a idiotia dos outros não termina onde começa a nossa dignidade

A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro 
 Herbert Spencer

Geografia de Portugal em reportagem | Programa Biosfera 714 a 722



A preocupação pela pegada ecológica em férias é cada vez mais uma prioridade dos alojamentos turísticos e de quem os visita. Pode o turismo do futuro contribuir para um planeta mais verde? | Transmissão emitida em Outubro de 2021



O recém-criado Geoparque do Algarve e a candidata a Reserva Marinha, Pedra do Valado, têm objetivos semelhantes: proteger os valores naturais do Algarve e promover um turismo mais sustentável. O Biosfera leva-o até minas e antigos mares tropicais e mergulha no recife costeiro mais importante do sul de Portugal. | Transmissão emitida em Setembro de 2021



33% de território europeu é ocupado por floresta. Só em 13% se encontram troncos mortos e árvores de grande porte. Estes dois elementos são o habitat ideal para a vaca-loura, o maior escaravelho da Europa cujo estado ecológico em Portugal é desconhecido. | Transmissão emitida em Agosto de 2021



Desde os anos 70 estima-se que 60% da população de mamíferos, aves, peixes e répteis esteja ameaçada e muitas espécies encontram-se em risco de extinção. Com as cidades a crescerem e o território a ficar cada vez mais humanizado, a iniciativa BioBlitz envolve a comunidade e sublinha a importância da biodiversidade em espaço urbano. | Transmissão emitida em Julho de 2021



Muitas das espécies de peixes nativas da Península Ibérica são os pais de vastas comunidades piscícolas europeias. Pegamos no exemplo da lampreia, espécie ameaçada, que existe no planeta há 300 milhões de anos. Como a estamos a preservar? E que património piscícola temos? | Transmissão emitida em Julho de 2021



Uma doença está a causar um aumento na mortalidade dos amieiros, peça chave da vegetação das zonas ribeirinhas. Muito mais que uma faixa verde que acompanha as margens de rios e ribeiros, a vegetação ripícola é responsável por inúmeros serviços dos ecossistemas das linhas de água. | Transmissão emitida em Julho de 2021



São dezenas as organizações que em Portugal procuram defender a saúde do planeta e das pessoas. Neste episódio, conhecemos o trabalho da Ocean Alive, Projeto Rios, AEPGA e o Futuro - projeto das 100 mil árvores. | Transmissão emitida em Julho de 2021



A pesca e a caça mantêm o uso do chumbo nas munições e anzóis. Um metal tóxico que contamina o ambiente e põe em perigo a saúde humana. Assistimos à restrição progressiva deste metal tanto na indústria como nos combustíveis, mas todos os anos toneladas de chumbo são dispensadas no ambiente. A mudança estará para breve? | Transmissão emitida em Julho de 2021



Um quarto da biodiversidade do planeta está debaixo dos nossos pés e, no entanto, conhecemos apenas 40% da fauna do solo. Minhocas, besouros, formigas, aranhas ou colêmbolos são peças-chave para o equilíbrio dos ecossistemas e para a fertilidade dos solos. | Transmissão emitida em Julho de 2021

Trabalho de Pesquisa: “A Globalização e a liberdade económica”

12º ANO







RELATÓRIOS PESQUISA [RP] ELABORADOS:  

RP Nº1- EP O1: O Poder do mercado (1991). [Entregar até 13-MAR]:
1.Texto (seleção) dos argumentos (e dos factos que os sustentam) expostos no episódio visionado.
2. Pesquisa de dados estatísticos:
2.1 - Quais os países ou regiões geográficas apresentados no episódio? (elabora uma listagem cronológica).
2.2 – Considera a resposta anterior e refere qual o valor do atual Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Liberdade Económica, Índice de Democracia de cada país referido. (elabora uma tabela).
2.3 – Pesquisa e transcreve no CIA World Factbook a nota “Introdução” para cada um dos países atrás referidos. Pesquisa baseada na leitura do livro “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN, 1980) e na série documental “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN,1991) in https://youtube.com/playlist?list=PL2uLcLTrpKfJhy-KeyrFBQ7x_KpxjxVDB

Os dados estatísticos serão obtidos em: 
1) Desenvolvimento Humano: "Relatório do Desenvolvimento Humano" http://www.hdr.undp.org/en/data 
2) Democracia e Liberdade: "Economist Intelligence Unit Democracy Index" https://infographics.economist.com/2021/democracy-index-2020 
3) Economia e Liberdade: - Índice de Liberdade Económica" https://www.heritage.org/index/heatmap 
4) Atlas Geográfico: CIA World Factbook https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries


