CORRECÇÃO DO EXAME NACIONAL DE GEOGRAFIA || 2017 ÉPOCA ESPECIAL






GRUPO I

A taxa de qualificação da população constitui um indicador importante para analisar o dinamismo socioeconómico e cultural dos países.

Nota – a taxa de qualificação da população estabelece a relação entre o número de diplomados com ensino superior e a população com 15 e mais anos de idade (apresentada em percentagem).





1. A partir dos dados da Tabela 1, é possível
(A) concluir que se registou um aumento generalizado da qualificação dos portugueses em todos os níveis de ensino. 
(B) calcular a diferença entre o número absoluto de residentes qualificados e o número absoluto de emigrantes qualificados. 
(C) calcular o crescimento relativo da população residente qualificada e da população emigrada qualificada. 
(D) concluir que o número absoluto de emigrantes e de residentes com qualificação superior aumentou.


2. «De acordo com a Figura 1, a qualificação da população emigrante aumentou entre 2000/2001 e 2010/2011». Esta afirmação é
(A) falsa, porque se regista uma redução da percentagem de emigrantes com o nível secundário de escolaridade. 
(B) verdadeira, porque se regista um aumento da percentagem de emigrantes com os níveis básico e secundário de escolaridade. 
(C) verdadeira, porque se regista uma redução da percentagem de emigrantes com o nível básico de escolaridade. 
(D) falsa, porque se regista um aumento da percentagem de emigrantes com os níveis básico e superior de escolaridade.


3. A evolução, entre 2001 e 2011, da percentagem de emigrantes portugueses com ensino superior, observada na Tabela 1, deveu-se, entre outros aspetos,
(A) ao desajustamento entre a oferta e a procura de emprego no mercado de trabalho qualificado, no território nacional.
(B) à flexibilização generalizada dos horários de trabalho no mercado laboral mais qualificado, no território nacional.
(C) ao equilíbrio entre os serviços qualificados prestados e as remunerações auferidas no mercado nacional.
(D) à elevada internacionalização das empresas portuguesas dependentes de mão de obra formada no território nacional.


4. Portugal integra, além da OCDE, organizações que promovem a difusão da língua e da cultura portuguesas, como
(A) a CPLP e a ONU.
(B) a CPLP e os PALOP.
(C) o FMI e os PALOP.
(D) o FMI e a ONU.


5. Considere as afirmações I, II e III, que se referem às relações entre os movimentos migratórios e os transportes. Selecione a opção que identifica corretamente as afirmações verdadeiras e falsas.
I. Os movimentos migratórios recentes têm beneficiado do desenvolvimento do transporte aéreo no espaço europeu, devido, entre outras razões, aos serviços prestados por operadoras de baixo custo.
II. Nos movimentos migratórios, o transporte ferroviário é muito utilizado, devido à elevada flexibilidade proporcionada, relativamente a outros modos de transporte.
III. Os movimentos migratórios têm contribuído para dinamizar o transporte rodoviário europeu, que constitui o modo mais sustentável do ponto de vista ambiental.

(A) III é verdadeira; I e II são falsas.
(B) I e II são verdadeiras; III é falsa.
(C) II e III são verdadeiras; I é falsa.
(D) I é verdadeira; II e III são falsas.


6. O reforço da coesão territorial no interior da União Europeia pode ser conseguido através
(A) da redução da distância tempo entre as cidades europeias e as regiões mais periféricas.
(B) do aumento da conexão entre redes de transporte nas ligações intercapitais da União Europeia.
(C) do aumento da densidade da rede ferroviária nas áreas litorais da União Europeia.
(D) da redução dos custos de portagens nas vias rápidas que ligam as principais capitais financeiras.










GRUPO II

O equilíbrio do litoral é afetado por ações de origem natural e antrópica.




