CORRECÇÃO DO TEMA REDES URBANAS || EXAME 2016 FASE 1



[ GRUPO IV ]


O sistema de transportes nacional sofreu, nas últimas décadas, uma profunda transformação.




1. De acordo com a Figura 4, a infraestrutura que registou maior crescimento foi a de transporte
(A) ferroviário, para intensificar a troca de mercadorias contentorizadas na Península Ibérica. 
(B) rodoviário, porque facilita a mobilidade de pessoas e de mercadorias à escala nacional. 
(C) ferroviário, para responder ao aumento dos movimentos pendulares nas áreas metropolitanas. 
(D) rodoviário, porque pode ser construída sem limitações em áreas de reserva natural.


2. De acordo com a Figura 4, o maior crescimento da rede de autoestradas e o maior crescimento da rede de linhas ferroviárias eletrificadas, em termos absolutos, verificaram-se, respetivamente,
(A) entre 1997 e 1998 e entre 2003 e 2004. 
(B) entre 2003 e 2004 e entre 1997 e 1998. 
(C) entre 2011 e 2012 e entre 2010 e 2011. 
(D) entre 2010 e 2011 e entre 2011 e 2012.


3. Os países que entraram na União Europeia, com os alargamentos de 2007 e de 2013, foram
(A) a Bulgária, a Roménia e a Croácia. 
(B) a Hungria, a Suécia e a Áustria. 
(C) a Bulgária, a Roménia e a Suécia. 
(D) a Hungria, a Áustria e a Croácia.


4. No mercado globalizado em que Portugal se insere, as infraestruturas de transportes facilitam a exportação de diferentes recursos do subsolo, destacando-se
(A) o urânio, nos minerais metálicos, e o granito, nas rochas ornamentais. 
(B) o volfrâmio, nos minerais metálicos, e o xisto, nas rochas ornamentais. 
(C) o cobre, nos minerais metálicos, e o mármore, nas rochas ornamentais. 
(D) o níquel, nos minerais metálicos, e o calcário, nas rochas ornamentais.


5. A atividade económica do termalismo, que tem beneficiado da melhoria ocorrida nas infraestruturas rodoviárias, contribui para
(A) promover o turismo sénior e dinamizar os desportos radicais de montanha. 
(B) fixar mão de obra qualificada e promover o turismo de saúde e bem-estar. 
(C) fixar população ativa qualificada e potencializar o turismo cinegético. 
(D) promover a oferta hoteleira de luxo e desenvolver o comércio grossista.


6. A utilização de contentores no transporte de mercadorias permitiu intensificar as trocas comerciais e promover a multimodalidade, porque
(A) diminui a mão de obra necessária nas operações de carga e de descarga e dispensa o recurso às interfaces. 
(B) reduz as perdas de tempo no transbordo entre modos de transporte e aumenta a vulnerabilidade das mercadorias às intempéries. 
(C) aumenta o volume de mercadorias transportadas numa única viagem e diminui a necessidade de se criarem stocks. 
(D) facilita o acondicionamento das mercadorias e reduz os custos do processo inerente às operações de carga e de descarga.