jogos à moda antiga




Para brincar com as matérias de geografia 

O grande mestre Eduardo Medeiros fez nos idos de 2001 uns jogos para o seu estágio profissional. Até hoje são os melhores jogos dedicados aos temas tratados pela geografia para o ensino básico e secundário. Aqui, apenas me limitei a organizar os ficheiros.

do Inverno à Primavera no hemisfério norte - continente europeu





Europa e o estado do tempo em Março (METEOSAT-10 2014)

Vemos a passagem dos dias e das noites (parte escura, claro, que avança de Este para Oeste) de 1 de Março até ao seu último dia.

Imagens em "Natural Cor RGB" obtidas a partir do satélite Meteosat-10 (da agência europeia EUMETSAT) em ​​órbita geoestacionária a 36.000 km acima da Terra.

Neste esquema de cores a vegetação aparece esverdeada por causa de sua grande reflectância no canal VIS0.8 (o raio verde) em relação ao NIR1.6 (feixe vermelho) e VIS0.6 (feixe azul) canais.

As nuvens de chuva com pequenas gotas têm grande reflectância e, portanto, aparecem esbranquiçadas, enquanto a neve e as nuvens de gelo aparecem em azul-esverdeado (cian).
A superfície descoberta da terra aparece em castanho.
Os oceanos aparecem em preto por causa da sua baixa reflectância em todos os três canais de cores.

Visão completa da Terra, como se vê pelo Meteosat-10, aqui:
http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/RGB/NATURALCOLOR/index.htm

voltar a casa




Edward Sharpe & The Magnetic Zeros with Ice Cream Man (Road Trippin')
Home, let me come home
Home is wherever I'm with you
Home, let me come home
Home is wherever I'm with you
La la la la
Take me home
Mama, I'm coming home

‒ Jade?
‒ Alexander?
‒ Do you remember that day you fell outta my window?
‒ I sure do‒you came jumping out after me.
‒ Well, you fell on the concrete, nearly broke your ass, and you were bleeding all over the place, and I rushed you out to the hospital, you remember that?
‒ Yes, I do.

jogo de geografia - localização de países europeus




NÍVEL DIFICULDADE MÉDIO 

Vejam este jogo de Geografia cujo objectivo é descobrir a localização dos países europeus.
Devem pegar na silhueta cinza de um país e largá-la em cima do mapa da Europa. Se não acertarem aparece uma ajuda.

os trabalhos escolares

A INFORMAÇÃO CREDÍVEL E A REFUTABILIDADE - O PORQUÊ DE ALGUNS CUIDADOS COM OS TRABALHOS ESCOLARES 

Sendo crucial, volto ao tema. E desculpem a breviedade, mas isto é apenas um blog

nota1:
Já repararam que detesto mariquices nos trabalhos escolares que nada informam: coisas como os famosos «pôr-de-sol», «mafaldas», «meninos africanos a chorar» ou «planetas Terra na concha de uma mão» - mau gosto, demagogia e desperdício de tintas.

nota2:
Já repararam que oriento em demasia os trabalhos sugeridos aos alunos? Os «trabalhos escolares» têm atrás de si uma certa tradição internacional baseada em milhões de cartolinas e, mais recentemente, intermináveis powerpoints feitos com milhões de erros e fotos foleiras sugeridas por buscas «google» mal feitas. Orientar para fontes de informação credíveis é cada vez mais o papel do professor.

nota3:
Ah! E o hábito de esconder a identificação do autor de um trabalho na parte de trás de uma segunda ou última folha? Ou num canto perdido e com letra pequenita... ?
Por favor. Um «trabalho escolar» deve resumir-se a organização, informação credível (i.e., sugerida pelo professor) e, sobretudo, cultura de «responsabilidade». Devendo-se assumir claramente quem fez, bem ou mal, um trabalho - pode parecer secundário, mas esta preocupação é uma derivação da ideia de «refutabilidade» comum na comunidade científica (não é possível refutar o que é difuso e sem autoria...).

cosmos - a grande aventura da humanidade


International Space Station: foto ISS015-E-21945



os trabalhos de geografia do 2º período lectivo - como fazer





COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR 

Este foi o melhor trabalho de geografia que recebi neste 2º período. Sendo mais exacto, trata-se de uma coleccção de trabalhos feitos na aula e, por vezes, terminados em casa, que pedi para coligirem e entregarem para classificação.

Das diversas turmas de sétimo, nono e décimo ano, foi o Tomás Paiva do 7ºA quem fez melhor.
Organização, apresentação e legibilidade; e, claro, cumpriu com tudo o que foi pedido (a quantidade de dados/informação, o rigor e devida correcção).