RP Nº2- EP O2: A Tirania do controle (1991). [Entregar até 20-MAR]:
1.Texto (seleção) dos argumentos (e dos factos que os sustentam) expostos no episódio visionado.
2. Pesquisa de dados estatísticos:
2.1 - Quais os países ou regiões geográficas apresentados no episódio? (elabora uma listagem cronológica).
2.2 – Considera a resposta anterior e refere qual o valor do atual Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Liberdade Económica, Índice de Democracia de cada país referido? (elabora uma tabela).
2.3 – Pesquisa e transcreve no CIA World Factbook a nota “Introdução” para cada um dos países atrás referidos. Pesquisa baseada na leitura do livro “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN, 1980) e na série documental “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN,1991) in https://youtube.com/playlist?list=PL2uLcLTrpKfJhy-KeyrFBQ7x_KpxjxVDB

Os dados estatísticos serão obtidos em: 
1) Desenvolvimento Humano: "Relatório do Desenvolvimento Humano" http://www.hdr.undp.org/en/data 
2) Democracia e Liberdade: "Economist Intelligence Unit Democracy Index" https://infographics.economist.com/2021/democracy-index-2020 
3) Economia e Liberdade: - Índice de Liberdade Económica" https://www.heritage.org/index/heatmap 
4) Atlas Geográfico: CIA World Factbook https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries


RP Nº3- EP O3: Liberdade e Prosperidade (1991). [Entregar até 27-MAR]:
1.Texto (seleção) dos argumentos (e dos factos que os sustentam) expostos no episódio visionado.
2. Pesquisa de dados estatísticos:
2.1 - Quais os países ou regiões geográficas apresentados no episódio? (elabora uma listagem cronológica).
2.2 – Considera a resposta anterior e refere qual o valor do atual Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Liberdade Económica, Índice de Democracia de cada país referido? (elabora uma tabela).
2.3 – Pesquisa e transcreve no CIA World Factbook a nota “Introdução” para cada um dos países atrás referidos. Pesquisa baseada na leitura do livro “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN, 1980) e na série documental “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN,1991) in https://youtube.com/playlist?list=PL2uLcLTrpKfJhy-KeyrFBQ7x_KpxjxVDB

Os dados estatísticos serão obtidos em: 
1) Desenvolvimento Humano: "Relatório do Desenvolvimento Humano" http://www.hdr.undp.org/en/data 
2) Democracia e Liberdade: "Economist Intelligence Unit Democracy Index" https://infographics.economist.com/2021/democracy-index-2020 
3) Economia e Liberdade: - Índice de Liberdade Económica" https://www.heritage.org/index/heatmap 
4) Atlas Geográfico: CIA World Factbook https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries


RP Nº4- EP O4: O Fracasso do socialismo (1991). [Entregar até 03-ABRIL]:
1.Texto (seleção) dos argumentos (e dos factos que os sustentam) expostos no episódio visionado.
2. Pesquisa de dados estatísticos:
2.1 - Quais os países ou regiões geográficas apresentados no episódio? (elabora uma listagem cronológica).
2.2 – Considera a resposta anterior e refere qual o valor do atual Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Liberdade Económica, Índice de Democracia de cada país referido? (elabora uma tabela).
2.3 – Pesquisa e transcreve no CIA World Factbook a nota “Introdução” para cada um dos países atrás referidos. Pesquisa baseada na leitura do livro “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN, 1980) e na série documental “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN,1991) in https://youtube.com/playlist?list=PL2uLcLTrpKfJhy-KeyrFBQ7x_KpxjxVDB

Os dados estatísticos serão obtidos em: 
1) Desenvolvimento Humano: "Relatório do Desenvolvimento Humano" http://www.hdr.undp.org/en/data 
2) Democracia e Liberdade: "Economist Intelligence Unit Democracy Index" https://infographics.economist.com/2021/democracy-index-2020 
3) Economia e Liberdade: - Índice de Liberdade Económica" https://www.heritage.org/index/heatmap 
4) Atlas Geográfico: CIA World Factbook https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries



