porque está louco o tempo?

A VISÂO faz a pergunta que resume as diversas preocupações sobre as alterações climáticas, o acumular de fenómenos naturais extremos e as constantes catástrofes naturais:
Porque está louco o tempo?

A interrogção está na capa e, ironicamente, a resposta também: o problema é a forte rebentação? ou será a casa construída em cima de uma arriba viva?

Ver em VISÃO nr 887

testes de geografia




Para o teste de geografia do 8º ano. É um clássico. Alíás, em qualquer teste de geografia lá estará um mapa com países para localizar.

Neste jogo de geografia têm de «pegar» nos países e «largá-los» no sítio certo. E, no dia em que tivermos um laboratório de geografia haverá um campeonato à séria com estes jogos.

Público - a educação contra a liberdade

Público - "Não podíamos ser cúmplices da ideia de uma educação contra a liberdade"

"E conforme iam conhecendo os amigos da filha, iam sabendo de histórias terríveis: rapazes e raparigas expulsos de casa, escondidos, rejeitados pelas próprias famílias".

área de esrudo da comunidade para animador sociocultural

Metodologia de Trabalho de Projecto em Área de Estudo da Comunidade - guia de instruções

A presente ficha informativa baseia-se nas “Orientações para a Área de Projecto dos Cursos Científico-Humanísticos e Projecto Tecnológico dos Cursos Tecnológicos” do 12º Ano e homologadas em 09/08/2006 e introduz os parâmetros obrigatórios na execução e avaliação do relatório final da Formação em Contexto de Trabalho conforme regulamentado pela Portaria n.º 550-C/2004, de 21 de Maio.

Uma coisa a pensar no trabalho do próximo ano...

jogo fácil com mapa da Europa


Ver em sheppardsoftware.com/Europe/Europe_travel_G0_double2.html

Para treinar ao longo da semana a localização dos países europeus.

a pegada ecológica nos USA


Ver em http://vimeo.com/9959159


Para o pessoal do nono ano deixo-vos o "Pegada Ecológica em 2008" da National Geographic que passou na RTP2 - mas não esquecer que a escala do documentário reporta-se exclusivamente aos EUA

Não se esqueçam que a análise deste doc vai para os «Anexos» e deve ser minuciosa - aliás, como foi feita nas aulas não há como não escrever um belo texto...

testes de geografia no nono ano

A semana começa com testes no 9º ano:
objectivos do milénio, desenvolvimento humano e pegada ecológica e localizações e classificações de países.

Não esquecer que usaremos uma folha de papel milimétrico para anexar ao teste...

testes de geografia nos oitavos anos

Ao longo da semana irão acontecer os testes de geografia no 8º ano:: migrações, cidades, localizações e classificações de países - porque classificamos os países do mundo em desenvolvidos e países em desenvolvimento? com que critério?

Não esquecer que usaremos uma folha de papel milimétrico para anexar ao teste...

Público - 20 anos, 20 valores

O Público!

É um dos melhores jornais do mundo e todos os dias me questiono porque não existe um jornal Público em cada sala de professores e porque cada português com mais de quinze anos (teoricamente a idade da responsabilidade, do trabalho legal e da paternidade potencial) não o lê, e, porque, no mínimo, a maioria da população licenciada não o compra.

Ler o Público é um mínimo de cidadania.

Imunização Racional (Que beleza!)


ouvir em youtube.com/watch?v=8uUfaaNq1qQ

o mestre Tim Maia - que beleza

por causa de uma conversa no 8ºD


Ver em YOUTUBE/MIT: youtube.com/watch?v=7Zc9Nuoe2Ow


Por cá receia-se que a net seja  só lixo, a wikipedia uma fonte de vícios e desdenha-se, sobretudo, dos filmes no youtube...

Nas melhores escolas, instituições ou universidades do mundo investe-se na net e explora-se o youtube.

nota:
No clip em cima podemos ver uma aula muito animada do professor de física do MIT Walter Lewin. No canal youtube do MIT já se contam 1189 filmes de aulas livres, oferecidas gratuitamente a todos os habitantes do planeta Terra.


Experimentem ver o filme em cima ou avaliem os canais youtube das melhores universidades do mundo:

caltech on youtube - geodynamics
harvard kennedy school on youtube
mit on youtube
mit on youtube - free courses
stanford university on youtube
uc berkeley on google video
uc berkeley on youtube

a propósito de uma conversa com o 8ºD


Ver em youtube.com/user/FaculdadeEconomiaUNL#p/u/0/ERu3aEU3u5U


O Jornal Nacional da TVI de 14-02-2010 passou uma reportagem sobre os de mestrado da Faculdade de Economia (Universidade Nova de Lisboa) em Nova Iorque.

Esta faculdade é uma das melhores do país e tem um canal no youtube que aconselho os meus alunos a espreitar.

a estupidez começa na escola


Ver em youtube.com/watch?v=Bx4pN-aiofw


O que se passa com a escola contemporânea? Estaremos a criar um monstro?

O documentário é «made in USA» pela cadeia televisiva ABC em 2003 e fora realizado porque, nessa altura, um escândalo fez furor nos EUA: os exames PISA (dedicados em 2003 à matemática) haviam mostrado que a escola era uma escola de estúpidos

nota:
Por acaso, messe tempo, em Portugal o ministério da educação procurou ocultar os resultados ainda mais desastrosos do "Programme for International Student Assessment" (PISA).
Ver em http://en.wikipedia.org/wiki/Programme_for_International_Student_Assessment


Bullying
Equívocos pedagógicos.
Alunos com hábitos deseducados.
Alunos que fazem numa aula o que não fazem num café.
Excesso de tolerância dos professores. etc. etc. - lá como cá.

