Projecto Ciência na Escola na FCT-UNL
Este é o filme de apresentação do projecto Ciência na Escola. Com um canal no YouTube é posível descobrir bons vídeos ligados à ciência em http://www.youtube.com/CEvideo.
O seu objectivo é criar uma colecção dos vários vídeos exsitentes no youTube para a utilização de professores em páginas Moodle e em sala de aula.
O próximo teste é fácil
Os sétimos anos vão ter teste escrito na próxima semana. Como o número de aulas é diminuto, logo, a quantidade de novos assuntos será mínima. Moral da história: um teste fácil.
No momento e local oportuno irei propor um menor número de testes formativos. É que a seguir o esquema normalmente adoptado para a disciplina de Geografia temos uma média de 5 aulas para 1 teste (o ano lectivo tem 33 aulas de geografia) - a coisa funcionava bem quando existiam 66 aulas por ano, mas com os horários actuais perdeu-se o sentido prático.
No momento e local oportuno irei propor um menor número de testes formativos. É que a seguir o esquema normalmente adoptado para a disciplina de Geografia temos uma média de 5 aulas para 1 teste (o ano lectivo tem 33 aulas de geografia) - a coisa funcionava bem quando existiam 66 aulas por ano, mas com os horários actuais perdeu-se o sentido prático.
18 aulas de geografia no sétimo ano
Em quase todas as turmas do 7º ano fiz na semana anterior a 36ª aula de geografia. Em verdade tive apenas metade destas aulas: cada aula é um bloco de 90 minutos que se sumaria como valesse 2 aulas.
Com apenas 18 aulas já estamos a mais de metade do ano escolar (ano escolar que na melhor das hipóteses terá 33 aulas, ou seja, 66 aulas de 45 minutos) e já estou a caminho do 4º teste de avaliação e respectiva correcção, duas avaliações sumativas e mais duas avaliações intercalares, 7 verificações de tpc's, inúmeros registos escritos sobre faltas de material, faltas de presença, relatórios sobre comportamentos perturbadores do bom funcionamento de cada aula e uns estatisticamente miraboluantes «planos de recuperação» para todos os alunos com negativa em geografia.
Tudo isto em 18 aulas e para uns 110 alunos. É um milagre sobrar tempo para aprender e trabalhar. Ah! É suposto os professores praticarem uma «pedagogia diferenciada na sala de aula»...
Se todos os alunos decidirem estar muito sossegados e trabalhadores em todas as aulas de geografia, talvez seja possível trabalhar alguma coisita...
nota:
Uma das minhas turmas tem o bloco de 90 minutos repartido por dois dias e o resultado é ainda pior... perdemos o dobro do tempo a entrar e a sair da sala de aula.
Com apenas 18 aulas já estamos a mais de metade do ano escolar (ano escolar que na melhor das hipóteses terá 33 aulas, ou seja, 66 aulas de 45 minutos) e já estou a caminho do 4º teste de avaliação e respectiva correcção, duas avaliações sumativas e mais duas avaliações intercalares, 7 verificações de tpc's, inúmeros registos escritos sobre faltas de material, faltas de presença, relatórios sobre comportamentos perturbadores do bom funcionamento de cada aula e uns estatisticamente miraboluantes «planos de recuperação» para todos os alunos com negativa em geografia.
Tudo isto em 18 aulas e para uns 110 alunos. É um milagre sobrar tempo para aprender e trabalhar. Ah! É suposto os professores praticarem uma «pedagogia diferenciada na sala de aula»...
Se todos os alunos decidirem estar muito sossegados e trabalhadores em todas as aulas de geografia, talvez seja possível trabalhar alguma coisita...
nota:
Uma das minhas turmas tem o bloco de 90 minutos repartido por dois dias e o resultado é ainda pior... perdemos o dobro do tempo a entrar e a sair da sala de aula.
Espojinho ou Dust Devil no Japão
Dust Devil é o nome internacional para um remoinho de vento com alguma dimensão (na ordem da dezena de metros) provocado por temperaturas elevadas junto ao solo. No alentejo, Portugal, é usual chamar-lhes «Espojinho».
Trata-se de um vento em espiral formado pela convecção do ar em dias muito quentes: o solo aquece e transfere esse calor ao ar que está parado imediatamente acima dele.
