a primeira aula de geografia e critérios de avaliação








CRITÉRIOS PARA CALCULAR A CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DE CADA PERÍODO:

Nota: Qualquer elemento avaliado usará a escala de 0 a 100 pontos. E convertido numa escala de 1 a 5 no final de cada período (avaliação sumativa).

hipsometria e as principais montanhas de Portugal




As principais cadeias montanhosas de Portugal continental e ilhas

21 Sistemas Montanhoso em Portugal Continental
27 Sistemas Montanhoso na Região Autónoma dos Açores
18 Sistemas Montanhoso na Região Autónoma da Madeira



O mapa hipsométrico de Portugal está no GOOGLE EARTH

O mapa pode ser descarregado no sítio de Internet oficial do livro em www.estudaeaprende.pt ou a partir do link: https://www.dropbox.com/s/1aqbuff7m5aza7f/MapaHipsometricoPortugalContinental.zip


Nota:
Hipsometria é uma técnica de "representação de um terreno" (topografia) através de cores. As cores utilizadas possuem uma equivalência com a cota do terreno (altitude).

Nota:
Acompanhe a publicação de novos mapas pelo absolutamente genial projecto educativo: Google Earth na Sala de Aula:
- fazendo "Like" em https://www.facebook.com/GoogleEarthNaSalaDeAula/
- através da página do YouTube em  https://www.youtube.com/channel/UCzRBeJotpeP1uXKyQ8uXbtg

Portugal. Localização e território





Imagens do Anuário Estatístico de Portugal -  2015 (INE 2016)



Portugal continental localiza-se no extremo Sudoeste da Europa continental, entre os paralelos 36º 57’ 42’’ e 42º 09’ 15’’, de latitude Norte, e entre os meridianos 06° 11’ 20’’ e 09º 31’ 01’’, a Oeste do meridiano de Greenwich.

O Continente português ocupa uma área de cerca de 89 mil km2 e apresenta um perímetro de cerca de 2,6 mil km, metade do qual corresponde à linha de costa com o Oceano Atlântico e o restante à fronteira, a Norte e a Este, com Espanha. Portugal continental tem uma forma aproximadamente retangular, com um comprimento máximo de 577 km entre os pontos extremos, a Norte, na confluência da Foz do Rio Trancoso com o Rio Minho (em Melgaço) e, a Sul, o Cabo de Santa Maria (no Algarve). A largura máxima do território continental regista-se entre os pontos extremos, a Este, o Rio Douro, na fronteira com Espanha e, a Oeste, o Cabo da Roca; porém, considerando a região NUTS I Continente[NUTS: Nomenclatura comum das unidades territoriais estatísticas, estabelecida pelo regulamento comunitário n.º 1059/2003], a largura estende-se até à Ponta da França (Berlenga, município de Peniche), a Oeste, alcançando 286 km.

Portugal insular integra os arquipélagos dos Açores e da Madeira no Oceano Atlântico com uma superfície de 2,3 mil km2 e de 801,5 km2, respetivamente.

O arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira e do Porto Santo e pelos ilhéus Desertas e Selvagens.

O arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas principais, divididas em três grupos de acordo com o posicionamento geográfico: o grupo ocidental (Flores e Corvo), o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel)[O grupo oriental inclui ainda um grupo de rochedos e recifes oceânicos, situado a Nordeste de Santa Maria, chamado Ilhéu das Formigas].




Em Portugal continental, distinguem-se dois tipos de relevo sensivelmente divididos pelo rio Tejo.
A Norte, predominam as paisagens montanhosas com altitudes médias mais elevadas enquanto, a Sul, marcam presença vastas planícies, sendo os sistemas montanhosos menos frequentes.
A Sul do Continente, destaca-se apenas o sistema montanhoso de São Mamede, no Alentejo, com uma altitude máxima que supera ligeiramente os mil metros.

Os sistemas montanhosos portugueses de maior altitude tendem a concentrar-se nas regiões Norte e Centro do Continente, mas também nas regiões autónomas.
Na Região Autónoma dos Açores, na ilha do Pico, o território nacional apresenta a sua altitude máxima com 2 351 metros e, na Região Autónoma da Madeira, identificam-se seis picos com altitudes máximas superiores a 1 500 m. Com altitudes máximas superiores a 1 500 m, evidenciam-se, no Continente, os sistemas montanhosos da Estrela (que alcança perto de dois mil metros de altitude), do Gerês e do Larouco.