1. De acordo com a Figura 2, o litoral de praia predomina no _______ algarvio e apresenta, na sua maior extensão, uma sensibilidade _______ à erosão.
(A) barlavento … elevada 
(B) sotavento … nula ou baixa 
(C) barlavento … nula ou baixa 
(D) sotavento … elevada


2. A sensibilidade à erosão no troço entre Faro e Vila Real de Santo António, identificada na Figura 2, é explicada por fatores como

(A) a menor exposição aos ventos dominantes de oeste e a baixa salinidade das águas.
(B) a elevada densidade da rede hidrográfica e a maior exposição à corrente quente do Golfo.
(C) a forte ondulação marítima do quadrante sul e a baixa profundidade das águas do mar.
(D) a moderada agitação marítima e a menor exposição às correntes dominantes do Atlântico.


3. Na costa sul do Algarve, existem formas de relevo litoral, assinaladas na Figura 2 com as letras X e Y, que são, respetivamente,
(A) uma restinga e uma baía. 
(B) um cabo e uma baía. 
(C) uma restinga e um lido. 
(D) um cabo e um lido.


4. Na costa algarvia, a aquicultura offshore do atum rabilho permite
(A) desenvolver a indústria agroalimentar e, assim, combater o desemprego sazonal. 
(B) incrementar a modalidade de pesca costeira e, assim, abastecer a rede hoteleira local. 
(C) reforçar a especialização piscícola no mercado interno português e no mercado externo. 
(D) salvaguardar os ecossistemas marinhos da intensificação da modalidade de pesca local.


5. Uma das causas da intensificação da erosão costeira verificada em troços da costa ocidental de Portugal continental é, entre outras,
(A) a construção de barragens, que retêm, a montante, os sedimentos arenosos transportados pelos rios. 
(B) a extração de inertes nos rios, que contribui para, a jusante, aumentar o assoreamento junto aos pilares das pontes. 
(C) a descida do nível do mar, que contribui para aumentar a vulnerabilidade na área costeira emersa. 
(D) a construção de esporões perpendiculares à linha de costa, que impedem a sedimentação na área contígua a norte.


6. O estabelecimento de acordos bilaterais de pesca entre Portugal e outros países fora da União Europeia é vantajoso, na medida em que tais acordos
(A) garantem o aumento do volume de capturas de moluscos, bivalves e crustáceos na costa portuguesa. 
(B) reduzem a vulnerabilidade do sector face à imposição de quotas de pesca fixadas pela União Europeia. 
(C) definem os planos de formação, com vista à especialização do sector das pescas em Portugal. 
(D) favorecem a expansão da pesca costeira nas águas marinhas de outros países da União Europeia.











GRUPO III

Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o automóvel é um meio de transporte importante nas deslocações diárias para o trabalho.




1. De acordo com a Figura 3, alguns dos concelhos da AML que integram áreas em que menos de 47% das pessoas se deslocam de automóvel para o trabalho são
(A) Alcochete e Moita. 
(B) Vila Franca de Xira e Sintra. 
(C) Mafra e Seixal. 
(D) Almada e Loures.


2. Nos concelhos da AML mais afastados do concelho de Lisboa, a percentagem de pessoas residentes que utilizam o automóvel na deslocação para o trabalho, representada na Figura 3, explica-se, entre outras razões,
(A) pela existência de ligações diretas de transporte público entre aldeias. 
(B) pela grande mobilidade proporcionada pela rede viária fundamental. 
(C) pelo valor residual das portagens nas vias de acesso às principais cidades. 
(D) pelo elevado número de ligações diretas intermunicipais de transporte público. 


3. Considere as afirmações I, II e III, que se referem à percentagem de pessoas que diariamente se deslocam de automóvel para o emprego. Selecione a opção que, de acordo com a Figura 3, identifica corretamente as afirmações verdadeiras e falsas.
I. Nos concelhos suburbanos mais afastados da cidade de Lisboa, deslocam‑se de automóvel para o trabalho menos de 60% das pessoas. 
II. Nos concelhos de Lisboa e de Cascais, utilizam o automóvel na deslocação para o trabalho menos de 31% das pessoas. 
III. Os dados permitem inferir que, nos concelhos ribeirinhos da AML norte, 28% das pessoas, pelo menos, utiliza o transporte público na deslocação para o trabalho.

(A) III é verdadeira; I e II são falsas.
(B) I é verdadeira; II e III são falsas. 
(C) I e II são verdadeiras; III é falsa. 
(D) II e III são verdadeiras; I é falsa.