Não tenho comigo o trabalho para vos mostrar. Fica a capa, feita com tudo o que é preciso e assumidamente simples - por favor, façam como neste exemplo, capas simples mas informativas com o que é devido; nada de mariquices sff.

coisas que podemos melhorar no 3º período nas aulas de geografia

O que correu muito mal?
Esta é uma chamada de atenção para os alunos que não apresentaram elementos de avaliação e obtiveram necessariamente um redondo 0% no parâmetro em apreciação.

Registos de aulas (cadernos):  

NO 1º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 7A: --
TURMA 7B: Nº8, Nº16
TURMA 7C: --
TURMA 9A: Nº9, Nº11, Nº14, Nº18, Nº20
TURMA 9B: --
TURMA 9C: --
TURMA 10A: Nº5, Nº13

NO 2º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 7A: --
TURMA 7B: Nº16, Nº17
TURMA 7C: --
TURMA 9A: Nº7, Nº11, Nº20
TURMA 9B: --
TURMA 9C: Nº9, Nº10, Nº16
TURMA 10A: Nº5, Nº7


Trabalhos práticos (anexos):  

NO 1º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 7A: Nº6, Nº10
TURMA 7B: Nº6, Nº8, Nº15, Nº16, Nº17
TURMA 7C: --
TURMA 9A: Nº14
TURMA 9B: Nº6, Nº13, Nº17, Nº21
TURMA 9C: Nº3, Nº8, Nº17
TURMA 10A: --

NO 2º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 7A: Nº11, Nº12, Nº18
TURMA 7B: Nº10, Nº13, Nº15, Nº17
TURMA 7C: --
TURMA 9A: Nº9
TURMA 9B: Nº2, Nº6, Nº13, Nº15, Nº17, Nº19, Nº21
TURMA 9C: --
TURMA 10A: Nº1



Apresentação de trabalhos (trabalho de grupo):  

NO 1º PERÍODO LECTIVO:
não avaliado


NO 2º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 10A: Nº4, Nº7, Nº12, Nº13, Nº18



Testes de avaliação:  

NO 1º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 7A: --
TURMA 7B: --
TURMA 7C: --
TURMA 9A: --
TURMA 9B: --
TURMA 9C: --
TURMA 10A: --

NO 2º PERÍODO LECTIVO:
TURMA 7A: --
TURMA 7B: --
TURMA 7C: --
TURMA 9A: --
TURMA 9B: --
TURMA 9C: --
TURMA 10A: --


Nota explicativa para professores:
Para melhor compreensão de pais e alunos as «classificações» são dadas a «instrumentos de avaliação» (coisas materiais onde posso escrever a avaliação e o EE assinar a verificação) e não a «competências» (entidades abstractas que baralha qualquer conta e nas quais nada posso escrever). Prefiro incluir ou adequar o referencial «competências» aos instrumentos possíveis do que fazer o inverso.

nasa ustream: partilhando a aventura e as imagens do nosso planeta


International Space Station: foto ISS015-E-21945







International Space Station - s.d. Cúpula principal da ISS International Space Station: foto IIS022-E-080014 Tracy Caldwell Dyson na Cúpula da ISS

viver simples: the working artisans' club





Optam por viver a vida da maneira artesanal

Moldam placas, constroem bicicletas e fazem belos objetos inspirados pela sua paixão pela vida ao ar livre. Fazem, pois, a vida melhor para todos nós. 

Filmado na 71ª Leonard Street, Londres. Em setembro de 2013.
www.huckmagazine.com

classificações propostas para o 2º período




 Avaliação Sumativa em Geografia 7º Ano - 2º Período

classificações propostas para o 2º período




Avaliação Sumativa em Geografia 9º Ano - 2º Período

classificações propostas para o 2º período




Avaliação Sumativa em Geografia 10º Ano - 2º Período 

no deserto de Indian creek | Utah, EUA

A Desert Life from Austin Siadak on Vimeo.



VIVER E ESCALAR NO DESERTO 

Alf Randell descreve-se como um "canalha" que passou quase uma década da sua vida a fazer escalada entre os rochedos de arenito de Indian Creek, no Utah (EUA).

Em novembro de 2011, Austin Siadak passou algum tempo a subir com Alf e filmou-o no doc. "The Creek". Podemos encontrar neste filme empatia com a decisão de Alf Randell em evitar a vida da cidade em favor de um pequeno atrelado no meio do deserto do Utah.


