Liguei cheio de pressa.
- Olá.
- Quem fala?
- Sou eu. (mostrei-me impaciente)
Resposta:
- Daqui também sou eu.
relatório diário do Planeta Terra no espaço sideral
EYES OPEN. NO FEAR
- Que coisas extraordinárias aconteceram hoje no 3º Calhau a contar do Sol?
Raios! SO Este é melhor canal do youtube!
Qualidade absoluta de informação. Excelentes mapas animados. excelente selecção de informação. Céptico e anti-teorias da conspiração. Música muito bem acertada, tudo muito intenso. «No Fear!»
Para criar mais rush:
Descobri na net polémicas titânicas com e contra este fantástico SO e a sua ligação ao movimento MO. Coisas ligadas aos temas Nova ordem Mundial, Illuminati. Ciência e cepticismo metodológico. Lobbies do Aquecimento global e militância política.
Para quem gostava de seguir o excelente e mítico blog Mitos Climáticos, pode encontrar aqui um excepcional trabalho online. | Eyes open. No Fear.
uau !!
Descobri este youtube/user/Suspicious0bservers no final do ano.
Agora, todos os dias há o telejornal do mundo do Suspicious Observers
Para quem, como eu, não tem tv não está mal.
nuvens num canhão em timelapse
Nuvens formam-se sobre o Grand Canyon:
O ar mais quente subindo de dentro do canyon encontra ar mais frio. A humidade contida neste ar ascendente satura e surgem as nuvens que vemos.
Filmado em 1/Fev/2014 no Grand Canyon National Park
Brasil - mais de 50% dos universitários são analfabetos funcionais
UNIVERSITÁRIOS QUE NÃO ESCREVEM, NÃO LÊEM E NÃO COMPREENDEM NADA
Uma pesquisa da Universidade Católica de Brasília – PUC com 800 universitários do Distrito Federal concluiu que entre eles mais de 50% apresenta analfabetismo funcional, ou seja, não entende o que lê.
A pesquisa [...] concluiu que muitos universitários entram na faculdade sem o hábito do estudo; apreenderam o conteúdo dos ensinos médio e fundamental de foram superficial; têm a prática de decorar o conteúdo acadêmico, em vez de compreender; muitos apresentam até mesmo o analfabetismo funcional. Estes últimos têm dificuldade de entender tanto os textos acadêmicos quanto os mais simples do dia a dia, como o conteúdo de jornais e revistas.
A pesquisa revelou ainda que os estudantes com maior dificuldade de aprendizado são os que vêm de escolas públicas e aqueles que entram em faculdades particulares. O responsável pela pesquisa aplicou 800 questionários entre 2006 e 2010 em seis cursos de graduação de quatro faculdades do Distrito Federal.
Esta notícia-video da DFTV, emitida em 10/Janeiro, confirmou o caos na universiade brasileira.
Por cá, quem navegue no youtube, assista de raspão às praxes ou conheça minimamente o ensino secundário, não estranhará muito a existência de mestres (para os que estão no Processo Bolonha) analfabetos. Mas, tamanha quantidade de burros licenciados é sempre impressionante.
Para Portugal, a Brasilificação do ensino é um risco que começa a ser demasiado elevado. Vejam AQUI a reportagem e digam se não sabem de casos assim.
Um video sobre o desempenho da educação no Brasil, pode dar algum enquadramento: A educação brasileira
Nota:
DFTV1 é um telejornal local brasileiro transmitido pela TV Globo Brasília para todo o Distrito Federal.
Ver video em Pesquisador conclui que mais de 50% dos universitários são analfabetos funcionais
Portugal 1959. Cristo Rei em Almada
os dados mais recentes da pegada ecológica - publicados em 2012

A PEGADA ECOLÓGICA - PUBLICADA NO LIVING PLANET REPORT 2012
O Living Planet Report é um relatório bianual (o próximo será lançado em meados de 2014).
Os seus dados estatísticos mais actuais são de 2008 (tratados em 2011 pela GFN e publicados em 2012) e não listam os países com menos de 1 milhão de habitantes.
Foram listados 149 países.
Portugal está na 39ª posição com 4,1 gHa (hectares globais).
Ver em ecran cheio: http://d1anfndr9prs4s.cloudfront.net/footprint
Rossíya - Россия no Google Erath

Ver 2014 Sochi Olympics
Jogos Olímpicos de Inverno Russos de 2014
O blog MyReadingMapped oferece-nos algumas ferramentas para o Google Earth:
Vejam o seu mapa detalhado dos vários eventos ou ainda um arquivo KML
Sochi, Rússia

