca de Caparica, Almada).
A explicação é simples. Porque tive a sorte de de apenas leccionar Geografia aos meus alunos (apenas sétimo ano em Santa Clara e sétimo e oitavo anos em Almada). Tudo concentrado. Aliás, as aulas correram muito bem porque tinha algum tempo para preparar materiais e aprender tudo o que necessitava em html ou css ou etc.
Nos últimos anos é uma bagunça.
A explicação é simples. Porque tive a sorte de de apenas leccionar Geografia aos meus alunos (apenas sétimo ano em Santa Clara e sétimo e oitavo anos em Almada). Tudo concentrado. Aliás, as aulas correram muito bem porque tinha algum tempo para preparar materiais e aprender tudo o que necessitava em html ou css ou etc.
Nos últimos anos é uma bagunça.
teste com consulta
Tenho aproveitado a aula do teste com consulta na disciplina de Área de estudo da comunidade (curso profissional) para postar e antes que a turma inteira volte às lides das tics.
Faz anos que não usava os testes com consulta mas nos profissionais é um recurso mais do que justificado (pretende-se valorizar as metodologias de projecto e não os testes). Hoje as questões a desenvolver andaram à volta do trabalho de pesquisa em curso.
Faz anos que não usava os testes com consulta mas nos profissionais é um recurso mais do que justificado (pretende-se valorizar as metodologias de projecto e não os testes). Hoje as questões a desenvolver andaram à volta do trabalho de pesquisa em curso.
A minha vergonha
Para obrigar-me a dar continuidade a este blog e não passar vergonhas com as longas ausências da net arrisquei comprometer-me formalmente com a sua execução nalguns dos famosos "objectivos indivuais do docente". Ó diabos, ou vai ou racha.
O irónico é que o geografismos tem falhado por excesso da burocracia escolar: o ano passado porque fui professor de 277 alunos e fui submetido a uma avaliação do desnpenho docente. Este ano as dificuldades diversificaram-se: a escola portuguesa está doida e tenho um lote infindável de materiais de secundário para preparar ( cada turma, uma matéria diversa: cursos profissionais, disciplinas várias, vários níveis, etc, etc...).
Ironicamente penso usar a burocracia da avaliação dos professores para obrigar-me a continuar aqui - paradoxos...
O irónico é que o geografismos tem falhado por excesso da burocracia escolar: o ano passado porque fui professor de 277 alunos e fui submetido a uma avaliação do desnpenho docente. Este ano as dificuldades diversificaram-se: a escola portuguesa está doida e tenho um lote infindável de materiais de secundário para preparar ( cada turma, uma matéria diversa: cursos profissionais, disciplinas várias, vários níveis, etc, etc...).
Ironicamente penso usar a burocracia da avaliação dos professores para obrigar-me a continuar aqui - paradoxos...
fora de serviço
nos últimos dias não vim há escola. conjuntivite. não vi nada. mas parece que voltei para ficar e trabalhar.
trabalhar no geografismos é que tem sido a minha grande falha. uma vergonha. mais um pouco e é um fora de serviço
trabalhar no geografismos é que tem sido a minha grande falha. uma vergonha. mais um pouco e é um fora de serviço
Hipsometrias rápidas
Estamos em plena a aula de Geografia do Profissional de Turismo.
Depois de umas tentativas mal sucedidas para instalar o Google Earth (não tinhamos os malditos códigos de administrador) fomos forçados a trabalhar no google maps que tem uma funcionalidade decisiva: Curvas de Nível a cada 20 metros de altitude.
Vejam na imagem a aqui transparente albufeira do Alqueiva.
Visita com o 1ºTUR
Ver mapa maior
Na anterior Quinta-feira o pessoal do Profissional de Turismo foi ao Alqueva-Edia a barragem que fez o maior lago artificial da Europa.
Em verdade são várias barragens que garantem o funcionamento de um sistema de albufeiras. Coisas decisivas para a economia nacional e para o turismo na região.
A tarde foi boa. Muito boa. Com um dia soalheiro e o pessoal fantástico do 1ºTUR subimos de barco até à Amieira.
PS: ninguém arriscou um banho.
Improvisei uma aula
Ontem fiquei aflito com uma aula de 150 minutos: sem sala de TIC, sem projector, a programação furada e, ainda por cima, não tinha as chaves da sala (da catacumba CN1) e o único funcionário com chaves só entraria ao serviço lá pelas três da tarde... Uff...
Antecipei a nossa visita à Biblioteca Pública de Évora (lá se furou as datas do calendário do post anterior...) e foi uma aula excelente... a maior parte dos meus alunos do 1AS converteu-se em leitor com cartão e tudo, disponíveis a umas boas requisições e dando, de algum modo, o nosso contributo para o Plano Nacional de Leitura ;
Antecipei a nossa visita à Biblioteca Pública de Évora (lá se furou as datas do calendário do post anterior...) e foi uma aula excelente... a maior parte dos meus alunos do 1AS converteu-se em leitor com cartão e tudo, disponíveis a umas boas requisições e dando, de algum modo, o nosso contributo para o Plano Nacional de Leitura ;
Vamos a ver
No meio da pressa faltou-me fazer a requisição da sala TIC para hoje à tarde - pensava eu que falar com a D. Isabel na Sexta-feira passada fosse suficiente... Enfim, estive noite fora a fazer uma selecção de materiais videos e mapas em vão. Mas a solução ainda vai ser de qualidade superior - ou não;)