An exclusive look at Leonardo DiCaprio's upcoming environmental film "The 11th Hour"Um documentário militante que rima com as matérias de Geografia Física e sociedade trabalhadas nas turmas do 10º ano. A ver quando possível.
DiCaprio documenta - 11ª Hora
google lit trips
"A Different Way to Read Great Literature!" É o lema que se lê à entrada do googlelittrips.org.
A dica deste site exemplar veio da Teresa (vejam o post anterior). A revolução Google Earth está bem adiantada lá para os lados dos estates.
"Cândido" é uma das obras mais conhecidas de Voltaire (1759). O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Temas que servem de pretexto para tratar questões filosóficas e éticas.James Joyce, Voltaire e o seu "Cândido", Júlio Verne... Os autores e os seus personagens andaram pelo mundo e podemos ver e saber tudo - os textos, os lugares, as imagens ou filmes, caso existam.
Prof. Teresa
A Teresa que assina Prof. Teresa trabalha bem e muito - e pelo meio deixou um comentário no geografismos com pistas de trabalho muito interessantes. O blogicament.blogspot.com é a sua base e da qual acresceu uma rede de blogs ligados às aulas de Língua Portuguesa e ao seu trabalho de mestrado e bibliotecas escolares - vejam o abiblogteca.blogspot.com que tem muitas dicas e experimentalismo no uso da net na sala de aula
Se a Teresa é um caso histórico no uso de tecnologias on-line com alunos, o seu novo viagensliterarias.wordpress.com e a sua dica do googlelittrips.org apontam para mais uma revolução na história do ensino que se chama Google Earth.
Imaginemos pois os Lusíadas, o Frei Luís de Sousa ou o Viagens na Minha Terra com novos conteúdos, pensados e vistos como nunca o foram graças aos ficheiros kmz do Google earth
Já aqui tenho falado da importância do Google Earth, fico deliciado ao constatar o seu uso para além da óbvia disciplina de Geografia. Super Parabéns Teresa e obrigado pela sugestão.
Eduardo Medeiros

Com as suas animações naïf de «feijões» do clipart em fundos azul-faísca lá dos primórdios da era informática, o Edu é revivalismo puro e serviço público que faz história no mundo da educação geográfica e nos entra pelo coração dentro.
Novidades trabalhosas
Desde 1994 que dou aulas e todos os anos tenho uma novidade.
Exceptuando os sétimos e oitavos anos que leccionei várias vezes, apanhei sempre com novidades e nem vale a pena imaginarem que a experiência adequerida num ano servirá para o seguinte.
Este ano as minhas maiores surpresas são os chamados Cursos Profissionais do secundário e que, sendo radicalmente «diferentes» de quaisquer outras modalidades de ensino, deixam-me a mim, alunos e demais professores, um tanto ou quanto baralhados.
Não há manuais ou outros auxiliares. Não há aulas mas horas e segmentos. Os cursos são financiados e há orçamentos a justificar para tudo e mais alguma coisa - inclusive o ordenado dos professores. Agasto-me a conciliar as matérias a leccionar e uns supostos pré-requisitos dos alunos, a devorar legislação e a optimizar regras e rotinas, a compreender o regime de faltas e as avaliações.
Se julgam que não é nada demais, posso dizer que o lema oficial do profissional é um "Não há faltas, não há negativas". Os alunos têm umas ideias muito próprias sobre o que é o trabalho numa escola mas, ainda assim, as aulas têm de funcionar e os programas estão AQUI e AQUI.
Exceptuando os sétimos e oitavos anos que leccionei várias vezes, apanhei sempre com novidades e nem vale a pena imaginarem que a experiência adequerida num ano servirá para o seguinte.
Este ano as minhas maiores surpresas são os chamados Cursos Profissionais do secundário e que, sendo radicalmente «diferentes» de quaisquer outras modalidades de ensino, deixam-me a mim, alunos e demais professores, um tanto ou quanto baralhados.
Não há manuais ou outros auxiliares. Não há aulas mas horas e segmentos. Os cursos são financiados e há orçamentos a justificar para tudo e mais alguma coisa - inclusive o ordenado dos professores. Agasto-me a conciliar as matérias a leccionar e uns supostos pré-requisitos dos alunos, a devorar legislação e a optimizar regras e rotinas, a compreender o regime de faltas e as avaliações.
Se julgam que não é nada demais, posso dizer que o lema oficial do profissional é um "Não há faltas, não há negativas". Os alunos têm umas ideias muito próprias sobre o que é o trabalho numa escola mas, ainda assim, as aulas têm de funcionar e os programas estão AQUI e AQUI.
Exemplo de Curriculum Vitae Europass
O Curriculum Vitae segundo o modelo proposto pela União Europeia.
É um exemplo simples de um CV preenchido. No post anterior encontram o formulário para ser preenchido pelos alunos.
CV Europass para uso nos Profissionais
Este documento é o formulário do CV a usar no portefólio dos meus alunos dos cursos profissionais - o pessoal do Curso de Animador Sociocultural já o usava apesar de umas "gaffes" no seu preenchimento- ;)
Aula em directo
Estou em aula. É a última do primeiro módulo da disciplina de Geografia do Curso Profissional de Turismo. Após as devidas auto-avaliações estamos a actualizar os blogs dos alunos e a explorar a coluna da direita.
Em breve estaremos prontos para divulgar o trabalho da turma ao público nacional. { mais ao menos } -;)
Em breve estaremos prontos para divulgar o trabalho da turma ao público nacional. { mais ao menos } -;)
"O Planeta Tangerina declarou 2009 como o Ano Internacional da Hipérbole. A homenagem faz-se em forma de agenda: para cada semana do ano que aí vem, propomos uma hipérbole (exageradamente) ilustrada."
Acho bem. Vamos começar 2009 com uma visita ao blog
planeta-tangerina.blogspot.com
Inverno cosy
Inverno, s. m. estação do ano entre o Outono e a Primavera, caracterizada pelo frio e pela chuva. Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora.
Desde as 12h04m de 21 de Dezembro que estamos no Inverno. Deixo-vos um game apropriado. É uma animação flash fornecida pela CBC-Canadá, que está num site com materiais de divulgação científica e outos tantos games.
Podem jogar em versão gigante clicando AQUI
Noite fria. É Natal