RP Nº5- EP O5: Criados iguais (1991). [Entregar até 10-ABRIL]:
1.Texto (seleção) dos argumentos (e dos factos que os sustentam) expostos no episódio visionado.
2. Pesquisa de dados estatísticos:
2.1 - Quais os países ou regiões geográficas apresentados no episódio? (elabora uma listagem cronológica).
2.2 – Considera a resposta anterior e refere qual o valor do atual Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Liberdade Económica, Índice de Democracia de cada país referido? (elabora uma tabela).
2.3 – Pesquisa e transcreve no CIA World Factbook a nota “Introdução” para cada um dos países atrás referidos. Pesquisa baseada na leitura do livro “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN, 1980) e na série documental “Liberdade Para Escolher” (FRIEDMAN,1991) in https://youtube.com/playlist?list=PL2uLcLTrpKfJhy-KeyrFBQ7x_KpxjxVDB

Os dados estatísticos serão obtidos em: 
1) Desenvolvimento Humano: "Relatório do Desenvolvimento Humano" http://www.hdr.undp.org/en/data 
2) Democracia e Liberdade: "Economist Intelligence Unit Democracy Index" https://infographics.economist.com/2021/democracy-index-2020 
3) Economia e Liberdade: - Índice de Liberdade Económica" https://www.heritage.org/index/heatmap 
4) Atlas Geográfico: CIA World Factbook https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries

TDP (Trabalho de Pesquisa): “A Globalização e a liberdade económica”.

Horizonte 2026: a nossa "Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente"

11º ANO



O CONTEXTO MUNDIAL 
Em virtude desta dinâmica da economia global, ao longo dos últimos 20 anos não só se registou um crescimento do número de navios como também se assistiu ao incremento da sua capacidade, sobretudo nos navios porta-contentores, fruto da necessidade de deslocar maiores volumes de carga. 
Por outro lado, a procura contínua de ganhos de eficiência na cadeia de transporte conduziu ao aumento da dimensão dos navios (efeito de escala) e à modernização dos processos de movimentação de carga ao nível dos terminais de contentores. 


O CONTEXTO NACIONAL 
 Com efeito, os portos comerciais do continente atingiram em 2016 um volume recorde de movimentação de mercadorias de 93,9 milhões de toneladas, ultrapassando em 5,1 % o valor de 2015, tendo registado um total de 10.812 escalas de navios das diversas tipologias com uma capacidade 4,7 % superior a 2015, traduzida num volume global de 200,4 milhões de arqueação bruta (GT). 


A REDE DE TRANSPORTES E A GEOPOLÍTICA PORTUGUESA 
 A afirmação do sistema portuário como um hub fundamental para a internacionalização da economia portuguesa, assente em três pilares fundamentais:

1) Afirmação de Portugal enquanto plataforma logística global geradora de valor, com os atributos que hoje lhe são exigidos em termos de dimensão física (cais, fundos, áreas adjacentes disponíveis, acessibilidades marítimas e terrestres) e de dimensão tecnológica e digital (pela simplificação de procedimentos e utilização de novas tecnologias), garantindo as boas práticas de sustentabilidade social, ambiental e económico-financeira;

2) Criação de um hub portuário acelerador de negócios com capacidade para atrair o investimento e apoiar a internacionalização da economia portuguesa;

3) Afirmação de Portugal enquanto hub de gás natural liquefeito (GNL) do Atlântico, com uma aposta clara na inovação nas atividades de green shipping.


Referenciado e adaptado da fonte: 
Resolução do Conselho de Ministros 175/2017, 2017-11-24. (2021). Retrieved 26 April 2021, from https://data.dre.pt/eli/resolconsmin/175/2017
/11/
24/p/dre/pt/html

trabalho de pesquisa com o google earth online no 11B

11º ANO




Fontes de referência: 

Observatório do Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes. (2018). Ecossistema Ferroviário Português – 2012-2016. AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

WIKIPEDIA (2021). Transporte multimodal. Consultado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_multimodal Dados

Dados rede rodoviária: 

Dados rede ferroviária: 

Dados rede portuária: 

Dados rede aeroportuária: 

a rede ferroviária de Portugal em 2018

11º ANO



 



Observatório do Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes. (2018). Ecossistema Ferroviário Português – 2012-2016. Publicado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) 

Caracterização geral:

A rede ferroviária portuguesa em exploração tem uma extensão total de 2.546Km. 
Considerando a área e a população residente de Portugal Continental, a rede apresenta uma densidade de 0,029Km/Km2 e 0,25Km/1000Hab. 

Por outro lado, existe aproximadamente 7Km de estradas da Rede Rodoviária Nacional15 por cada quilómetro de via férrea. 

