CORRECÇÃO DO TEMA TRANSPORTES E TEMA PORTUGAL NA UNIÃO EUROPEIA || EXAME 2014 FASE 1



[ GRUPO IV ]


As Figuras 4A e 4B representam a taxa de variação, entre 2010 e 2012, do volume de mercadorias transportadas, respetivamente, por modo rodoviário e por modo marítimo, nos países da União Europeia (UE).




1. De acordo com as Figuras 4A e 4B, os países da União Europeia que apresentam, simultaneamente, um decréscimo do volume de mercadorias transportadas por modo rodoviário e por modo marítimo são
(A) a Irlanda, Portugal e a Espanha. 
(B) a Croácia, Portugal e a Itália. 
(C) a Irlanda, a Croácia e o Chipre. 
(D) a Espanha, o Chipre e a Itália.


2. «A maioria dos países da União Europeia está a cumprir as orientações da política europeia de transportes.»
De acordo com as Figuras 4A e 4B, esta afirmação é
(A) falsa, porque o volume de mercadorias transportadas diminuiu por modo rodoviário e diminuiu por modo marítimo. 
(B) verdadeira, porque o volume de mercadorias transportadas aumentou por modo rodoviário e diminuiu por modo marítimo. 
(C) falsa, porque o volume de mercadorias transportadas aumentou por modo rodoviário e aumentou por modo marítimo. 
(D) verdadeira, porque o volume de mercadorias transportadas diminuiu por modo rodoviário e aumentou por modo marítimo.


3. As vantagens da utilização do modo marítimo, relativamente ao modo rodoviário, no transporte de mercadorias são, entre outras,
(A) a menor exposição aos congestionamentos de tráfego e a maior rapidez do processo de distribuição. 
(B) a grande flexibilidade nos percursos e o menor custo por unidade de carga transportada. 
(C) a maior capacidade de carga e o menor impacte ambiental por unidade de carga transportada. 
(D) o baixo consumo de combustível e a maior capacidade de se adequar ao tipo de carga transportada.


4. Os sistemas de comunicação e de logística contribuem para a melhoria do transporte de mercadorias, na medida em que
(A) evitam os acidentes rodoviários. 
(B) reforçam a eficiência dos serviços. 
(C) limitam a entrega das mercadorias porta a porta. 
(D) reduzem a necessidade de repouso periódico do camionista.


5. A rede transeuropeia de transportes visa potenciar o mercado europeu e reforçar a coesão territorial, através
(A) da valorização do transporte de mercadorias por modo rodoviário e do reforço das ligações entre as principais capitais europeias. 
(B) do aumento da conexão das redes dos diferentes países e do reforço das ligações entre as cidades fronteiriças. 
(C) do aumento da conexão das redes dos diferentes países e da interoperacionalidade no interior do espaço europeu. 
(D) da valorização do transporte de mercadorias através do modo rodoviário e da interoperacionalidade no interior do espaço europeu.


6. A política europeia de transportes procura alcançar o equilíbrio entre o crescimento económico e a proteção ambiental, através de medidas como
(A) a otimização do transporte fluvial e o incentivo ao transporte combinado. 
(B) a revitalização do caminho de ferro e a redução da intermodalidade. 
(C) a utilização de veículos híbridos e o investimento no modo de transporte rodoviário. 
(D) a valorização dos transportes públicos e o aumento do modo de transporte aéreo.