As melhores cidades de Portugal

Leram o Expresso de hoje? Um estudo sobre as melhores cidades portugueses considerou Lisboa em primeiro lugar (1305 pontos), Évora em terceiro (1230 pontos) e Almada, não nos primeiros lugares (895 pontos), mas com destaque especial. Pois é, são os meus lugares no mundo.

Há um aspecto interessante neste estudo: a melhor cidade tem uma classificação correspondente a um satisfaz mais. A pontuação máxima seria 2000 pontos (20 critérios de avaliação, sendo cada um destes critários pontuado numa escala de 0 a 100, o total será pois 2000), ou seja, uma escala parecida às notas escolares de 0 a 20 (20,00). Temos más cidades é o que é.


nota:
É curiosidade mirabolante, mas na foto que ilustra a página sobre Almada creio que sou eu de costas mais a Mª João de Santa Clara, Évora. Uma foto já publicada em 1999 ou 2000 (no Expresso ou no Público) e que, na altura, achei um grande acaso, e, agora, me faz pensar como o mundo é pequeno.

2 comentários:

André disse...

É a realidade que temos, má gestão, mau ordenamento, más cidades, má qualidade de vida. Resido em Almada e é bom saber que tem um carinho especial por esta cidade depois de leccionar por cá. Não é uma cidade muito diferente das restantes, embora até considere que seja uma das cidades portuguesas mais avançadas em matéria de Ambiente e implementação progressiva de medidas pró-ambiente. Cumprimentos!!

Luís Palma de Jesus disse...

O André tem razão. Só acrescento que leccionei, vivi e ainda vivo em Almada sempre que não trabalho ou vivo em Évora ;-)
Este estudo das cidades portuguesas acaba por ser injusto para com Almada: oferta cultural, vida nocturna, urbanidade dos seus residentes, serviços públicos, espaços verdes como o «Parque da Paz» que é uma referência internacional em arquitectura paisagistica e lojas de referência...
Um enorme abraço André