Ao longo da semana irão acontecer os testes de geografia no 8º ano:: migrações, cidades, localizações e classificações de países - porque classificamos os países do mundo em desenvolvidos e países em desenvolvimento? com que critério?
Não esquecer que usaremos uma folha de papel milimétrico para anexar ao teste...
Público - 20 anos, 20 valores

É um dos melhores jornais do mundo e todos os dias me questiono porque não existe um jornal Público em cada sala de professores e porque cada português com mais de quinze anos (teoricamente a idade da responsabilidade, do trabalho legal e da paternidade potencial) não o lê, e, porque, no mínimo, a maioria da população licenciada não o compra.
Ler o Público é um mínimo de cidadania.
por causa de uma conversa no 8ºD
Ver em YOUTUBE/MIT: youtube.com/watch?v=7Zc9Nuoe2Ow
Por cá receia-se que a net seja só lixo, a wikipedia uma fonte de vícios e desdenha-se, sobretudo, dos filmes no youtube...
Nas melhores escolas, instituições ou universidades do mundo investe-se na net e explora-se o youtube.
nota:
No clip em cima podemos ver uma aula muito animada do professor de física do MIT Walter Lewin. No canal youtube do MIT já se contam 1189 filmes de aulas livres, oferecidas gratuitamente a todos os habitantes do planeta Terra.
Experimentem ver o filme em cima ou avaliem os canais youtube das melhores universidades do mundo:
caltech on youtube - geodynamics
harvard kennedy school on youtube
mit on youtube
mit on youtube - free courses
stanford university on youtube
uc berkeley on google video
uc berkeley on youtube
a propósito de uma conversa com o 8ºD
Ver em youtube.com/user/FaculdadeEconomiaUNL#p/u/0/ERu3aEU3u5U
O Jornal Nacional da TVI de 14-02-2010 passou uma reportagem sobre os de mestrado da Faculdade de Economia (Universidade Nova de Lisboa) em Nova Iorque.
Esta faculdade é uma das melhores do país e tem um canal no youtube que aconselho os meus alunos a espreitar.
a estupidez começa na escola
Ver em youtube.com/watch?v=Bx4pN-aiofw
O que se passa com a escola contemporânea? Estaremos a criar um monstro?
O documentário é «made in USA» pela cadeia televisiva ABC em 2003 e fora realizado porque, nessa altura, um escândalo fez furor nos EUA: os exames PISA (dedicados em 2003 à matemática) haviam mostrado que a escola era uma escola de estúpidos
nota:
Por acaso, messe tempo, em Portugal o ministério da educação procurou ocultar os resultados ainda mais desastrosos do "Programme for International Student Assessment" (PISA).
Ver em http://en.wikipedia.org/wiki/Programme_for_International_Student_Assessment
Bullying
Equívocos pedagógicos.
Alunos com hábitos deseducados.
Alunos que fazem numa aula o que não fazem num café.
Excesso de tolerância dos professores. etc. etc. - lá como cá.
Gente da classe trabalhadora condenada a frequentar as piores escolas porque vive nos piores bairros - lá como cá não se pode escolher uma escola fora do local de residência.
Público - Bullying: a escola é dos mais fortes
Público - Uma em cada duas vítimas de bullying não se queixa
Numa escola quem pode fazer bullying? Os mais fortes, claro. O que fazem os mais fracos? Estudam, quando podem.
Numa escola quem pode fazer bullying? Os mais fortes, claro. O que fazem os mais fracos? Estudam, quando podem.
A cada ano que passa a escola é cada vez menos um lugar de estudo... Para cúmulo a sociedade portuguesa é cada vez mais violenta... Mas as suas escolas pareciam, paradoxalmente, mais pacíficas... até esta notícia, há quanto tempo não líamos as, antes, regulares notícias de violência, roubos a alunos ou agressões a professores? Acaso o bullying diminuíra?
Nos últimos anos os processos de remediação da violência ou indisciplina têm sido driblados por uma legislação palavrosa e depositados nas mãos atadas dos directores de turma. O que podem os directores de turma fazer? A maioria, calar!
quando a terra desliza por aí abaixo (landslides).
Ver em YOUTUBE/geografismos: www.youtube.com/watch?v=f9CeDGY5QuQ
Maierato é uma comuna italiana da região da Calábria (é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles), província de Vibo Valentia, com cerca de 2.247 habitantes. Estende-se por uma área de 39 km², tendo uma densidade populacional de 58 hab/km².