Os principais cursos de água assumem, predominantemente, uma orientação Este-Oeste. É o caso dos dois maiores rios, em termos de extensão e de bacia hidrográfica, que percorrem o território continental português – Tejo e Douro – e que têm em comum o facto de terem a nascente em Espanha. Os rios Guadiana, que corre de Norte para Sul, e Sado e Mira, que assumem uma orientação predominantemente Sul-Norte, constituem as principais exceções à orientação Este-Oeste. Os rios Cávado, Vouga, Mondego, Sado e Mira têm a particularidade de nascerem em território português e apresentarem uma extensão superior a 100 km.



Em 2015 [são os dados mais recentes do INE] manteve-se a tendência de diminuição da população residente, iniciada em 2010.
A quebra da taxa de crescimento efetivo foi menos acentuada em 2015 do que nos três anos precedentes devido ao amortecimento da redução da taxa migratória.
A população absoluta estimada é de 10 341 330 indivíduos, menos 232 149 do que em 2009, ano em que se alcançou o nível máximo.
A taxa de crescimento efetivo foi de -0,32% (que compara com a média de -0,53% entre 2012 e 2014).

organização territorial de Portugal - as regiões das NUTS 2013






Em 2015 entrou em vigor uma nova divisão regional em Portugal – NUTS 2013  

As novas unidades territoriais para fins estatísticos servem de suporte à recolha, organização e divulgação de informação estatística regional a nível europeu. A nova divisão regional (NUTS 2013) começou a ser aplicada pelo Sistema Estatístico Nacional e Europeu a 1 de janeiro de 2015 (a meio do ano lectivo passado).


O que mudou nos novos mapas?  

As NUTS III passaram de 30 para 25 unidades territoriais, agora designadas de «unidades administrativas».
Essas unidades administrativas correspondem às "Entidades Intermunicipais", "Região Autónoma dos Açores" e "Região Autónoma da Madeira".
Quanto às NUTS I e II, esta nova versão de 2013 não implicou alterações, tendo apenas a designação da NUTS II "Lisboa" passado para "Área Metropolitana de Lisboa".

Assim, actualmente, os 308 municípios de Portugal agrupam-se em 25 NUTS III, 7 NUTS II e 3 NUTS I.

nota:
não temos dados estatísticos agregados a estas NUTS-2013 disponíveis para estudar. Assim, usamos o manual e damos um desconto :)













As NUTS III e os dados estatísticos para trabalhar em Geografia de Portugal no ensino secundário

Os manuais não foram alterados nem o serão tão cedo. Desde janeiro de 2015 os dados estatísticos começaram a ser «agrupados» de acordo com as novas unidades territoriais, converter dados de anos anteriores para as novas fronteiras não é fácil nem rápido.
Felizmente as NUTS de nível 2 e 1 não foram alteradas. Logo, o impacto nos exames nacionais não será decisivo.

a primeira aula no 10B - os primeiros temas de estudo





O QUE ESTUDAR NA UNIDADE INICIAL - A POSIÇÃO DE PORTUGAL NA EUROPA E NO MUNDO

- As diferentes unidades territoriais portuguesas.

- Portugal Continental e Insular na Europa e no Mundo.

- A posição geográfica de Portugal.

- A integração de Portugal no contexto da União Europeia.

- O espaço lusófono.

- Portugal e as comunidades portuguesas e a CPLP.

- Portugal e várias organizações internacionais.

a primeira aula no 10B - critérios de avaliação



CRITÉRIOS PARA CALCULAR A CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DE CADA PERÍODO:  

Nota: Qualquer elemento avaliado usará a escala de 0 a 20 valores.



ESCLARECENDO O SIGNIFICADO DE "DOMÍNIO DAS ATITUDES E VALORES": 

O “Domínio das Atitudes e valores” é um parâmetro não circunscrito ao “Programa Nacional de Geografia” homologado em 06/12/2001 mas regulado pelo documento “Orientações Curriculares de Geografia” de 2001, e, pelos documentos “Projeto Educativo” e “Plano de Desenvolvimento Curricular” da Escola Secundária Cunha Rivara de Arraiolos.

Os alunos deverão evidenciar ao longo do ano as competências de:
A) Desenvolver a sensibilidade na perceção e na apropriação do espaço.
B) Demonstrar espírito de tolerância e capacidade de diálogo, aceitando as diferenças entre indivíduos e culturas.
C) Manifestar interesse pela cooperação com outros indivíduos ou grupos, como forma de melhorar a qualidade de vida.
D) Interessar-se pela preservação do património natural e cultural, contribuindo para o desenvolvimento harmoniosoda nossa comunidade.

TEMA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES || EXAME 2016 ÉPOCA ESPECIAL


[ GRUPO IV ]


As autoestradas marítimas poderão servir, no futuro, como elemento determinante para sustentar o sistema portuário e logístico, desenvolver a economia e captar investimento direto estrangeiro. A Figura 4A representa a carga transportada nos principais portos portugueses e da UE, em 2012, e a Figura 4B representa a localização desses portos.