4. Lisboa é a cidade da AML que diariamente atrai mais população ativa, porque, entre outros fatores, é a cidade que
(A) dispõe de um parque habitacional mais diversificado e mais bem conservado. 
(B) oferece maior número de funções terciárias de diferentes níveis hierárquicos. 
(C) tem parques industriais de tecnologias de ponta inseridos na malha urbana. 
(D) concentra um elevado número de empresas dedicadas ao teletrabalho.


5. Nas áreas urbanas, a pressão exercida sobre os recursos naturais, que põe em causa a sustentabilidade ambiental, explica-se, entre outros fatores, pela
(A) grande capacidade de infiltração das águas pluviais. 
(B) utilização generalizada de energia fotovoltaica. 
(C) elevada produção de efluentes domésticos. 
(D) proximidade entre a residência e o comércio local.


6. As cidades podem contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais envolventes, porque
(A) estabelecem com as áreas rurais relações de complementaridade no que respeita a bens e serviços. 
(B) oferecem frequentemente os serviços e os produtos agrícolas inexistentes nas áreas rurais. 
(C) proporcionam à população das áreas rurais diferentes atividades ligadas ao lazer. 
(D) disponibilizam serviços de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.










GRUPO IV

Nos países da União Europeia, o investimento na multimodalidade é importante para aumentar a mobilidade dos passageiros nos transportes públicos.




1. De acordo com a Figura 4, a ligação entre a rede ferroviária portuguesa e a rede ferroviária espanhola ocorre na proximidade de localidades como
(A) Elvas, Vilar Formoso e Valença. 
(B) Elvas, Entroncamento e Portalegre. 
(C) Vila Real de Santo António, Entroncamento e Valença. 
(D) Vila Real de Santo António, Portalegre e Vilar Formoso.


2. Considere as afirmações I, II e III, que se referem às características da rede ferroviária ibérica observadas na Figura 4. Selecione a opção que identifica corretamente as afirmações verdadeiras e falsas.
I. O porto de Sines tem ligação direta à rede espanhola. 
II. A maioria das estações da rede ferroviária portuguesa apresenta uma conectividade reduzida. 
III. A rede ferroviária portuguesa liga diretamente todas as capitais de distrito.

(A) I é verdadeira; II e III são falsas. 
(B) II e III são verdadeiras; I é falsa. 
(C) II é verdadeira; I e III são falsas. 
(D) I e II são verdadeiras; III é falsa.


3. No transporte de mercadorias, o modo de transporte aéreo regular apresenta vantagens, comparativamente com outros modos, no caso de
(A) substratos orgânicos e adubos naturais destinados à floricultura intensiva. 
(B) componentes eletrónicos de grande dimensão destinados à indústria transformadora. 
(C) matérias-primas variadas destinadas ao fabrico de peças de mobiliário urbano. 
(D) produtos agrícolas perecíveis destinados ao abastecimento diário do mercado europeu.


4. Em Portugal, os investimentos em infraestruturas de transporte, nas últimas décadas do século XX, incidiram, sobretudo,
(A) na rede portuária, para fazer face ao aumento do volume de mercadorias exportadas. 
(B) na rede ferroviária, de forma a facilitar a troca de mercadorias no interior da Península Ibérica. 
(C) na rede rodoviária, de forma a permitir uma maior mobilidade de pessoas e bens no espaço nacional. 
(D) na rede aeroportuária, para responder ao aumento da procura de voos low cost.


5. A potencialização dos recursos endógenos no interior do país pode ter impactes indiretos na demografia, como
(A) uma redução da taxa de crescimento natural. 
(B) um aumento da taxa de crescimento efetivo. 
(C) um aumento do índice de dependência total. 
(D) uma redução do índice sintético de fecundidade.


6. Portugal e Espanha integraram a Comunidade Económica Europeia (CEE)
(A) em 1986 e em 1981, respetivamente. 
(B) em 1973 e em 1981, respetivamente. 
(C) em 1973. 
(D) em 1986.











GRUPO V

As cartas meteorológicas são importantes na interpretação e na previsão dos estados de tempo.




1. Identifique as frentes e os aparelhos isobáricos (centros barométricos) assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K.



