Em 3 meses a progressão do vírus Corona alastrou a 118 países e atingiu a Fase 6 de uma Pandemia que está estabelecido como o último estágio de qualquer pandemia viral.
AS FASES DE UMA PANDEMIA
A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization) construiu um sistema de alerta para a pandemia de gripe, com uma escala que varia da Fase 1 (baixo risco de uma pandemia de gripe) à Fase 6 (uma pandemia total).
Fase 1: Um vírus propaga-se em animais mas não causou infecções conhecidas em humanos.
Fase 2: Um vírus da gripe animal circula entre animais domesticados ou selvagens e causa infecção em humanos e, portanto, é considerado uma ameaça potencial de pandemia.
Fase 3: Um vírus recombinante da gripe animal (ou gripe humano-animal) causa casos esporádicos ou pequenos aglomerados de doenças em pessoas, mas não resultou num grau de transmissão de humano para humano suficiente para sustentar surtos ao nível da comunidade.
A transmissão limitada de humano para humano pode ocorrer em algumas circunstâncias, por exemplo, quando há contacto próximo entre uma pessoa infectada e um cuidador desprotegido.
No entanto, a transmissão limitada sob tais circunstâncias restritas não indica que o vírus tenha atingido o nível de transmissibilidade entre humanos necessário para causar uma pandemia.
Fase 4: Um vírus recombinante é transmitido de humano a humano, seja de influenza animal ou humano-animal capaz de causar "surtos ao nível de comunidade".
A capacidade de causar surtos de doenças numa comunidade marca uma mudança significativa no aumento do risco de uma pandemia.
Qualquer país que suspeite ou tenha verificado esse evento deve consultar urgentemente a OMS (World Health Organization) para que a situação possa ser avaliada em conjunto e uma decisão tomada pelo país afectado se a implementação de uma operação rápida de contenção pandémica for justificada.
A fase 4 indica um aumento significativo no risco de uma pandemia, mas não significa necessariamente que haja uma pandemia.
Fase 5: Disseminação do vírus de humano para humano em pelo menos dois países. Embora a maioria dos países não seja afectada neste estágio, a declaração da Fase 5 é um forte sinal de que uma pandemia é iminente e que o tempo para finalizar a organização, a comunicação e a implementação das medidas de mitigação planeadas é curto.
Fase 6: Fase pandémica. Caracterizada por surtos de nível comunitário em pelo menos três países. A designação dessa fase indicará que uma pandemia global está em curso.
Nota:
As fases da pandemia da OMS foram desenvolvidas em 1999 e revista em 2005.
As fases são aplicáveis a todo o mundo e fornecem uma estrutura global para ajudar os países na preparação para a pandemia e no planeamento de respostas.
Na revisão de 2005, a OMS manteve o uso da classificação por «seis fases» para facilitar a incorporação de novas recomendações e abordagens nos planos nacionais de preparação e resposta existentes.
As fases 1-3 estão relacionadas à preparação, incluindo actividades de prevenção e planeamento de respostas, enquanto as fases 4-6 sinalizam claramente a necessidade de esforços de resposta e mitigação.
Fonte: World Health Organization (2020). Current WHO global phase of pandemic alert: Avian Influenza A(H5N1). In https://www.who.int/influenza/preparedness/pandemic/h5n1phase/en