TEMA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES | EXAME 2012 ÉPOCA ESPECIAL





GRUPO IV

Os dados do Quadro 1 mostram o movimento de navios, de mercadorias e de passageiros nos portos de Portugal continental, em 2010.




1. Os dois portos de Portugal continental que, em conjunto, recebem mais de 50% dos navios são, de acordo com o Quadro 1, os
(A) de Lisboa e de Setúbal. 
(B) de Leixões e de Sines. 
(C) de Sines e de Setúbal. 
(D) de Lisboa e de Leixões.


2. O porto de Sines é o porto nacional que recebe navios de maior calado, devido, principalmente, a
(A) estar localizado numa área de águas profundas. 
(B) dispor de elevada capacidade de armazenamento. 
(C) possuir modernos equipamentos de carga e descarga. 
(D) ter boa articulação com as redes rodoviária e ferroviária.


3. A afirmação «os portos como o de Lisboa e o de Leixões devem apostar na atração de navios de cruzeiro» é
(A) verdadeira, porque é uma forma de aumentar as receitas e de dinamizar o comércio e os serviços das áreas envolventes. 
(B) verdadeira, porque é uma forma de compensar a redução que se tem vindo a registar no transporte de mercadorias. 
(C) falsa, porque as frentes ribeirinhas não dispõem de espaço disponível suficiente para a construção de cais especializados. 
(D) falsa, porque as infraestruturas necessárias ao acolhimento de passageiros são demasiado dispendiosas.


4. O transporte marítimo em Portugal é o mais importante nas trocas comerciais, devido, sobretudo,
(A) ao cumprimento das regras impostas pela política de transportes da UE e às boas condições de abrigo da costa. 
(B) à elevada capacidade de carga deste modo de transporte e ao menor consumo de energia por unidade de carga transportada. 
(C) ao baixo nível de poluição atmosférica e à grande flexibilidade na alteração das rotas comerciais. 
(D) à menor probabilidade de ocorrência de acidentes e ao baixo custo das infraestruturas portuárias.


5. Os têxteis e o calçado portugueses são exportados, em grande parte, pelo porto de
(A) Sines, por ter grande especialização na exportação deste tipo de produtos. 
(B) Lisboa, por aí se localizarem os serviços de apoio à exportação. 
(C) Leixões, por ficar mais próximo das fábricas destes produtos.
(D) Setúbal, por possuir boas ligações ferroviárias nacionais e internacionais.

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