Geração desenrascada. Emigração em Portugal em 2011 (RTP 2011. Programa Linha da frente)
A geração portuguesa mais qualificada de sempre acabou por sair de Portugal em busca de melhores oportunidades de trabalho.
Foi em 2011 e foi a consequência de mais outra pré-falência de Portugal. Nessa época, ficou conhecida como sendo a primeira geração de emigrantes com estudos universitários concluídos mas pouco mais se sabia. Quem partia? Quantos partiam? Porquê? Para onde? E pensariam regressar?
Emigrantes como a enfermeira Eliana e o filho Rodrigo de 3 anos, que a equipa de reportagem da RTP acompanha desde Massamá até à nova vida no Reino Unido.
A reportagem correu no programa "Geração Desenrascada", um trabalho dos jornalistas Rita Ramos e Pedro Raposinho com edição de Vanessa Brízido e produção de Amélia Gomes Ferreira. Foi emitido em 25-05-2011.
Para o «Debate» em sala de aula sugere-se a pergunta polarizadora:
«Quais as semelhanças com a situação de 2020?»
Quais as variáveis demográficas necessárias para estudarmos tal situação?
Contexto económico de 2018:
Em 2018 as exportações aumentaram 5,1% e as importações cresceram 8,1% totalizando 57.807 milhões de euros. As importações cresceram 8,1% correspondendo a 75.364 milhões de euros.
A balança comercial de bens registou um défice 17 557 milhões de euros, mais 2 887 milhões de euros face ao ano anterior.
DEBATE NA TURMA 11B - "AS FRAGILIDADES DOS SISTEMAS AGRÁRIOS"
FACTOS:
A economia nacional tem um dos maiores défices da balança alimentar da Europa. Em 2017 o déficit foi -€3460 milhões.
Há produtos, como os cereais, a carne ou o arroz, em que jamais seremos autossuficientes.
DEBATE:
Fundamentar tese da insuficiência estrutural. Versus Fundamentar a tese das «políticas agrícolas» erradas.
AVALIAÇÃO:
Capacidade de usar factos baseados na citação de fontes (referências bibliográficas).
Desde Janeiro de 2015 que a ONU reconhece a existência de 195 países.
Contudo, a mesma ONU admite, em documentação distinta, a existência de 193, 194 ou 195 países (não considerando por vezes o Vaticano e os Territórios Palestinianos como estados soberanos).
Fonte:Norma M49 das Nações Unidas A Norma M49 da Divisão de Estatística das Nações Unidas divide o mundo em Regiões Geográficas e lista todos os países do mundo. Em baixo a lista com os países em azul; os territórios em negrito e sem tradução.
AMERICAS (20 territórios de soberania especial; 35 países)
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
A MATRIZ SWOT DE UM PROJECTO:
Desenho de uma grelha elementar (quanto mais simples melhor) para proporcionar uma visualização rápida das principais informações:
a) evite listas muito longas,
b) selecione aquilo que é mais relevante e escreva em forma de tópicos concisos.
c) organize os tópicos por ordem de relevância. Ou seja, priorize aquilo que tem mais impacto para o projeto.
DESENHAR A MATRIZ SWOT:
a) No eixo horizontal ficará ao alto os fatores internos (forças e fraquezas) e, abaixo, os factores externos (oportunidades e ameaças).
b) No eixo vertical alinhará à esquerda os fatores positivos (das forças e das oportunidades) e nos quadrantes à esquerda os pontos negativos (das fraquezas e das ameaças).
A ANÁLISE SWOT:
O essencial é anotar os aspectos negativos: a primeira avaliação que deve ser feita é se, diante das fraquezas e das ameaças, o projeto que você havia idealizado é viável.
Muitas vezes, a análise SWOT serve como um alerta de que não é o momento certo de avançar ou de que existe algum impedimento exterior ao projecto.
Caso seja alguma característica interna do projecto, é possível rever e pode adotar medidas para melhorar o projecto.
Basicamente, as estratégias devem mirar nos seguintes objetivos:
a) forças devem ser potencializadas;
b) fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;
c) oportunidades devem ser aproveitadas;
d) ameaças devem ser minimizadas.