Em termos de tipologia, a rede é maioritariamente em via única (76,1%). 

No que respeita a via dupla (22,0%), a rede compreende, genericamente, as linhas do Norte, de Braga e de Cascais, bem como alguns troços das linhas de Sintra, de Cintura, do Minho, do Alentejo e do Sul. 

Quanto à via múltipla (geralmente quádrupla) (1,9%), existe em troços das linhas do Norte (Braço de Prata – Azambuja16), de Sintra (Sete Rios – Cacém), de Cintura (Sete Rios – Roma-Areeiro) e do Minho (Campanhã – Contumil). 

No que respeita à bitola da via, a rede envolve na sua quase totalidade (95,6%) via larga (i.e., bitola ibérica, de 1668mm), resumindo-se a via estreita (i.e., bitola métrica, de 1000mm) (4,4%) à Linha do Vouga e ao troço remanescente da Linha do Tua, explorado pelo Metro Ligeiro de Mirandela e, entretanto, desclassificada da Rede Ferroviária Nacional. 

No que concerne a eletrificação, 64,9% da rede é eletrificada. Da rede não eletrificada (35,1%) – que compreende exclusivamente troços em via única – destacam-se a totalidade da Linha do Leste e troços significativos das linhas do Minho, do Douro, do Oeste e do Algarve. 



QUESTIONAR O ACTUAL CONFINAMENTO  

Intervenção de Raquel Varela no programa "O Último Apaga a Luz" (RTP 12/03/2021). Os mais reputados cientistas no campo da epidemologia têm tomado posição contra o «confinamento». Destaque para os estudos comparativos entre regiões e países não confinados e confinados: não há diferenças.


Trabalho de Pesquisa sobre Alfredo da Silva, a industrialização e crescimento populacional de Portugal nos últimos 150 anos

10º ANO 11º ANO 12º ANO




 
EXEMPLO DE UM TRABALHO DE PESQUISA DE EXCELÊNCIA   

Gosto de trabalhar com exemplos. Um trabalho bem executado poupa 90 minutos de explicações teóricas sobre o que deve ser um trabalho escolar de geografia no ensino secundário e como se deve fazê-lo. 

Sobretudo para os alunos que não entendem por que razões não obtiveram mais do que um satisfaz ou um bom menos apesar de «acharem» que trabalharam muito... 

Foi sobretudo um exercício com Excel e criação de gráficos. Mas o mais interessante foi a pesquisa de dados para além dos habituais últimos 30 anos que é uma dificuldade inacreditável.

Para consultar o PDF do trabalho: AQUI

 

um trabalho de pesquisa em Geografia C sobre geopolítica atual

12º ANO



 
EXEMPLO DE UM TRABALHO DE PESQUISA DE EXCELÊNCIA   

Um trabalho bem executado poupa 90 minutos de explicações teóricas sobre o que deve ser um trabalho escolar no 12º de humanidades e como se deve fazê-lo. 

Sobretudo para os alunos que não entendem por que razões não obtiveram mais do que um satisfaz ou um bom menos apesar de «acharem» que trabalharam muito... 

Neste trabalho em PDF e Excel apenas considerei como menos conseguido o trabalho desenvolvido com a análise dos pafrões geográficos que os dados numéricos poderiam sugerir. 

Transcrevo aqui o comentário que deixei no CLASSROOM:
Vamos melhorar o uso do conceito PADRÃO GEOGRÁFICO: que implica localizar os valores (elevados ou reduzidos) de uma "variável" [coisa que fizeram muito bem] e estabelecer CORRELAÇÕES com os valores (elevados ou reduzidos) de uma outra variável [coisa que vos faltou fazer]. Por exemplo: Podiam constatar que há um padrão geográfico comum entre os países com elevada «liberdade económica» e os países com elevado IDH ou elevada produção de conhecimento.

Para consultar o texto do Trabalho: AQUI 
Para consultar o EXCEL do Trabalho: AQUI


 



QUESTIONAR O ACTUAL CONFINAMENTO  

Entrevista a António Ferreira, médico internista e professor na Universidade do Porto: "[Confinamentos] provocam o aumento da mortalidade não Covid, da morbilidade, da incidência de vários tipos de doenças, incluindo doenças mentais.” (...) “Uma pandemia combate-se através do rastreamento sistemático dos casos e do isolamento das pessoas infetadas”, explicou.