Gente da classe trabalhadora condenada a frequentar as piores escolas porque vive nos piores bairros - lá como cá não se pode escolher uma escola fora do local de residência.

Público - Bullying: a escola é dos mais fortes

Público - Uma em cada duas vítimas de bullying não se queixa

Numa escola quem pode fazer bullying? Os mais fortes, claro. O que fazem os mais fracos? Estudam, quando podem.

A cada ano que passa a escola é cada vez menos um lugar de estudo... Para cúmulo a sociedade portuguesa é cada vez mais violenta... Mas as suas escolas pareciam, paradoxalmente, mais pacíficas... até esta notícia, há quanto tempo não líamos as, antes, regulares notícias de violência, roubos a alunos ou agressões a professores? Acaso o bullying diminuíra?

Nos últimos anos os processos de remediação da violência ou indisciplina têm sido driblados por uma legislação palavrosa e depositados nas mãos atadas dos directores de turma. O que podem os directores de turma fazer? A maioria, calar!


quando a terra desliza por aí abaixo (landslides).


Ver em YOUTUBE/geografismos: www.youtube.com/watch?v=f9CeDGY5QuQ

Maierato é uma comuna italiana da região da Calábria (é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles), província de Vibo Valentia, com cerca de 2.247 habitantes. Estende-se por uma área de 39 km², tendo uma densidade populacional de 58 hab/km².


Deslizamentos translacionais (Landslides):

Continuar a ler AQUI

Público - As universidades portuguesas são irrelevantes

Público - Ranking da Comissão Europeia pode deixar universidades portuguesas mal colocadas

A notícia do Público sugere uma possível censura à informação obtida:
"A Comissão Europeia decidiu criar um ranking global das instituições de ensino superior, a disponibilizar já no próximo ano, mas o Registo Europeu da Garantia da Qualidade (EQAR é a sigla inglesa) já emitiu um parecer em desacordo. "
Porque as notícias não são boas:
"Há riscos para o posicionamento de sistemas nacionais inteiros que podem transformar-se aos olhos do público em sistemas irrelevantes, impulsionando a migração e concentração dos melhores recursos humanos em direcção ao Centro e Norte da Europa. Para Portugal, isso seria problemático"
Actualmente, existem dois rankings considerados de referência, o Times Higher Education World University Rankings, do Reino Unido, e o Shanghai Jiao Tong University Academic Ranking of World Universities, da China.

A Comissão Europeia quis construir um novo ranking, com instituições europeias mas também dos outros continentes. O objectivo foi dar aos alunos mais informação, sobretudo sobre as escolas europeias. Mas, ainda assim, os resultados a divulgar não são nada bons e provavelmente nunca serão publicados.

um doc para o trabalho de pesquisa no oitavo ano


Ver em YOUTUBE/geografismos: youtube.com/watch?v=QInnw-1-hzI

Reportagem do International Herald Tribune sobre as escolas CRAM sul coreanas em Julho de 2008.

O nome CRAM, em Inglês, tem origem no slang e significa "estudar intensivamente", significando que estudar muito ou estudar uma grande quantidade de material ao longo de um ano. Estas escolas não certificam, nem são verdadeiramente escolas, pretendem apenas preparar os seus alunos para os exames de admissão à universidade tendo estes que despender um ano das suas vidas académicas.

Os alunos são voluntários, pagam para frequentar a escola e estudam 16 horas por dia, sete dias por semana.

Na Coreia do Sul cada agregado familiar gasta em média 30% do seu rendimento na educação dos filhos. O investimento do estado é elevado e (4,6% do PIB em 2004) e os professores têm os melhores salários do país, com longos períodos de férias.

Nos exames internacionais PISA os estudantes sul coreanos têm os melhores resultados, ano após ano...

o mega trabalho de pesquisa tem filmes


Ver em YOUTUBE/geografismos: youtube.com/user/geografismos#grid/user/26B53C3476DCBCCF

Documentários sobre aspectos de identidade e cultura de 3 países seleccionados para um trabalho de pesquisa no oitavo e nono ano (Coreia do Sul, Haiti e Islândia). A sua exploração será feita em aula e mediante um «guião do trabalho de pesquisa» e em complemento de pesquisas bibliográficas orientadas.

Público - Os malditos da educação

Público - Os mitos da educação

A escola pública reproduz desigualdade e prejudica gravemente as classes trabalhadoras. Concordo.

O diagnóstico proposto é óbvio e, aliás, está envergonhadamente em curso.
Mas tudo poderá resultar numa mega fraude: pais e alunos irão procurar as médias mais altas, pagar o facilitismo no privado ou público, caso não se imponham exames nacionais credíveis e exigentes. Actualmente os exames fáceis têm prejudicado os melhores alunos e só os exames PISA conseguem provar que o rei vai nú

o sismo do Chile.


Ver em YOUTUBE/geografismos: www.youtube.com/watch?v=2vOIC9iBj2E


O sismo do Chile em 2010-02-27 ocorreu às 3h34'14" (hora local), 6h34'14" (UTC).

Segundo o USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos), teve no mar o seu hipocentro, localizado a 59,4km de profundidade, na região costeira de Maule, centro do Chile, sendo portanto um maremoto.

A sua magnitude foi 8,8 graus na escala de Richter e provocou uma onda Tsunami que precorreu todo o Oceano Pacífico.

Este maremoto foi 50 vezes mais intenso do que o que destruiu parcialmente o Haiti em 12/02/2010 e durou entre 10 e 30 segundos. Ao longo do dia, registaram-se 60 réplicas.

Na sua origem está o movimento de subducção da Placa Tectónica de Nazca sob a Placa Tectónica Sul-Americana, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8cm por ano.