Fontes:
SWOT Analysis: Discover New Opportunities, Manage and Eliminate Threats". www.mindtools.com. 2016. Consultado em 5 de outubro 2019.
Westhues, Anne; Jean Lafrance; Glen Schmidt (2001). "A SWOT analysis of social work education in Canada". Social Work Education: The International Journal. 20 (1): 35–56.
Portugal. Um Retrato Social - Gente diferente: Quem somos, quantos somos? (2007) - episódio 1
[No 10º ano iniciámos a Unidade 1: População: evolução e contrastes regionais]
Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos.
Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.
Fonte: INE (2008). Estatísticas Agrícolas 2007. Instituto Nacional de Estatística. Lisboa. pp. 70.
AGRICULTURA, PASTOREIO E FLORESTA: O LENTO DESAPARECIMENTO DE UMA POPULAÇÃO:
Segundo os Censos 2011, havia 120.230 portugueses empregues na atividade económica na agricultura, produção animal, caça e silvicultura (2,8% da população empregada em Portugal).
Desde 2001 o emprego neste sector recuou 44,2% (perdeu 95.368 efetivos).
Em 2011 verificou-se que a maior parte da população empregada na atividade económica da agricultura, produção animal, caça e silvicultura, trabalha por conta de outrem, (51,9%), seguindo-se os trabalhadores por conta própria (23,1%) e os empregadores (18,1%).
Em termos regionais, esta atividade económica assume maior importância no Alentejo, com 9,2% da população empregada e na Região Autónoma dos Açores, com 6,8%.
ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS NA AULA:
1) Com o PORDATA e o seu EXCEL:
Seleccionar indicadores (SAU utilizada e o número de explorações inferiores a 20 hectares após 1968).
Um texto para a aula e depois deixar no CLASSROOM.
Como estruturar a redacção? Usando os parâmetros estabelecidos na aula anterior como necessários para caracterizarmos as «agriculturas nacionais.
ANÁLISE COMPARADA DA AGRICULTURA PORTUGUESA DOMINANTE COM A AGRICULTURA INDUSTRIALIZADA DOMINANTE NOS EUA.
Para falarmos da agricultura temos 10 «parâmetros» que a caracterizam e para compararmos a agricultura portuguesa estatisticamente mais frequente temos o video "Vila Real, produção de leite numa unidade de agricultura familiar" e para a agricultura dominante nos EUA temos a quinta da Laura farms e o seu video "Laura: Expert Pipe Layer" (as legendas e a conversa são irrelevantes para o nosso trabalho).
I – Morfologia agrária:
1-Dimensão das explorações
2-Forma das explorações
3-Fragmentação das explorações
4-Presença ou ausência de vedações
5-Dimensão da rede de caminhos
II – Sistemas de culturas:
6-Aproveitamento do solo
7-Variedade de culturas
8-Rotação de culturas
9-Utilização ou não de rega
III – Povoamento rural:
10-Tipo de povoamento: concentrado, misto, disperso.
Como fazer referências bibliográficas e citar textos
- A norma APA Citation Style
1. Como identificar os livros, filmes, internet e mapas usados num trabalho escolar? - A bibliografia.
2. Como identificar os textos copiados dos livros consultados? - As citações.
A norma APA citation style é o padrão mais comum usado pela comunidade internacional das ciências e ciências sociais. Este breve guia usa os dados da 6ª edição do Manual of the American Psychological Association publicado em 2008.
As regras aqui usadas não seguem a Norma Portuguesa NP 405-1 (1994), a qual define as regras bibliográficas para Portugal (mas que tem custos elevados e acesso muito limitado…).
1. COMO ESCREVER A BIBLIOGRAFIA:
AUTOR – DATA - TÍTULO DO LIVRO - TÍTULO DO ARTIGO - TÍTULO DO JORNAL – VOLUME – PÁGINAS – LOCALIDADE – EDITORA - DIVERSOS. Nota: devemos seguir esta ordem, contudo, consoante as pesquisas feitas, simplifica-se consoante os casos seguintes:
LIVROS CONSULTADOS:
Autor. (Ano). Título do livro. Localidade: Editora.