View Larger Map
JOGOS OLÌMPICOS DE INVERNO
Sochi é a cidade mais quente de sempre para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno (entre 07 e 23 de Fevereiro).
O Parque Olímpico Costeiro para desportos Indoor aparece como uma área circular perto do litoral, bem no centro da parte inferior da imagem. Há uma arena separada para Curling, ao lado de várias arenas de Hóquei e Patinação. A cidade de Sochi tem uma população de cerca de 400.000 habitantes e não é visível na imagem.
A imagem em cima foi adquirida em 04/Janeiro de 2014, pelo Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) instrumento do NASA's Terra spacecraft.
O vermelho indica vegetação, o branco neve. Edifícios aparecem em cinza, e o oceano é azul escuro.
Crédito da imagem:
NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e EUA / Japão ASTER Ciência Equipe
My Love Took Me Down To The River To Silence Me
Down to the river to silence me, love took me down to the river to silence me [x3]
My love took me down to the river to silence me,
And when he left I could not speak.
I lay on the ground I tried to scream,
But no sound did come out, I could only bleed blue.
I waited for him 'till the frost did come,
My skin it turned blue and my body was numb.
But my heart it burned out 'till it was no more,
Still I wait on the ground I don't know what for.
borboletas e matemática e meteorologia
Caos e Efeito Borboleta:
Foi descoberto quase por acaso por Edward Lorenz ao trabalhar com previsões meteorológicas no MIT e verificou a influência ocasionada em sistemas dinâmicos quando são feitas alterações muito pequenas nos dados iniciais inseridos em computadores numéricos programados para fazerem cálculos em série.
Em 19 de fevereiro de 1998, os computadores do sistema de previsão de tempestades tropicais dos Estados Unidos diagnosticaram a formação de uma tempestade tropical sobre Louisiana em três dias. Sobre o Oceano Pacífico um meteorologista daquela agência descobriu que havia uma pequena diferença nas medições executadas, e que estas poderiam prever uma pequena diferença no deslocamento das massas de ar. A diferença foi detectada através de uma movimentação do ar em maior velocidade na região do Alasca. Em função das diferenças, houve uma re-alimentação de dados nos computadores, estes refazendo os cálculos previram que a formação da tempestade tropical em Lousiana não ocorreria, mas haveria sim a formação de um tornado de proporções gigantescas em Orlando, na Flórida, o que realmente ocorreu em 22 de fevereiro de 1998.
Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um furacão do outro lado do mundo.
A definição matemática:
Um sistema dinâmico evoluindo a partir de
Portanto, havendo assim no início d>0 para cada ponto 'x' em 'M', onde na vizinhança de N que contém x exista um ponto y e um tempo τ temos :
International Space Station lá em cima aos 400 km de altitude

International Space Station: foto ISS015-E-21945



International Space Station: foto IIS022-E-080014

Estação Espacial Internacional
EEI na sua sigla em português ou, em inglês, "International Space Station" (com a sigla ISS) é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente em 8 de Junho de 2011 na missão STS-135 .
A estação encontra-se em órbita baixa (entre 350 km e 400 km), que possibilita ser vista da Terra a olho nú, e viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.
a respiração da Terra ao ritmo das estações do ano


