CORRECÇÃO DO TEMA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
EXAME DE GEOGRAFIA - 2015 FASE 1
As redes de transporte podem basear-se em ligações diretas entre os diferentes lugares ou em plataformas multimodais que distribuem o tráfego pela rede.
1. A existência de ligações diretas entre dois aeroportos, considerando uma rede como a da Figura 4A, apresenta vantagens, porque
(A) permite realizar as viagens em menos tempo e evita a necessidade de transbordo.
(B) aumenta o número de viagens realizadas e garante a otimização dos voos diários.
(C) justifica os investimentos em publicidade e diminui os custos de operação.
(D) garante um número constante de turistas e permite potencializar os aeroportos.
2. Numa rede como a da Figura 4B, uma plataforma multimodal apresenta como vantagem
(A) aumentar o número de ligações diretas entre os lugares.
(B) permitir que dois lugares se liguem de forma direta.
(C) facilitar a ligação entre todos os lugares da rede.
(D) diminuir a distância-tempo entre todos os lugares.
3. A aposta na rede de plataformas logísticas, em Portugal continental, permite
(A) revitalizar a economia regional e melhorar a mobilidade intraurbana no interior do país.
(B) captar investimento internacional e assegurar a coesão territorial ibérica.
(C) dinamizar a economia do país e reforçar a intermodalidade dos transportes.
(D) expandir o hinterland dos portos nacionais e garantir a coesão territorial nacional.
4. Em Portugal, os investimentos em infraestruturas de transportes, nas últimas décadas do século XX, incidiram, sobretudo,
(A) na rede ferroviária, com a substituição da bitola europeia pela bitola ibérica, de modo a facilitar a troca de mercadorias com Espanha.
(B) na rede rodoviária, que foi acrescentada e melhorada, permitindo uma maior mobilidade de pessoas e de mercadorias.
(C) na rede portuária, tendo-se apostado no alargamento e na modernização dos principais portos, para fazer face ao aumento da quantidade de mercadorias exportadas.
(D) na rede aeroportuária, com a construção de novos aeroportos internacionais, capazes de responder ao aumento da procura de voos low cost.
5. O reforço da coesão do território nacional consegue-se através da
(A) melhoria das acessibilidades intraurbanas.
(B) redução dos custos de viagem.
(C) expansão dos aeroportos internacionais.
(D) intensificação das ligações entre Lisboa e o Porto.
6. A política de transportes da União Europeia visa, entre outros aspetos,
(A) reduzir o congestionamento das infraestruturas rodoviárias e minimizar o impacte ambiental do sistema de transportes.
(B) aumentar a importação de mercadorias transportadas por modo rodoviário e minimizar o impacte ambiental do sistema de transportes.
(C) reduzir o congestionamento das infraestruturas rodoviárias e diminuir o volume de mercadorias transportadas por modo marítimo.
(D) aumentar a importação de mercadorias transportadas por modo aéreo e diminuir o volume de mercadorias transportadas por modo ferroviário.
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