COELHO, J. P. (1969-1971).Dicionário de literatura: literatura portuguesa. Vol. 2. Porto: Figueirinhas.
COMO RESPONDER ÀS DÚVIDAS SOBRE A QUALIDADE DA WIKIPÉDIA:
Por norma os professores, os jornalistas ou investigadores rejeitam a Wikipédia, mas todos a usam como ferramenta.
Para não perdermos tempo com artigos que identificam os perigos que bem conhecemos, fui directo às fontes que procuram destrinçar por entre o lixo uma explicação e um método que permita citar com legitimidade a Wikipédia.
Dimensão Económica (DE): definida com base no VPPT da exploração, sendo expressa em euros e serve para classificar as explorações em:
Explorações muito pequenas: inferior a 8 000 euros
Explorações pequenas: superior a 8 000 e inferior a 25 000 euros
Explorações médias: superior a 25 000 e inferior a 100 000
Explorações grandes: superior a 100 000
Exploração Agrícola: unidade técnico-económica que utiliza fatores de produção comuns, tais como: mão-de-obra, máquinas, instalações, terrenos, entre outros, e que deve satisfazer obrigatoriamente as quatro condições seguintes:
Produzir produtos agrícolas ou manter em boas condições agrícolas e ambientais as terras que já não são utilizadas para fins produtivos;
Atingir ou ultrapassar uma certa dimensão (área, número de animais);
Estar submetida a uma gestão única;
Estar localizada num local bem determinado e identificável.
Produtor agrícola: responsável jurídico e económico da exploração, isto é, a pessoa física ou moral por conta e em nome da qual a exploração produz, retira os benefícios e suporta as perdas eventuais, tomando as decisões de fundo relativas ao sistema de produção, investimentos, empréstimos,
Superfície Agrícola Utilizada (SAU): constituída pelas terras aráveis (limpa e sob coberto de matas e florestas), culturas permanentes, pastagens permanentes e horta familiar.
Valor da Produção Padrão Total (VPPT): Conjunto do «Valor da Produção Padrão (VPP)» de uma atividade agrícola que mediu o valor de produção média da cada atividade agrícola, numa dada região.
Análise:
Em 2016 existiam 258983 explorações. Em 2013 havia mais 5436 explorações (taxa de variação comparada a 2016: -2,1%), em 2009 havia mais 46283 (taxa de variação comparada a 2016: -15,2%). Comparado com 1999, em 2016 havia menos 156986 (-37,7%).
Fonte: (INE 2016) Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas (IEEA) de 2016.
Publicado pelo Instituto Geográfico Português em 2005. É um trabalho a pensar no grande público. Uma referência no estudo de Portugal no final do século XX e os seus anos de ouro financiados pelos fundos europeus e sem a crise do endividamento extremo criado após 2006.
Obrigatória a sua leitura por parte de qualquer português.
Obrigatório o seu uso nas alas de geografia em portugal.
AOS ALUNOS DO 7A, 7B, 7C, 10A, 11B E 12B DE ARRAIOLOS AS DEVIDAS SAUDAÇÕES GEOGRÁFICAS
Faremos Geografia numa comunidade absolutamente extraordinária.
Temos paisagem e ordenamento do território exemplares. Uma escola super Hi-tech e, mais importante, alunos muito ok !!
Tenho o privilégio de geografar com alunos do nono ano e secundário por inteiro. Obrigado
O NOSSO LUGAR GEOGRÁFICO
Arraiolos situa-se na bacia hidrográfica do rio Tejo e muito beirado com as paisagens que drenam para o rio Sado ou para o rio Guadiana (na fronteira com Montemor e Évora).
Aqui já sentimos um Alentejo distinto da Alentejo litoral e oceânico ou do Alentejo interior, o da Bacia do Guadiana. E, aqui, o ordenamento de território mantem-se impoluto de Évora a Mora, Évoramonte ou Aviz.