Ver em UXBlog | The user experience, mapping, and data visualization blog of IDV Solutions
A respiração da Terra é demorada: ao longo do ano, num ritmo sazonal:
Cor branco nas imagens: neve!! As estações do ano acompanham o aumento e diminuição da temperatura, a vida e morte das plantas, a formação do gelo e o seu derretimento!
O projecto NASA Visible Earth tem um vasto catálogo de imagens do nosso planeta visto do espaço e oferece-o a qualquer um - serviço público do melhor.
Agora, Viz John Nelson que é designer, cartógrafo e especialista de dados fez download no Visible Earth de diversas imagens de satélite livres de nuvens da superfície terrestre, organizadas por mês, e, em seguida, criou uma série de vivas gifs animados que mostram as mudanças sazonais na vegetação e gelo terrestre em torno do mundo.
Os contrastes significativos acontecem em Janeiro (Inverno no hemisfério Norte) e, 6 meses depois, em Julho (Verão no Hemisfério Norte).
Portugal tem petróleo - o petróleo xistoso
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A (terrível) dependência energética em Portugal e a sua (hipotética) solução:
Portugal tem reservas de energia que podem resolver a sua dependência do petróleo convencional.
Trata-se do Shale Gas.
Este tipo de gás está a ganhar terreno nos Estados Unidos e sabe-se que Portugal também pode ter condições para explorar este recurso que se apresenta agora como uma alternativa energética consistente.
Avanços tecnológicos recentes permitiram ultrapassar uma série de barreiras que tornavam a extracção do shale gás financeiramente viável.
O shale gás encontra-se a grandes profundidades, entre os 600 e os 3000 metros.
As formações deste gás prolongam-se por vários quilómetros de extensão e a única forma de acompanhar essas camadas de subsolo é através da perfuração horizontal, uma técnica que é complementada pela fraturação hidráulica que consiste na "estimulação do reservatório através da injeção de água a grande pressão, químicos e areia para criar porosidade e impermeabilidade artificialmente", explica Diogo Rosa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.
O shale gás em Portugal está presente no Bombarral, Cadaval e Alenquer
Metas Curriculares de Geografia para o Ensino Básico
As Metas Curriculares de Geografia para o 3.º Ciclo do Ensino Básico encontram-se organizadas, em cada ano de escolaridade, por Domínios (correspondentes aos Temas estabelecidos nas Orientações Curriculares de Geografia). Estes encontram-se divididos em Subdomínios, que se concretizam em objetivos gerais, os quais se especificam em descritores.
Na elaboração das presentes Metas teve-se em consideração:
1) O tema central da Geografia do 3.º Ciclo – À descoberta de Portugal, da Europa e do Mundo e os conteúdos fundamentais que o concretizam;
2) A organização hierárquica desses conteúdos, que ditou a sequencialização dos Domínios;
3) O estabelecimento de descritores rigorosos de desempenho cognitivo dos alunos, que permitam avaliar a consecução dos objetivos.
A organização hierárquica das Metas Curriculares de Geografia:
Domínio:
Na elaboração das presentes Metas teve-se em consideração:
1) O tema central da Geografia do 3.º Ciclo – À descoberta de Portugal, da Europa e do Mundo e os conteúdos fundamentais que o concretizam;
2) A organização hierárquica desses conteúdos, que ditou a sequencialização dos Domínios;
3) O estabelecimento de descritores rigorosos de desempenho cognitivo dos alunos, que permitam avaliar a consecução dos objetivos.
A organização hierárquica das Metas Curriculares de Geografia:
Subdomínio:
1. Objetivo geral:
1. Descritor
2. Descritor
Cliquem aqui para ler as Metas Curriculares de Geografia no 7º Ano [Entram em vigor em 2014-2015]
Cliquem aqui para ler as Metas Curriculares de Geografia no 8º Ano [Entram em vigor em 2014-2015]
Cliquem aqui para ler as Metas Curriculares de Geografia no 9º Ano [Entram em vigor em 2015-2016]
Cliquem aqui para ler as Metas Curriculares de Geografia no 7º Ano [Entram em vigor em 2014-2015]
Cliquem aqui para ler as Metas Curriculares de Geografia no 8º Ano [Entram em vigor em 2014-2015]
Cliquem aqui para ler as Metas Curriculares de Geografia no 9º Ano [Entram em vigor em 2015-2016]
Metas Curriculares de Geografia - 7º Ano
DOMÍNIO:
A TERRA:; ESTUDOS E REPRESENTÇÕES
Subdomínio: A Geografia e o Território
1. Compreender o objeto e o método da Geografia:
Subdomínio: A representação da superfície terrestre
1. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre:
2. Compreender diferentes tipos de projeções cartográficas:
A TERRA:; ESTUDOS E REPRESENTÇÕES
Subdomínio: A Geografia e o Território
1. Compreender o objeto e o método da Geografia:
- 1. Reconhecer a Geografia como a ciência que estuda os territórios resultantes da inter- relação entre a natureza e as sociedades.
- 2. Descrever a influência dos fatores físicos e humanos no planeamento e na construção do território e a sua interdependência.
- 3. Identificar, no território, paisagens com diferentes graus de humanização.
- 4. Identificar as principais etapas de uma pesquisa em Geografia.
- 5. Identificar as principais fontes de informação utilizadas pelos geógrafos.
- 6. Distinguir observação direta de observação indireta.
Subdomínio: A representação da superfície terrestre
1. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre:
- 1. Identificar diferentes formas de representação da superfície terrestre (mapas, globos, fotografias aéreas, imagens de satélite, ortofotomapas…), referindo as respetivas vantagens e desvantagens.
- 2. Identificar formas de representação adequadas aos diferentes tipos de pesquisa a efetuar.
- 3. Definir, de forma simplificada, sistemas de informação geográfica.
- 4. Reconhecer a importância da utilização dos sistemas de informação geográfica na representação de diferentes fenómenos.
2. Compreender diferentes tipos de projeções cartográficas:
- 1. Definir projeção cartográfica.
- 2. Identificar os principais tipos de projeção.
- 3. Reconhecer as distorções introduzidas por cada uma das projeções.
Metas Curriculares de Geografia - 8º Ano
DOMÍNIO:
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Subdomínio: Evolução da população mundial
1. Conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos:
2. Aplicar o conhecimento de conceitos para determinar indicadores demográficos:
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Subdomínio: Evolução da população mundial
1. Conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos:
- 1. Explicar a importância dos recenseamentos gerais da população para a Geografia e o ordenamento do território.
- 2. Definir: demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de crescimento natural, índice sintético de fecundidade, índice de renovação das gerações, índice de envelhecimento, esperança média de vida à nascença, migração, saldo migratório, crescimento real ou efetivo.
- 1. Calcular: crescimento natural, crescimento real ou efetivo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, taxa de mortalidade infantil, saldo migratório, índice de envelhecimento.
- 2. Explicar o significado dos resultados obtidos através do cálculo de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas implicações do ponto de vista demográfico.
Metas Curriculares de Geografia - 9º Ano
DOMÍNIO:
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Subdomínio: Países com diferentes graus de desenvolvimento
1. Compreender os conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano:
2. Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos:
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Subdomínio: Países com diferentes graus de desenvolvimento
1. Compreender os conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano:
- 1. Definir Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB).
- 2. Distinguir crescimento económico de desenvolvimento humano.
- 3. Mencionar indicadores de desenvolvimento humano de várias naturezas: demográficos, sociais, culturais, económicos, políticos, ambientais.
- 4. Interpretar mapas de distribuição dos indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano à escala global.
- 5. Comparar países com diferentes graus de desenvolvimento com base em indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano.
- 6. Caraterizar e localizar os Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), os Novos Países Industrializados (NPI), os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os Países Menos Avançados (PMA).
2. Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos:
- 1. Caraterizar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
- 2. Interpretar a distribuição mundial de IDH relacionando-o com o grau de desenvolvimento dos países.
- 3. Mencionar as principais críticas à utilização do IDH.
- 4. Referir, para além do IDH, outros indicadores compostos utilizados na avaliação do grau de desenvolvimentos dos países.
- 5. Explicar em que consiste o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).
- 6. Inferir a partir do IDH e de outros indicadores compostos as disparidades de desenvolvimento às escalas internacional e intranacional.
- 7. Interpretar os principais contrastes na distribuição dos diferentes indicadores de desenvolvimento em Portugal.
Alentejo, Portugal
from Daniel Pinheiro - Wildlife Films
O CANTE DA TERRA:
Documentário sobre a biodiversidade da região de Neves Corvo - Castro Verde, no Baixo Alentejo.
Neves-Corvo, Baixo Alentejo:
A região mineira mais activa em Portugal, onde se encontra uma das maiores minas de cobre da Europa. No entanto, a riqueza destas terras não acaba no subsolo. À superfície, a biodiversidade prospera, entre as estepes cerealíferas e o montado de azinho.
Uma viagem ao ritmo das estações pelos vários habitats que constituem esta região, revelando alguns dos seus animais e plantas mais característicos e o modo como se adaptaram a um ambiente de extremos. A relação do Homem com a Natureza e a forma como a moldou ao longo de séculos, numa história de cumplicidade contada na primeira pessoa.
Uma produção de Daniel Pinheiro para a Minas de Neves-Corvo (SOMINCOR) e com a parceria científica do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências (FCUL).
danielpinheirofilms.com
utopia política