Music: This Will Destroy YouSong: Freedom Blade - Ki:TheorySong: Step Outside - Gregory Alan IsakovSong: If I Go, I'm Goin' - Gregory Alan Isakov
Director: Austin Siadak

férias. que bom

a nossa Terra












Ver em National Geographic book Visions of Earth



TERRA

"Visões da Terra" é um livro e mostra a beleza, majestade e maravilha do mundo que nos rodeia e presta homenagem aos fotógrafos que captam sua essência. Nesta galeria, veja uma seleção de cenas impressionantes do novo livro da National Geographic, e decorar a sua área de trabalho com suas imagens favoritas.´

Fonte:
National Geographic book Visions of Earth

Buy the book Visions of Earth
Watch a video of highlights from the book

lisa hannigan



Lisa Hannigan performs Knots for Mahogany.

adoramos Brasil - 50 anos depois do golpe de estado




A vida e a cultura no Brasil em 1964 

 Em 1964, antes de o Brasil ser palco de um golpe militar, a efervescência cultural no país era grande. O brasileiro testemunhava uma mudança nos costumes, na música, na moda e no consumo.

Neste vídeo, o historiador Boris Fausto conta como era o cotidiano há 50 anos e como ele ficou após a ditadura.

Estes 50 anos levam ao rubro a questão histórica não resolvida de 1964 - note-se que a actual Presidente do Brasil foi nestes anos 60 uma famigerada assaltante de bancos, revolucionária e terrorista em guerra aberta aos militares golpistas de 1964. A acompanhar, portanto.

Nota: 
A revista VEJA é a publicação em língua portuguesa mais lida no mundo - e de qualidade internacional, claro

bernardo sassetti - alice





Alice - (Banda sonora do filme de Marco Martins), 2005.
Bernardo Sassetti. Um dos melhores.Trabalhou com Carlos Martins e o Moreiras Jazztet; Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy e Andy Sheppard. Art Farmer, Kenny Wheeler, Freddie Hubbard, Paquito D´Rivera, Benny Golson, Curtis Fuller, Eddie Henderson, Charles McPherson, Steve Nelson. Em Novembro de 1997, também com Guy Barker, gravou "What Love is", acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Londres e tendo como convidado especial o cantor Sting.

Dedicava-se regularmente à música para cinema, tendo realizado vários trabalhos, de entre os quais se destaca a sua participação no filme do realizador Anthony Minguella - "O Talentoso Mr. Ripley" tendo gravado "My Funny Valentine" com o actor Matt Damon, entre outros temas. Os seus mais importantes trabalhos de composição para cinema são os seguintes: "Maria do Mar" de Leitão Barros, "Facas e Anjos" de Eduardo Guedes, "Quaresma" de José Álvaro Morais, "O Milagre Segundo Salomé" de Mário Barroso, "A Costa dos Murmúrios" de Margarida Cardoso, "Alice" de Marco Martins.

Portugal é Mar - O novo mapa de Portugal


http://kitdomar.emepc.pt/kit-do-mar/recursos/
http://www.portugal.gov.pt/pt/fotos-e-videos/fotos/20140219-mam-mec-mapa-pr.aspx






NOVO MAPA DE PORTUGAL

O mapa “Portugal é Mar” é uma carta que retrata a realidade territorial do país, nomeadamente a sua dimensão marítima, e inclui a proposta de Extensão da Plataforma Continental.

A ZEE Zona Económica Exclusiva portuguesa corresponde mais ou menos a 15 vezes o território do continente.


nota:
O novo mapa foi apresentado ao público pelo Presidente da República em 19 deste mês (Fev/2014).
Ler aqui http://www.portugal.gov.pt/pt/fotos-e-videos/fotos/20140219-mam-mec-mapa-pr.aspx




RECURSOS INTERESSANTES NA NOSSA ZONA ECONÓMICA EXCLUSIVA 







NA ENERGIA:

A (terrível) dependência energética em Portugal e a sua (hipotética) solução:

Portugal tem reservas de energia que podem resolver a sua dependência do petróleo convencional.
Trata-se do Shale Gas - o Petróleo Xistoso.

Este tipo de petróleo está a ganhar terreno nos Estados Unidos e sabe-se que Portugal também pode ter condições para explorar este recurso que se apresenta agora como uma alternativa energética consistente.

Avanços tecnológicos recentes permitiram ultrapassar uma série de barreiras que tornavam a extracção do shale gas financeiramente viável.


NAS PESCAS:

Portugal reclama o melhor peixe do mundo. Por todo o planeta, o peixe capturado em Portugal é considerado um produto da mais alta qualidade.

Os maiores chefs elogiam o nosso pescado. O mais famoso chef do mundo, o catalão Ferran Adrià, assume que o marisco português é dos melhores do mundo. Os mais exclusivos restaurantes só querem peixe português, da Rússia aos Estados Unidos, da Suíça à Itália.