Tópicos de resposta:
X – depressão / centro de baixas pressões / ciclone;
Y – anticiclone / centro de altas pressões;
W – frente quente;
K – frente fria.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Identifica os quatro elementos assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K. (10 pontos).
Nível 1: Identifica dois ou três dos elementos assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K. (5 pontos).







2. De acordo com a Figura 5, as afirmações seguintes são falsas.
I. No arquipélago dos Açores, a instabilidade atmosférica é mais elevada nas ilhas do grupo oriental do que nas ilhas dos grupos central e ocidental. 
II. A velocidade do vento é muito elevada no centro barométrico identificado com a letra Z, devido ao fraco gradiente barométrico.
Apresente, para cada uma das afirmações, uma razão que prove a sua falsidade.


Tópicos de resposta:
–– relativos à afirmação I:
• a instabilidade é mais elevada nas ilhas do grupo ocidental devido à influência da proximidade da depressão Z;
OU
• a instabilidade é menor nos grupos central e oriental, porque estes grupos não estão sob a influência direta da depressão Z.

–– relativos à afirmação II:
• a velocidade do vento é elevada devido à proximidade das isóbaras no centro depressionário Z;
OU
• a velocidade do vento é elevada devido ao forte gradiente barométrico.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Apresenta, para cada uma das duas afirmações, uma razão que justifica a sua falsidade. (10 pontos).
Nível 1: Apresenta, para apenas uma afirmação, uma razão que justifica a sua falsidade. (5 pontos).







3. Em Portugal, têm-se verificado fenómenos extremos associados ao clima, com consequências sobre o território. Explique as medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para
• a minimização dos efeitos das secas;
• a redução dos impactes das enxurradas.
Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.


Tópicos de resposta:
– medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para a minimização dos efeitos das secas:
• opção por culturas agrícolas de sequeiro;
• opção por sistemas de rega gota a gota;
• opção pelo aumento da área florestal com espécies autóctones adaptadas ao clima;
• opção pela biodiversidade da floresta, de modo a torná-la menos vulnerável aos incêndios;
• rega com água reciclada;
• criação de reservas de água, de modo a prevenir os períodos de escassez;
• construção de transvases, de modo a assegurar o abastecimento de água em áreas mais secas;
• impedimento de construção de campos de golfe em territórios com escassez de água;
• aumento da vigilância nas florestas devido ao aumento do risco de incêndio;
• sensibilização para atitudes e comportamentos responsáveis, com vista à redução do consumo de água.

– medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para a redução dos impactes das enxurradas:
• construção de socalcos;
• florestação das vertentes;
• intervenção nas linhas de água, de modo a diminuir a velocidade da água – construção de degraus de amortecimento de cheias;
• florestação das cabeceiras das linhas de água;
• desobstrução das linhas de água;
• manutenção da flora das «zonas húmidas»;
• proibição de construção em leitos de cheia;
• proibição de construção em áreas de declive acentuado;
• proibição de construção nas zonas terrestres de proteção, na orla costeira.

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Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos:
Nível 5: Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 medida de modo incompleto. (16 pontos).

Nível 4: Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar 2 medidas de modo incompleto.
Ou
Explica 3 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 medida de modo incompleto. (12 pontos).

Nível 3: Explica 2 medidas de planeamento e ordenamento do território de modo completo, uma ou duas para cada tópico.
Ou
Explica 3 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar 2 medidas de modo incompleto.
Ou
Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar 3 medidas de modo incompleto. (8 pontos).

Nível 2: Explica 2 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para um dos tópicos ou uma para cada tópico. Pode explicar 1 medida de modo incompleto.
Ou
Explica 1 medida de planeamento e ordenamento do território de modo completo. (4 pontos).

Nível 1: Apenas refere 3 ou 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico, sem as explicar. (2 pontos).

Parâmetro B - Linguagem Científica:
Nível 2: Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).
Nível 1: Apresenta falhas na linguagem científica. (1 pontos).

Parâmetro C - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro e correto, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (2 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem, parcialmente, a sua clareza. (1 pontos).











GRUPO VI

As recentes reformas da Política Agrícola Comum (PAC) têm contribuído para aumentar a adesão dos agricultores portugueses ao modo de produção biológico.




