a prova intermédia de geografia de 2012

O Teste Intermédio de Geografia para o nono ano foi simples e directo mas teve um grau de exigência elevado.

1. Confesso que esperava tal acréscimo de exigência, mas tinha dúvidas. Nuno Crato sempre falou do necessário «fim do facilitismo» mas entre o dizer e o fazer vai um passo de gigante.

2. Surpresa inconsequente: nesta Prova de 9º Ano as matérias versaram apenas o oitavo e sétimo ano de geografia.

3. O Teste Intermédio de 2012 confirmou uma maior exigência para o ensino de geografia: visível no vocabulário geográfico empregue e no grau de pormenor e domínio das matérias que algumas das questões exigiam (sobretudo nas matérias de 7º Ano).

4. Consequências imediatas: será esperável um número de negativas nesta Prova muito superior ao número de chumbos nas avaliações internas (sumativas) de cada escola.

5. Consequências para os próximos anos: sinto-me à vontade para subir o grau de exigência das minhas aulas já no próximo ano. Aliás, sinto-me obrigado a aprofundar as matérias de estudo e a subir o grau de exigência para com os alunos.

6. Consequências para os próximos anos: o número de negativas (chumbos) por turma irá aumentar. Porque serei mais exigente, teremos de dominar mais informação e porque muitos alunos continuarão a ter dificuldades na leitura e escrita e, sobretudo, continuarão a não trabalhar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá, será que me poderia dizer onde encontrar a correção/resolução do Teste Intermédio de Geografia de 28/02/2012? Sei que é no site do gave mas não consigo encontrar.
Obrigado...
:)

Anónimo disse...

Olah
Talvez hoje ah noite ou nos proximos dias seja publicado.

Os criterios de correccao: tambem seria interessante le-los... serao tao exigentes como a presente prova?...

Luis Palma de Jesus num teclado doido

Anónimo disse...

Concorda com a formulação da questão IV 1. ? E com o respectivo critério de correção?

Luís Palma de Jesus disse...

Viva.
Não consigo responder-lhe. Li a Prova na manha que foi feita e não fiquei com uma cópia.

Reparei, em conversa com o pessoal de geografia, que havia uma ou outra questão cuja resposta poderia ter simultaneamente dois níveis de leitura distintos (salvo erro, uma das questões versava actividades económicas e à qual seria aceitável responder evocando os «sectores de activiadade económica» ou uma activiade económica específica).

Hoje, à noite, vou procurar o enunciado e os critérios de resposta para poder responder-lhe