Previsão para 4ª Feira, 24 de Dezembro de 2008
Céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado por nuvens altas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de leste. Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada.
Frio. Frio porque uma massa de ar frio com altas pressões barométricas estacionou nestes dias na Europa Ocidental e permitiu um dia sem nuvens e muito frio.
Avaliação na Severim de Faria
Aproveito estes dias de avaliação para esboçar uma pergunta simples:
O que vale a Severim de Faria?
É sem dúvida uma escola da velha guarda - "démodé" como se costuma dizer. O que sendo uma raridade é um bem sem preço e cria e em mim uma profunda empatia.
Aqui não encontro infantilização entre alunos como noutras escolas já encontrei.
Para pais e alunos a mais valia da Severim começa no ambiente de segurança e afabilidade: ainda é com espanto que vejo nos corredores as mochilas abandonadas por umas horas sem medos dos roubos ou o bom clima de cavaqueira no portão da escola. Mais, a escola mantêm-se aberta noite fora e nunca dei conta de dificuldades.
Os alunos são excelentes. Independentemente de feitios e afectos é possível manter uma conversa com toda a gente. E há uma misturada de idades entre secundário e 3º ciclo muito simpática.
Os professores são eficazes e sem malabarismos pedagógicos confiam no trabalho dos seus pares mantendo uma relação de respeito mútuo - a melhor vantagem de todas.
Outra boa coisa é a direccção da escola, o Executivo ou lá como se diz. Eficaz e discreto. Passo meses e meses sem os ver ou ouvir o que é uma vantagem incomensurável. Não duvido que são o elo decisivo para explicar o sucesso da Severim.
No caso do meu grupo disciplinar - Geografia - as condições de trabalho são óptimas: uma sala de trabalho ampla e confortável de onde raramente saio. Apenas tenho um grande lamento: não tenho um projector com protátil e acesso à net nas salas de aula (contínuo a dar aulas com giz e um manual roscofe).
O que vale a Severim de Faria?
É sem dúvida uma escola da velha guarda - "démodé" como se costuma dizer. O que sendo uma raridade é um bem sem preço e cria e em mim uma profunda empatia.
Aqui não encontro infantilização entre alunos como noutras escolas já encontrei.
Para pais e alunos a mais valia da Severim começa no ambiente de segurança e afabilidade: ainda é com espanto que vejo nos corredores as mochilas abandonadas por umas horas sem medos dos roubos ou o bom clima de cavaqueira no portão da escola. Mais, a escola mantêm-se aberta noite fora e nunca dei conta de dificuldades.
Os alunos são excelentes. Independentemente de feitios e afectos é possível manter uma conversa com toda a gente. E há uma misturada de idades entre secundário e 3º ciclo muito simpática.
Os professores são eficazes e sem malabarismos pedagógicos confiam no trabalho dos seus pares mantendo uma relação de respeito mútuo - a melhor vantagem de todas.
Outra boa coisa é a direccção da escola, o Executivo ou lá como se diz. Eficaz e discreto. Passo meses e meses sem os ver ou ouvir o que é uma vantagem incomensurável. Não duvido que são o elo decisivo para explicar o sucesso da Severim.
No caso do meu grupo disciplinar - Geografia - as condições de trabalho são óptimas: uma sala de trabalho ampla e confortável de onde raramente saio. Apenas tenho um grande lamento: não tenho um projector com protátil e acesso à net nas salas de aula (contínuo a dar aulas com giz e um manual roscofe).
Festa na sala
Ontem à tarde houve festa com o pessoal do Profissional de Turismo. Com pena não fui, mas uma reuniãozita de avaliação do 10ºSE obrigava-me a lançar notas e rever papelada.
É claro que um coro de vozes protestou um
"- Ainda ficas pior que o outro"
e eu, que ia na pressa, mal dormido e sem almoçar, apenas aleguei em minha defesa que ficara a fazer umas certas e determinadas coisas.
É claro que um coro de vozes protestou um
"- Ainda ficas pior que o outro"
e eu, que ia na pressa, mal dormido e sem almoçar, apenas aleguei em minha defesa que ficara a fazer umas certas e determinadas coisas.
Ufff
Finalmente as reuniões de avaliação sumativa. O que quer dizer descanso após uns quinze dias de aulas e avaliações, muitas avaliações, almoços a sandes e umas quase-directas para avaliar os materiais que a maior parte dos meus caros alunos pediu para entregar em prazos mais alargados - para a próxima, porque não podemos viver de adiamenteos, os prazos vão ser mais curtinhos.
Mapa do frio

Esta carta sinóptica de superfície é de 2 de Dezembro e explica a bela coexistência do frio e do sol. Procurem o Anticiclone e a perturbação frontal que nos deu as chuvadas de ontem em Portugal Continental - um chocolate para quem apontar o dedo para os sítios certos.
nota:
O nosso Instituto de Meteorologia produziu a carta sinóptica em cima e é uma das ferramentas essenciais para ensinar geografia. A ele voltaremos em breve.