Deslizamentos translacionais (Landslides):
Continuar a ler AQUI
Público - As universidades portuguesas são irrelevantes
Público - Ranking da Comissão Europeia pode deixar universidades portuguesas mal colocadas
A notícia do Público sugere uma possível censura à informação obtida:
A Comissão Europeia quis construir um novo ranking, com instituições europeias mas também dos outros continentes. O objectivo foi dar aos alunos mais informação, sobretudo sobre as escolas europeias. Mas, ainda assim, os resultados a divulgar não são nada bons e provavelmente nunca serão publicados.
A notícia do Público sugere uma possível censura à informação obtida:
"A Comissão Europeia decidiu criar um ranking global das instituições de ensino superior, a disponibilizar já no próximo ano, mas o Registo Europeu da Garantia da Qualidade (EQAR é a sigla inglesa) já emitiu um parecer em desacordo. "Porque as notícias não são boas:
"Há riscos para o posicionamento de sistemas nacionais inteiros que podem transformar-se aos olhos do público em sistemas irrelevantes, impulsionando a migração e concentração dos melhores recursos humanos em direcção ao Centro e Norte da Europa. Para Portugal, isso seria problemático"Actualmente, existem dois rankings considerados de referência, o Times Higher Education World University Rankings, do Reino Unido, e o Shanghai Jiao Tong University Academic Ranking of World Universities, da China.
A Comissão Europeia quis construir um novo ranking, com instituições europeias mas também dos outros continentes. O objectivo foi dar aos alunos mais informação, sobretudo sobre as escolas europeias. Mas, ainda assim, os resultados a divulgar não são nada bons e provavelmente nunca serão publicados.
um doc para o trabalho de pesquisa no oitavo ano
Ver em YOUTUBE/geografismos: youtube.com/watch?v=QInnw-1-hzI
Reportagem do International Herald Tribune sobre as escolas CRAM sul coreanas em Julho de 2008.
O nome CRAM, em Inglês, tem origem no slang e significa "estudar intensivamente", significando que estudar muito ou estudar uma grande quantidade de material ao longo de um ano. Estas escolas não certificam, nem são verdadeiramente escolas, pretendem apenas preparar os seus alunos para os exames de admissão à universidade tendo estes que despender um ano das suas vidas académicas.
Os alunos são voluntários, pagam para frequentar a escola e estudam 16 horas por dia, sete dias por semana.
Na Coreia do Sul cada agregado familiar gasta em média 30% do seu rendimento na educação dos filhos. O investimento do estado é elevado e (4,6% do PIB em 2004) e os professores têm os melhores salários do país, com longos períodos de férias.
Nos exames internacionais PISA os estudantes sul coreanos têm os melhores resultados, ano após ano...
o mega trabalho de pesquisa tem filmes
Ver em YOUTUBE/geografismos: youtube.com/user/geografismos#grid/user/26B53C3476DCBCCF
Documentários sobre aspectos de identidade e cultura de 3 países seleccionados para um trabalho de pesquisa no oitavo e nono ano (Coreia do Sul, Haiti e Islândia). A sua exploração será feita em aula e mediante um «guião do trabalho de pesquisa» e em complemento de pesquisas bibliográficas orientadas.
Público - Os malditos da educação
Público - Os mitos da educação
A escola pública reproduz desigualdade e prejudica gravemente as classes trabalhadoras. Concordo.
O diagnóstico proposto é óbvio e, aliás, está envergonhadamente em curso.
Mas tudo poderá resultar numa mega fraude: pais e alunos irão procurar as médias mais altas, pagar o facilitismo no privado ou público, caso não se imponham exames nacionais credíveis e exigentes. Actualmente os exames fáceis têm prejudicado os melhores alunos e só os exames PISA conseguem provar que o rei vai nú
A escola pública reproduz desigualdade e prejudica gravemente as classes trabalhadoras. Concordo.
O diagnóstico proposto é óbvio e, aliás, está envergonhadamente em curso.
Mas tudo poderá resultar numa mega fraude: pais e alunos irão procurar as médias mais altas, pagar o facilitismo no privado ou público, caso não se imponham exames nacionais credíveis e exigentes. Actualmente os exames fáceis têm prejudicado os melhores alunos e só os exames PISA conseguem provar que o rei vai nú
o sismo do Chile.
Ver em YOUTUBE/geografismos: www.youtube.com/watch?v=2vOIC9iBj2E
O sismo do Chile em 2010-02-27 ocorreu às 3h34'14" (hora local), 6h34'14" (UTC).
Segundo o USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos), teve no mar o seu hipocentro, localizado a 59,4km de profundidade, na região costeira de Maule, centro do Chile, sendo portanto um maremoto.