1. De acordo com a Figura 6, identifique as duas produções com o maior aumento do número de hectares de área agrícola de 2000 a 2015.


Tópicos de resposta:
–– duas produções com maior aumento da sua área agrícola:
• pastagens;
• frutos secos.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Identifica duas produções. (10 pontos).
Nível 1: Identifica uma produção. (5 pontos).







2. Apresente duas causas da variação do total da área ocupada com o modo de produção biológico, observada na Figura 6:
• uma causa para a variação entre 1995 e 2005;
• uma causa para a variação entre 2005 e 2010.


Tópicos de resposta:
–– para o período 1995-2005:
• apoio direto ao modo de produção biológico – medidas favoráveis da PAC;
• sensibilização dos agricultores para uma agricultura mais sustentável;
• maior procura de produtos biológicos, motivada pela preocupação com a saúde;
• formação dada aos agricultores sobre práticas adotadas no modo de produção biológico.

–– para o período 2005-2010::
• apoio concedido ao modo de produção integrado, com menos riscos para o agricultor;
• interrupção dos apoios ao modo de produção biológico, em detrimento de outros.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Apresenta duas causas da variação da área ocupada com o modo de produção biológico. (10 pontos).
Nível 1: Apresenta apenas uma causa da variação da área ocupada com o modo de produção biológico. (5 pontos).







3. As recentes reformas da PAC têm promovido a sustentabilidade das áreas rurais. Explique as estratégias desta política agrícola que visam

• a conservação dos recursos naturais;
• a viabilização económica e social do espaço rural.
Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.


Tópicos de resposta:
– estratégias das recentes reformas da PAC que visam a conservação dos recursos naturais:
• opção pelos modos de produção biológico e integrado;
• adequação das culturas aos solos e ao clima;
• redução da utilização de fitofármacos;
• responsabilização dos agricultores pela conservação da paisagem;
• redução de adubos químicos nos solos;
• recurso a espécies diversificadas no processo de florestação;
• uso de técnicas de rega mais eficientes;
• redução da poluição química e orgânica dos aquíferos.

– estratégias das recentes reformas da PAC que visam a viabilização económica e social do espaço rural:
• formação técnica dos agricultores;
• formação na área de gestão da atividade agrícola/florestal;
• incentivo ao associativismo agrário;
• valorização dos produtos endógenos;
• opção pela pecuária com reduzidos impactes ambientais;
• desenvolvimento da agroindústria;
• produção de energias renováveis nas áreas rurais;
• desenvolvimento do turismo em espaço rural;
• desenvolvimento do turismo sustentável;
• organização de feiras e de outras iniciativas destinadas a promover os produtos endógenos;
• certificação da qualidade dos produtos.

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Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos:
Nível 5: Explica 4 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 estratégia de modo incompleto. (16 pontos).

Nível 4: Explica 4 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, duas para cada tópico. Pode explicar 2 estratégias de modo incompleto.
Ou
Explica 3 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 estratégia de modo incompleto. (12 pontos).

Nível 3: Explica 2 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC de modo completo, uma ou duas para cada tópico.
Ou
Explica 3 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar 2 estratégias de modo incompleto.
Ou
Explica 4 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, duas para cada tópico. Pode explicar 3 estratégias de modo incompleto. (8 pontos).

Nível 2: Explica 2 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, duas para um dos tópicos ou uma para cada tópico. Pode explicar 1 estratégia de modo incompleto.
Ou
Explica 1 estratégia preconizada pelas recentes reformas da PAC de modo completo. (4 pontos).

Nível 1: AApenas refere 3 ou 4 estratégias preconizadas pelas recentes reformas da PAC, uma ou duas para cada tópico, sem as explicar. (2 pontos).

Parâmetro B - Linguagem Científica:
Nível 2: Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).
Nível 1: Apresenta falhas na linguagem científica. (1 pontos).

Parâmetro C - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro e correto, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (2 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem, parcialmente, a sua clareza. (1 pontos).




FIM









Nota - Nos Exames de Geografia de 2017 as Versões 1 e 2 de cada prova foram usadas em simultâneo e diferenciavam-se apenas pela alteração da ordenação das alíneas de resposta nas questões de escolha múltipla.