Quando o ar atinge uma temperatura elevada sofre uma rápida elevaçao; surge então um centro de baixa pressão atmosférica que funcionará como um pequeno aspirador em altitude, com o ar a subir em espiral. O remoinho ao ganhar velocidade irá levantar poeiras do solo, tornando visível um funil de ar com cerca de 20 metros de altura seja vísivel.
O "Dust Devil" é parecido com um tornado mas tem menores dimensões, a sua velocidade raramente ultrapassa os 40 km/h. Tem, também, origens distintas do tornado, pois surge em dias soalheiros e de muito calor.
O que é uma falta de atraso
Não tenho aplicado correctamente os critérios de falta de atraso.
Por hábito (i.e., após correr dez escolas) marco falta de atraso aos alunos que chegam após a minha entrada (digamos cinco minutos após a minha entrada nas escolas em que não existem toques, ou uns dois minutos após o «toque a feriado»). Descobri hoje que posso proibir os alunos em atraso de entrar na sala, aliás, não posso deixá-los entrar caso estejam atrasados.
Marcar falta e deixar entrar ou marcar falta e não deixar entrar, creio tratar-se de duas leituras da legislação antagónicas mas possíveis. E como nestas coisas aplico o que é norma de cada escola - como professor saltimbanco que sou, este tema da «norma de cada escola» é um ponto fundamental... - a partir de hoje os meus alunos em atraso não podem assistir às aulas.
Por hábito (i.e., após correr dez escolas) marco falta de atraso aos alunos que chegam após a minha entrada (digamos cinco minutos após a minha entrada nas escolas em que não existem toques, ou uns dois minutos após o «toque a feriado»). Descobri hoje que posso proibir os alunos em atraso de entrar na sala, aliás, não posso deixá-los entrar caso estejam atrasados.
Marcar falta e deixar entrar ou marcar falta e não deixar entrar, creio tratar-se de duas leituras da legislação antagónicas mas possíveis. E como nestas coisas aplico o que é norma de cada escola - como professor saltimbanco que sou, este tema da «norma de cada escola» é um ponto fundamental... - a partir de hoje os meus alunos em atraso não podem assistir às aulas.
ZONA J em Práticas de Acção Social
Na disciplina de Práticas de Acção Social tem decorrido um ciclo de cinema temático. Na semana anterior vimos o ZONA J. Há um outro excerto do filme que diz muito do tema exclusão social. Ver AQUI
Na bisga
Um fim-de-semana sem net. Regresso em breve. Não gosto das cores de fundo do template. Estou na bisga. Voltarei. STOP
7D - Avaliação intercalar do 2º período
aluno 01: não satisfaz [desceu]
aluno 02: bom [subiu]
aluno 03: bom [subiu]
aluno 04: bom [subiu]
aluno 05: excelente [subiu]
aluno 06: satisfaz+ [manteve]
aluno 07: satisfaz- [manteve]
aluno 08: excelente [subiu]
aluno 09: bom+ [subiu]
aluno 10: satisfaz [subiu]
aluno 11: satisfaz- [subiu]
aluno 12: não frequenta
aluno 13: satisfaz [subiu]
aluno 14: não satisfaz [manteve]
aluno 15: excelente [subiu]
aluno 16: bom+ [subiu]
aluno 17: excelente [manteve]
aluno 18: satisfaz [subiu]
aluno 19: bom+ [subiu]
aluno 20: satisfaz- [subiu]
aluno 21: satisfaz+ [subiu]
aluno 22: bom+ [subiu]
aluno 23: satisfaz- [subiu]
aluno 24: satisfaz+ [subiu]
aluno 25: não satisfaz [manteve]
aluno 26: satisfaz- [manteve]
aluno 27: satisfaz- [desceu]
aluno 28: satisfaz+ [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
aluno 02: bom [subiu]
aluno 03: bom [subiu]
aluno 04: bom [subiu]
aluno 05: excelente [subiu]
aluno 06: satisfaz+ [manteve]
aluno 07: satisfaz- [manteve]