A sua magnitude foi 8,8 graus na escala de Richter e provocou uma onda Tsunami que precorreu todo o Oceano Pacífico.
Este maremoto foi 50 vezes mais intenso do que o que destruiu parcialmente o Haiti em 12/02/2010 e durou entre 10 e 30 segundos. Ao longo do dia, registaram-se 60 réplicas.
Na sua origem está o movimento de subducção da Placa Tectónica de Nazca sob a Placa Tectónica Sul-Americana, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8cm por ano.
Madeira: uma catástrofe natural previsível
Ver em YOUTUBE/silvia camarinha: youtube.com/watch?v=aTf0h3nobAs
O Plano Regional da Água da Madeira já antes informara e obrigara o ordenamento do território a tomar medidas de prevenção. Em 2008 a equipe do biosfera divulgou o escândalo.
Madeira: uma catástrofe natural já antes prevista
Ver em YOUTUBE/geografismos: www.youtube.com/watch?v=Yii8nVZEnFA
A Madeira sempre teve uma particular vulnerabilidade à ocorrência de cheias, que, frequentemente assumem características de cheias repentinas (flash floods).
Na imprensa discute-se sobre responsabilidades, falta de ordenamento ou de previsão.
Mas, afinal já se sabia, há muito, que a catástrofe natural iria acontecer. Mais, sabia-se e sabe-se que irá acontecer mais vezes. Podem ler e confirmar em baixo, nos excertos do
PLANO REGIONAL DA ÁGUA DA MADEIRA - RELATÓRIO TÉCNICO:
Continuar a ler AQUI
Público - PORDATA revoluciona o ensino de Geografia
Público - Pordata permite o acesso fácil a dados sobre Portugal
Nos últimos dez anos o ensino das ciências sociais em Portugal, sobretudo a geografia, sofreu uma verdadeira revolução.
Os SIG (sistemas de informação geográfica) que incorporam qualquer forma de estatística, as imagens por satélite, o Google Earth (uau!), o Instituto Nacional de Estatística e agora o incrível PORDATA Base de Dados Portugal Contemporâneo promovido pelo António Barreto.
Nas minhas aulas é obrigatório o visionamento da série documental Portugal, Retrato Social, agora, acrescerá a exploração deste PORDATA.
Obrigado. Um Obrigado em nome de todos os professores e alunos.
Nos últimos dez anos o ensino das ciências sociais em Portugal, sobretudo a geografia, sofreu uma verdadeira revolução.
Os SIG (sistemas de informação geográfica) que incorporam qualquer forma de estatística, as imagens por satélite, o Google Earth (uau!), o Instituto Nacional de Estatística e agora o incrível PORDATA Base de Dados Portugal Contemporâneo promovido pelo António Barreto.
Nas minhas aulas é obrigatório o visionamento da série documental Portugal, Retrato Social, agora, acrescerá a exploração deste PORDATA.
Obrigado. Um Obrigado em nome de todos os professores e alunos.
ver em PORDATA Base de Dados Portugal Contemporâneo
São doze os temas com que se inicia a Pordata: População; Saúde; Educação; Protecção Social; Emprego e Mercado de Trabalho; Empresas e Pessoal; Rendimento e Despesas Familiares; Habitação e Conforto; Justiça; Cultura; Contas Nacionais; Contas do Estado.
Cada um destes temas está subdividido em vários subtemas, que incluem múltiplas séries de dados estatísticos. Estes dados podem ser visualizados sob a forma de tabelas, para o todo ou parte do período de dados disponível. Esses dados podem também ser visualizados sob a forma de gráficos estáticos e dinâmicos.
A informação incide sobre um longo período, que se inicia, sempre que possível, em 1960 e se prolonga até à actualidade.
Madeira: cheias e inundações
ver em Associated Press: http://www.ap.org
1) As inundações podem provocar a perda de vidas, a deslocação de populações e danos no ambiente, comprometer gravemente o desenvolvimento económico e prejudicar as actividades económicas da Comunidade.
(2) As inundações são um fenómeno natural que não pode ser evitado. No entanto, determinadas actividades humanas (como o aumento das aglomerações humanas e dos bens económicos nas planícies aluviais e a redução da retenção natural de água devido à utilização do solo) e as alterações climáticas contribuem para um aumento da probabilidade de ocorrência de inundações e do respectivo impacto negativo.
FONTE:
DIRECTIVA 2007/60/CE. (23-10-2007).Parlamento Europeu e do Conselho.
