CORRECÇÃO DO TEMA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES | EXAME 2013 FASE 1





GRUPO IV

O mapa da Figura 4 representa a localização das plataformas logísticas multimodais, por tipologia, em Portugal continental.




1. As plataformas logísticas que, de acordo com a Figura 4, se encontram localizadas a leste do meridiano 8° W são as
(A) de Tunes e da Guarda. 
(B) de Chaves e da Guarda. 
(C) de Valença e de Tunes. 
(D) de Valença e de Chaves.


2. As plataformas logísticas caracterizam-se por possuírem
(A) terminais rodoferroviários e atividades produtivas intensivas em mão de obra. 
(B) centros de investigação científica e atividades de apoio às cadeias de abastecimento. 
(C) centros de controlo do tráfego nacional e serviços de apoio aos veículos. 
(D) terminais de diferentes modos de transporte e serviços de apoio às empresas.


3. A localização das plataformas logísticas urbanas do Poceirão e da Maia/Trofa explica-se, entre outros fatores, pela proximidade
(A) de grandes mercados consumidores e por se encontrarem no cruzamento de itinerários principais. 
(B) de grandes mercados abastecedores e por serem servidas por linhas de caminho de ferro da rede principal. 
(C) dos principais portos e por estarem instaladas em terrenos não propícios à prática da atividade agrícola. 
(D) dos principais aeroportos e por existirem nas suas imediações grandes parques industriais cuja produção se destina à exportação.


4. Os portos representados na Figura 4 com movimento de passageiros são
(A) o de Lisboa e o de Aveiro. 
(B) o de Leixões e o de Sines. 
(C) o de Lisboa e o de Leixões. 
(D) o de Aveiro e o de Sines.


5. A aposta na rede de plataformas logísticas, representada na Figura 4, tem como principais objetivos estratégicos
(A) revitalizar a economia regional e melhorar a acessibilidade ao interior do país. 
(B) captar investimento industrial espanhol e assegurar a coesão territorial ibérica. 
(C) dinamizar a economia do país e fomentar a intermodalidade de transportes. 
(D) expandir o hinterland dos portos nacionais e garantir a coesão territorial nacional.