aluno 08: excelente [subiu]
aluno 09: bom+ [subiu]
aluno 10: satisfaz [subiu]
aluno 11: satisfaz- [subiu]
aluno 12: não frequenta
aluno 13: satisfaz [subiu]
aluno 14: não satisfaz [manteve]
aluno 15: excelente [subiu]
aluno 16: bom+ [subiu]
aluno 17: excelente [manteve]
aluno 18: satisfaz [subiu]
aluno 19: bom+ [subiu]
aluno 20: satisfaz- [subiu]
aluno 21: satisfaz+ [subiu]
aluno 22: bom+ [subiu]
aluno 23: satisfaz- [subiu]
aluno 24: satisfaz+ [subiu]
aluno 25: não satisfaz [manteve]
aluno 26: satisfaz- [manteve]
aluno 27: satisfaz- [desceu]
aluno 28: satisfaz+ [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
7C - Avaliação intercalar do 2º período
aluno 01: bom- [desceu]
aluno 02: satisfaz- [subiu]
aluno 03: bom+ [desceu]
aluno 04: bom- [desceu]
aluno 05: não satisfaz [desceu]
aluno 06: satisfaz- [desceu]
aluno 07: excelente- [desceu]
aluno 08: satisfaz- [subiu]
aluno 09: bom- [subiu]
aluno 10: satisfaz+ [desceu]
aluno 11: bom+ [subiu]
aluno 12: bom+ [subiu]
aluno 13: bom+ [desceu]
aluno 14: não frequenta
aluno 15: fraco [manteve]
aluno 16: não frequenta
aluno 17: excelente [subiu]
aluno 18: bom+ [subiu]
aluno 19: bom- [manteve]
aluno 20: satisfaz- [manteve]
aluno 21: não frequenta
aluno 22: satisfaz+ [subiu]
aluno 23: satisfaz+ [subiu]
aluno 24: excelente [subiu]
aluno 25: não satisfaz+ [subiu]
aluno 26: não frequenta
aluno 27: não satisfaz+ [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
aluno 02: satisfaz- [subiu]
aluno 03: bom+ [desceu]
aluno 04: bom- [desceu]
aluno 05: não satisfaz [desceu]
aluno 06: satisfaz- [desceu]
aluno 07: excelente- [desceu]
aluno 08: satisfaz- [subiu]
aluno 09: bom- [subiu]
aluno 10: satisfaz+ [desceu]
aluno 11: bom+ [subiu]
aluno 12: bom+ [subiu]
aluno 13: bom+ [desceu]
aluno 14: não frequenta
aluno 15: fraco [manteve]
aluno 16: não frequenta
aluno 17: excelente [subiu]
aluno 18: bom+ [subiu]
aluno 19: bom- [manteve]
aluno 20: satisfaz- [manteve]
aluno 21: não frequenta
aluno 22: satisfaz+ [subiu]
aluno 23: satisfaz+ [subiu]
aluno 24: excelente [subiu]
aluno 25: não satisfaz+ [subiu]
aluno 26: não frequenta
aluno 27: não satisfaz+ [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
7B - Avaliação intercalar do 2º período
aluno 01: excelente [manteve]
aluno 02: bom+ [subiu]
aluno 03: bom [subiu]
aluno 04: satisfaz- [manteve]
aluno 05: excelente [subiu]
aluno 06: satisfaz [subiu]
aluno 07: não satisfaz- [desceu]
aluno 08: bom+ [manteve]
aluno 09: satisfaz+ [subiu]
aluno 10: excelente [manteve]
aluno 11: bom- [subiu]
aluno 12: bom [subiu]
aluno 13: excelente- [subiu]
aluno 14: excelente [manteve]
aluno 15: satisfaz- [subiu]
aluno 16: satisfaz+ [subiu]
aluno 17: bom+ [subiu]
aluno 18: excelente [subiu]
aluno 19: excelente [subiu]
aluno 20: satisfaz+ [manteve]
aluno 21: excelente [subiu]
aluno 22: bom- [subiu]
aluno 23: bom+ [subiu]
aluno 24: excelente- [subiu]
aluno 25: excelente- [subiu]
aluno 26: satisfaz- [subiu]
aluno 27: satisfaz+ [manteve]
aluno 28: satisfaz+ [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
aluno 02: bom+ [subiu]
aluno 03: bom [subiu]
aluno 04: satisfaz- [manteve]
aluno 05: excelente [subiu]
aluno 06: satisfaz [subiu]
aluno 07: não satisfaz- [desceu]
aluno 08: bom+ [manteve]
aluno 09: satisfaz+ [subiu]
aluno 10: excelente [manteve]
aluno 11: bom- [subiu]
aluno 12: bom [subiu]
aluno 13: excelente- [subiu]
aluno 14: excelente [manteve]
aluno 15: satisfaz- [subiu]
aluno 16: satisfaz+ [subiu]
aluno 17: bom+ [subiu]
aluno 18: excelente [subiu]
aluno 19: excelente [subiu]
