CORRECÇÃO DO TEMA POPULAÇÃO PORTUGUESA || EXAME 2017 FASE 1





GRUPO V

A territorialização dos fenómenos demográficos evidencia contrastes que são reflexo de opções políticas de desenvolvimento regional.





1. As afirmações seguintes são falsas.


I. O sector secundário ocupa mais de metade do emprego em todos os concelhos que integram a Área Metropolitana do Porto.

II. A terciarização é um fenómeno que caracteriza apenas os concelhos do litoral a norte de Setúbal.

De acordo com a Figura 5, apresente uma razão que justifique a falsidade de cada uma das afirmações.


Tópicos de resposta:
– relativos à afirmação I: 
• em alguns concelhos da AMP, o sector secundário ocupa entre 24,4% e 37,6% do emprego;
OU
• em alguns concelhos da AMP, o sector terciário ocupa mais de 72% do emprego;
OU
• existem concelhos na AMP que têm uma percentagem de emprego no sector secundário inferior a 50%.  
– relativos à afirmação II: 
• a terciarização caracteriza a generalidade do território de Portugal continental;
OU
• a terciarização apresenta valores muito elevados em quase todos os concelhos do Algarve, nos concelhos das capitais de distrito do interior e em alguns concelhos
fronteiriços de Portugal continental;
OU
• salvo algumas exceções, a terciarização é elevada na generalidade dos concelhos do interior de Portugal continental.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Apresenta uma razão que justifica a falsidade de cada uma das duas afirmações. (10 pontos).
Nível 1: Apresenta uma razão que justifica a falsidade de apenas uma afirmação. (5 pontos).







2. Apresente duas características da mão de obra afeta ao sector primário da NUTS III Beiras e Serra da Estrela, assinalada no mapa A da Figura 5.


Tópicos de resposta:
• mão de obra envelhecida;
• mão de obra familiar;
• mão de obra pouco qualificada;
• mão de obra feminina predominante.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Apresenta duas características da mão de obra da NUTS III Beiras e Serra da Estrela. (10 pontos).
Nível 1: Apresenta apenas uma característica da mão de obra da NUTS III Beiras e Serra da Estrela. (5 pontos).







3. Em Portugal, nas últimas três décadas, têm sido desenvolvidas políticas educativas com vista ao aumento da escolarização e da formação profissional da população. Explique em que medida a qualificação dos portugueses contribuiu para

• o aumento da produtividade da mão de obra;
• a dinamização da economia.
Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.


Tópicos de resposta:
–– contributo da qualificação dos portugueses para o aumento da produtividade da mão de obra: 
• aumento da produção por unidade de tempo;
• aumento da produção por jornada de trabalho;
• utilização de tecnologias que favorecem o aumento da produção por unidade de tempo;
• integração da inovação no processo produtivo, o que possibilita uma maior produção por unidade de tempo;
• maior eficiência da utilização das matérias primas;
• adequação da qualificação profissional, que contribui para a autonomia e para a melhoria do desempenho da mão de obra no processo produtivo.

–– contributo da qualificação dos portugueses para a dinamização da economia: 
• aumento do rendimento disponível e, por consequência, do consumo;
• maior exigência dos consumidores na qualidade de produtos ou de serviços;
• maior exigência dos consumidores na diversidade de bens;
• aumento da exportação de produtos de qualidade;
• aumento da atratividade do país para o capital estrangeiro;
• aumento da capacidade de enfrentar riscos;
• maior facilidade na adoção e na difusão das inovações;
• aumento do empreendorismo;
• melhoria da competitividade das empresas;
• dinamização dos mercados mais exigentes e alargados.

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Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos:
Nível 5: Explica 4 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, dois para cada tópico. Pode explicar de modo incompleto apenas 1 aspeto (16 pontos).

Nível 4: Explica 4 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, dois para cada tópico. Pode explicar de modo incompleto 2 aspetos. Ou Explica 3 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, um ou dois para cada tópico. Pode explicar de modo incompleto apenas 1 aspeto (12 pontos).

Nível 3: Explica 2 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses de modo completo, dois para um dos tópicos ou um para cada tópico. Ou Explica 3 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, um ou dois para cada tópico. Pode explicar de modo incompleto 2 aspetos. Ou Explica 4 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, dois para cada tópico. Pode explicar de modo incompleto 3 ou 4 aspetos (8 pontos).

Nível 2: Explica 2 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, dois para um dos tópicos ou um para cada tópico. Pode explicar de modo incompleto 1 ou 2 aspetos. Ou Explica 1 aspeto relativo ao contributo da qualificação dos portugueses de modo completo (4 pontos).

Nível 1: Apenas refere 3 ou 4 aspetos relativos ao contributo da qualificação dos portugueses, um ou dois para cada tópico, sem os explicar (2 pontos).

Parâmetro B - Linguagem Científica:
Nível 2: Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).
Nível 1: Apresenta falhas na linguagem científica. (1 pontos).

Parâmetro C - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro e correto, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (2 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem, parcialmente, a sua clareza. (1 pontos).