Ler: https://www.dn.pt/pais/confinamento-e-recolher-obrigatorio-inuteis-e-prejudiciais-defende-internista-do-sao-joao-13048365.html


ganhar 5000 euros e compreender como Portugal se industrializou e cresceu




COMO FAZER:  

1º Ver página do concurso: https://alfredodasilva150anos.pt/concurso-escolas

Ler/Baixar a «Biografia de Alfredo da Silva», fundador do Grupo CUF (gratuitamente disponibilizada aos alunos, professores e escolas, após registo).

3. Ler/Baixar as «Regras do concurso».

4. Ler/Baixar as «FAQ do concurso»

5. Os critérios para a seleção dos trabalhos:
a) O rigor histórico e a fidelidade à verdade;
b) A capacidade descritiva, expositiva e reflexiva;
c) O sentido crítico responsável;
d) A capacidade criativa e inventiva.

6. As bolsas de estudo terão os seguintes valores:
1.º classificado: bolsa de 5000 euros
2.º classificado: bolsa de 1000 euros
3.º classificado: bolsa de 500 euros

7. Objectivos do trabalho (parâmetros mínimos):
1. O conhecimento da vida de um dos maiores industriais e empresários portugueses, bem como das suas iniciativas, dos empreendimentos que criou e dos que lhe sucederam;
2. A consciência da importância da iniciativa privada e da liberdade económica para o desenvolvimento económico e social do país;
3. Ideias de iniciativas económicas e sociais que promovam a riqueza do país, o seu crescimento económico e a justiça social.

8. No Classroom de cada turma haverá materiais e aconselhamento metodológico para alunos a concurso.

praticar coordenadas geográficas

7º ANO




FAZ A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES LEGENDADOS  


QUESTIONAR AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Documentário produzido pelo activista anti imperialista Michael Moore. A sua tese polémica: as energias renováveis prejudicam mais o ambiente do que as restantes formas de energia.


o essencial da rede urbana portuguesa

11º ANO

hierarquia dos centros urbanos, redes urbanas e territórios marginais - o caso português

11º ANO


In Complexidade dos sistemas urbanos metropolitanos opõe-se ao resto do país (INE 2004)


Hierarquia dos centros urbanos, redes urbanas e territórios marginais  

Neste estudo de 2004 a análise da rede urbana nacional serve para os dias de hoje e temos a vantagem de ler uma síntese boa para o estudo em Geografia A.

Os centros urbanos apresentam-se como nós territoriais, concentrando funções estruturantes na organização [...] das populações que residem para além dos seus limites.  
Foi estabelecida uma hierarquia de centros urbanos que depende do número de funções e tipo de funções aí disponíveis. [Este centros estão] organizados em redes [...] de relações de dependência que implicam a mobilidade das populações na busca de bens e serviços.



Análise deste mapa de «Áreas de influência e marginalidade funcional»:  

Tese principal: 
1. Acentuada bipolarização da rede urbana portuguesa (Lisboa e Porto).
2. Fraca coesão territorial, notando-se a existência de territórios marginais à rede urbana no interior/fronteira

A rede urbana assimétrica extrema:
Um conjunto de freguesias, localizadas sobretudo no interior Norte e Centro e no território serranio entre o Alentejo e o Algarve, que registam elevados índices de marginalidade funcional.

Esta desintegração torna-se visível, por exemplo, pelo facto de, em áreas muito próximas de centros urbanos com áreas de influência para funções especializadas, e mesmo em alguns casos para funções muito especializadas, se encontrarem freguesias com marginalidade funcional muito forte (veja-se, por exemplo, a situação de Trás-os-Montes).

a situação energética nacional anterior à implementação das renováveis

10º ANO




nota: tep (tonelada equivalente de petróleo); Mtep: milhão de tep

Análise de gráficos para o 10ºB: desta vez, aproveito para pedir uma análise detalhada de dois gráficos (Portugal entre 1985 e 2000).


A tese genérica a retirar da análise comparada dos gráficos é esta:
Em Portugal a indústria extractiva e a indústria energética foram sectores em crise, fornecendo apenas 10% das nossas necessidades energéticas no ano 2000 (o nosso consumo de Energia Primária). Esta situação é a causa principal da nossa dependencia energética de outros países.

E com esta ideia conseguimos resumir a unidade didáctica do subsolo dedicada à energia, e, claro, podemos explorar todos os temas tratados.

Nota 1: Como analisar gráficos com algum detalhe: ver AQUI.