aluno 20: satisfaz+ [manteve]
aluno 21: excelente [subiu]
aluno 22: bom- [subiu]
aluno 23: bom+ [subiu]
aluno 24: excelente- [subiu]
aluno 25: excelente- [subiu]
aluno 26: satisfaz- [subiu]
aluno 27: satisfaz+ [manteve]
aluno 28: satisfaz+ [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
7A - Avaliação intercalar do 2º período
aluno 01: bom- [desceu]
aluno 02: satisfaz+ [subiu]
aluno 03: satisfaz [desceu]
aluno 04: não satisfaz [manteve]
aluno 05: não satisfaz [subiu]
aluno 06: bom [subiu]
aluno 07: satisfaz- [manteve]
aluno 08: bom- [subiu]
aluno 09: bom [subiu]
aluno 10: não frequenta
aluno 11: bom [desceu]
aluno 12: não satisfaz+ [subiu]
aluno 13: não frequenta
aluno 14: excelente- [subiu]
aluno 15: bom- [subiu]
aluno 16: não satisfaz [subiu]
aluno 17: satisfaz- [subiu]
aluno 18: não satisfaz [manteve]
aluno 19: bom [subiu]
aluno 20: não satisfaz+ [manteve]
aluno 21: não satisfaz+ [subiu]
aluno 22: satisfaz- [manteve]
aluno 23: não satisfaz [desceu]
aluno 24: bom [manteve]
aluno 25: satisfaz- [subiu]
aluno 26: satisfaz- [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
aluno 02: satisfaz+ [subiu]
aluno 03: satisfaz [desceu]
aluno 04: não satisfaz [manteve]
aluno 05: não satisfaz [subiu]
aluno 06: bom [subiu]
aluno 07: satisfaz- [manteve]
aluno 08: bom- [subiu]
aluno 09: bom [subiu]
aluno 10: não frequenta
aluno 11: bom [desceu]
aluno 12: não satisfaz+ [subiu]
aluno 13: não frequenta
aluno 14: excelente- [subiu]
aluno 15: bom- [subiu]
aluno 16: não satisfaz [subiu]
aluno 17: satisfaz- [subiu]
aluno 18: não satisfaz [manteve]
aluno 19: bom [subiu]
aluno 20: não satisfaz+ [manteve]
aluno 21: não satisfaz+ [subiu]
aluno 22: satisfaz- [manteve]
aluno 23: não satisfaz [desceu]
aluno 24: bom [manteve]
aluno 25: satisfaz- [subiu]
aluno 26: satisfaz- [subiu]
nota:
A «evolução» referida como «desceu, manteve, subiu» tem como comparação a última nota publicada em pauta (é a avaliação sumativa do Natal).
A escola é o meu local de trabalho
Por incrível que pareça fiz da minha escola o meu local de trabalho - o meu escritório. É o lugar onde preparo materiais, corrijo testes e, inaudito, escrevo o geografismos.
É uma rararidade.
Há doze anos que lecciono, conheci onze escolas, mas é aqui na Severim de Faria que encontrei condições de trabalho razoáveis - enfim farto-me de chatear a D. Isabel com pedidos disto e daquilo e, parece-me, abuso um pouco dos materiais requisitáveis...
Como nesta escola não se padece de excesso de pedagogismos posso concentrar-me no essencial: produzir materiais para os alunos. Como o Departamento de Geografia tem uma sala equipada no mínimo já faz sentido estar na escola a trabalhar para além do horário lectivo.
Um raridade...
É uma rararidade.
Há doze anos que lecciono, conheci onze escolas, mas é aqui na Severim de Faria que encontrei condições de trabalho razoáveis - enfim farto-me de chatear a D. Isabel com pedidos disto e daquilo e, parece-me, abuso um pouco dos materiais requisitáveis...
Como nesta escola não se padece de excesso de pedagogismos posso concentrar-me no essencial: produzir materiais para os alunos. Como o Departamento de Geografia tem uma sala equipada no mínimo já faz sentido estar na escola a trabalhar para além do horário lectivo.
Um raridade...
Regresso às aulas
Foram quase férias. Estive desligado das nets.
- Agora, agorinha preparo informações das avaliações intermédias dos meus alunos a serem postadas em breve.
- Colecto dados e gráficos para aulas de Geografia do 10º e 11º anos.