Russo morto à facada por preferir prosa em vez de poesia
Publicado a 29 JAN 14 às 13:19
Uma discussão entre dois russos sobre os méritos da poesia e da prosa acabou com um deles, um antigo professor, a matar o amigo à facada, disseram hoje investigadores.
Os dois amigos estavam a beber na cidade de Irbit, nos montes Urais, quando começaram a discutir literatura, «sobre qual dos géneros literários, poesia ou prosa, é mais significativo», de acordo com uma declaração dos investigadores da região de Sverdlovsk.
«O anfitrião insistiu que a verdadeira literatura era a prosa, enquanto o convidado, um antigo professor, defendeu a poesia», acrescentaram.
«A discussão literária tornou-se rapidamente num conflito e o amante de poesia, de 53 anos, matou o oponente à facada», disseram os investigadores. O antigo professor, que se escondeu em casa de um amigo, foi detido mais tarde.
Em setembro passado, uma discussão entre dois amigos, na cidade de Rostov-on-Don, sobre qual dos dois gostava mais do filósofo alemão Immanuel Kant, acabou com um deles a alvejar o outro na cabeça. A vítima sobreviveu.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3657572
Na notícia vejo apenas o lado negro de um excelente ideário político - o meu, claro.
O que quero para mim e para os meus? Que um dia, nos mercados, ruas e forum Almada se discuta Nozick e Kant. Nesta Rússia-fim-de-mundo o Professor e o amigo cumpriram trágica e violentamente um ideário que nem num futuro longíquo compreenderemos...