DEFINIÇÕES OFICIAIS:
1. «Inundação»: cobertura temporária por água de uma terra normalmente não coberta por água. Inclui as cheias ocasionadas pelos rios, pelas torrentes de montanha e pelos cursos de água efémeros mediterrânicos, e as inundações ocasionadas pelo mar nas zonas costeiras, e pode excluir as inundações com origem em redes de esgotos;
2. «Risco de inundação»: a combinação da probabilidade de inundações e das suas potenciais consequências prejudiciais para a saúde humana, o ambiente, o património cultural e as actividades económicas.
São vários os tipos de inundações que ocorrem em toda a Comunidade: cheias de origem fluvial, cheias repentinas, inundações urbanas e inundações marítimas em zonas costeiras. Os danos causados pelas inundações podem também variar entre países e regiões da Comunidade.
[Existe uma] probabilidade média de cheias [quando ocorre numa] periodicidade provável igual ou superior a 100 anos;
As definições de «rio», «bacia hidrográfica», «sub-bacia hidrográfica» e «região hidrográfica» constam do artigo 2.o da Directiva 2000/60/CE
FONTE:
DIRECTIVA 2007/60/CE. (23-10-2007).Parlamento Europeu e do Conselho.
A Directiva 2007/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro de 2007, relativa à avaliação e gestão dos riscos de inundações, tem por
objectivo “reduzir o risco e as consequências negativas das inundações na União Europeia”.
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Madeira: máximos de precipitação extrema
ver em YOUTUBE/geografismos: http://www.youtube.com/watch?v=2lM4-HpnLZY
Foram registados 132 mm em 12 horas (das 04h00 UTC às 16h00 UTC), sendo que o maior registo de precipitação em 1 hora foi de 52 mm observado entre as 09h00 UTC e as 10h00 UTC.
nota: o referencial é 1mm por metro quadrado que equivale a um litro em cada metro quadrado
Na origem do fenómeno esteve um sistema frontal de forte actividade associado a uma depressão que se deslocou a partir dos Açores, segundo o Instituto de Meteorologia.
O choque da massa de ar polar com a tropical deu origem a uma superfície frontal, que aliada à elevada temperatura da água do oceano acelerou a condensação, causando uma precipitação extremamente elevada num curto espaço de tempo.
A orografia da ilha contribuiu para aumentar os efeitos da catástrofe.
É possível que, aliado a valores de precipitação extremos, erros de planeamento urbanístico, tais como o estreitamento de leitos de cheia e construção dentro dos cursos de água, bem como falta de limpeza de lixo nos leitos de ribeiras de menor dimensão tenham tornado a situação ainda mais grave.
O INSTITUTO METEOROLÓGICO INFORMOU EM 2010-02-22:
"Um sistema frontal de forte actividade com uma depressão associada afectou o Arquipélago da Madeira, no passado dia 20 de Fevereiro. A massa de ar quente transportada na circulação deste sistema frontal, caracterizado por instabilidade e grande conteúdo de vapor de água originou, associado à orografia da ilha, forte precipitação.
O Centro de Previsão do IM procedeu à emissão de avisos meteorológicos relativos a esta situação, acompanhando-a em permanência.
Foram registados 132 mm em 12 horas (das 04h00 às 16h00), sendo que o maior registo de precipitação em 1 hora foi de 52 mm observado entre as 09h00 e as 10h00. Registaram-se ainda valores de 92 mm em 3 horas (das 09h00 às 11h00) e 117 mm em 6 horas (das 07h00 às 13h00).
O período de 1 de Outubro de 2009 a 22 de Fevereiro de 2010 caracterizou-se por valores de precipitação bastante altos, em particular nos meses de Dezembro e Fevereiro. A precipitação ocorrida em Fevereiro, até dia 22, de 426 mm corresponde a cerca de 70% do valor total anual médio."
VALORES MÁXIMOS DE PRECIPITAÇÃO EM PORTUGAL:
MADEIRA: Maior valor da precipitação em 24 h 277,0 mm Encumeada 9/12/1976 (Espera-se a confirmação oficial de 280 mm para 20/02/2010)
AÇORES: Maior valor da precipitação em 24 h 276,0 mm Furnas/S.Miguel 03/10/1974
CONTINENTE: Maior valor da precipitação em 24 h 274,7 mm Monchique, Algarve 26/10/1997
Fonte: www.meteo.pt/pt/media/noticias
tempestade na Madeira: filmes georegerenciados
ver em http://maps.google.com
Os filmes sobre a tempestade da Madeira georeferenciados no google maps.