- Revejo as «categorias» do blog geografismos
- Organizo materiais para o novo blog Ensino Público
- Respondo a mails
Uma manhã normal.
- Agora, agorinha preparo informações das avaliações intermédias dos meus alunos a serem postadas em breve.
- Colecto dados e gráficos para aulas de Geografia do 10º e 11º anos.
- Revejo as «categorias» do blog geografismos
- Organizo materiais para o novo blog Ensino Público
- Respondo a mails
Uma manhã normal.
Aurora boreal
Nos sétimos e décimos anos a geografia física é o assunto do dia. Este filme é sobre a atmosfera, a ionosfera e os pólos magnéticos. Enfim as auroras polares.
Neste filme podemos ver imagens-resumo de uma aurora boreal ocorrida em 24/09/2006, em British Columbia, Canadá.
No hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, no hemisfério sul é conhecida como aurora austral. O termo genérico é aurora polar.
Trata-se de um fenómeno luminoso, um brilho observado nas noites de regiões polares, provocado pelo impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Somos constantemente atingidos por ventos solares: fluxos rarefeitos de plasma quente emitido pelo Sol em todas as direcções.
Electrões, protões e partículas alfa, colidem com átomos da atmosfera terrestre (predominantemente oxigénio e nitrogénio) em altitudes que variam entre os 80Km e os 200Km.
As colisões com os átomos de oxigênio aos 200Km de altitude produzem uma tonalidade verde. Quando a tempestade é forte, as camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar (100Km de altitude), e produzem uma tonalidade vermelho escura pela emissão de átomos de nitrogênio (predominantes) e oxigênio.
As auroras acontecem apenas em regiões próximas aos pólos magnéticos (não são coincidentes com os pólos geográficos) com um tamanho médio que oscila entre os 3000Km a 5000Km, pelo que os melhores lugares para a observação de auroras encontram-se no Canadá para auroras boreais e na ilha da Tasmânia ou sul da Nova Zelândia para auroras austrais.
Tecnologias, apesar de tudo
[Sobre as falhas das TIC nas escolas] Concordo com a maioria do que foi dito e encontrando-me ainda a frequentar a universidade observo por vezes dificuldades técnicas semelhantes, embora em menor número porque a maioria das salas felizmente já estão equipadas e não dependem apenas da boa vontade de um professor em "montar o estandarte".
Contudo na época em que estamos existirá cada vez mais a integração das tecnologias nas aulas, logo, todos os passos em falso deverão servir para se levantar e dar dois em frente.
Devo confessar que assim de memória apenas me recordo de 1 ou 2 sites de Profs (faculdade) ao nível do seu. Não só pela excelente articulação de conteúdos da disciplina e curiosidades, mas também pelo excelente exemplo para outros professores. Vou referir apenas um pormenor que me delicia nos seus posts....a forma como ao fazer a referência a algo, escreve essa referência da forma tecnicamente correcta:
exemplo:
CARRAPA, Daniel. (2007). "O professor corajoso". Consultado em 06-01-2007. No site A barriga de um arquitecto. Website: http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/2006/12/o-professor-corajoso.html
Se algum aluno ler isto, podem crer que é um óptimo exemplo para a vossa vida futura. Abraço.
Quando li o André fiquei satisfeitíssimo, li, esperei uns dez dias, e só agora publico. Um imenso obrigado André.
Contudo na época em que estamos existirá cada vez mais a integração das tecnologias nas aulas, logo, todos os passos em falso deverão servir para se levantar e dar dois em frente.
Devo confessar que assim de memória apenas me recordo de 1 ou 2 sites de Profs (faculdade) ao nível do seu. Não só pela excelente articulação de conteúdos da disciplina e curiosidades, mas também pelo excelente exemplo para outros professores. Vou referir apenas um pormenor que me delicia nos seus posts....a forma como ao fazer a referência a algo, escreve essa referência da forma tecnicamente correcta:
exemplo:
CARRAPA, Daniel. (2007). "O professor corajoso". Consultado em 06-01-2007. No site A barriga de um arquitecto. Website: http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/2006/12/o-professor-corajoso.html
Se algum aluno ler isto, podem crer que é um óptimo exemplo para a vossa vida futura. Abraço.
Comentário de André ao post A eficácia das novas tecnologias
In http://geografismos.blogspot.com/2007/02/eficcia-das-novas-tecnologias.html
Quando li o André fiquei satisfeitíssimo, li, esperei uns dez dias, e só agora publico. Um imenso obrigado André.