Nota 2: Mtep: Milhões de... Toneladas Equiparadas a Petróleo. EP: Energia Primária

geopolítica e liberdade - um relatório de pesquisa sobre os pólos mundiais da liberdade económica e liberdade política

12º ANO



RELATÓRIO DE PESQUISA Nº6:
1) QUAIS OS PAÍSES DE MAIOR LIBERDADE EM 2020? (7 QUESTÕES | 17-DEZ):


6.1 O que é o Index of Economic Freedom?
6.2 O que é a Liberdade Económica?
6.3 Quais os critérios para avaliar a Liberdade Económica?
6.4 Quais os graus de LIBERDADE?
6.5 Quais os países com maior liberdade económica? (livre + maioritariamente livre) (Tabela manuscrita).
6.6 Quais os países menos livres (reprimido + maioritariamente não livre) (Tabela manuscrita)
6.7 Qual o a Liberdade económica em Portugal? (valor e descrição para cada um dos 12 critérios) (Tabela manuscrita).


2) Consultar:
"2020 Index of Economic Freedom" in https://www.heritage.org/index/heatmap 

3) Fontes:

4) Enviar FOTO do trabalho produzido em aula no Classroom (cada aluno envia o seu até ao final da aula de 5ªFª).

caracterização de dois sistemas agrários em Portugal 2020

11º ANO

RODRIGUES, Arinda; BARATA, Isabel. (2013). Geografia A 11º ano. Lisboa: Texto Editores.

Retirado do manual adoptado no 11º ano. Os dados estatísticos e a cartografia foram actualizados até ao ano de 2015.
Estas «Fichas Formativas» fazem sentido se trabalhadas em sala de aula, pelo que se supõe a adopção deste manual  de Arinda Rodrigues e Isabel Barata.

REPOSIÇÃO DE AVALIAÇÕES:  
TEMA: Espaço rural e distintos «sistemas agrários» em Portugal na atualidade.

Procedimento: Responder a 6 questões contidas no «guia com instruções de trabalho».

LINK PARA GUIA COM INSTRUÇÕES DE TRABALHO:
https://drive.google.com/file/d/1T7AHo8S4FrUwt9rfytwEp7CKrOQ9R-NB/view?usp=sharing

as cidades médias e as cidades intermédias em Portugal

11º ANO



A CIDADE MÉDIA E A CIDADE INTERMÉDIA   

Nos anos 60 surgiu em França, nos departamentos governamentais de planeamento e economia, o conceito de Cidade Média. Nos anos 90 emergiu o conceito de Cidade Intermédia.


1. Cidades médias:

Uma classificação de centros urbanos da Comissão Europeia define como «grandes cidades» as que possuem mais de 250 000 habitantes, «cidades médias» as que possuem entre os 100 000 e os 250 000 habitantes e «cidades pequenas» as de dimensão inferior a 100 000 habitantes. [nota: Portugal tem intervalos de valores diferenciados]

DATAR (1989) – Les Villes Européennes. Maison de Geographie, Montpellier.



1.1 Portugal tem classificação adequada a um país pouco urbanizado: 
Contudo, os valores são mais baixos para países como Portugal e a Grécia (ambos com um baixo grau de urbanização): em Portugal, as cidades médias consideram-se as de 20 000 habitantes a 100.000 habitantes. 
 
EC. Europe 2000+. Coopération pour l`aménagement du territoire européen. Luxemburgo: CE-Politiques Regionales de la Communauté Européenne, 1994.



2. Cidades Intermédias:

2.1. É uma cidade média mas com capacidade de estabeleces relações com outras cidades do mesmo nível hierárquico articulando-se em rede. i.e., está inserida numa Rede Urbana de centros urbanos equivalentes.

2.2. A definição proposta pela União Europeia reforça a ideia da cidade intermédia como uma entidade local capaz de gerar qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável
 
CE (1997) – The EU Compendium of Spatial Planning Systems and Policies. Luxembourg.



EFILWIC (1994) – Visions and actions for medium-sized cities. Reports from the European orkshops of Alicante, Volos and Oviedo. European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, Dublin.

COMMERÇON, N. (1996) – Les villes moyennes, Norois, 43, n.º 171: 487-493.

WILBERG, U. (1991) – Medium-sized cities and renewal strategies, 31st RSA European Congress,vol. 1, tomo 4. Regional Science Association, Lisboa.

ONU (1963, 1964, 1970, 1971, 1973, 1974, 1980, 1983, 1987, 1992, 1993, 1994) – AnuárioDemográfico Internacional. Organização das Nações Unidas, Nova Iorque.