TEMA RECURSOS DO SUBSOLO | EXAME 2012 ÉPOCA ESPECIAL





GRUPO II

O que é que o palácio de Versalhes, em França, o Ground Zero, em Nova Iorque, o edifício do Banco Mundial, no Catar, ou a sede da Petro China, em Pequim, podem ter em comum? Pedra portuguesa. Eis a resposta.
Fonte: semanário Expresso, 4 de fevereiro de 2012


O mapa da Figura 2 representa a localização dos principais núcleos de exploração de rochas ornamentais, em Portugal continental.






1. A maioria das explorações de rochas ornamentais, de acordo com o mapa da Figura 2, localiza-se
(A) na Orla Meridional. 
(B) na Bacia do Tejo e do Sado. 
(C) na Orla Ocidental. 
(D) no Maciço Antigo.


2. A procura internacional de rochas ornamentais portuguesas está associada à
(A) pouca utilização das rochas no mercado nacional. 
(B) forte incorporação de design nacional nas peças exportadas. 
(C) boa relação qualidade/preço da pedra nacional. 
(D) grande dimensão das empresas nacionais do sector.


3. A exploração de recursos do subsolo em minas e em pedreiras gera impactes ambientais como
(A) a descida do nível freático e o aumento de incidência de doenças respiratórias. 
(B) a alteração da morfologia do terreno e a contaminação das águas. 
(C) a degradação da paisagem e o esgotamento dos solos. 
(D) a produção de resíduos perigosos e a redução dos níveis de segurança no trabalho.


4. O sector dos minerais metálicos que, a seguir ao das rochas ornamentais, tem registado maior crescimento engloba a exploração
(A) de cobre, de zinco e de estanho. 
(B) de urânio, de ardósia e de quartzo. 
(C) de cobre, de urânio e de quartzo. 
(D) de ardósia, de estanho e de zinco.


5. A localização de fábricas de produtos cerâmicos no distrito de Aveiro deveu-se, inicialmente, à
(A) proximidade do porto de Aveiro, por onde chega a maior parte das matérias-primas. 
(B) abundância de caulinos e de argilas, as principais matérias-primas destas indústrias. 
(C) forte concentração de empresas de construção civil que utilizam esses produtos. 
(D) utilização de novos materiais, desenvolvidos em colaboração com a universidade.

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