1. De acordo com as Figuras 4A e 4B, os portos da UE que movimentaram mais de 100 milhões de toneladas de carga, em 2012, estão localizados
(A) na Holanda, na Bélgica e na Alemanha. 
(B) na França, no Reino Unido e na Dinamarca. 
(C) na Bélgica, na França e no Reino Unido. 
(D) na Dinamarca, na Alemanha e na Holanda.

2. Em 2012, de acordo com a Figura 4A, os portos de _______ e de Lisboa movimentaram, em conjunto, mais de _______ % do total da carga transportada em Portugal.
(A) Sines … 65 
(B) Leixões … 65 
(C) Sines … 55 
(D) Leixões … 55

3. A elevada concentração de portos europeus na proximidade do Mar do Norte explica-se, entre outros fatores, pela
(A) exclusividade na descarga de combustíveis fósseis provenientes da Rússia. 
(B) acessibilidade aos principais portos de mercadorias da América do Sul. 
(C) facilidade de acesso ao mercado sul-asiático através do Canal de Suez. 
(D) proximidade aos principais mercados consumidores da União Europeia.

4. A rede de autoestradas do mar, que integra a Rede Transeuropeia de Transportes, tem como dois dos seus principais objetivos
(A) reduzir o preço unitário dos produtos transportados e melhorar a acessibilidade às regiões do centro da União Europeia. 
(B) reduzir o preço unitário dos produtos transportados e melhorar a acessibilidade aos países do Médio Oriente. 
(C) reduzir o congestionamento rodoviário e melhorar a acessibilidade às regiões periféricas e insulares da União Europeia. 
(D) reduzir o congestionamento rodoviário e melhorar a acessibilidade aos países mais desenvolvidos do continente americano.

5. O porto de Sines beneficia de um conjunto de condições naturais que justificam a sua localização, como, por exemplo,
(A) a reduzida profundidade das águas e a proteção, proporcionada por um tômbolo, da ondulação de NW. 
(B) a elevada profundidade das águas e a proteção, proporcionada por um cabo, da ondulação de NW. 
(C) a elevada profundidade das águas e a proteção, proporcionada por uma baía, da ondulação de SW. 
(D) a reduzida profundidade das águas e a proteção, proporcionada por uma laguna, da ondulação de SW.


6. Do ponto de vista ambiental, as faixas marítimas de proteção e as zonas terrestres de proteção estão vulneráveis à existência de portos de grande dimensão, pelo facto de estes contribuírem para
(A) diminuir a biodiversidade marinha e impedir a erosão na base das arribas da faixa costeira. 
(B) alterar a configuração das praias e aumentar o pH das águas marinhas. 
(C) impedir a deposição de sedimentos e intensificar o crescimento de algas. 
(D) reduzir o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e destruir a paisagem costeira natural.

VER CORRECÇÃO

TEMA ÁREAS URBANAS || EXAME 2016 ÉPOCA ESPECAL


[ GRUPO VI ]


As muralhas abaluartadas do século XVII em Elvas fazem, desde 2012, parte da lista do Património Mundial da UNESCO, que reconheceu a importância histórica da maior fortificação abaluartada terrestre do mundo.





1. Refira dois fatores que expliquem a localização do complexo desportivo, assinalado na Figura 6, no exterior das muralhas.
R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _ _


2. Apresente dois impactes económicos, a nível local, decorrentes da classificação da Muralha de Elvas como Património Mundial da UNESCO.
R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _ _


3. Explique a importância do estabelecimento de relações entre as cidades fronteiriças portuguesas e espanholas para o desenvolvimento da região em que se inserem, considerando os seguintes tópicos de orientação:
• a dinamização de atividades terciárias; 
• a requalificação das infraestruturas de transportes.
Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _ _

VER CORRECÇÃO

TEMA POPULAÇÃO PORTUGUESA || EXAME 2016 ÉPOCA ESPECIAL


[ GRUPO V ]


Na Figura 5, está representada a estrutura etária da população portuguesa por grupos etários, em percentagem, entre 1970 e 2014.




1. Refira, de acordo com a Figura 5, duas alterações registadas na estrutura etária da população portuguesa.
R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _ _


2. Considere as seguintes afirmações.
A – O Índice de Dependência Total corresponde ao quociente entre o número de idosos e a população ativa. 
B – O Índice de Dependência de Jovens diminui com a emigração da população ativa.
Apresente, para cada uma das afirmações, uma razão que justifique a sua falsidade.


