11B - A evolução recente da população activa na agricultura






NOTA:
A) Os alunos que conseguiram trabalhar com os dados da Atividade TIG do nosso Manual (ver https://drive.google.com/open?id=12I_LRNDSNu9MJLWruGyI4tS_cDb0MyHT) podem usar os dados e o gráfico produzidos.

B) Os alunos que lhes foi impossível produzir trabalho podem cumprir com as TAREFAS a seguir enumeradas:


Devido às alterações do website do INE iremos trabalhar com o EXCEL desta página do ano 2017 publicada pelo INE:

1. Abre sítio da Web do Estatísticas Agrícolas - 2017, disponível em https://www.ine.pt/xportal/xmain? e descarrega o ficheiro EXCEL em "XLSX (1918 Kb)".

2. Pesquise o index e abra a folha "Quadro 5.1 >> População residente empregada com profissão, total e na agricultura, produção animal, caça e silvicultura segundo a situação na profissão".

3. Seleccione os dados para «Portugal» (todos os anos) e os 7 indicadores relativos ao domínio «Da qual na agricultura, produção animal, caça e silvicultura» e coloque-os numa nova «Folha do EXCEL».

4. Construa um gráfico de linhas.

5. Num WORD. Insira o gráfico Excel e redija um texto breve sobre os dados da tabela.

6. Questão 1: Observe os valores da tabela e compare a evolução do número dos «trabalhadores por conta própria» com os «trabalhadores por conta de outro».

7. Questão 2: Refira as consequências da realidade evidenciada na tabela para a actividade agrícola nacional.




NOTA:
A publicação Estatísticas Agrícolas - 2017, está organizada em 13 capítulos, com textos de análise e respetivos quadros estatísticos. A informação divulgada diz respeito à agricultura e a alguns setores da economia nacional relacionados com o setor agrícola, incluindo assuntos tão diversificados como a produção vegetal, animal e florestal; a economia agrícola, analisada através das contas económicas da agricultura, da silvicultura e preços e índices de preços na agricultura, bem como a estrutura das explorações agrícolas e o comércio internacional de produtos agrícolas e florestais, entre outros.