Évora vista do espaço
Évora - Escola Secundária Severim de Faria map - Tagzania
Na imagem a nossa escola com etiqueta (tag) colocada no TAGZANIA (tagzania-geografismos).
nota:
Há coisa de um mês Évora ganhou mais definição no Google Earth, logo no Google Maps e no Tagzania Maps. Hurrah!
ensino público

O panorama on line orientado para a sala de aulas está a ficar interessante. Como estou empenhado nestas coisas e no seu interesse público atrevo-me a criar uma pequena plataforma de divulgação e caracterização do trabalho de quem anda nestas lides.
Para já haverá o ensino público alojado no wordpress.com e que será escrito em colaboração.
as notas dos testes
De um modo geral estou mais ao menos contentinho com os resultados do terceiro teste de geografia. Mas há ainda muito a fazer.
nota:
No sétimo ano esta semana é a semana da 18ª aula (18 blocos de aulas que sou obrigado a sumariar como 36 aulas) e já fizemos três testes. Obviamente os testes parecem fáceis e, julgo, que o são de facto.
nota:
Reparei num fenómeno complicadote: a matemática elementar não está dominada, muitos alunos não sabem usar a calculadora, muitos alunos escrevem apenas palavras em vez de frases. Contudo, já há muito tempo que não tinha resultados tão bons numa escola.
nota:
Gosto imenso de trabalhar com todas as turmas de sétimo ano. E no décimo ano o espírito da coisa está muito ok.
nota:
No sétimo ano esta semana é a semana da 18ª aula (18 blocos de aulas que sou obrigado a sumariar como 36 aulas) e já fizemos três testes. Obviamente os testes parecem fáceis e, julgo, que o são de facto.
nota:
Reparei num fenómeno complicadote: a matemática elementar não está dominada, muitos alunos não sabem usar a calculadora, muitos alunos escrevem apenas palavras em vez de frases. Contudo, já há muito tempo que não tinha resultados tão bons numa escola.
nota:
Gosto imenso de trabalhar com todas as turmas de sétimo ano. E no décimo ano o espírito da coisa está muito ok.
Sol de Inverno
Sinto-me em férias. Saí da Severim às 16h30. A tarde esteve soalheira e a luz da cidade muito viva.
10ºSH e 11ºSH2 - terceiro teste de geografia
Alunos do 10ºSH
aluno 01: 05,6
aluno 02: 08,4
aluno 03: 08,3
aluno 04: 15,7
aluno 05: não frequenta
aluno 06: 15,6
aluno 07: 09,8
aluno 08: não fez
aluno 09: 11,0
aluno 10: 12,5
aluno 11: 10,7
aluno 12: 16,8
aluno 13: 19,0
aluno 14: 11,1
aluno 15: 07,9
aluno 16: 08,1
aluno 17: 09,7
aluno 18: 13,1
aluno 19: 10,0
aluno 20: 09,1
aluno 21: não frequenta
aluno 22. não frequenta
aluno 23: não frequenta
aluno 24: 13,9
aluno 25: 10,6
aluno 26: 14,1
aluno 27: 14,6
aluno 28: não frequenta
aluno 29: 16,1
aluno 30: 10,0
...
Alunos do 11ºSH2
aluno 04: 15,0
aluno 23: 12,2
aluno 24: 12,0
aluno 01: 05,6
aluno 02: 08,4
aluno 03: 08,3
aluno 04: 15,7
aluno 05: não frequenta
aluno 06: 15,6
aluno 07: 09,8
aluno 08: não fez
aluno 09: 11,0
aluno 10: 12,5
aluno 11: 10,7
aluno 12: 16,8
aluno 13: 19,0
aluno 14: 11,1
aluno 15: 07,9
aluno 16: 08,1
aluno 17: 09,7
aluno 18: 13,1
aluno 19: 10,0
aluno 20: 09,1
aluno 21: não frequenta
aluno 22. não frequenta
aluno 23: não frequenta
aluno 24: 13,9
aluno 25: 10,6
aluno 26: 14,1
aluno 27: 14,6
aluno 28: não frequenta
aluno 29: 16,1
aluno 30: 10,0
...
Alunos do 11ºSH2
aluno 04: 15,0
aluno 23: 12,2
aluno 24: 12,0