R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _ _



3. Explique a necessidade de Portugal adotar políticas demográficas favoráveis ao rejuvenescimento da população, considerando os seguintes tópicos de orientação:
• a sustentabilidade da segurança social; 
• o aumento do dinamismo económico.
Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _ _

VER CORRECÇÃO

avaliações em geografia no nono ano




POUCAS AULAS, LOGO NEM UM TESTE DE AVALIAÇÃO  

Propus na última sexta-feira uma solução detalhada: trabalhar que nem doidos na sala de aula apenas o essencial - mapas e padrões geográficos relativos ao «Domínio» (terminologia das Metas Curriculares) AMBIENTE E SOCIEDADE. Assim não teremos testes nem «Anexos» para entregar. Apenas um trabalho de pesquisa, o caderno mais o «trabalho em sala de aula» e «atitudes».

as avaliações no terceiro período para os oitavos anos de geografia





POUCAS AULAS, LOGO NENHUM TESTE DE AVALIAÇÃO  

Foram os feriados, a minha imobilidade (dois dias é certo) e o facto de Geografia apenas ter uma aula por semana. Imaginem que com o pessoal do 8ºA ainda nem tivemos uma única aula em 3 semanas.

Já propus na última sexta-feira uma solução detalhada: trabalhar que nem doidos na sala de aula apenas o essencial - mapas e padrões geográficos relativos ao «Domínio» (terminologia das Metas Curriculares) Atividades Económicas. Assim não teremos testes nem «Anexos» para entregar. Apenas um trabalho de pesquisa, o caderno mais o «trabalho em sala de aula» e «atitudes».


Lugares: São Miguel, Açores, Lisboa, Setúbal, Estremoz, Palmela, Óbidos, Porto

escutar todas as rádios do mundo usando mapas


clicar para ouvir

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E RÁDIOS  

Radio.Garden é um projecto absurdamente fantástico e foi feito pelo TRE - Transnational Radio Encounters - para explorar todas as rádios que existem ou existiram em todo o mundo.

Visitem também o The Netherlands Institute for Sound and Vision

mapa interactivo do crescimento efectivo na Europa ao nível de freguesias, entre 2001 e 2011

Credits and data: BBSR, Berliner Morgenpost Interactive Team, Gfk Geomarketing, UK Data Service, Eurostat, © OpenStreetMap contributors



A POPULAÇÃO EUROPEIA NA PRIMEIRA DÉCADA DO MILÉNIO  

O crescimento da população entende-se como «crescimento efectivo da população»: a soma do «crescimento natural» e «saldo migratório».

Legenda:
  Freguesias com crescimento efectivo positivo 
  Freguesias com crescimento efectivo negativo

evolução da densidade populacional na Europa entre 1870 até 2000


Historical GIS da Universitat de Lleida



OS DISTRITOS/REGIÕES ADMINISTRATIVAS MAIS E MENOS POVOADOS DA EUROPA POLÍTICA

A Universidade de Lleida, na Catalunha, teve em 20111 o projecto HGISE que produziu mapas históricos da Europa em plataformas SIG (Sistemas de Informação Geográfica) - referenciados na sigla inglesa como Historical GIS.



PADRÕES GEOGRÁFICOS SIGNIFICATIVOS:

O padrão de urbanização de hoje é em grande parte o mesmo que era em 1870. As áreas vermelhas de hoje (começo do século XXI) são em grande parte os rosa escuro de 150 anos atrás. 

Em 1870 a área de Londres era a área mais densamente povoada da Europa.
A industrialização do mundo irradiou desta região e reflectiu-se no aumento das densidades populacionais nas regiões que mais rapidamente se industrializaram.

Eixos de urbanização dirigiam-se de Londres para o norte Inglaterra e para o leste, para os países de Benelux (organização económica que compreende Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo). A seguir para o sul através dos vales do rio Reno que atravessa a Europa de sul para norte, permitindo a industrialização precoce do norte da Itália. Em grande medida, estes foram os primeiros pedaços da Europa a ser atingidos pela revolução industrial.

No outro lado da escala, algumas regiões no sudeste da Irlanda continuara despovoadas: um quarto de século após o desastre da grande fome, partes da Irlanda ainda estavam perdendo residentes.



A IMPORTÂNCIA DE 1870:

A década de 70 no século XVIII foi marcada pela expansão do colonialismo europeu, pela unificação alemã (II Reich), pela expansão dos impérios europeus e foi a «época de ouro» dos EUA - uma época caracterizada por um crescimento extraordinariamente rápido de caminhos de ferro, pequenas fábricas, bancos, armazéns, minas e outros negócios familiares, na civilização ocidental.

como avaliar trabalhos para recuperação de classificações no nono ano



Para quem teve dificuldades no último teste de avaliação em geografia.